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Processos de Seleção para Cursos de Graduação da UFSC

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Apresentação em tema: "Processos de Seleção para Cursos de Graduação da UFSC"— Transcrição da apresentação:

1 Processos de Seleção para Cursos de Graduação da UFSC
Seleção e permanência em graduações de IES públicas - modelo USP Prof. Dr. Mauro Bertotti Instituto de Química - USP Florianópolis – 08 de outubro de 2010

2 USP – Universidade de São Paulo
estudantes de graduação estudantes de pós-graduação estudantes de mestrado estudantes de doutorado 5.732 docentes 40 unidades de ensino e pesquisa

3 Ampliação de vagas na USP*
TOTAIS * Fonte: DI/Júpiter

4 SÃO PAULO OESTE SÃO PAULO LESTE

5 SÃO CARLOS PIRACICABA

6 PIRASSUNUNGA BAURU

7 RIBEIRÃO PRETO LORENA

8 USP – Universidade de São Paulo
Criada em 1934 para formar a elite acadêmica, científica e cultural do Estado de São Paulo Indissociabilidade entre PESQUISA e ENSINO!!!!!!

9 (Portão Principal da USP) Butantã, São Paulo – SP CEP 05509-004
(Foto: Cecília Bastos/Jornal da USP) FUVEST 2010 Rua Alvarenga, 1945 (Portão Principal da USP) Butantã, São Paulo – SP CEP

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11 O vestibular até 2008 1a Fase (90 questões objetivas ) com ~ mil candidatos 2a Fase (provas discursivas) com quase 40 mil candidatos ~ matriculados

12 O vestibular até 2008 2a Fase (até 4 provas!!!)
Domingo: 10 questões Português + Redação 2a feira: História e Química 3a feira: Biologia e Geografia 4a feira: Física 5a feira: Matemática Nota final = (1a Fase + 2a Fase)/2

13 FUVEST 2010 – 1ª Fase Nota mínima

14 FUVEST 2010 – 1ª Fase Medicina Química - Licenciatura

15 FUVEST 2010 – 1ª Fase Nível de qualificação dos candidatos nas carreiras é muito heterogêneo!!!!

16 Proposta de Modificações no Vestibular
GT – Vestibular – 2008/2009 Prof. Dr. Quirino Augusto de Camargo Carmello (Pró-Reitor Substituto) Prof. Dr. Mauro Bertotti (Coordenador) Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura (FE) Profa. Dra. Maria Amélia de Campos Oliveira (Assessora) Prof. Dr. Maurício dos Santos Matos (FFCLRP) Profa. Dra. Maria Isabel de Almeida (Assessora) Prof. Dr. Roberto Bolzani Filho (FFLCH) Profa. Dra. Vera Lúcia Fava (FEA) Profa. Dra. Maria Dolores Montoya Diaz (FEARP) Prof. Dr. Eduardo Batista Franco (FOB) Profa. Dra. Maria Cristina Motta de Toledo (EACH) Prof. Dr. Roberto Celso Fabrício Costa (FUVEST)

17 Perfil de um aluno USP Saber se expressar com clareza e desenvoltura.
Ter capacidade de buscar, selecionar, organizar e interpretar informações diversas, elaborar hipóteses e argumentar sobre posições ou problemas a eles apresentados. Esboçar visões críticas do mundo e da sociedade em que vivemos. Demonstrar competência na identificação e proposição de soluções para problemas sociais, culturais, científicos e tecnológicos. Identificar seu campo de interesse e demonstrar competência para acompanhar com bom desempenho o curso escolhido. Outros atributos???? Trabalho em equipe, perseverança, capacidade de aprender, atividades extracurriculares, solidariedade......

