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A EDUCAÇÃO CORPORATIVA NO BRASIL: MITOS E VERDADES

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Apresentação em tema: "A EDUCAÇÃO CORPORATIVA NO BRASIL: MITOS E VERDADES"— Transcrição da apresentação:

1 A EDUCAÇÃO CORPORATIVA NO BRASIL: MITOS E VERDADES
Conferência Internacional Educação Corporativa – Intraempreendedorismo e Inovação nas Organizações A EDUCAÇÃO CORPORATIVA NO BRASIL: MITOS E VERDADES Marisa Eboli FEA/ USP Brasília,

2 Tópicos Relação entre Educação e Competitividade nas Empresas
O que é Educação Corporativa: conceitos, princípios e melhores práticas Os Sete Princípios de Sucesso da Educação Corporativa Os papéis dos líderes no êxito de um Sistema de Educação Corporativa Educação Corporativa: Mitos e Verdades

3 “Se você acha a educação cara, experimente a ignorância.”
Derek Bok, Reitor de Harvard ( )

4 A Educação na Sociedade do Conhecimento
A nova sociedade tem novos requerimentos para a educação: Formar o cidadão capaz de produzir, consumir e participar da vida social, o que não pode mais ser feito apenas durante uma etapa da vida. (Paulo Renato Souza, 2005)

5 Desafios para a educação em um mundo global
Desenvolver em todas as pessoas a capacidade de aprender

6 Medir para avançar rápido
VEJA Edição de agosto de 2008 Entrevista: Andreas Schleicher Medir para avançar rápido O físico alemão que comanda os rankings de educação da OCDE diz que o Brasil precisa copiar práticas que dão certo em outros países para deixar de vez o grupo dos piores Nenhum indicador sobre a qualidade de ensino tem tanto peso e repercussão quanto o Pisa, sigla em inglês para programa internacional de aferição de estudantes, que está sob os cuidados do físico alemão Andreas Schleicher, 44 anos. Há oito, ele é o responsável pela aplicação da prova, uma iniciativa da OCDE (organização que reúne as trinta nações mais desenvolvidas do mundo). Na comparação com 57 países, o Brasil sempre aparece entre os últimos colocados em todas as disciplinas. Situação que Schleicher conhece não apenas por estatísticas mas por suas viagens ao Brasil. Desde que assumiu o cargo, ele já visitou escolas em mais de 100 países. 6

7 As Empresas Mais Admiradas no Brasil Revista Carta Capital - 2007
Natura Vale do Rio Doce Nestlé Petrobrás Gerdau Embraer Microsoft Real ABN Amro Votorantim Apple Coca-Cola

8 As Empresas Mais Admiradas no Brasil Revista Carta Capital – 2007
Fatores-Chave Competir globalmente Comprometimento com o desenvolvimento sustentável Compromisso com o País Compromisso com RH Ética Inovação Notoriedade Qualidade de Gestão Qualidade de produtos e serviços Respeito pelo consumidor Responsabilidade social Solidez financeira novo

9 Desprofissionalização do ensino profissional?
DÚVIDAS FILOSÓFICAS - Claudio de Moura Castro - Desprofissionalização do ensino profissional?

10 DÚVIDAS FILOSÓFICAS - Claudio de Moura Castro -
O ensino de nível superior se desprofissionaliza! As carreiras profissionais se desprofissionalizam. É preciso preparar o graduado para mudar de ocupação, muitas vezes…

11 Pergunta: Neste contexto de desprofissionalização do ensino de nível superior, para quem ficaria essa profissionalização?

12 A Educação Corporativa surge da confluência de diversos fatores...
Organizações flexíveis Economia do conhecimento Rápida obsolescência do conhecimento Empregabilidade Educação para estratégia global

13 O conceito de Educação Corporativa surge diretamente relacionado à estratégia de negócios...
A Universidade Corporativa (UC) é um “guarda-chuva estratégico” para desenvolver e educar funcionários, clientes, fornecedores e comunidade, a fim de cumprir as estratégias empresariais da organização. O modelo de UC é baseado em competências e interliga aprendizagem às necessidades estratégicas de negócios. Jeanne Meister

