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DIÁLOGO PÚBLICO Controles Internos, Novos Desafios e Suas Contribuições para o Aperfeiçoamento da Gestão Pública 10 AGO 2004 Alfredo
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FUNDOS E PROGRAMAS - BALANÇO DEZ/2003
NOSSO CENÁRIO x NOSSOS DESAFIOS – CAIXA FUNDOS E PROGRAMAS - BALANÇO DEZ/2003 FGTS Fundo de Gar de T Serviço Ativo Total - R$ 200 bilhões Passivo – 51milhões contas (com saldo) 1.º Ativo Total - R$ 5,5 bilhões Passivo - (déficit técnico R$74,5 bilhões) 3 milhões contratos FCVS Fundo Comp Var Salariais 2.º PIS Programa de Integ Social 3.º Ativo Total – R$22 bilhões FAR Fundo Arrend Residencial 4.º Ativo Total – R$ 8 bilhões SH Seguro Habitacional 5.º Ativo Total – R$ 4,5 bilhões 10 AGO 2004 Alfredo
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FUNDOS E PROGRAMAS - BALANÇO DEZ/2003
NOSSO CENÁRIO x NOSSOS DESAFIOS – CAIXA FUNDOS E PROGRAMAS - BALANÇO DEZ/2003 SH Seguro Habitacional 6.º Ativo Total – R$ 4,5 bilhões FIES Financiamento Estudantil Ativo Total - R$ 2,7 bilhões Atende 272 mil estudantes em 1600 IES 7.º FDS Fundo de Desenv Social Ativo Total – R$ 1,3 bilhões 8.º PCE Programa Crd Educativo Ativo Total – R$ 539 milhões Substituído pelo FIES 9.º FAS Fundo Apoio Desenv Social Ativo Total – R$ 427 milhões Extinto com créditos remanescentes na área de hospitais, escolas, etc. X.º 10 AGO 2004 Alfredo
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NOSSO CENÁRIO X NOSSOS DESAFIOS – CAIXA Contratações Ativas - OGU*
MINISTÉRIO DAS CIDADES Quant Contratos: valor Repasse: R$1,7 bilhões MINISTÉRIO DES AGRÁRIO Quant Contratos: Valor Repasse: R$368 milhões MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Quant Contratos: Valor Repasse: R$341 milhões MIN AGRIC PEC e ABASTECIMENTO Quant Contratos: Valor Repasse: R$184 milhões * AGO 2004 10 AGO 2004 Alfredo
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NOSSO CENÁRIO X NOSSOS DESAFIOS – CAIXA Contratações Ativas - OGU*
Quantidade Contratos: valor Repasse: R$118 milhões EMBRATUR MINISTÉRIO DO TURISMO Quantidade Contratos: Valor Repasse: R$93 milhões MINISTÉRIO DES. AGRÁRIO/INCRA Quantidade Contratos: Valor Repasse: R$45 milhões SUFRAMA Quantidade Contratos: Valor Repasse: R$43 milhões * AGO 2004 10 AGO 2004 Alfredo
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PONTOS MAIS COMUNS - PROJETOS COM RECURSOS OGU
Deficiência de acompanhamento da execução física da obra havendo descompasso entre os valores efetivamente medidos e os constantes no sistema corporativo. 1. 2. Comprovação intempestiva da contrapartida do poder público ou percentual inferior ao previsto. Ausência ou juntada intempestiva de declarações de concessionárias de serviço público e do licenciamento do órgão de controle de impacto ambiental, quando necessário. 3. Aplicação dos recursos em modalidade divergente da prevista em norma e contas que permanecem ativas quando já encerrada a execução do contrato. 4. 10 AGO 2004 Alfredo
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PONTOS MAIS COMUNS - PROJETOS COM RECURSOS OGU
Prestações de contas pendentes, intempestivas ou com documentação incompleta impossibilitando a conciliação do extrato bancário e o repasse à União de eventual saldo. 5. 6. Contratos de Repasses - CT formalizados sem a Análise Técnica ou com pendências apontadas no Laudo de Análise Técnica de Engenharia e no Parecer Jurídico. 7. Solicitação de recursos em valor superior aos constantes nos documentos comprobatórios apresentados. Contas correntes vinculadas aos contratos de repasse não marcadas para “não taxação”, ocasionando taxações indevidas de tarifas. 8. 10 AGO 2004 Alfredo
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O CONTROLE e O CICLO DE GESTÃO
