A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira"— Transcrição da apresentação:

1 Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
Modalidades organizativas Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira

2 1- Qual a concepção de ensino e aprendizagem que sustenta o Currículo Oficial? O Currículo Oficial contempla alguma modalidade organizativa? Quais? Que tipo de conteúdos estão sendo privilegiados? (PROCEDIMENTAIS; FACTUAIS; ATITUDINAIS; CONCEITUAIS; METACOGNITIVOS) O que é uma boa situação de aprendizagem?

3 O Gestor de uma escola que aprende para ensinar
“Ao aprendiz como sujeito de sua aprendizagem corresponde, necessariamente, um professor sujeito de sua prática docente” Telma Weisz Ao professor sujeito de sua prática docente corresponde um gestor sujeito de sua função formadora...

4 Atividade 1

5 MODALIDADES ORGANIZATIVAS
Articulação/integração entre as áreas do conhecimento. Organização do tempo pedagógico.

6 MODALIDADES ORGANIZATIVAS
1 ATIVIDADES PERMANENTES Situações didáticas propostas com regularidade, com o objetivo de construir atitudes, criar hábitos, etc.

7 MODALIDADES ORGANIZATIVAS
1 ATIVIDADES PERMANENTES Ex: “Você sabia...?”, “Notícia da Hora”, “Nossa semana foi assim”, “No mundo da arte”, “Roda Literária”, “Cantando e se encantando”, “Comunidade, muito prazer”, “A família também ensina”, “Descobri na Internet”, “Leitura em voz alta”, etc..

8 MODALIDADES ORGANIZATIVAS
2 SITUAÇÕES INDEPENDENTES (SISTEMATIZAÇÃO) Têm como objetivo principal a sistematização de conhecimentos.

9 MODALIDADES ORGANIZATIVAS
3 PROJETOS Prevê um produto final e planejamento com objetivos claros Contextualizam as atividades: ler, escrever, estudar, pesquisar... Trabalho com diferentes linguagens Finalidade, compartilhada por todos os envolvidos, que se expressa em um produto final.

10 MODALIDADES ORGANIZATIVAS
4 SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS São situações didáticas articuladas, que possuem uma sequência de realização, cujo critério principal são os níveis de dificuldade. Funcionam de forma parecida com os projetos e podem integrá-los, desenvolvem habilidades e competências mas não fornecem, necessariamente, um produto final predeterminado.

11 Qual é a diferença entre um plano de aula e uma sequencia didática?

12 Currículo oficial de São Paulo
Boas situações de Aprendizagens Atividades Livro Didático Currículo oficial de São Paulo

13 Os currículos não são conteúdos prontos a serem passados aos alunos
Os currículos não são conteúdos prontos a serem passados aos alunos. São uma construção e seleção de conhecimentos e práticas produzidas em contextos concretos e em dinâmicas sociais.

14 Princípios didáticos que determinam uma boa situação de aprendizagem
Os alunos precisam por em jogo tudo que sabem e pensam sobre o conteúdo que se quer ensinar; Os alunos têm problemas a resolver e decisões a tomar em função do que se propõem a produzir; A organização da tarefa pelo professor garante a máxima circulação de informação possível; O conteúdo trabalhado mantém suas características de objeto sociocultural real , sem se transformar em objeto escolar vazio de significado social.

15 LÓGICA NUMA CONCEPÇÃO QUE SE APOIA EXCLUSIVAMENTE EM CONTEÚDOS E ATIVIDADES
Enfoque fragmentado, centrado na transmissão de conteúdos prontos. Conhecimento como acúmulo de fatos e informações isoladas. O professor é o único informante, com o papel de dar as respostas certas e cobrar sua memorização. O aluno é visto como sujeito dependente, que recebe passivamente o conteúdo transmitido pelo professor. O conteúdo a ser estudado é visto de forma compartimentada. LÓGICA NUMA CONCEPÇÃO QUE SE APOIA EM PRINCÍPIOS DIDÁTICOS DE UMA BOA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM Enfoque globalizador, centrado na resolução de problemas significativos. Conhecimento como instrumento para a compreensão da realidade e possível intervenção nela. O professor intervém no processo de aprendizagem ao criar situações problematizadoras, introduzir novas informações e dar condições para que seus alunos avancem em seus esquemas de compreensão da realidade. O aluno é visto como sujeito ativo, que usa sua experiência e seu conhecimento para resolver problemas. O conteúdo estudado é visto dentro de um contexto que lhe dá sentido.

16 LÓGICA NUMA CONCEPÇÃO QUE SE APOIA EM PRINCÍPIOS DIDÁTICOS DE UMA BOA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
A sequenciação (SD) é vista em termos de nível de abordagem e de aprofundamento em relação às possibilidades dos alunos. Baseia-se fundamentalmente em uma análise global da realidade. Há flexibilidade no uso do tempo e do espaço escolares. Propõe atividades abertas, permitindo que os alunos estabeleçam suas próprias estratégias. NUMA CONCEPÇÃO QUE SE APOIA EXCLUSIVAMENTE EM CONTEÚDOS E ATIVIDADES Há uma sequência rígida dos conteúdos das disciplinas, com pouca flexibilidade. Baseia-se fundamentalmente em problemas e atividades dos livros didáticos. O tempo e o espaço escolares são organizados de forma rígida e estática. Propõe receitas e modelos prontos, reforçando a repetição e o treino.


Carregar ppt "Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google