A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTUDO SOBRE OS TEMPERAMENTOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTUDO SOBRE OS TEMPERAMENTOS"— Transcrição da apresentação:

1 ESTUDO SOBRE OS TEMPERAMENTOS

2 A divisão do corpo humano:
O homem exterior A divisão do corpo humano: Classicamente o corpo humano é dividido em cabeça, tronco e membros.

3 O homem interior pode ser dividido em mente (razão), vontade e emoção.
O que nos faz diferentes uns dos outros são as atitudes com as quais expressamos a nossa razão, a nossa vontade e a nossa emoção. A forma de expressarmos a nossa razão, vontade e emoção, depende dos temperamentos.

4 O QUE É O TEMPERAMENTO? Temperamento: É a combinação de características transmitidas pelos genes, que subconscientemente afetam o procedimento da pessoa.

5 Temperamento não é o mesmo que caráter e também não é o mesmo que personalidade. Vejamos as diferenças: Temperamento – É a combinação de características transmitidas pelos genes, que subconscientemente afetam o procedimento da pessoa. Caráter – O caráter é o verdadeiro eu, é o resultado do temperamento natural trabalhado pela disciplina e educação recebidas principalmente na infância. Também pelos comportamentos básicos, crenças, princípios e motivações. Personalidade – É o semblante externo de nós mesmos, que pode ser ou não igual ao nosso caráter, dependendo de quão autêntico sejamos.

6 EM RESUMO: o temperamento é o que nascemos com ele, o caráter é o nosso temperamento trabalhado pela formação, e a personalidade é a parte externa de nós mesmos.

7 IMPORTANTE : A área para transformação de procedimentos está dentro de cada um nós (caráter). Não está fora de nós! (Por exemplo: mudança de cidade) Quanto mais alguém sabe porque as pessoas agem de determinada maneira, mais poderá buscar mudar a si mesmo

8 OS QUATRO TEMPERAMENTOS SÃO: 
Sanguíneo, Colérico Fleumático, Melancólico O grau de temperamento é variável de pessoa para pessoa.: Alguém pode ser 60% sanguíneo e 40% colérico. Ou alguém pode ser 40% sanguíneo, 25% colérico, 20% fleumático e 15% melancólico.

9 IMPORTANTE: As pessoas devem ser tratadas segundo os seus próprios temperamentos, e não segundo o nossos temperamentos.

10 1.Porque Compreender os Temperamentos?
As pessoas têm dificuldades de entender o porquê das suas reações. Também tem dificuldades de entender as reações dos outros. Compreendendo a si mesmo, o homem poderá compreender melhor o outro. E isto facilitará os relacionamentos. O meio de compreender a si próprio passa pelo conhecimento do temperamento que possui. Por isso é importante conhecer o seu temperamento, e descobrir as fraquezas e virtudes do seu temperamento.

11 2.Cuidados Especiais Quando se Estuda os Temperamentos
Não enquadrar pessoas no temperamento que possui. Pessoas são mais do que seus temperamentos. Entender que todo temperamento tem falhas e estas podem ser controladas com ajuda de Deus. Não considerar um temperamento mal e outro bom. Não entristecer-se com o temperamento que possui e desejar ter nascido com outro temperamento.

12 3. Uma Mudança Inicial Muito
Importante: Não devemos dizer que alguém possui um gênio. Alguém diz: "aquela pessoa possui um gênio bom ou um gênio ruim, ou ainda, um gênio difícil". Gênio é sinônimo de espírito, não de temperamento.

13 4. O Que Devemos Saber Inicialmente Sobre os Temperamentos?
Em todas as pessoas existem mais de um temperamento, e um que predomina sobre os outros. O inimigo (o mau) pode influenciar e trabalhar por meio das fraquezas do temperamento do homem. Podemos ser mais felizes quando compreendemos nosso temperamento.

14 5. O Que Se Pode Esperar Deste Ensino Sobre Os Temperamentos?
Saber o que é temperamento. Descobrir qual temperamento é predominante em seu comportamento (seu modo de ser). Compreender que se o homem não buscar em Deus a solução para as fraquezas do seu temperamento poderá viver uma vida hipócrita (com máscaras), infeliz e sobretudo improdutiva.