PLANEJAMENTO ADM FEDERAL ORÇAMENTO ENTE PÚBLICO CONTROLLER CONTABILIDADE FINANÇAS 10 AGO 2004 Alfredo
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SIAFI CAMINHANDO COM O PROJETO GESTOR CAIXA PROJETOS EMENDAS PPA LDO
ORÇAMENTO CAIXA MZ EMPENHA ENCAMINHA p/ execução(EN e GIDUR) Arquivo com Projeto, No. Empenho e Favorecido (CNPJ), etc, para as assinaturas do contrato REGISTRA CONVÊNIONO SIAFI ACOMPANHA até sua finalização e PRESTAÇÃO DE CONTAS FRAMEWORK PPA LDO PRESTAÇÃO DE CONTAS 10 AGO 2004 Alfredo
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SIAFI O CONTROLE NA EXECUÇÃO DESCENTRALIZADA Segregação de Funções
O CASO CAIXA Quais os controles internos e externos disponíveis? SIAFI GESTOR PRESTAÇÃO DE CONTAS Monitoramento Segregação de Funções Sistemas de Aprovações e Autorizações SIAFI/SIAPF AUDITORIAS DIVERSAS 90% PREVENÇÃO MZ CAIXA MZ CAIXA FUNÇÕES SEGREGADAS EN/GIDUR SIAFI SIAPF 10 AGO 2004 Alfredo
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10% REAÇÃO Quais os controles serão necessários?
O CONTROLE NA EXECUÇÃO DESCENTRALIZADA O CASO CAIXA Quais os controles serão necessários? O acompanhamento sistemático das atividades relacionadas com o sistema de controles internos Adoção de Metodologias como RCSA, com vistas a identificar as ameaças, plotar o rating (matrizes de riscos) e implantar os controles necessários e complementares Ações estruturadas e integradas (práticas de Governança) de fortalecimento do Sistema de Controles Internos e Externos, com iniciativas como esta. 10% REAÇÃO 10 AGO 2004 Alfredo
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Controle, Avaliação e Relacionamento
O CONTROLE NA EXECUÇÃO DESCENTRALIZADA Controle, Avaliação e Relacionamento Atuação da AUDITORIA INTERNA DA CAIXA Auditorias Realizadas no 2o TRI 2004 horas com auditorias, no trimestre 487 trabalhos 184 em Agências – com alcance nos produtos operados em Ag 234 em contratos habitacionais de diversos Ag.Fin. – FCVS 41 em Gerências de Filiais 10 em Gerências Nacionais 07 em Superintendências Nacionais 06 em Centralizadoras 03 diversos 10 AGO 2004 Alfredo
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Controle, Avaliação e Relacionamento
O CONTROLE NA EXECUÇÃO DESCENTRALIZADA Controle, Avaliação e Relacionamento Atuação da AUDITORIA no acompanhamento e atendimento aos Órgãos de controle e de fiscalização Fonte - Síntese Trimestral da Auditoria Interna da CAIXA - 2oTRI2004 10 AGO 2004 Alfredo
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10% REAÇÃO Resultados Alcançados?
O CONTROLE NA EXECUÇÃO DESCENTRALIZADA O CASO CAIXA Resultados Alcançados? Melhoria continuada dos sistemas de controles internos Mitigação dos riscos identificados 10% REAÇÃO 10 AGO 2004 Alfredo
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AVALIAÇÃO DA ATUAÇÃO DA CAIXA
ACÓRDÃO TCU 892/2003 AVALIAÇÃO DA ATUAÇÃO DA CAIXA “65. A operacionalização dos contratos de repasse pela CAIXA traz diversos benefícios para os Gestores. Isso porque a CAIXA desenvolveu algumas sistemáticas para a contratação e para a execução, que garantem o cumprimento de grande parte dos dispositivos legais que normatizam a implementação de convênios.” - pág. 08/25 “70. É igualmente importante fazer menção ao trabalho de Auditoria Interna levado a cabo pela CAIXA conforme pode-se verificar no planejamento da auditoria interna (…) com as constatações, as recomendações e a avaliação da situação. Os relatórios, em especial, nos mostram o rigor por parte da auditoria interna quanto ao cumprimento dos normativos internos e externos relativos à implementação dos contratos de repasse. - pág. 09/25 10 AGO 2004 Alfredo
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Auditoria Interna da AGRADECIMENTOS www.alfredo.reis@caixa.gov.br
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