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Pesquisa de Mercado Quem Somos Visão do mercado Objetivos da pesquisa

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Apresentação em tema: "Pesquisa de Mercado Quem Somos Visão do mercado Objetivos da pesquisa"— Transcrição da apresentação:

1 Pesquisa de Mercado Quem Somos Visão do mercado Objetivos da pesquisa
Metodologia Públicos Pesquisa Qualitativa Pesquisa Quantitativa Resumo Executivo

2 Quem Somos A Datavox é uma empresa voltada para o desenvolvimento de estratégias de marketing e pesquisa, com foco em Seguros. O conhecimento adquirido, nos últimos 20 anos, nos capacita a oferecer serviços diferenciados para cada tipo de empresa. Desenvolvemos projetos de pesquisa e de relacionamento desde o planejamento estratégico, modelagem estatística, até a execução das campanhas, suas análises e aprimoramentos. Os sócios da DataVox atuam há mais de 20 anos nas áreas de Marketing, e Tecnologia e Seguros tendo desenvolvido suas carreiras como executivos em grandes empresas e sócios de empresas de de serviços nas áreas de Marketing e Seguros.

3 Quem Somos Flávio Nogueira é MSC em Administração, MBA em Marketing, engenheiro de Sistemas de Informação e Corretor de Seguros. É professor convidado do curso de MBA em Marketing da FGV Management. Foi um dos pioneiros na área de DBM no Brasil implantando softwares nos principais Bancos e Seguradoras do Brasil além de projetos no varejo dentro e fora do Brasil. Desenvolveu projetos de Planejamento e Pesquisas em companhias como Fenacor, Funenseg, Bradesco Seguros, SulAmérica Seguros, Varig, Vivo e Petróleo Ipiranga. A Datavox inclui no seu plantel de recursos, consultores e empresas que complementa sua linha de serviços. Destacamos a Qualimétrica na área de pesquisas e a Hatt na área de criação e produção de comunicação personalizada.

4 Visão do mercado Ofertas por todos os lados. Onde comprar com mais segurança? Veio o Sinistro, a quem recorrer?

5 Visão do mercado – Com quem Compra, O que?
Corretor Banco Existe um canal preferido ? O consumidor é exclusivo ? A compra é segmentada por Natureza (ex): Seguros de Danos – Corretor Seguros de Pessoas - Banco Onde o consumidor busca assistência no Sinistro? Seguradora O que define a Segurança na Compra e Utilização do Seguro Receber uma análise do seu risco e recomendações sobre o que comprar? Receber proposta de mais de uma Seguradora? Comprar Seguro do “seu” Corretor ou do “seu” Banco? Pagar sempre o menor preço? Ter assessoria no preenchimento do aviso de Sinistro? Ter quem o “defenda” junto a Seguradora?

6 Objetivos Estratégicos
Estudar a Percepção de Segurança do Consumidor em Relação a Seguros. Esse trabalho procurou quantificar a percepção de segurança do Consumidor de Seguros em relação ao produto e suas nuances quanto aos canais, particularmente o Corretor de Seguros, os Bancos e as Seguradoras. Fornecer “insights” para formação de profissionais o mercado Fornecer elementos para o desenvolvimento de estratégias de Marketing para Corretores de Seguros e demais atores do mercado

7 Objetivos Operacionais
Visão do Corretor de Seguros sobre seus Serviços ao Consumidor Pesquisa qualitativa – Definir diretrizes sobre a avaliação da Segurança transmitida aos consumidores de Seguros na Contratação, Atendimento e na Regulação de Sinistros. Percepção de Segurança do Consumidor de Seguros com o Produto Pesquisa quantitativa – Definir os elementos formadores da Segurança do consumidor de Seguros na compra e uso do Seguro. Mensurar a percepção de Segurança na compra e uso de Seguros e Previdência. Consumidor Potencial de Seguros – Onde encontrar Segurança ? Pesquisa quantitativa – Descrever o perfil do não comprador de seguros e sua indicação para compra futura de Seguros. Seguro só com o Corretor de Seguros – A visão do consumidor