15 5. O Que Se Pode Esperar Deste Ensino Sobre Os Temperamentos?
O Fruto do Espírito: Jesus cristo ensinou que pelo fruto se conhece a árvore. Se formos de Cristo então todos esperarão frutos dignos da árvore a que pertencemos. O Fruto demonstra a todos a nossa origem.

16 5. O Que Se Pode Esperar Deste Ensino Sobre Os Temperamentos?
Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade (paciência), benignidade, bondade (gentileza), fidelidade, mansidão, domínio próprio. (Gl 5:22-23)

17 5. O Que Se Pode Esperar Deste Ensino Sobre Os Temperamentos?
Para Cada Fraqueza do Temperamento existe um Gomo do Fruto do Espírito como solução.

18 IMPORTANTE: Os temperamentos explicam o nosso comportamento, mas não devem servir de desculpa para o mau comportamento.

19 VEJAMOS AGORA AS FORÇAS E FRAQUEZAS DE CADA TEMPERAMENTO
Não se pode dizer que um deles é melhor, mas todos possuem forças e fraquezas.

20 As forças do temperamento O sangüíneo são:
Apreciador da vida em qualquer detalhe. Otimista em relação ao presente e ao futuro. Amistoso e afetuoso com as pessoas. Compassivo e terno para com o próximo e suas necessidades. É o tipo que mais facilmente obedece ao preceito bíblico:“Alegrai-vos com aqueles que se alegram, e chorai com aqueles que choram.” (Rm 12,15)

21 As forças do temperamento colérico são:
Determinado em seus projetos, que são plenos de significado. Prático e eficiente na hora de tomar decisões rápidas. Líder rápido e ousado. Otimista, visualizando apenas o objetivo e não as dificuldades.

22 As forças do temperamento melancólico
Sensível, meditando com ponderação sobre suas emoções. Perfeccionista na imposição a si e aos outros de um elevado padrão de qualidade. Analítico – caçador de detalhes e de problemas latentes num projeto. Amigo fiel – “daria sua vida” pelos poucos amigos. Abnegado na execução de qualquer trabalho.

23 As forças do temperamento fleumático são:
Espirituoso – com imperturbável bom humor. Digno de confiança, mesmo sem se envolver em demasia com o outro. Prático – trabalha bem sob pressão. Tem hábitos metódicos. Eficiente – com padrões elevados de zelo e precisão.

24 As forças de cada temperamento os tornam atraentes,
Mas chegou o momento de encarar as fraquezas dos nossos temperamentos, LEMBREM-SE: Para Cada Fraqueza do Temperamento existe um Gomo do Fruto do Espírito como solução.

25 AS FRAQUEZAS DO TEMPERAMENTO SANGUINEO SÃO:
Turbulento – freqüentemente é pouco prático e desorganizado. Tende a agir belicosamente (preparado para a guerra) e em direção errada, por sua falta de análise. Tem dificuldade em concentrar-se na leitura da Palavra de Deus. Sua incessante atividade, leva-o a correr de uma linha de conduta a outra na vida. Isso impede a sua produtividade. 

26 AS FRAQUEZAS DO TEMPERAMENTO SANGUINEO SÃO:
Pusilânime (Fraco, temeroso, sem coragem). indisciplinado – não é uma pessoa resoluta e real. Por examplo: se lhe oferecem um cargo na empresa, sua resposta imediata é sim, mas acha difícil o trabalho preparatório e não analisa questões como tempo disponível, habilidades e responsabilidades envolvidas.

27 AS FRAQUEZAS DO TEMPERAMENTO SANGUINEO SÃO:
Egoísta – tende a ocupar a atenção dos outros para si e torna-se antipático ao dominar a maior parte da conversa com assuntos de seu próprio interesse.  Emocionalmente instável – a respeito de ser um temperamento alegre, desanima facilmente e tende a desculpar-se por sentir pena de si mesmo. Por sua natureza ardente, pode explodir repentinamente, mas esquecerá em seguida. No campo espiritual, se arrepende pelas mesmas coisas inúmeras vezes, além de ser o temperamento que mais problemas tem com a lascívia (Propensão para a sensualidade).