14 O conceito de Educação Corporativa surge diretamente relacionado à estratégia de negócios...
Educação Corporativa é um sistema de formação de pessoas pautado por uma gestão de pessoas com base em competências, devendo instalar e desenvolver nos colaborados (internos e externos) as competências consideradas críticas para a viabilização das estratégias de negócio, promovendo um processo de aprendizagem ativo vinculado aos propósitos, valores, objetivos e metas empresariais. Marisa Eboli

15 O conceito de Educação Corporativa implica em uma mudança de paradigma...
Qualificação/ cargo Competência Relativa estabilidade da atividade econômica Organização do trabalho com base em cargos definidos e tarefas prescritas e programadas Foco no processo Baixa aprendizagem Baixa previsibilidade de negócios e atividades Organização do trabalho com base em metas, responsabilidades e multi- funcionalidade Foco em resultados Alta aprendizagem Fonte: RUAS & ANTONELLO & BOFF. Aprendizagem Organizacional e Competências. Porto Alegre: Bookman, 2005.

16 O conceito de Educação Corporativa implica em uma mudança de paradigma...
CENTRO DE T&D TRADICIONAL EDUCAÇÃO CORPORATIVA Desenvolver competências Desenvolver habilidades OBJETIVO Estratégias de Negócios Necessidades Individuais FOCO RESULTADO Aumento da competitividade Aumento das habilidades

17 O sucesso da implantação de um Sistema de Educação Corporativa é garantido por sete princípios fundamentais... 2 Perpetuidade 7 3 Sustentabilidade Conectividade 1 Competitividade 6 4 Parceria Disponibilidade 5 Cidadania Fonte: M. Eboli (2004)

18 Princípio 1 - Competitividade
O diferencial está nas pessoas! Elevar continuamente o patamar de competitividade empresarial, por meio das competências das pessoas 2 Perpetuidade 7 3 Sustentabilidade Conectividade Práticas 1 Competitividade Comprometer da alta cúpula Alinhar estratégias, diretrizes e práticas de GP às estratégias de negócio Implementar Modelo de Gestão por Competências Conceber programas educacionais a partir do mapeamento e alinhamento de competências – empresariais e humanas. 6 4 Parceria Disponibilidade Cidadania 5

19 Academia de Excelência Votorantim (Setembro, 2006)
O que é: Estrutura ações de formação e desenvolvimento Fortalece o compartilhamento e evolução do conhecimento no Grupo. MISSÃO Promover o desenvolvimento das pessoas para sustentar a perenidade e a geração de valor da VID. DIRETRIZES Desenvolver as competências críticas para a VID Formar profissionais como agentes de transformação Assegurar gestão do conhecimento Fortalecer a criação de um Grupo único Fonte: Material de divulgação da Academia de Excelência Votorantim.

20 Princípio 2 - Perpetuidade
Educação como processo de transmissão da herança cultural 7 3 Sustentabilidade Conectividade Práticas 1 Competitividade Disseminar a cultura organizacional nos programas educacionais Responsabilizar líderes pelo processo de aprendizagem 6 4 Parceria Disponibilidade 5 Cidadania

21 Visão (disseminar as crenças e a visão de mundo da empresa)
“A educação é base para o desenvolvimento sustentável dos negócios“ Denise Asnis, Gerente de Educação Corporativa da Natura As ações da Educação Corporativa Natura estão divididas em cinco pilares: Visão (disseminar as crenças e a visão de mundo da empresa) Estratégico (disseminam o DNA da Natura: marca, produtos, relacionamento e gestão de pessoas) Funcional (melhorar o desempenho através do desenvolvimento das competências funcionais) Desenvolvimento (desenvolvimento de competências essenciais que dizem respeito a habilidades e atitudes pessoais) Formação (continuidade da educação formal) Resultados: Manutenção das crenças, valores e cultura: fatores críticos da estratégia Natura Fonte: Asnis, Denise. Educação corporativa - Uma experiência Natura. Disponivel em:

22 Princípio 3 - Conectividade
2 Construção social do conhecimento por meio de redes de relacionamento tanto no ambiente interno quanto externo. Perpetuidade 7 3 Sustentabilidade Conectividade Práticas 1 Competitividade Adotar “educação inclusiva” Implantar Gestão do Conhecimento Integrar sistema de Educação Corporativa com Gestão do Conhecimento 6 4 Parceria Disponibilidade 5 Cidadania