8 Metodologia Foi desenvolvido um estudo quantitativo através da aplicação de questionário estruturado via telefone. Os principais aspectos metodológicos encontram-se descritos a seguir. Etapa Exploratória Antecedeu a realização do estudo, uma etapa exploratória através da realização de dois grupos de discussão, com Corretores de Seguros, com Consumidores de Seguros e Seguradores. O propósito desta etapa foi trazer informações preliminares a respeito do conceito a ser avaliado, e contribuir para a construção dos Instrumentos de Coleta de Dados do Estudo. Etapa Quantitativa Objetivo Desenvolver conhecimento sobre a percepção de segurança do consumidor dos Seguros na aquisição e utilização de Seguros. Especificamente levantamos: Perfil de quem ainda não compra Seguro Características dos consumidores dos Canais (Bancos & Corretores) Fatores que definem Segurança, na compra e uso de Seguros, para consumidor de Seguros Diferenças dos grupos quanto à percepção de segurança

9 Etapa Exploratória - Pesquisa Qualitativa - Objetivos
Conceito de Segurança O que é Segurança para o Consumidor? Como o mercado vende e entrega esses benefícios? Como é transmitida a confiança com o produto? Quais o elementos percebidos pelos consumidores com fontes de confiança no seu relacionamento com o Seguro? Existem percepções distintas por Produto? Qual a visão que os atores do mercado tem de cada um deles?

10 Pesquisa Qualitativa Objetivo Amplo
Objetivo, Metodologia e Amostra Objetivo Amplo Avaliar a percepção dos consumidores de seguros, sobre a segurança em comprar e utilizar seguros. Metodologia e Amostra Foi conduzido um estudo com ênfase qualitativa, através da realização de quatro grupos de discussão, no Rio de Janeiro e em São Paulo, conforme distribuição a seguir: 2 grupos no RJ – Corretores de seguros e possuidores de seguros; 2 grupos no SP – Corretores de seguros e Seguradoras. Os grupos foram realizados em julho de 2007.

11 O que é Segurança e o que Seguradoras e Corretores vendem
Pesquisa Qualitativa – Conceito de Segurança O que é Segurança e o que Seguradoras e Corretores vendem De uma forma geral, converge a percepção de que segurança é proteção, é o direito de proteger qualquer bem (saúde, automóvel, residência, empresa etc.). Do ponto de vista dos corretores e das seguradoras, o cliente adquire um seguro porque busca tranqüilidade, integridade e a certeza da recuperação de patrimônio tal como era antes de um sinistro. O consumidor, em particular, acredita que está comprando uma garantia absoluta. Tal garantia torna-se tangível, na visão do segurado, ao ser ressarcido de um dano no momento em que precisa utilizar o seguro. Há menções, ainda, que o fato de possuir seguro evita aborrecimentos para quem sofre algum tipo de dano. PAPEL DO SEGURO

12 Pesquisa Qualitativa – Conceito de Segurança
“Eu vendo tranqüilidade. Você compra minha apólice e esteja tranqüilo que o que acontecer eu estou do seu lado”. [Seguradora, SP] “Tenho certeza que o papel maior do seguro é dar garantia, numa eventualidade, num acidente, de que você vai receber tudo de volta”. [Consumidor, RJ] “O que eu vendo é sinistro. A tranqüilidade quando o seu carro for roubado, calma que eu vou te arranjar um carro. O meu produto é a tranqüilidade na hora do sinistro”. [Seguradora, SP] “Por que a pessoa compra seguro de automóvel? Porque sai da concessionária com medo de ser roubado. Então ela compra de imediato o seguro do automóvel. Proteção do patrimônio dele”. [Corretor, SP] “A gente compra tranqüilidade, de não ter aborrecimento quando ocorre colisão ou furto de nosso veículo”. [Consumidor, RJ] “A segurança é a garantia absoluta de que seu estado financeiro será mantido e reposto mesmo com a sua ausência, no caso de seguro de vida. Ou com o seu automóvel. Numa empresa, num incêndio, é a recuperação do seu patrimônio exatamente como era antes do acidente”. [Corretor, SP]