28 O SANGUÍNEO DEVE BUSCAR O FRUTO DO ESPÍRITO:
Paz Benignidade, Longanimidade (paciência), Domínio próprio

29 AS FRAQUEZAS DO TEMPERAMENTO COLÉRICO SÃO:
Violento – A ira é uma de suas fraquezas que o tornam insensível à compaixão cristã. Diferente do sangüíneo, ele explode violentamente e continua a guardar rancor. É vingativo, o que o torna uma pessoa indesejável ao convívio.  Cruel – Ira e rancor que lhe dão vestígios de crueldade. Característica que, se não controlada por padrões morais, pode tomá-lo um ditador ou criminoso.  Impetuoso – seu temperamento determinado pode levá-lo a iniciativas das quais se arrependerá posteriormente. É difícil demonstrar aprovação, o que lhe cria problemas no casamento, quando se acresce a essa dificuldade a crítica mordaz e declarações cruéis.

30 AS FRAQUEZAS DO TEMPERAMENTO COLÉRICO SÃO:
Auto-suficiente – sua autoconfiança excessiva pode torná-lo arrogante e prepotente por se achar auto-suficiente. No campo espiritual, esta fraqueza de temperamento o impede de aceitar o senhorio de Jesus em sua vida. De todos os temperamentos, é o que apresenta mais necessidades espirituais.

31 O COLÉRICO DEVE BUSCAR O FRUTO DO ESPÍRITO:
Amor Paz Longanimidade - paciência Bondade - gentileza Mansidão

32 AS FRAQUEZAS DO TEMPERAMENTO MELANCÓLICO SÃO:
Egocêntrico – é inclinado à autocontemplação benévola, que lhe paralisa a energia e a vontade. Está sempre a dissecar as próprias emoções numa eterna auto-análise que lhe tira a naturalidade e o levam a condições mentais mórbidas. Interessa-se excessivamente por sua condição física também, o que pode originar uma hipocondria. Este egocentrismo, aliado à sua natureza sensível, faz com que seus sentimentos estejam sempre à flor da pele, e faz também com que seja desconfiado. Em casos agudos, com que tenha mania de perseguição

33 AS FRAQUEZAS DO TEMPERAMENTO MELANCÓLICO SÃO:
Pessimista – por sua natureza analítica e perfeccionista, tende a procurar os problemas de um projeto, que normalmente lhe pesam bem mais que o esforço conjunto para vencê-los. Esta concepção pessimista o torna inseguro para tomar decisões porque não deseja cometer erros. Crítico – tem a tendência de ser inflexível com relação ao que espera dos outros e não consegue aceitar menos que o melhor por parte deles. Muitos casamentos de perfeccionistas fracassaram porque suas esposas atingiam apenas 90% do que eles esperavam delas. A pequena parcela de erros, ele tende a amplificar. É tão crítico para consigo mesmo como o é para com os outros

34 AS FRAQUEZAS DO TEMPERAMENTO MELANCÓLICO SÃO:
Caprichoso – é o temperamento que manifesta maior alteração de ânimo. Tem fases raras de euforia exuberante, às quais se segue uma fase sombria. Hipócrates chegou a qualificar o fluido melancólico como “negro”. Este estado de ânimo cria um círculo vicioso, pois suas fases de desapontamento acabam enervando seus amigos, que passam a evitá-lo. Isto o conduzirá a uma tristeza ainda maior. Essas sombrias disposições de ânimo levam o melancólico à nostalgia e à fuga do presente por meio de devaneios em relação ao futuro. Uma pessoa melancólica deve procurar o auxílio do Espírito Santo para desviar seus olhos de si mesmo e localizá-los nas pessoas necessitadas à sua volta.