18 Chemistry in Oxford (http://www. chem. ox. ac
Introduction The University and its colleges seek to admit students of high academic merit and potential. All colleges select students for admission without regard to marital status, race, ethnic origins, colour, religion, social background. Decisions on admission are based solely on the individual merits of the candidate and the application of selection criteria appropriate to the course of study. Entry is competitive and the attainment of minimum standards is no guarantee of a place. Criteria (i) Academic ability Reasoning ability; aptitude for analysing and solving problems using logical and critical approaches Mathematical ability. Capacity to absorb new ideas and to apply familiar ideas to unfamiliar situations Spirit of enquiry: desire to understand the reasons for observations; enthusiasm and curiosity in science An understanding of the chemical concepts covered in courses taken so far. (ii) Interest in Chemistry including an appreciation of some aspects of it outside the confines of the A level syllabus (or equivalent) (iii) Motivation and perseverance An enthusiasm for chemistry and the motivation to pursue an academically demanding four-your course (iv) Independent working and communication Ability to work independently; willingness and ability to express ideas clearly and effectively orally, in writing and numerically; ability to listen (v) Educational achievement GCE: Good grades at GCSE are expected, especially in science and mathematics. Three A-levels are required, which must include Chemistry and preferably Mathematics. There is no standard condition but in recent years practically all offers have been AAA. An A grade is expected in Chemistry and also in Mathematics, if taken. SCE: Five Highers plus Advanced Highers (or CSYS) are required. These must include Chemistry while Mathematics is highly desirable. There is no standard condition but in recent years most offers have involved 4a + b at the (ordinary) Higher level plus two or three A-grades in Advanced Highers (or CSYS). International Baccalaureate: 38+, including grade 7 in Chemistry and 6/7 in Mathematics at higher level. Applications are welcomed from those studying for qualifications other than those listed above.

19 O que se espera do vestibular?
Seja eficaz na seleção de alunos com o perfil por nós considerado mais adequado. Cause o impacto desejado no Ensino Médio (sinalização!!). LDB, artigo 51: As instituições de educação superior, ao deliberar sobre critérios e normas de seleção dos estudantes, levarão em conta os efeitos desses critérios sobre a orientação do ensino médio, articulando-se com os órgãos normativos do sistema de ensino.

20 Instrumento empregado: matérias do Ensino Médio
Questões objetivas: não são subjetivas, correção é fácil, permitem avaliação mais abrangente (dependendo do número de questões). Geralmente, avaliam conhecimentos pontuais (“lower order skills”) Questões discursivas: permitem ao candidato, após a identificação do problema proposto, construir a resposta por caminhos próprios. A elaboração de estratégias adequadas para encaminhar a resolução, a capacidade de síntese e o uso de linguagem apropriada são habilidades necessárias para o bom desempenho nesta etapa. Pode-se extrair do candidato sua habilidade na projeção de conhecimentos (“higher order skills”, capacidade de aplicar o conhecimento em novas situações ou de avaliar e sintetizar informações). Além do conhecimento, afere-se também como esse conhecimento é transmitido.

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22 Literatura Bacon, D. R. (2003). Assessing learning outcomes: A comparison of multiple-choice and short answer questions in a marking context. Journal of Marketing Education, 25 (1), 31–36 Becker, W. E., Johnston, C. (1999). The relationship between multiple choice and essay response questions in assessing economics understanding. Economic Record, 75 (231), 348–357 Fenna, D. S. (2004). Assessment of foundation knowledge: Are students confident in their ability? European Journal of Engineering Education, 2 , 307–313 Hancock, G. R. (1994). Cognitive complexity and the comparability of multiple-choice and constructed-response test formats. Journal of Experimental Education, 62 (2), 143–157 Kuechler, W., Simkin, M. (2003). How well do multiple choice tests evaluate student understanding in computer programming classes? Journal of Information Systems Education, 14 (4), 389–399 Martinez, M. E. (1999). Cognition and the question of test item format. Educational Psychologist, 34 (4), 207–218 Rogers, W. T., Harley, D. (1999). An empirical comparison of three- and four-choice items and tests: Susceptibility to testwiseness and internal consistency reliability. Educational and Psychological Measurement, 59 (2), 234–247 Zimmerman, D. W., Williams, R. H. (2003). A new look at the influence of guessing on the reliability of multiple-choice tests. Applied Psychological Measurement, 27 (5), 357–371 Simkin, M.G., Kuechler, W.L. (2005). Multiple-Choice tests and student understanding: what is the connection? Decision Sciences Jounal of Innovative Education, 3 (1), 73-97