13 Pesquisa Qualitativa – Venda
De uma forma geral, os corretores acreditam que a percepção sobre a necessidade de outros tipos de seguro, diferentes do de automóvel ou de saúde, ainda é muito baixa. O corretor, portanto, que melhor se aproxima do cliente e entende suas necessidades, consegue evidenciar o “gap” entre o estado atual (de risco) e o desejado (de segurança). Dessa forma, torna clara a importância da aquisição de um seguro. “A função do corretor é despertar no cliente a sua vulnerabilidade”. [Corretor, SP] Pode-se inferir que pela falta de cultura na compra de seguros, hoje, no país, o cliente desconhece inclusive a existência de alguns tipos de seguro como o de vida e o de previdência, por exemplo. Tal fato pode explicar a comercialização, sem muito esforço, dos seguros saúde e automóvel, em comparação aos demais. “Tem até seguro que nem usa. Por exemplo, o DPVAT, que é o seguro obrigatório do carro, que todo mundo paga. Aí alguém se acidenta, quebra um braço, fica inválido e não vai procurar esse seguro. É a falta de informação. Não é o seguro que vem atrás de você”. [Consumidor, RJ]

14 Problemas percebidos do Mercado de Seguros
Pesquisa Qualitativa – Venda - Obstáculos Problemas percebidos do Mercado de Seguros EXCESSO DE REGULAMENTAÇÃO; EXCESSO DE TRIBUTAÇÃO; PODER AQUISITIVO E O ALTO CUSTO PERCEBIDO DOS SEGUROS; POUCA DIVULGAÇÃO QUE AFETA O DESCONHECIMENTO DA POPULAÇÃO EM RELAÇÃO AO MERCADO DE SEGUROS. “A seguradora não chega ao mercado com um balanço dizendo, ‘olha, nós indenizamos tantos milhões de vidas, recuperamos tantas empresas’. Não há um balanço para o mercado das atividades que o seguro fez para o consumidor”. [Corretor, SP]

15 Como se transmite a confiança
Pesquisa Qualitativa – Confiabilidade Como se transmite a confiança PARA... NA VENDA NO USO NO PÓS-VENDA ... Corretor de banco Bandeira do banco por trás. Excelência no atendimento. ... Corretor autônomo Busca transparência na venda – mostrando vantagens e desvantagens das alternativas de produtos e fornecedores; Histórico profissional e carteira de clientes. Orienta cliente; Coloca-se à disposição 24h. ... Consumidor Atendimento individualizado do corretor; Acesso sem call center ou burocracia; Resposta rápida; Ser indenizado nos sinistros. Ações de marketing de relacionamento como p. ex. telefonemas após utilização do seguro; para avaliar satisfação pelo uso. ... Seguradora Relacionamento do corretor com o cliente.

16 Pesquisa Qualitativa – Confiabilidade – Pós Venda
“Depois do meu acidente de carro, depois que fizeram o serviço, duas vezes me ligaram da seguradora para saber se estava tudo bem com o carro, se estava do jeito que eu queria, se estava faltando alguma coisa. Isso aí eu senti uma preocupação deles e o que me deixou mais confiante na seguradora”. [Consumidor, RJ] “A primeira coisa que iria passar pela minha cabeça quando eu realmente viesse a precisar a fazer um seguro ou a renovar, seria aquela pessoa que me ligou sem eu precisar”. [Consumidor, RJ] “Nós adoramos ser bajulados (...) ou qualquer tipo de manifestação no dia do meu aniversário (...) é como você comprar uma blusa numa loja e quando chegar em casa o vendedor te ligar para saber se você gostou da blusa”. [Consumidor, RJ] “Hoje nós temos que ter uma excelência no atendimento. E quando você dá essa excelência no atendimento? Quando você vende, quando você entrega o produto. Quando você tem o sinistro e aí você tem que ter excelência no atendimento. Essa excelência do atendimento é você sinistrar junto com o segurado (...) É você estar intervindo na seguradora no sinistro dele. É você acompanhar o recebimento dele e acompanhar ele na compra do novo bem”. [Corretor, SP] “Eu procuro mandar um cartão de natal, ligo pessoalmente para todos os segurados no aniversário, mando de parabéns, dia dos pais, dia das mães...”. [Corretor, SP]

