A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

População brasileira IBGE, raça e etnia (1)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "População brasileira IBGE, raça e etnia (1)"— Transcrição da apresentação:

1 População brasileira IBGE, raça e etnia (1)
Capítulo 5, págs. 80 à 98 (1) A formação do povo brasileiro é heterogênea, sendo constituída por diferentes grupos. A população brasileira é resultado de um processo de miscigenação, isto é, mistura de etnias e cultura. Órgão responsável pelo levantamento dos dados sobre a população brasileira: IBGE. Pesquisa: Recenseamento de dez em dez anos.

2 População brasileira Indicadores das características da estrutura da brasileira (11) Idade e gênero – Pirâmide Etária escolaridade – Taxa de analfabetismo setor de atividade econômica - população economicamente ativa (que está trabalhando ou a procura de trabalho) setor primário - atividades agropecuárias e extrativas secundário – atividades industriais Terciário – comércio e serviços

3 População brasileira IBGE, raça e etnia 1 (2)
Capítulo 5, págs. 80 à 98 1 (2) Em Geografia utiliza-se etnia para designar um grupo social distinto de outro: referências lingüísticas, culturais e no auto-pertencimento. O conceito raça (origem e aspecto físico) é bastante discutível e inegavelmente foi responsável pela subjugação de um grupo humano por outro e está impregnado de racismo (preconceito físico e social).

4 População brasileira IBGE, raça e etnia Exercícios 1
Capítulo 5, págs. 80 à 98 Exercícios 1 1- Como os dados do recenseamento podem ser utilizados? Dê um exemplo. 2- Por que os índios aparecem com a menor porcentagem na população brasileira? 3- Quais são os grupos africanos que vieram para o Brasil? De onde vieram? Para onde foram? (3)

5 População brasileira IBGE – Quantos somos? (2)
Capítulo 5, págs. 80 à 98 Crescimento da população A população absoluta é o número total de pessoas que moram em um país. O crescimento populacional de um país está associado às condições sociais (saúde, moradia, educação, etc) e às condições econômicas (salários, desemprego etc). São duas as maneiras da população crescer: Crescimento vegetativo Movimentos migratórios Contagem da População 2007 (4) (2)

6 População brasileira IBGE - Quantos somos?
Capítulo 5, págs. 80 à 98 Crescimento vegetativo ou natural: diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade. Taxa de mortalidade: corresponde a relação entre o número de óbitos ocorridos em um ano e a população absoluta, o resultado é expresso por mil. N.º de óbitos X 1000 = taxa de mortalidade. (5) (1) Taxa de natalidade: corresponde a relação entre o número de nascimentos ocorridos em um ano e a população absoluta, o resultado em geral é expresso por mil. N.º de nascimentos X 1000 = taxa de natalidade (5)

7 População brasileira IBGE - Quantos somos? (2)
Capítulo 5, págs. 80 à 98 (2) Observa-se no gráfico uma redução nas taxas de mortalidade e natalidade, conseqüentemente notamos a desaceleração no crescimento vegetativo. O país se encontra em uma fase de crescimento populacional mais lenta.

8 População brasileira IBGE - Quantos somos? (6)
Capítulo 5, págs. 80 à 98 Movimento migratório: saída (emigração) e à entrada (imigração) de pessoas no país. Os deslocamentos populacionais costumam obedecer a uma lógica relativamente simples. As populações migram para melhorar a qualidade de vida. Em geral, pode-se afirmar que o Brasil deveu-se mais ao crescimento vegetativo do que ao movimento migratório. Exercícios 2- Justifique (segundo o texto) por que a imigração não foi um fator significativo no crescimento da população brasileira. 1- Faça uma análise da tabela do crescimento populacional levando em conta os decênios 1950 – 1960 e 1991 – 2000.

9 Brasil, um país populoso e pouco povoado
População brasileira Brasil, um país populoso e pouco povoado Capítulo 5, págs. 80 à 98 (7) Populoso, ou população absoluta, corresponde à soma de habitantes de um determinado lugar, desconsiderando a relação de espaço que habita. povoado, corresponde à ligação direta entre o número de habitantes e as áreas geográficas ou espaço habitado, é assim que estabelece a densidade demográfica, ou seja, quantidade de pessoas por km2, esse é denominado de população relativa. (7) (8)

10 População brasileira (9) Densidade demográfica A população brasileira está distribuída de forma desigual pelo território nacional.