23 Características do novo vestibular
Valorização das provas da 2ª Fase (discursivas), pois consistem em instrumento mais adequado para a seleção dos alunos com o perfil desejado pela USP (dos 3N candidatos, selecionar N candidatos) Nota da 1ª Fase é excluída inclusão de questões de todas as matérias na 2ª Fase (sinalização!) 2a Fase com menos dias (custo, tempo, matrícula antecipada) Abordagem interdisciplinar (ou por temáticas, resolução de problemas, raciocínio científico)

24 1a FASE Questões das várias matérias (Língua Portuguesa, Matemática, Física, História, Química, Biologia, Geografia, Inglês, Interdisciplinares) Não há divisão por disciplinas e algumas das questões são elaboradas de maneira articulada Desempenho na 1a Fase é utilizado somente para a progressão à 2a Fase (papel da 1ª Fase é importante, pois ela faz a seleção preliminar!!!!!).

25 2a FASE Dia 1: Redação e Língua Portuguesa (10 questões) – 4h
Dia 2: 18 questões de B/Q/F/M/H/G (algumas com abordagem interdisciplinar) + 2 questões de Inglês – 4h Dia 3: Unidades escolhem conjunto de 12 questões específicas (4 ou 6 por matéria, 3 ou 2 matérias) – 4h As provas dos 3 dias possuem o mesmo peso!!!!! Poder de discriminação é mais elevado! Instrumento pode ser mais eficiente para aferir outros atributos!!!

26 A “nova” FUVEST Avaliar habilidades associadas ao pensamento crítico e analítico, ou seja, prefere-se candidatos que saibam interpretar um problema e criar uma resposta a aqueles que são preparados somente para memorizar e transferir informações e conteúdos. Em suma, valorizam-se a leitura, a expressão, a atividade do pensamento e o raciocínio lógico e científico. Desta forma, espera-se criar mecanismos preditivos de diagnóstico para aferir o potencial dos candidatos para o sucesso na graduação na USP.

27 DESEMPENHO FINAL (Notas da 2ª Fase) CONVOCADOS PARA a 2ª FASE

28 DESEMPENHO FINAL (Notas da 2ª Fase) CONVOCADOS PARA a 2ª FASE

29 DESEMPENHO FINAL (Notas da 2ª Fase) CONVOCADOS PARA a 2ª FASE

30 PROVA DO 1º DIA (LP + RED) MATRICULADOS

31 PROVA DO 2º DIA (M/F/Q/B/G/H/I)
MATRICULADOS

32 PROVA DO 3º DIA (2 ou 3 matérias)
MATRICULADOS

33 Vestibular é preditivo?
Administração (ingressantes 2008) Nota da 1ª Fase Classificação no vestibular

34 Vestibular é preditivo?
Matemática Licenciatura (ingressantes 2008) Nota da 1ª Fase Classificação no vestibular

35 Vestibular é preditivo?
Enfermagem (ingressantes 2008) Nota da 1ª Fase Classificação no vestibular

36 Vestibular é preditivo?
Administração (ingressantes 2006!!!!) Classificação no vestibular

37 Vestibular é preditivo?
Filosofia (ingressantes 2006!!!!) Classificação no vestibular

38 Vestibular é preditivo?
Ciências da Natureza (ingressantes 2006!!!) Classificação no vestibular

39 Mudanças esperadas?? Poder “preditivo” do vestibular talvez não melhore muito...... Mas o perfil dos ingressantes, após 5 anos, SIM!!!!!

40 APTIDÃO Das características que os indivíduos carregam para uma certa situação, as que contribuem para o bom desempenho funcionam como aptidões. Exemplos incluem a habilidade de tomar notas de maneira apropriada, saber controlar o tempo, usar conhecimentos já incorporados, fazer inferências e generalizações e lidar com as emoções. Portanto, aptidões para aprender ultrapassam as habilidades cognitivas e aspectos vinculados à personalidade e motivação também funcionam como aptidões.