17 Imagem dos canais de Venda

18 Pesquisa Qualitativa – Imagem dos canais
“Todo corretor faz barba, cabelo e bigode por questões de necessidades. E aí o que faz? Isso afeta a qualidade do serviço. Se o cara comercializa automóvel, previdência, saúde, vida, garantia, faz de tudo um pouco, não faz nada bem”. [Corretor, RJ] “Corretor é o melhor canal de vendas, hoje. É o nosso principal canal de distribuição (...) É o profissional habilitado para comercialização e esclarecer na ponta o consumidor final. Faz o elo entre o consumidor final e a seguradora”. [Seguradora, SP] “Temos uma grande facilidade pra você adquirir todos esses produtos (do banco). Primeiro: o que você comprar de seguro aqui nós vamos financiar pra você. Aumentaria o limite do cheque especial (...) Então você pode comprar o seguro de automóvel, seguro de vida, amparando toda a sua família, protegendo todos os seus bens com todas essas facilidades para financiar pra você”. [Corretor, RJ] “Decisão que envolve patrimônio, segurança, determinados aspectos que podem te afetar a vida inteira precisam ser tomadas com alguém (corretor) tête à tête, esclarecendo detalhes de cláusula e uma série de outros fatores”. [Corretor, SP] “Não tem vantagem alguma! Banco pode quebrar”. [Consumidor, RJ] “A profissão fim dele (do gerente de banco) não é vender seguro (...) Ele tem que bater cota, aquilo ali pra ele é produto”. [Consumidor, RJ] Desvantagem do Corretor Vantagem do Corretor Vantagem do Banco Vantagem do Corretor Desvantagem do Banco

19 Pesquisa Qualitativa – Imagem dos canais - Corretor
Há críticas entre os corretores de que há profissionais no mercado sem conhecimento dos produtos, o que pode impactar na credibilidade da venda de seus serviços. CORRETOR COMO CONSULTOR Como citado, anteriormente, a venda técnica é uma desvantagem da compra de seguros através do corretor. Nos discursos que surgem, a venda para ser técnica tem de dar não apenas explicações das características do produto, mas as suas aplicações e seus benefícios para cada tipo de cliente. É saber vender o benefício e não o produto. Emerge, embora com pouca ênfase, entre os consumidores, que a confiança no corretor é mais importante do que a escolha em si da seguradora. O segurado acredita que é o corretor quem faz a interface com a seguradora.

20 Canal de venda por tipo de produto, na visão dos Consumidores
Pesquisa Qualitativa – Imagem dos canais - Produtos Canal de venda por tipo de produto, na visão dos Consumidores PREVIDÊNCIA SAÚDE RESIDENCIAL BANCO SEGURADORA BANCO AUTOMÓVEL CORRETOR BANCO AS CONSIDERADAS GRANDES, COMO AMIL E SUL AMÉRICA. SEGURADORA

21 Relacionamento entre Segurador, Corretor e Consumidor

22 Pesquisa Qualitativa – Relacionamento entre os atores
SEGURADORA CORRETOR* CONSUMIDOR Relação: 24h por dia à disposição Poderoso, o que toma conta da floresta Fiel, protege o cliente É grande, ocupa espaço, mas não incomoda Indefesos, são a caça Tem de ir à caça raposa *BANCO Esperta, traiçoeira, defende próprios interesses

