A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMA ESQUELÉTICO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMA ESQUELÉTICO."— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA ESQUELÉTICO

2 Importância do Sistema Esquelético?
Conhecer bem os nomes, as formas e as posições dos ossos é útil para localizar os demais órgãos e estruturas do corpo humano.

3 Exemplos: Artéria radial? Quem é? Porque é assim chamada? Osso lateral do antebraço? Que osso é esse? Porque lateral?

4 Lobo frontal do cérebro.
Qual é o osso que recobre o lobo frontal? Músculos tibiais anteriores? Qual a localização do osso tibial? Osso da perna ou da coxa?

5 Porque o nervo ulnar é chamado por esse nome?
É o osso medial do antebraço? Nos movimentos músculos, ossos e articulações interagem. Precisamos conhecer as inserções musculares nos ossos .

6 Os ossos, músculos e articulações em conjunto formam um sistema integrado chamado sistema osteomioarticular

7 Posição Anatômica e Termos Direcionais
A situação das partes do corporais é descrita em termos das suas relações com as regiões do corpo: cabeça, fronte, dorso, linha mediana e lados do corpo. Superior/Cranial:o ombro é superior ao quadril; mas este é superior ao joelho. Inferior/Caudal: O quadril é inferior ao ombro; mas o joelho é inferior ao quadril. Anterior/Ventral: Esterno e cartilagens costais torácico são anteriores à coluna vertebral.

8 Posterior/Dorsal: A coluna vertebral é posterior ao coração, mas este é posterior ao esterno.
Medial: Mais próximo ao plano mediano do corpo; o esterno é medial às cartilagens costais. Lateral: Afastados do plano mediano; as cartilagens costais são laterais ao esterno. Os membros superiores são laterais ao tronco; o polegar é lateral e o dedo mínimo é medial. Proximal: É mais próximo à raiz de um membro ou à fixação, o fêmur (osso da coxa) é proximal aos ossos da perna, (tíbia e fíbula).

9 Termos de Posição e Direção:
Superior/Cranial 3-Anterior 4-Posterior 5-Medial 6- Lateral Inferior/Caudal 7-Proximal 8-Distal Termos de Posição e Direção: Relativos ao corpo em posição anatômica

10

11 Distal: Significa mais afastado da raiz de origem
Distal: Significa mais afastado da raiz de origem. Exemplo: Tíbia e fíbula são distais ao fêmur. Superficial: Mias próximo da superfície. O músculo oblíquo externo do abdômen é superficial ao oblíquo interno.


Carregar ppt "SISTEMA ESQUELÉTICO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google