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Novo ENEM: desafios e reflexões

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Apresentação em tema: "Novo ENEM: desafios e reflexões"— Transcrição da apresentação:

1 Novo ENEM: desafios e reflexões
Resultado esperado: informar os alunos sobre a estrutura de funcionamento do ENEM, instruindo-os sobre os aspectos importantes relativos à sua realização Sensibilizá-los para a importância do ENEM para o ingresso em IES públicas e para o nome da escola O que motiva a audiência?  Passar no vestibular. O que eles sabem?  Muito pouco. Sabem que é uma prova extensa e que está sendo bastante considerada para o vestibular Como irão reagir às mensagens?  (1) Surpreender-se com a importância do ENEM para o vestibular; (2) compreender a dinâmica diferenciada da prova conduzir seus estudos e execução de forma apropriada. 20/09/2011 Profº Diego Calegari

2 ENEM: um novo referencial para a educação
O ENEM foi completamente modificado a partir de 2009, para atender a uma estratégia do governo federal em consolidar, no longo prazo, um vestibular unificado para todas as IES públicas do Brasil Hoje, já está incorporado ao vestibular das principais Universidades do país, sendo utilizado parcial ou integralmente para composição de nota Vem trazer um novo referencial para o Ensino Médio brasileiro, substituindo a avaliação de conteúdo pela avaliação de habilidades e competências 2

3 Nosso objetivo com essa apresentação:
Apresentar os princípios e forma de funcionamento do novo ENEM, de modo prepará-los melhor para a realização da prova e, consequentemente, aumentar suas chances de passar o vestibular 3

4 Estrutura e organização da prova

5 Matriz de referência e estrutura da prova
Eixos cognitivos Matriz de referência Ciências da Natureza e suas Tecnologias Dominar linguagens Compreender fenômenos Ciências Humanas e suas Tecnologias H16 - Identificar registros sobre o papel das técnicas e tecnologias na organização do trabalho e/ou da vida social. Enfrentar situações-problema Matemática e suas Tecnologias Construir argumentação Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Elaborar propostas H22 - Relacionar, em diferentes textos, opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos. 5

6 Matriz de referência e estrutura da prova
Ciências da Natureza e suas Tecnologias 45 questões PROVA 1 22/10 4h30 Ciências Humanas e suas Tecnologias 45 questões Matemática e suas Tecnologias 45 questões 45 questões PROVA 2 23/10 5h30 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias + Dissertação Redação 6

7 Ou seja: agilidade e resiliência são fundamentais!
Por consequência... Considerando-se o número de questões, o tempo sugerido para transcrição das respostas do caderno de questões para o cartão-resposta (30 minutos), e o tempo geral de prova, pode-se dizer que: O tempo médio para resolução de cada questão é de 2 minutos e 40 segundos; O tempo disponível para realização da redação é de 1 hora (sugestão de 40 minutos para rascunho e 20 minutos para passar a limpo) Ou seja: agilidade e resiliência são fundamentais! 7

8 As notas no ENEM e a Teoria de Resposta ao Item (TRI)

9 Como se calcula a nota geral do ENEM?
Existe uma nota global do Enem? Não, o Inep não calcula uma média global de desempenho, apenas apresenta as médias separadamente. A prova do Enem tem cinco notas: uma para cada área de conhecimento avaliada – Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática –, mais a média da redação. (Fonte: ttp:// Exemplo: Área de conhecimento Sua Nota Ciências da Natureza e suas Tecnologias 585.6 Ciências Humanas e suas Tecnologias 597.7 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 650.3 Matemática e suas Tecnologias 479.8 Redação 750.0 9

10 Para iniciar, uma questão:
Zequinha acertou 107 questões no ENEM, enquanto Clara acertou 101. Quem dos dois teve o melhor desempenho? Depende! 10

11 Teoria Clássica da Avaliação (TCA) x Teoria de Resposta ao Item (TRI)
TCA – Desempenho final corresponde exatamente ao número de acertos TRI – Desempenho final corresponde ao nível de dificuldade das questões e ao padrão de respostas do aluno 11

12 Teoria Clássica da Avaliação (TCA) x Teoria de Resposta ao Item (TRI)
“O Ministério da educação adverte: não adianta chutar no ENEM” Correto... ...contudo, ainda é melhor chutar do que não responder. Questões em branco serão consideradas erradas! 12

13 Teoria Clássica da Avaliação (TCA) x Teoria de Resposta ao Item (TRI)
“Um candidato com baixa habilidade acertou um item difícil devido a uma experiência específica, mas seu acerto não será considerado” Errado! Seu acerto será sim considerado... ...porém, receberá uma pontuação menor pela questão, pois o sistema entenderá como um “chute”. 13

14 Conclusão Por se basear nas habilidades, e não nos conteúdos, e por utilizar a TRI, a prova do ENEM avalia realmente as competências do aluno, não havendo motivos para alunos bons irem mal (assim como alunos “fracos” irem bem!) 14