23 Clareza e direção para as ações de gestão do conhecimento
A Caterpillar University foi um fator de sucesso da Caterpillar’s Knowledge Network Clareza e direção para as ações de gestão do conhecimento Foco em conectar pessoas (comunidades de prática) Fonte: Allen, Mark (editor). The Next Generation of Corporate Universities. San Francisco: Pfeiffer, 2007

24 Princípio 4 - Disponibilidade
Aprendizado a qualquer hora e em qualquer lugar 2 Perpetuidade 7 3 Sustentabilidade Conectividade Práticas 1 Utilizar de forma intensiva a tecnologia aplicada à Educação (AMT= Aprendizagem Mediada por Tecnologia) Adotar múltiplas formas de aprendizagem Competitividade 6 4 Parceria Disponibilidade 5 Cidadania

25 Projeto Form@r de ensino a distância. Atende hoje:
mais de 20 mil clientes do Grupo Martins 5,2 mil profissionais de vendas, dos colaboradores internos e de aproximadamente 1,2 mil motoristas 262 cursos disponíveis dentro das áreas de interesse de cada um desses públicos. Resultados: Desde 2002 campeão do prêmio “E-Learning Brasil” "O retorno tem sido muito significativo. Nossas pesquisas constataram que os clientes que participaram do programa de ensino a distância aumentaram mais de 30% seu faturamento de 2004 para 2005“ Marco Tannús, diretor da Universidade Martins do Varejo Fonte:

26 2 7 3 1 6 4 5 Princípio 5 - Cidadania Princípio 5 - Cidadania
Formar atores sociais, estimulando o exercício da cidadania individual e organizacional 2 Perpetuidade 7 3 Sustentabilidade Conectividade Práticas 1 Obter sinergia entre os programas educacionais e projetos de atuação social Comprometer-se com a cidadania empresarial Competitividade 6 4 Parceria Disponibilidade 5 Cidadania

27 Problema: Solução: Resultados:
Unindo a possibilidade de oferecer à comunidade um projeto de melhoria social e de preparar novos profissionais para a linha de produção da empresa, a Kraft criou a Universidade de Alimentos - UAL. Problema: Em 1999, quando a Kraft Foods Brasil resolveu transferir suas operações de São Paulo para Curitiba, precisava identificar profissionais habilitados para atuar na área de produção de alimentos de qualidade e que soubessem operar equipamentos de última geração. Em um estudo no local foi possível detectar que não havia formas mais elaboradas de preparação de mão-de-obra qualificada. Solução: Para melhorar esse quadro surgiu a UAL, calcada em dois aspectos fundamentais: o conceito de Universidade Corporativa, e a importância que os projetos comunitários desenvolvidos pela iniciativa privada estão ganhando dia- a-dia no Brasil. Resultados: Valor social: Qualificação de mão de obra apara o mercado Empregabilidade de pessoas sem perspectiva profissional Valor Econômico Ritmo de crescimento da empresa foi garantido

28 2 7 3 1 6 4 5 Princípio 6 - Parceria Princípio 6 - Parceria:
Reconhecer: (a) a limitação para se implementar um SEC abrangente e estratégico; (b) a importância de estabelecer parcerias internas e externas para viabilizá-lo. 2 Perpetuidade 7 3 Sustentabilidade Conectividade Práticas 1 Responsabilizar líderes e gestores pela formação de suas equipes e criar ambiente propício a aprendizagem Estabelecer parcerias estratégicas com academia, centros de pesquisa e instituições de ensino superior Competitividade 6 4 Parceria Disponibilidade 5 Cidadania

29 Alcatel University Parceria
Florianópolis, 21 de agosto de 2002 – A Alcatel e a Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI) inauguram hoje em Florianópolis (SC) dois laboratórios de pesquisa e desenvolvimento em telecomunicações. Um deles, o LabCom CERTI integrará a Rede LabCom, resultado da parceria inédita da Alcatel com laboratórios e institutos de pesquisa brasileiros. Já o LabElectron será dedicado ao desenvolvimento de técnicas e processos industriais, compondo um centro avançado de montagem e soldagem de placas de circuito impresso. O investimento total é de aproximadamente R$ 3 milhões, com base na Política Nacional de Informática – Lei 8.248/91. Alcatel University e Senai-DF firmam convênio educacional Nov A Alcatel University, universidade corporativa da Alcatel Telecomunicações, e o Senai-DF, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal, anunciam uma parceria para a qualificação de jovens profissionais em operação e manutenção de redes públicas ou privadas de telefonia e dados. Fortaleza, 14 de Agosto de 2003 A Alcatel University e o Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará (Cefet-CE) decidiram trabalhar juntos no desenvolvimento de cursos de operação e manutenção de redes, para formar mão-de-obra e profissionais qualificados em telecomunicações nas regiões Norte e Nordeste. O acordo busca atender as necessidades dos negócios de telecomunicações para atender demandas de pessoal especializado da empresa e de seus parceiros.

