A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Crise de 1929 ou A grande Depressão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Crise de 1929 ou A grande Depressão."— Transcrição da apresentação:

1 Crise de 1929 ou A grande Depressão

2 A fotografia Migrant Mother, uma das fotos americanas mais famosas da década de 1930, mostrando Florence Owens Thompson, mãe de sete crianças, de 32 anos de idade, em Nipono, Califórnia, março de 1936, em busca de um emprego ou de ajuda social para sustentar sua família. Seu marido havia perdido seu emprego em 1931, e morrera no mesmo ano.

3 CAUSAS: Ascensão dos EUA antes e durante a 1ª Guerra Mundial.

4 Países % Estados Unidos Alemanha Grã-Bretanha França URSS
Participação das Potências em % na Produção Industrial Mundial de 1929 Países % Estados Unidos Alemanha Grã-Bretanha França URSS Demais Países Total Mundial 44,8 11,6 9,3 7,0 4,6 22,7 100,0

5 Crise de Reconversão no pós-guerra
Crise de Reconversão no pós-guerra. Europa recuperava-se diminuindo as importações americanas. O cartaz nos diz que cem dólares seriam suficientes para comprar esse carro e que o pagamento deveria ser feito em dinheiro, pois o dono do veículo havia perdido todo o seu dinheiro no mercado de ações.

6 TV, símbolo de prosperidade.
Má distribuição de rendas: poucos ricos e muitas favelas. As greves eram proibidas. Grande Depressão: Desempregados fazem fila para tomar a sopa gratuita em Chicago (EUA), durante a crise econômica da década de 1930. TV, símbolo de prosperidade.

7 Subconsumo - 42% da produção mundial.
Crise de superprodução, sobrava produtos e o povo desempregado passava fome. Subconsumo - 42% da produção mundial. A Grande Depressão causou pobreza geral nos Estados Unidos e em diversos países do mundo. Aqui, família desempregada, vivendo em condições miseráveis.

8 Euforia e especulação nas bolsas de valor.

9 “Os melhores padrões de vida do mundo”.
“Não existe modo de viver como o americano.”

10 Outubro de 1929 - Crack da Bolsa de Nova Iorque.
Banqueiros percebendo os indícios da Crise recolhem dinheiro dos Bancos. Outubro de Crack da Bolsa de Nova Iorque. Multidão na frente do Banco Chelsea.

11 Crash 1929

12 Queda da bolsa.

13

14 DESENVOLVIMENTO: Americanos buscam seus capitais em Bancos Europeus, espalhando a crise por todo o mundo.

15 Os países ricos não importavam matéria-prima dos pobres, os pobres não importavam produtos dos ricos.

16 Um terço dos trabalhadores sem emprego, cem mil empresas falidas, a produção caiu 50%, quatro mil bancos fecharam . O desemprego fez com que milhões de pessoas, inclusive famílias inteiras, ficassem desabrigadas, especialmente nos Estados Unidos e no Canadá.

17 Carne e maçã de primeira no lixo e o povo faminto.

18 No Brasil, 80 milhões de saca de café foram queimadas.
Getúlio Vargas

19 O preço do café caiu em 43%, a borracha 42%, a lã e o milho, ambos em 40% e o estanho, o cobre, o açúcar, a manteiga, tiveram uma queda entre 20 e 30%. A crise de 29 atingiu profundamente o Brasil. A agricultura, a indústria e as finanças sofreram duros golpes, sendo que a primeira foi a mais particularmente atingida. 1930 marcou a alteração do pólo dinâmico da economia do setor exportador ao setor de produção para o mercado interno.

20 Na Alemanha, a população esperava na fila por um prato de sopa.

21 CONSEQÜÊNCIAS: Criação do New Deal, em 1933, Novo Tratamento - fim do Liberalismo econômico - Keinesianismo, pleno emprego, Neocapitalismo até 1970. Fila de famílias esperando por ajuda financeira. Diversos programas de ajuda social foram criadas pelo governo dos Estados Unidos a partir de 1933.

22 O Estado investe em obras públicas: hidroelétricas, estradas, aeroportos.
Roosevelt criou salário desemprego, aposentadoria, controla as bolsas de valor, centenas de toneladas de alimentos incinerados, grandes emissões monetárias. Tabelou preço dos produtos básicos como: trigo, cimento, etc, perdoou dívidas de latifundiários falidos, incinerou alimentos e controlou bancos e bolsas.

23 Era o início do Welfare State que a partir de 1940 chegaria em quase todo o mundo.
CAPITALISMO MONOPOLISTA ESTATAL. E O SOCIALISMO?!

24 A superprodução - Mamãe estou com fome. Por que não tem pão? - Porque seu pai foi despedido da padaria onde ele trabalhava. - Por que mandaram ele embora? - Por causa da crise. - Por que tem crise? - Porque há pão demais! O país só sai realmente da crise em 1939 com o início da 2ª Guerra Mundial.

25


Carregar ppt "Crise de 1929 ou A grande Depressão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google