23 PESQUISA QUANTITATIVA

24 Pesquisa Quantitativa
Objetivo, Metodologia e Amostra Objetivos e Metodologia Amostra Posse de Seguros PLANO DE SAÚDE SEGURO DE AUTOMÓVEL SEGURO RESIDENCIAL SEGURO DE VIDA PLANO DE PREVIDÊNCIA Conceito de Segurança Perfil NÃO POSSUEM SEGUROS INDIVIDUAIS POSSUEM SEGURO Síntese dos resultados

25 Pesquisa Quantitativa
Objetivo, Metodologia e Amostra Objetivo Amplo Avaliar a percepção dos consumidores de seguros, sobre a segurança em fazer seguros. Objetivos específicos da etapa Quantitativa Desenvolver conhecimento sobre a percepção de Segurança do Consumidor dos Seguros na aquisição e utilização de Seguros. Investigar perfil de quem ainda não compra Seguros Levantar percepções dos consumidores sobre os Canais de Venda utilizados pelas seguradoras Identificar fatores que transmitem Segurança, na compra e uso de Seguros, para o Consumidor de Seguros Identificar diferenças dos grupos quanto à percepção de Segurança

26 Amostra – Consumidor de Seguros

27 Pesquisa Quantitativa
Objetivo, Metodologia e Amostra Metodologia e Amostra Foi desenvolvido um estudo quantitativo através da aplicação de 2346 questionários estruturados, via telefone. Deste total 2039 tinham pelo menos um seguro individual e 229 não tinham qualquer seguro (estudo somente de perfil).

28 Pesquisa Quantitativa
Posse de Seguro Amostra – Pessoas de ambos os sexos entre 18 e 65 anos com renda individual mensal superior a R$ 1.500,00.

29 Pesquisa Quantitativa Distribuição por canal
Posse de Seguro Distribuição por canal

30 Pesquisa Quantitativa
Posse de Seguro Maior proporção de posse de seguro geral e empresarial Maior proporção de posse de seguro individual Menor proporção de posse Base: 2.346

31 Motivo que o levou a adquirir o seguro ATRAVÉS DE UM CORRETOR ?
Seguro de Automóvel Motivo que o levou a adquirir o seguro ATRAVÉS DE UM CORRETOR ? Confiança novamente se destaca como principal razão de compra de seguro automóvel através do corretor.

32 Motivo que o levou a adquirir o seguro ATRAVÉS DE UM BANCO ?
Seguro de Automóvel Motivo que o levou a adquirir o seguro ATRAVÉS DE UM BANCO ?

33 Motivo que o levou a adquirir o seguro DIRETO DA SEGURADORA ?
Seguro de Automóvel Motivo que o levou a adquirir o seguro DIRETO DA SEGURADORA ?

34 Pesquisa Quantitativa – Percepção de Segurança

35 Pesquisa Quantitativa Percepção de segurança (%)
Exclusivo corretor banco seguradora Corretor e outros Total Me sinto mais seguro comprando seguros com um corretor de seguros 76,1% 71,0% 73,5% 77,7% 74,1% seguros com meu banco 58,4% 67,1% 63,5% 62,7% 63,1% seguros direto da seguradora 66,0% 72,0% 77,2% 72,9% Com o Corretor de Seguros é mais Seguro

36 Pesquisa Quantitativa GRAU DE CONCORDÂNCIA - Geral
Segurança GRAU DE CONCORDÂNCIA - Geral

37 Pesquisa Quantitativa
Segurança GRAU DE CONCORDÂNCIA Canal de Venda

38 Percepção De Segurança Análise de Correspondências
Essa técnica permite que se visualize a relação entre diversas questões (variáveis) que ocorrem simultaneamente. Utilizamos a técnica para explorar as correspondências entres as questões que envolvem a percepção de segurança e os Canais de compra do seguro. Nota-se que, independentemente do produto a especialização do Corretor de Seguros não se aproxima dos clientes que compram com os Corretores estando sempre mais próximo aos que compram em Bancos. Podemos entender que quando esta comprando do Corretor a especialização não esta sendo percebida como diferencial, entretanto quando compra no Banco o Consumidor tente a valorizar essa questão. Nota-se também a maior proximidade da afirmação “Me sinto mais seguro quando compro seguro com um Corretor de Seguros” com seus clientes do que em qualquer dos outros canais.