15 Redação ENEM

16 Redação: entrevista com Vilma Corrêa, integrante da equipe de correção do ENEM 2011
O aluno pode citar idéias dos textos de apoio na redação do Enem? (...) Ele pode utilizar os textos, mas também precisa ter idéias próprias. Uma coisa é usar as informações a partir de uma redação própria, outra é montar uma colcha de retalhos com os dados e argumentos do material de apoio. Trechos dos textos de apoio podem ser redigidos com as mesmas palavras? O aluno pode pegar expressões e frases do texto, desde que as identifique entre aspas e cite seus autores. Quais são os critérios avaliados na prova? Domínio da norma culta da língua; compreensão da proposta da redação; Seleção e organização correta de informações para a defesa de um ponto de vista; uso de mecanismos adequados de articulação do texto (coesão e coerência); elaboração de uma proposta de intervenção para o problema abordado, demonstrando respeito aos direitos humanos. 16

17 Redação: entrevista com Vilma Corrêa, integrante da equipe de correção do ENEM 2011
No ano passado, a então coordenadora geral de correção das redações do Enem, Gisele Gama, afirmou que os estudantes poderiam tirar nota máxima mesmo que o texto trouxesse pequenos erros de português. A regra também vale para a prova deste ano? Sim. A importância da redação está no conjunto, por isso o aluno pode cometer eventuais deslizes. Errar uma palavra não prejudica o estudante; o que o desqualifica é um texto cheio de erros absurdos, graves. Qual é o peso da redação na nota final do Enem? A redação corresponde a 50% da nota final do aluno (APENAS PROUNI). Fonte: 17

18 Redação: entrevista com professor de língua portuguesa e literatura brasileira Jefferson Cassiano
Ribeirão Preto Online - No que o aluno deve prestar atenção no dia a dia para se sair bem na redação? A prova de redação do Enem é diferente. O candidato precisa ficar atento ao mundo em sua volta para se sair bem. (...) o que os examinadores esperam é um candidato capaz de usar suas próprias ferramentas para interferir em situações-problema. Há uma determinada ordem que o aluno deve seguir para estruturar bem a redação? Esse é outro mito que precisa ser derrubado. (...) Na estrutura da tipologia dissertativa, há elementos obrigatórios: tese, argumentos e, óbvio, conclusão. Daí a afirmar que há uma ordem para apresentar esses elementos é ingenuidade ou preguiça. Dissertar é debater O aluno pode ficar “em cima do muro” ou é obrigatório ter uma opinião clara sobre o tema? Alguns alunos confundem ter opinião clara com estabelecer posições do tipo “a favor” ou “contra”. Poucos são os temas que permitem um posicionamento tão simples (...) Assuma uma posição, mas problematize o tema antes. 18

19 Redação: entrevista com professor de língua portuguesa e literatura brasileira Jefferson Cassiano
Além de argumentar é preciso que o aluno indique uma solução para a problemática apresentada? Qual a melhor maneira de fazer isso? Para a redação do Enem, é muito importante apresentar uma interferência na realidade, o que pode ser entendido como uma solução.  Uma boa maneira de fazer isso é encaminhar seu texto para essa interferência, a qual funcionaria como uma conclusão.  Tente ser objetivo e específico.  O Inep espera que a sua interferência seja aplicável, factível e não um delírio idealista.  Mantenha os pés no chão e a cabeça em sua experiência de vida. Fonte: 19

20 Atribuição de nota zero à redação (anulada)
6.7.7 Em todos os casos expressos abaixo, será atribuída nota zero à redação: que não atender a proposta solicitada ou que possua outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo- argumentativo, o que configurará “Fuga ao tema/não atendimento ao tipo textual”; sem texto escrito na Folha de Redação, que será considerada “Em Branco”; Com até 7 (sete) linhas, qualquer que seja o conteúdo, que configurará “Texto insuficiente”; Linhas com cópia dos textos motivadores apresentados no Caderno de Questões serão desconsideradas para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas; Com impropérios, desenhos e outras 20

21 A nota no ENEM e o ingresso nas Universidades Públicas

22 Nota Final = (7 x NV + 3 x NE) / 10
Utilização ENEM - UFSC 7.3 – Para o candidato que optar pelo uso da nota do ENEM (NE), a Nota Final do Vestibular UFSC/2012, será calculada pela aplicação da seguinte fórmula: Nota Final = (7 x NV + 3 x NE) / 10 7.3.1 – A nota (NE) será a média aritmética simples das 5 (cinco) notas do exame ENEM utilizado, expressa na base centesimal com duas casas decimais após a vírgula. 7.3.2 – A nota (NE) somente será utilizada se a Nota Final resultante da aplicação da fórmula do caput for superior à Nota do Vestibular (NV); caso contrário, a Nota Final do candidato será a Nota do Vestibular (NV). Fonte: 22

23 Utilização ENEM - UFPR Art 82º
§ 2.º – Para a composição do desempenho final do candidato será efetuada a média ponderada entre a nota de que trata o parágrafo anterior e a nota por ele obtida na prova objetiva do ENEM, as quais assumirão, respectivamente, os pesos noventa por cento e dez por cento. § 3.º – Para os candidatos que não tenham informado ao NC o seu número de inscrição no ENEM, o desempenho final será equivalente a noventa por cento da nota calculada conforme o disposto no § 1.º deste artigo. Fonte: 23

24 Utilização ENEM - UDESC
Não será utilizado no vestibular Contudo: A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) fará mudanças no seu processo seletivo a partir da próxima edição, o Vestibular 2012/1. A intenção é torná-lo mais próximo ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será adotado como critério único no futuro. Fonte: 24

25 Mais dicas e orientações para realização da redação e das provas:
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26 Dúvidas? 26


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