41 Como medir aptidão? Inteligência cristalizada: capacidade de um indivíduo de resolver problemas com os quais ele tem familiaridade utilizando práticas bem assimiladas. Inteligência fluida: capacidade de resolver problemas novos empregando ferramentas vinculadas ao raciocínio. Analogia: atleta (habilidades inatas e treinamento)

42 “Training is provided as a way of dealing with known problems by applying approved strategies in order to minimize risks. If the training is so deep that the responses become automatic, this can have many benefits , for it frees us to think about problems as yet unresolved. Yet, working only by rote or from scripts can also be extremely boring and can lead easily to the kinds of mistakes that happen when problems do not fit preconceptions” “If your only tool is a hammer, you might think all problems are nails”

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45 Raciocínio Científico
Avaliar a capacidade de entendimento, análise, síntese e generalização de informações de cunho científico, com ênfase na maneira com que dados experimentais são obtidos e interpretados (método científico). Ensino de Ciências: pautado na transmissão de conhecimentos já estabelecidos, sem que o estudante possa criar o espírito científico, crítico e inquiridor!! APRENDER = f(motivação, persistência, ...., CURIOSIDADE)

46 Raciocínio Científico
Pensando no desempenho do aluno no contexto universitário, pode-se questionar: qual a importância relativa de medidas mais associadas ao conhecimento (provas tradicionais), e de outras, associadas ao raciocínio? A ênfase no conhecimento, pressup��õe que quanto mais profundo e extenso for o conhecimento do aluno sobre o conteúdo tratado no Ensino Médio, mais preparado ele estará para prosseguir no ensino universitário e, portanto, melhor será seu desempenho. A ênfase no raciocínio, parte do princ�ípio de que, como o conteúdo tratado na universidade será novo, quanto maior a capacidade de raciocínio do aluno, mais bem preparado ele estará para organizar as novas informações e, portanto, melhor será seu desempenho.

47 O experimento da vela!! Ao colocar o copo sobre a vela, a chama apaga e o nível da água dentro do copo sobe. 1. Calcule a massa de gás carbônico produzido pela queima de 1 grama da vela levando em consideração a seguinte reação de combustão: 2 O2 + CH CO H2O

48 O experimento da vela!! Ao colocar o copo sobre a vela, a chama apaga e o nível da água dentro do copo sobe. 2. Por que o nível da água dentro do copo sobe??

49 O experimento da vela!! Ao colocar o copo sobre a vela, a chama apaga e o nível da água dentro do copo sobe. 3. Uma possível explicação para o aumento do nível da água tem relação com o consumo de oxigênio. Entretanto, este modelo é falso. Justifique esta afirmação com base nas seguintes observações: a) O nível da água somente sobe quando a vela apaga. b) Se o experimento é repetido com duas velas, no lugar de somente uma, a altura da coluna de água dentro do copo é maior.

50 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
INCLUSP Programa de Inclusão Social da USP Proposta elaborada pelo GT de Inclusão Social sob a coordenação da Pró-Reitoria de Graduação. Aprovada pelo CoG em maio/06

51 Ampliar o acesso e a permanência de estudantes de escolas públicas
Interação com escolas públicas Isenção do pagamento da taxa de inscrição do vestibular Sistema de Pontuação Acrescida (bônus no vestibular) Programa de Avaliação Seriada (PASUSP) Acompanhamento pós-ingresso - incentivos

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53 Cálculo do Bônus FUVEST
6 Bônus % 72 90 22 Nota 1ª Fase FUVEST

54 Cálculo do Bônus PASUSP
3 Bônus % 50 12 Nota PASUSP

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56 Isenção do Pagamento da Taxa de Inscrição do Vestibular
Ano Oferta Isenção Demanda bruta Demanda qualificada Inscritos no vestibular Presentes Aprovados 2007 65.000 42.482 41.493 31.805 27.640 802 2008 31.174 30.653 25.387 21.880 783 2009 29.655 28.994 21.918 18.506 855 2010 16.922 14.551 11.611 9.788 550

57 Inscritos no vestibular em carreiras com curso USP*
ESCOLAS PÚBLICAS Fonte: FUVEST – Questão 7 do questionário socioeconômico ( ) e ficha de inscrição ( )