39 Possuem Seguro de Automóvel
Confiabilidade Possuem Seguro de Automóvel

40 Perfil dos Respondentes

41 Pesquisa Quantitativa
Síntese do Perfil Foram compiladas respostas de 2117 de consumidores com pelo menos um Seguro e 229 pessoas que não possuíam nenhum tipo de Seguro. Quem não possui Seguro é mais jovem. O percentual de pessoas até 25 anos sem seguro é 2,46 vezes maior que daqueles que tem. A partir dos 42 anos essa situação se inverte sendo a quantidade de pessoas com seguro 1,61 vezes maior que daquelas sem seguro. A escolaridade também influencia, notando-se que quanto maior o nível de escolaridade maior a chance de a pessoa seguros. O fator decisivo foi renda. Na faixa até R$ 1750,00 a participação dos sem seguro é 2,97 maior do que aqueles que possuem seguros

42 SÍNTESE DOS RESULTADOS

43 Pesquisa Quantitativa
Síntese dos Resultados No que se refere à posse de seguros, maiores proporções de respondentes com plano de saúde empresarial (37,1%) e seguro automóvel individual (51,6%). Quase ¾ dos entrevistados não possuem plano de previdência (72,8%). Banco mostra-se o principal canal de aquisição dos seguros residencial, de vida e de previdência. Cerca de 60% dos consumidores investigados adquiriram seguro de automóvel através do corretor e pouco mais da metade comprou plano de saúde via seguradora (55,8%). Independentemente do canal de venda – via corretor, banco ou seguradora – confiança é o principal motivo para escolha do meio de acesso para todos os tipos de seguro investigados.

44 Desafios para os Corretores de Seguros
Como conquistar clientes que vêm nos Bancos seu canal preferencial para compra de Seguros ? Como valorizar a especialização dos Corretores de Seguros que não é reconhecida como diferencial dentre seus clientes ? Como difundir entre os Corretores as melhores práticas de relacionamento envolvendo pós venda, vendas cruzadas e fidelização que agora sabemos serem diferenciais junto aos Consumidores ? Como melhorar a Comunicação do mercado com os Consumidores de Seguros para que esses se sintam mais seguros ao comprar seguros e que valorizem mais o “produto” reduzindo a percepção de preço elevado dos prêmios?

45 Mais informações sobre a pesquisa
DataVox Marketing e Seguros

46 Pesquisa Quantitativa
Detalhada

47 POSSE DE SEGURO

48 III. PLANO DE SAÚDE

49 Motivo de escolha do plano de saúde ATRAVÉS DE UM CORRETOR
Destaque para os dois fatores de maior incidência relacionarem-se à confiança. A dimensão preço, através do motivo “proposta mais barata” totaliza pouco mais metade do motivo “confiança no corretor”

50 Motivo de escolha do plano de saúde ATRAVÉS DE UM BANCO
Confiança também destaca-se para os respondentes que optaram pela compra do plano de saúde através do banco.

51 Motivo de escolha do plano de saúde DIRETO DA SEGURADORA
Confiança – motivo de maior incidência para respondentes que optaram comprar direto da seguradora

52 Como o Sr. (a Sra.) adquiriu esse plano de saúde?

53 IV. SEGURO DE AUTOMÓVEL

54 Motivo que o levou a adquirir o seguro ATRAVÉS DE UM CORRETOR ?
Seguro de Automóvel Motivo que o levou a adquirir o seguro ATRAVÉS DE UM CORRETOR ? Confiança novamente se destaca como principal razão de compra de seguro automóvel através do corretor.