11 População brasileira (10) Exercícios
1- Faça uma análise da distribuirão da população pelo território utilizando, entre outras coisas, as sub-regiões como categoria de análise. 2- Faça uma análise da tabela acima.

12 População brasileira Respostas dos exercícios
1- Como os dados do recenseamento podem ser utilizados? Dê um exemplo. Podem ser utilizados para organizar e planejar o destino dos recursos públicos. As informações podem ser utilizadas por instituições privadas e públicas para diversas finalidades. 2-Por que os índios aparecem com a menor porcentagem na população brasileira? As condições de trabalho e as doenças trazidas pelos colonizadores foram responsáveis pela morte de grande parte dos índios. 3- Quais são os grupos africanos que vieram para o Brasil? De onde vieram? Para onde foram? Bantos (Angola, Congo e Moçambique) para Recife e Rio de Janeiro. Sudaneses (Guiné, Costa do Ouro e Nigéria) para Salvador.

13 População brasileira Respostas dos exercícios
4- Como podemos definir população absoluta? É o número total de pessoas que moram em um país. 5- que podemos entender por crescimento vegetativo? Explique. É a diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade. 6- O que podemos entender por densidade demográfica? Corresponde a população relativa de um país. Ou seja, dividimos a população absoluta pela área do país e obtemos o quantos habitantes teríamos por km² no território. 7- Densidade demográfica é o mesmo que população relativa? Sim, as expressões significam a mesma coisa.

14 População brasileira Respostas dos exercícios
8- Justifique (segundo o texto) por que a imigração não foi um fator significativo no crescimento da população brasileira. O crescimento populacional do país deveu-se muito mais ao crescimento vegetativo do que ao movimento migratório. 9- Faça uma análise da tabela do crescimento populacional (pág. 87) levando em conta os decênios 1950 – 1960 e 1991 – 2000 (leia a página 88). Houve uma diminuição muito grande no crescimento vegetativo no período compreendido entre devido as quedas das taxas de natalidade e mortalidade.

15 População brasileira Indicadores das características da estrutura da brasileira (11) Idade e gênero – Pirâmide Etária escolaridade – Taxa de analfabetismo setor de atividade econômica - população economicamente ativa (que está trabalhando ou a procura de trabalho) setor primário - atividades agropecuárias e extrativas secundário – atividades industriais Terciário – comércio e serviços

16 População brasileira Pirâmide Etária (11) Capítulo 5, págs. 80 à 98
A distribuição da população por idade e gênero geralmente é representada por um gráfico: pirâmide etária

17 População brasileira Pirâmide Etária Capítulo 5, págs. 80 à 98
Quando a base da pirâmide é larga, significa que há uma alta taxa de natalidade. Quando o topo da pirâmide é muito estreito, indica que muitas pessoas morrem cedo, portanto, a expectativa de vida é baixa. Geralmente os países ricos apresentam pirâmides com base estreita e uma largura relativamente constante, como é o caso da pirâmide da Inglaterra: refletindo as boas condições sociais da população. (2)

18 População brasileira Escolaridade Capítulo 5, págs. 80 à 98
Analfabetas: todas as pessoas com quinze ou mais anos de idade que não sabem ler nem escrever. Taxa de analfabetismo: é a relação entre o número de pessoas que não sabem ler e escrever e a população total. Esse dado é representado em porcentagem. Analfabetos absolutos: não sabem ler nem escrever. Analfabetos funcionais: mesmo tendo freqüentado a escola não dominam a práticas da leitura e da escrita. Brasil: 13% da população é analfabeta e 30,5% é analfabeta funcional. (12)

19 População brasileira População economicamente ativa
(13) População economicamente ativa Capítulo 5, págs. 80 à 98 População economicamente ativa: conjunto de pessoas que está trabalhando ou está procurando trabalho. Setores da economia: Setor primário: atividades agropecuárias e extrativas; Setor secundário: engloba as atividades industriais; Setor terciário: corresponde ao comércio e aos serviços. (2)

20 Bibliografia 1. 2. (gráfico e texto) Geografia e sociedade. Escala editorial, vol. 2, Martins, Bigotto e Vittiello 3. 4- 5- 6-

21 Bibliografia 7- 8- (gráfico e texto) Geografia e sociedade. Escala editorial, vol. 2, Martins, Bigotto e Vittiello 9- 10- Geografia e sociedade. Escala editorial, vol. 2, Martins, Bigotto e Vittiello 11- 12- 13-


Carregar ppt "População brasileira IBGE, raça e etnia (1)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google