35 AS FRAQUEZAS DO TEMPERAMENTO MELANCÓLICO SÃO:
Vingativo – esta é outra característica do melancólico que, por seu perfeccionismo, tem dificuldade de perdoar. Embora pareça calmo e sossegado, pode carregar dentro de si um ódio turbulento. Pode ser que jamais o ponha em prática, como o colérico, mas pode alimentar esse ódio vingativo por muitos anos. O melancólico parece ter o maior número de forças e também de fraquezas, o que torna difícil encontrar um melancólico de nível médio, porém suas fraquezas acentuadas podem levá-lo à esquizofrenia ou hipocondria. A fé em Jesus Cristo pode ajudá-lo muito com dons espirituais como o amor, a alegria, a paz, a bondade, a fé e o autocontrole.

36 O MELANCÓLICO DEVE BUSCAR O FRUTO DO ESPÍRITO
Amor Alegria Paz Bondade

37 AS FRAQUEZAS DO TEMPERAMENTO FLEUMÁTICO SÃO:
Moroso (Lento) e indolente (apático) freqüentemente parece estar arrastando os pés, pois se sente forçado à ação. Tem falta de motivação, o que o toma um espectador da vida e reforça a tendência a fazer o mínimo necessário. Deixa de realizar muitos projetos sobre os quais pensa, mas que lhe parecem sempre trabalhosos. O desassossego do sangüíneo e a atividade do colérico quase sempre o aborrecem, pois teme que eles o forcem a trabalhar.

38 AS FRAQUEZAS DO TEMPERAMENTO FLEUMÁTICO SÃO:
Provocador – devido ao seu agudo senso de humor e capacidade de ser observador desinteressado, tem facilidade em provocar o próximo que procura motivá-lo. Se um sangüíneo entra animado, o fleumático torna-se distante e frio. Se o melancólico se mostra otimista, ele o provoca com um otimismo exagerado. Se um colérico se aproxima repleto de planos, é um prazer requintado para o fleumático derramar água fria em seu entusiasmo

39 AS FRAQUEZAS DO TEMPERAMENTO FLEUMÁTICO SÃO:
Egoísta e obstinado – Com o passar dos anos, seu extremo egoísmo se acentua, porque torna-se uma defesa. Opõe-se obstinadamente a qualquer espécie de mudança. Deseja manter-se conservador para conservar suas próprias energias.  Indeciso – torna-se cada dia mais indeciso por seu temor de comprometer-se. Seu discernimento prático, sua calma e capacidade analítica podem, eventualmente, encontrar um método melhor para um projeto, mas, quando ele toma a decisão de executá-lo, alguém dos temperamentos determinados já está atuando no projeto. As necessidades espirituais primordiais do fleumático são: o amor, a bondade, a docilidade, a temperança e a fé. 

40 O FLEUMÁTICO DEVE BUSCAR O FRUTO DO ESPÍRITO
Amor Alegria Bondade

41 COMO SE PROCESSA AS RELAÇÕES DOS
TEMPERAMENTOS COM OUTRAS PESSOAS: O tipo sanguíneo gosta das pessoas e depois as esquece. As pessoas aborrecem o melancólico... mas ele as deixa seguir seus caminhos tortuosos. O colérico utiliza as pessoas para seu benefício próprio e, mais tarde, ele as ignora. O fleumático analisa as pessoas com indiferença desdenhosa.  Esse resumo dá-nos a triste impressão de que os temperamentos são casos perdidos, mas temperamento não é personalidade nem caráter, o mais importante ele pode ser controlado com o conhecimento da palavra de Deus.

42 Os temperamentos básicos não se modificam.
Entretanto, seus pontos negativos podem ser disciplinados, reorientados e até corrigidos com o auxílio da palavra de Deus. Teremos que determinar quais são os aspectos de nosso temperamento que interferem como nosso desenvolvimento pessoal, e depois iniciar uma renovação na mente para superar estas fraquezas. A idéia de reconhecer os pontos positivos e negativos de cada temperamento ajuda-nos a compreender a nós mesmos e aos outros, de forma bem melhor.

43 Agora veja alguns passos que lhe ajudarão a controlar o seu temperamento:

44 Passos que lhe ajudarão a controlar o seu temperamento:
Primeiro passo: Estudar todos os temperamentos, e ver em qual deles nos encaixamos, ou seja, nunca poderemos vencer o efeito sem combater a causa. Precisamos diagnosticar o nosso temperamento, listando as partes negativas para anularmos as fraquezas e problemas causados. Busque alguém de confiança para lhe acompanhar e orar por você.

