A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Língua Portuguesa Oficina : O trabalho do professor

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Língua Portuguesa Oficina : O trabalho do professor"— Transcrição da apresentação:

1 DER-LESTE 2 – OFICINA -19-10-2011
Língua Portuguesa Oficina : O trabalho do professor com o artigo de opinião DER-LESTE 2 – OFICINA

2 PARA COMEÇO DE CONVERSA...
Diferença entre tipos e gêneros textuais segundo Marcuschi

3 TIPOLOGIA TEXTUAL É um termo que deve ser usado para designar uma espécie de sequência teoricamente definida pela natureza linguística de sua composição (aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais, relações lógicas) (2005, p. 22). Cada tipo possui pistas linguístico-discursivas características e sequências linguísticas que são norteadoras. Assim, o termo "tipo textual" ou sequência textual faz referência a construções linguísticas específicas que caracterizam determinado texto.

4 GÊNERO TEXTUAL É uma noção vaga para indicar os textos materializados encontrados no dia a dia e que apresentam características sociocomunicativas definidas pelos conteúdos, pelas propriedades funcionais, pelo estilo e pela composição próprios.

5 Atividade Tipos textuais/Gêneros textuais
Leia as afirmações abaixo e associe-as aos números disponíveis.

6 (1 )– TIPOS TEXTUAIS. (2)- GÊNEROS TEXTUAIS
Constructos teóricos definidos por propriedades linguísticas intrínsecas ( ) ; Exemplos de gênero: telefonema, carta comercial, aula expositiva, romance, reunião de condomínio, lista de compras, inquérito policial ( ) Constituem textos empiricamente realizados cumprindo funções em situações comunicativas. ( )

7 Designações teóricas dos tipos : narração, argumentação, descrição, injunção e exposição. ( );
Realizações linguísticas concretas definidas por propriedades sociocomunicativas. ( ) Sua nomeação abrange um conjunto limitado de categorias teóricas, determinada por aspectos lexicais, sintático, relações lógicas, tempo verbal ( ) Sua nomeação abrange um conjunto aberto e praticamente ilimitado de designações concretas determinadas pelo canal, estilo, conteúdo, composição e função. ( ) Constituem sequências linguísticas ou sequências de enunciados no interior dos gêneros e não são textos empíricos. ( )

8 RESPOSTA: 1 2

9 Discussão de temas de relevância social controversos
O argumentar sustentação, refutação e negociação de tomadas de posição Gêneros orais Gêneros escritos Textos de opinião Carta de leitor Carta de reclamação Carta de solicitação Resenha crítica Artigos de opinião (ou assinados) Editorial Ensaios Diálogo argumentativo Debate regrado Assembléia Discurso de defesa (advocacia) Discurso de acusação (advocacia)

10 Recapitulando os conhecimentos sobre artigo de opinião
Em grupos, façam a atividade I.

11 Analisando um artigo de opinião
1. Leia os textos procurando identificar qual é o tipo de texto em questão e qual sua finalidade ou o objetivo do autor ao escrevê-lo. Texto: Menor participa de 1% dos homicídios em SP

12 Contexto de produção (I)
Todo texto que a gente escreve ou lê possui um contexto. Os textos não existem “no vazio”, mas em um determinado contexto de produção: eles sempre são escritos por alguém; para alguém, com certa intenção, em determinado tempo e lugar; divulgados em certo veículo etc., todos esses elementos interferem no sentido dos textos.

13 O contexto de produção dos artigos de opinião pode ser descrito da seguinte maneira:
O produtor do artigo de opinião; ( um especialista no assunto (ou no mínimo alguém que estuda aspectos da questão em discussão) ou um representante de determinada instituição social (como sindicatos, governo, universidades, ONGs etc.) que, de alguma forma, tem algo a dizer sobre a questão . possui argumentos sólidos para sustentar sua posição.

14 Os leitores do artigo de opinião
São pessoas que freqüentemente lêem determinado jornal ou revista e estão de alguma forma interessadas na questão polêmica, seja porque as afeta diretamente, seja porque se interessam pela discussão dos assuntos em pauta na sociedade.