55 Seguro de Automóvel Quando o Sr. (a Sra.) precisa utilizar o seu seguro de automóvel, quem costuma acionar primeiro? Maiores proporções de respondentes que costumar acionar primeiro a seguradora (48,9%) e o corretor de seguros (42,2%).

56 V. SEGURO RESIDENCIAL

57 Motivo que o levou a adquirir o seguro ATRAVÉS DE UM CORRETOR ?
Seguro Residencial Motivo que o levou a adquirir o seguro ATRAVÉS DE UM CORRETOR ?

58 Qual o motivo que o levou a adquirir o seguro NO BANCO?
Seguro Residencial Qual o motivo que o levou a adquirir o seguro NO BANCO?

59 Qual o motivo que o levou a adquirir o seguro DIRETO NA SEGURADORA?
Seguro Residencial Qual o motivo que o levou a adquirir o seguro DIRETO NA SEGURADORA?

60 Como o Sr. (a Sra.) adquiriu esse seguro?
Seguro Residencial Como o Sr. (a Sra.) adquiriu esse seguro?

61 VI. SEGURO DE VIDA

62 Motivo que o levou a adquirir o seguro ATRAVÉS DE UM CORRETOR ?
Seguro de Vida Motivo que o levou a adquirir o seguro ATRAVÉS DE UM CORRETOR ?

63 Qual o motivo que o levou a adquirir o seguro NO BANCO?
Seguro de Vida Qual o motivo que o levou a adquirir o seguro NO BANCO?

64 Qual o motivo que o levou a adquirir o seguro DIRETO DA SEGURADORA?
Seguro de Vida Qual o motivo que o levou a adquirir o seguro DIRETO DA SEGURADORA?

65 Como o Sr. (a Sra.) adquiriu esse seguro de vida?

66 VII. PLANO DE PREVIDÊNCIA

67 Motivo que o levou a adquirir o seguro ATRAVÉS DE UM CORRETOR ?
Plano de Previdência Motivo que o levou a adquirir o seguro ATRAVÉS DE UM CORRETOR ?

68 Qual o motivo que o levou a adquirir o plano NO BANCO?
Plano de Previdência Qual o motivo que o levou a adquirir o plano NO BANCO?

69 Qual o motivo que o levou a adquirir o plano DIRETO DA SEGURADORA?
Plano de Previdência Qual o motivo que o levou a adquirir o plano DIRETO DA SEGURADORA?

70 Como o Sr. (a Sra.) adquiriu esse plano de previdência?

71 VIII. Segurança

72 Percepção de segurança (%)
Exclusivo corretor banco seguradora Corretor e outros Total Me sinto mais seguro comprando seguros com um corretor de seguros 76,1% 71,0% 73,5% 77,7% 74,1% seguros com meu banco 58,4% 67,1% 63,5% 62,7% 63,1% seguros direto da seguradora 66,0% 72,0% 77,2% 72,9%

73 GRAU DE CONCORDÂNCIA - Geral
Segurança GRAU DE CONCORDÂNCIA - Geral

74 Possuem Seguro de Automóvel
Segurança Possuem Seguro de Automóvel

75 Percepção De Segurança Análise de Correspondências
Essa técnica permite que se visualize a relação entre diversas questões (variáveis) que ocorrem simultaneamente. Utilizamos a técnica para explorar as correspondências entres as questões que envolvem a percepção de segurança e os Canais de compra do seguro. Nota-se que, independentemente do produto a especialização do Corretor de Seguros não se aproxima dos clientes que compram com os Corretores estando sempre mais próximo aos que compram em Bancos. Podemos entender que quando esta comprando do Corretor a especialização não esta sendo percebida como diferencial, entretanto quando compra no Banco o Consumidor tente a valorizar essa questão. Nota-se também a maior proximidade da afirmação “Me sinto mais seguro quando compro seguro com um Corretor de Seguros” com seus clientes do que em qualquer dos outros canais.