30 Princípio 7 - Sustentabilidade
Ser um centro gerador de resultados 2 Perpetuidade 7 3 Práticas Sustentabilidade Conectividade Implantar sistema de avaliação de resultados Criar mecanismos que favoreçam a auto-sustentabilidade financeira do SEC 1 Competitividade 6 4 Parceria Disponibilidade 5 Cidadania

31 $89.95 Motorola University oferece sobre Six Sigma:
Cursos (presenciais e e-learning) Livros Certificação Green Belt e Black Belt Softwares Presença em mais de 20 países Resultados: Além do shared service, a Motorola University: Paga-se É fonte de receita $89.95 Fonte:

32 Competitividade Perpetuidade Conectividade Disponibilidade Cidadania
PRINCÍPIO PRÁTICAS EXISTENTES A IMPLANTAR Competitividade Perpetuidade Conectividade Disponibilidade Cidadania Parceria Sustentabilidade

33 Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional
O Líder Criador de Líderes, Ram Charan Em todos os níveis as empresas não têm quantidade nem qualidade suficiente de líderes dos quais precisam. Ram Charan Por que isso ocorre?

34 Desenvolvimento de lideranças
Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional O Líder Criador de Líderes, Ram Charan Desenvolvimento de lideranças Modelo Convencional Novo Modelo de Aprendizagem Recursos necessários: especialmente dinheiro Recursos necessários: principalmente a atenção dos líderes e energia emocional Desenvolvimento dos líderes a cargo do RH O RH apóia o desenvolvimento de lideranças: os líderes exercem papel central no desenvolvimento dos líderes Ênfase em treinamento em sala-de-aula e “exposição” Ênfase na prática deliberada

35 Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional
O Líder Criador de Líderes, Ram Charan Os líderes aprimoram sua prática deliberada quando recebem feedback específico e construtivo em tempo real. O líder como mentor demonstra interesse pessoal de proximidade na orientação e no desenvolvimento de seus jovens líderes, ajudando-os a ampliar seu pensamento, compartilhando suas experiências e sabedoria.

36 Caso HBS GE’s Talent Machine: The Making of a CEO

37 Mais de 300.000 funcionários no mundo.
- Presente em mais de 100 países. -Tradição fenomenal de CEO’s (Charles Coffin presidente de 1892 a 1922, que sucedeu o fundador Thomas Edison, foi nomeado o CEO “número 1” de todos os tempos pela Fortune Magazine). Coffin criou uma meritocracia baseada em avaliação de performance que foi a pedra fundamental de uma cultura que fez da GE uma máquina de fazer talentos. - Sua Universidade Corporativa - Crotonville - fundada em 1956, é a primeira que se tem registro no mundo, e revelou-se como uma importante ferramenta na consolidação dessa cultura, aonde é muito forte compromisso pessoal do líder com os processos e as práticas diárias de gestão de pessoas.

38 Crotonville a primeira Universidade Corporativa (1956)
Fonte: Monografia dos alunos Celso José Pereira Fernanda Vianna de Andrade e Julia Ruback Fernandes da turma 08 do MBA Gestão Empresarial apresentada no IV Fórum Gestão Empresarial realizado em 38

39 Mitos x Verdades

40 Alguns mitos... A Universidade Corporativa requer mais recursos do que se aporta para os centros tradicionais de treinamento. As Universidades Corporativas vieram para substituir as universidades tradicionais.

41 Algumas verdades... O envolvimento dos líderes é fundamental para o sucesso de uma Universidade Corporativa É um sistema estratégico e integrado de formação de pessoas Há necessidade de revisões periódicas A Universidade Corporativa não é um modismo

42 Perguntas???

43 Muito Obrigada! Marisa Eboli meboli@usp.br


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