58 % de alunos de escolas públicas ingressantes na USP
Fonte: FUVEST – Questão 07 do questionário socioeconômico ( ) e ficha de inscrição ( )

59 Impacto do INCLUSP sobre o número de
alunos de escola pública ingressantes na USP (30,1%) (26,7%) (26,3%) (26,7%) (24,7%) 953 358 478 Alunos de escola pública ingressantes na USP Valores simulados (1a chamada p/ matrícula) sem acréscimo dos bônus

60 Faixa de renda familiar mensal: TOTAL DE ALUNOS INGRESSANTES NA USP.
2008 2009 Fonte: DI/FUVEST –questionário socioeconômico (questão 16 e 17 )

61 Evolução Vagas/Inscritos/Convocados de Escolas Públicas 2001 -2010
Ano Inscritos FUVEST Vagas USP Nº inscritos vagas USP Inscritos escola pública Convocados 2º fase (escola pública) Aprovados escola pública 1ª lista % 2001 7.345 44.167 36,43 5.576 1.946 25,19 2002 7.811 45.722 37,23 5.870 1.991 24,96 2003 8.331 51.680 38,34 6.597 2.248 26,51 2004 8.547 51.254 37,73 6.860 2.206 25,30 2005 9.567 57.523 42,05 7.672 2.579 26,52 2006 9.952 68.938 45,08 6.923 2.448 24,34 2007 10.202 48.082 38,16 9.986 2.772 26,98 2008 10.302 43.250 35,03 9.798 2.731 26,31 2009 10.557 40.866 33,37 10.839 3.157 30,01 2010 10.622 33.329 29,29 9.885 2.717 25,64

62 INCLUSP – FUVEST 2010 25,6 dos ingressantes realizaram seu curso médio integralmente em Escola Pública. 2.358 alunos foram matriculados na USP por meio do INCLUSP (22,4%) Destes, 583 (24,72%) dependeram da bonificação. 550 candidatos foram isentos da Taxa de Inscrição. O bônus incluiu 498 alunos com renda menor que 10 salários mínimos que corresponde a 85,4% dos alunos que dependeram da bonificação para o ingresso na USP.

63 As 20 carreiras com maior número de matriculados de Escolas Públicas
% 226- Letras 297 35,0 614 - Física/Mat/Geofis/Astro/Estat/MatAplicada 123 27,0 621 - Licenciatura em Matemática e Física 114 43,8 613 - Escola Politécnica 111 13,9 213 - Economia FEA 97 16,4 212 - Direito 78 13,0 223 - História 72 26,7 631 - Sistemas de Informação 65 36,1 219 - Geografia 60 35,3 609 - Engenharia Elétrica e Computação SC 20,4 232 - Pedagogia 57 31,7 421 - Medicina 47 17,1 218 - Filosofia 42 24,7 220 - Gestão Ambiental EACH 35 29,2 209 - Ciências Sociais 34 16,2 227 - Marketing EACH 33 27,5 222 - Gestão de Políticas Publicas 29 24,2

64 Desempenho dos alunos INCLUSP no período de 2007-2010
No geral, apresentam bom desempenho. Alguns apresentam melhor desempenho que os demais. A avaliação no período mostra que a grande maioria apresenta excelente resposta ao estímulo: avança mais rápido que os demais.

65 Conclusões Universidades devem refletir sobre o perfil do aluno desejado em discussões sobre o formato do Vestibular Vestibular é um grande exemplo de democracia, pois é um processo honesto, seguro e todos são tratados igualmente Vestibular deve ser um instrumento para fazer seleções com alto poder de discriminação, minimizando o impacto de fatores aleatórios Após seleção prévia (1a Fase), poder preditivo do Vestibular é muito pequeno, especialmente para carreiras muito competitivas. Para carreiras “fracas”, há alternativas melhores! A influência do Vestibular no Ensino Médio é muito grande, razão pela qual seu impacto deve ser avaliado Universidades devem criar estratégias para identificar candidatos cujo potencial acadêmico latente não pode ser totalmente evidenciado pelos resultados de processos de seleção

66 Muito obrigado pela atenção!!


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