76 Possuem Seguro de Automóvel
Confiabilidade Possuem Seguro de Automóvel

77 Confiabilidade Possuem Plano de Saúde

78 Possuem Seguro Residencial
Confiabilidade Possuem Seguro Residencial

79 Confiabilidade Possuem Seguro de Vida

80 Possuem Plano de Previdência
Confiabilidade Possuem Plano de Previdência

81 Não possuem seguros individuais
IX. PERFIL Não possuem seguros individuais

82 Perfil Qual é a sua idade?

83 Qual é o seu estado civil?
Perfil – Não possuem seguros individuais Qual é o seu estado civil?

84 Perfil – Não possuem seguros individuais
O Sr. (a Sra.) tem filhos?

85 Qual o seu grau de escolaridade completo?
Perfil – Não possuem seguros individuais Qual o seu grau de escolaridade completo?

86 Perfil – Não possuem seguros individuais
Qual a sua profissão?

87 Qual o seu principal banco?
Perfil – Não possuem seguros individuais Qual o seu principal banco?

88 O Sr. (a Sra.) mora em casa própria?
Perfil – Não possuem seguros individuais O Sr. (a Sra.) mora em casa própria? O Sr. (a Sra.) possui automóvel próprio?

89 Em que faixa de renda mensal familiar o Sr. (a Sra.) se enquadra?
Perfil – Não possuem seguros individuais Em que faixa de renda mensal familiar o Sr. (a Sra.) se enquadra?

90 X. PERFIL Possuem Seguro

91 Qual é a sua idade? Perfil – Possuem seguro
(*) Possui indivíduos em comum com “Seguro Individual e Empresarial”

92 Qual é o seu estado civil?
Perfil – Possuem seguro Qual é o seu estado civil? (*) Possui indivíduos em comum com “Seguro Individual e Empresarial”

93 O Sr. (a Sra.) tem filhos? Perfil – Possuem seguro
(*) Possui indivíduos em comum com “Seguro Individual e Empresarial”

94 Qual o seu grau de escolaridade completo?
Perfil – Possuem seguro Qual o seu grau de escolaridade completo? (*) Possui indivíduos em comum com “Seguro Individual e Empresarial”

95 Qual a sua profissão? Perfil – Possuem seguro
(*) Possui indivíduos em comum com “Seguro Individual e Empresarial”

96 Qual o seu principal banco?
Perfil – Possuem seguro Qual o seu principal banco? (*) Possui indivíduos em comum com “Seguro Individual e Empresarial”

97 O Sr. (a Sra.) mora em casa própria?
Perfil – Possuem seguro empresarial O Sr. (a Sra.) mora em casa própria? O Sr. (a Sra.) possui automóvel próprio? (*) Possui indivíduos em comum com “Seguro Individual e Empresarial”

98 Em que faixa de renda mensal familiar o Sr. (a Sra.) se enquadra?
Perfil – Possuem seguro empresarial Em que faixa de renda mensal familiar o Sr. (a Sra.) se enquadra? (*) Possui indivíduos em comum com “Seguro Individual e Empresarial”

99 XI. SÍNTESE DOS RESULTADOS

100 Síntese dos Resultados
No que se refere à posse de seguros, maiores proporções de respondentes com plano de saúde empresarial (37,1%) e seguro automóvel individual (51,6%). Quase ¾ dos entrevistados não possuem plano de previdência (72,8%). Banco mostra-se o principal canal de aquisição dos seguros residencial, de vida e de previdência. Cerca de 60% dos consumidores investigados adquiriram seguro de automóvel através do corretor e pouco mais da metade comprou plano de saúde via seguradora (55,8%). Independentemente do canal de venda – via corretor, banco ou seguradora – confiança é o principal motivo para escolha do meio de acesso para todos os tipos de seguro investigados. Banco do Brasil, Bradesco Seguros e Itaú Seguros destacam-se por estar presentes entre as seguradoras com maior ou menor proporção de respondentes, nos 5 tipos de seguro.

101 Mais informações sobre a pesquisa
DataVox Marketing e Seguros


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