45 Passos que lhe ajudarão a controlar o seu temperamento:
Segundo passo: Orar e vigiar. Você deve orar não apenas apresentando suas fraquezas a Deus, mas declarar e se apropriar das promessas de Deus com relação ao seu problema.  A vigilância é fator preponderante na batalha do equilíbrio do nosso temperamento. Na verdade oração sem vigilância é o mesmo que um prédio sem alicerces. Você poderá construir uma “muralha de orações”, mas se não vigiar tudo acabará em nada. Também aqui, é importante que alguém de sua confiança seja um canal de Deus para você, lhe ajudando na vida de oração.

46 Passos que lhe ajudarão a controlar o seu temperamento:
Terceiro passo: A Palavra de Deus diz: “enchei-vos do Espírito Santo”. (Ef 5,18) Este preenchimento contínuo resultará no “andar no Espírito”, e por fim a vitória sobre nosso temperamento. SUBSTITUIÇÃO: SUBTITUA OS COMPORTAMENTOS NATURAIS PELOS COMPORTAMENTOS BIBLICOS

47 Passos que lhe ajudarão a controlar o seu temperamento:
Quarto passo: Meditar e estudar a Palavra de Deus. O caminho para o sucesso na vida do cristão, como foi para Josué, é: “não se aparte da tua boca, o livro desta lei, antes medita nele dia e noite. Porque farás prosperar o teu caminho, e então prudentemente te conduzirás”. (Js 1, Quando meditamos na palavra de Deus, somos conduzidos por ela, e não pelo nosso temperamento desajustado

48 Passos que lhe ajudarão a controlar o seu temperamento:
Quinto passo: Praticar a palavra. Após ter absorvido a palavra através da meditação, procurar aplicar os versículos ou capítulos que leu, na prática. Imponha a si mesmo um desafio a cada dia. Por exemplo: se hoje a Palavra falou de perdão, vá ao encontro de alguém com quem precise perdoar e faça a sua parte. Na verdade é “treinar” dia a dia a vivência da Palavra.

49 A PALAVRA DE DEUS: “Não digam palavras que fazem mal aos outros, mas usem apenas palavras boas, que ajudam os outros a crescer na fé e a conseguir o que necessitam, para que as coisas que vocês dizem façam bem aos que ouvem. E não façam com que o Espírito Santo de Deus fique triste. Pois o Espírito é a marca de propriedade de Deus colocada em vocês, a qual é a garantia de que chegará o dia em que Deus os libertará.. Abandonem toda amargura, todo ódio e toda raiva. Nada de gritarias, insultos e maldades! Pelo contrário, sejam bons e atenciosos uns para com os outros. E perdoem uns aos outros, assim como Deus, por meio de Cristo, perdoou vocês.. (Ef 4:29-32NTLH)”

50 PORQUE A PALAVRA É TÃO IMPORTANTE:
São três as partes mais importantes da essência do homem: a vontade, a mente e o coração (centro emocional). O homem é afetado emocionalmente pelo que é depositado na sua mente e o que deposita na mente é determinado por sua vontade, portanto, se o homem não quer obedecer a Deus é registrado em sua mente informações que produzem emoções contrárias à vontade de Deus, estas emoções geram ações que desagradam a Deus. Todo pecado se inicia na mente. Por exemplo, muito antes de um homem cometer adultério, a luxúria já habitava em sua mente. A literatura e imagens obscenas incentivam a mente para o mal, enquanto a Palavra de Deus acalma as emoções do homem e o conduz a caminhos de virtude. Sua mente recebe o que sua vontade escolhe para ler, ver e ouvir. Por isso, o Senhor Jesus nos legou esta exigência: Amarás ao Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda tua alma (vontade) e com toda tua mente. (Mt 22:37)

51 Frase Só o poder da palavra de Deus é capaz de tomar um indivíduo irado e sarcástico em um ser amoroso, compreensivo, generoso e dócil. Fim


Carregar ppt "ESTUDO SOBRE OS TEMPERAMENTOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google