15 Circulação Um artigo de opinião circula em jornais e revistas impressos ou on-line (na internet).

16 Contexto de produção Objetivo(s)
Influenciar o pensamento dos destinatários (os leitores), isto é, construir ou transformar (inverter, reforçar, enfraquecer) a posição desses destinatários sobre uma questão controversa de interesse social e, eventualmente, mudar o comportamento deles.

17 Em suma, o artigo de opinião, apesar de escrito, pode ser visto como um diálogo com o pensamento do outro, para transformar suas opiniões e/ou atitudes.

18 ATIVIDADE 2 – DUPLAS-O desafio de reconhecer novas formas de participação
Agora indique cada um dos elementos do contexto de produção do texto que leu, fazendo um quadro semelhante ao que se segue: CONTEXTO DE PRODUÇÃO a) Autor do texto Papel social b) Interlocutores Representação social c) Finalidade/Objetivo d) Circulação

19 A sequência argumentativa (I)
Como vimos, as sequências são protótipos (no sentido cognitivista do termo) e, no caso da sequência argumentativa, pode ser dividida em quatro fases: a fase de premissas (ou dados): em que se propõe uma constatação de partida a fase de apresentação de argumentos: elementos que levam a uma conclusão provável e que podem ser apoiados por lugares comuns, exemplos, regras gerais etc; a fase de apresentação de contra-argumentos: que operam uma restrição em relação à orientação argumentativa a fase de conclusão: que integra os efeitos dos argumentos e contra-argumentos.

20 A sequência argumentativa (II)
Em muitos textos argumentativos, encontramos explicitamente uma questão polêmica. O que seria a questão polêmica / questão controversa?

21 A questão polêmica / controversa
Uma resposta à questão polêmica é geralmente a tese defendida pelo autor. Veja o exemplo: Tema: legalização da maconha Questão polêmica (pode estar implícita ou explícita no texto): A maconha deve ser legalizada? Tese defendida pelo autor (percebida pela construção argumentativa do texto ou explícita): não Tese anterior pressuposta: o autor pressupõe que há quem defenda a legalização da maconha.

22 Toda argumentação envolve uma questão controversa ou polêmica
Toda argumentação envolve uma questão controversa ou polêmica. Uma questão controversa é aquela para a qual não há uma resposta única, isto é, frente a ela é possível assumir diferentes posicionamentos. Exemplos de temas que discutem questões polêmicas: Políticos; Sociais; de interesse geral e atual. Científicos; Culturais;

23 Exemplos de questões controversas
A principal função da escola média deve ser preparar o jovem para o mundo do trabalho? O Brasil deve permitir a livre produção de alimentos transgênicos? A clonagem humana deve ser permitida? Qual a função da arte na sociedade atual?

24 O hip hop poderá vir a ser um MST urbano?
O aborto deve ser legalizado? A existência de cotas nas universidades para alunos provenientes de escola pública é justa? A falta de informação é a grande responsável pela alta incidência de gravidez na adolescência?

25 A sequência argumentativa A questão polêmica
Em duplas , façam a atividade III -Texto: Eu amo essa cidade. III. Agora leia o artigo que se seguem procurando identificar qual questão controversa está sendo discutida e qual é a posição do autor frente a essa questão.

26 Atividade IV Análise do quadro de avaliação.

27 Introduzindo um artigo de opinião
Sugestões: 1º jogo da Olimpíada de Língua Portuguesa; 2º Sequência didática Ensino Médio em Rede;

28 Reflexão final Avaliação do encontro

29 Bibliografia BRONCKART, J.P, Atividade de Linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sóciodiscursivo.Tradução Anna Rachel Machado e Péricles Cunha.São Paulo: Educ PLANTIN, C. A argumentação. História, teorias, perspectivas. Tradução Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola, 2008. SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. et. al. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e Org. de Roxane Rojo e Glaís Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras. (As faces da lingüística aplicada), SOUZA, L. V. de. As proezas das crianças em textos de opinião. Campinas, SP: Mercado de Letras. (Coleção Idéias e linguagem), 2003.


Carregar ppt "Língua Portuguesa Oficina : O trabalho do professor"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google