A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“Quem vai garantir o futuro?”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“Quem vai garantir o futuro?”"— Transcrição da apresentação:

1 “Quem vai garantir o futuro?”

2 Sinal dos tempos Ontem Hoje

3 Ferramentas de ontem

4 Ferramentas de hoje

5 Hoje, qual escola você escolheria para seu filho?
Uma Escola que prepare para a vida e o Mercado recebeu 67% das citações recebeu 72% das citações recebeu 74% das citações recebeu 78% das citações

6 O que os pais esperam da escola?
Outros aspectos da pesquisa O principal aspecto mencionado pelos pais como característica de uma Escola forte foi: professor qualificado – com 42% das citações. Preparar o aluno para o futuro, recebeu 70% das citações no que diz respeito ao papel da escola em preparar o aluno, seja para: passar no vestibular, entrar no mercado de trabalho e prepará-lo para a vida. Outras citações: Programa Pedagógica - 54%; Preocupação com os Professores - 53%; Infra-estrutura - 23%; Matéria - 15%. Oferecer palestras para Pais, Alunos e Professores com temas atuais, recebeu 72% das citações - da Ed. Infantil ao Ensino Médio.

7 O que pensam os alunos do EM / Rede Pública -SP
Pesquisa em 2008 ouviu 880 estudantes sobre o EM O que você esperava ao entrar no Ensino Médio?

8 Cenário de uma década no Brasil nunca visto
Descoberta de petróleo na camada do Pré-sal. A Copa do Mundo em 2014 no Brasil. As Olimpíadas em 2016 no Brasil. Infra-estrutura: Trem Bala, Aeroportos, Hotéis etc Investimentos de R$ 17 trilhões de reais nos próximos 10 anos no Brasil. PIB Brasileiro em 2012 foi superior a R$ 3 trilhões.

9

10 O Brasil decola, diz “The Economist” Revista vê agora risco da arrogância
A revista afirma que o Brasil entrou em cena no palco mundial, e vai se tornar a quinta maior economia do mundo em até 2014. O País está passando por seu melhor momento desde que um grupo de navegadores portugueses chegou às costas brasileiras, em 1500. O Brasil já havia sido democrático antes, havia tido crescimento econômico e baixa inflação, mas nunca essas 3 coisas ao mesmo tempo.

11 Áreas de trabalho com muito futuro
O mercado de trabalho sinaliza 14 áreas com enormes perspectivas Hotelaria 14° Comércio exterior 13° Segurança pessoal e corporativa 12° Direito 11° Medicina 10° Telecomunicações Marketing E-marketing Logística Relações Internacionais e Públicas Turismo Ecologia e meio ambiente Educação Telecomunicação ampliará as fronteiras do ensino Engenharia genética Manipulação do DNA, Células - tronco e Transgênicos prometem ser o grande desafio científico e ético do século XXI

12 Assim...vai mal !!! Avaliação da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em 2004. Prova respondida por 250 mil jovens, todos na faixa dos 15 anos. Do Brasil participaram alunos (rede pública e privada).

13 Razões para as normas cultas da escrita

14 Vestibular da Fuvest cobra
muita leitura e interpretação A Fuvest deve aumentar mais que em 2012, o número de questões interdisciplinares. A medida vai exigir ainda mais a capacidade de leitura e interpretação dos candidatos. Muitos alunos erram questões não por falta de conhecimento científico, mas por dificuldade em interpretação de texto. Interpretação também no inglês - falar uma língua estrangeira não é o mais importante para ter um bom desempenho na prova. Ter vocabulário e conseguir entender os textos é o primeiro passo para se dar bem na prova.

15 Um país que não lê O hábito da leitura vem de casa
O Brasil tem índices humilhantes de leitura. E o problema não está no preço do livro. Está na Família e na Escola. Mesmo as raras bibliotecas de qualidade, como a Mário de Andrade, em São Paulo, não têm filas na porta nem mesas lotadas. Dados da Câmara Brasileira do Livro - cada brasileiro lê o equivalente a 1,8 livro por ano. Enquanto que em países como França e Estados Unidos, onde cada pessoa lê de 5 a 7 livros por ano.

16 O novo idioma falado em Harvard
No coração de Harvard se fala português. Vem de uma sala de aula em um dos mais suntuosos prédios no chamado Harvard Yard, o ponto principal do campus da mais conceituada universidade do mundo. É a aula de Nicolau Sevcenko, professor da Universidade de São Paulo (USP), que ensina cultura e história do Brasil em Harvard. Ele fala de Juscelino Kubitschek, Jango, Lina Bo Bardi, traça o cenário brasileiro nos anos 50 e 60. Em outra disciplina que leciona às segundas-feiras, discute modernismo, bossa-nova e chega à história contemporânea.

17 Jovens executivos migram da
Espanha em busca de trabalho no Brasil O desempenho do Brasil no cenário global em contrapartida à crise que assola a economia da Espanha tem estimulado muitos profissionais espanhóis a aprender o português. O objetivo é turbinar o currículo e com isso abrir a possibilidade de emprego em terras brasileiras. Atualmente, mais de 1 milhão de espanhóis estão estudando o nosso idioma

18 As habilidades que mais fazem falta
Após receberem uma boa educação universitária

19 Finlândia: Um exemplo a ser seguido
No ranking mundial de qualidade da educação em que o Brasil aparece nas piores posições, o grande destaque positivo tem sido a Finlândia. Os estudantes da Finlândia obtiveram as melhores notas nos 3 testes do Pisa. A maior e mais respeitada avaliação internacional do ensino, promovida pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). Na Finlândia – Pais, Alunos e Escola têm direitos e deveres bem definidos que reforçam o envolvimento de todos – pode ajudar o Brasil a encontrar saídas para o problema da indisciplina.

20 Indisciplina não é crime, é falta de conhecimento
Punição não resolve. Indisciplina não é crime, é falta de conhecimento. O sistema finlandês ensina que há três pontos que fazem a diferença: Preparar melhor o professor Envolver a Família na educação Entender que cada aluno é uma pessoa que precisa ser tratada de forma individualizada. Na Finlândia, mesmo os pais sendo em grande proporção separados, sempre participam de forma intensa nas atividades escolares O Pisa aponta entre as razões para o bom resultado do sistema finlandês a alta qualificação dos professores, a educação personalizada e o papel das mães na motivação das crianças para aprender.

21 A Educação apagando velhos hábitos
Escrevendo um novo projeto Educação e o trabalho – Ontem e hoje A inovação na Educação deve ocorrer por duas razões: Formar cidadãos mais esclarecidos Preparar estes jovens para o mundo do trabalho

22 A hora de mostrar habilidades
Educação & Mercado de Trabalho Porta de entrada para o Mercado de Trabalho

23 A hora de mostrar habilidades
Quem tem as 5 competências se dá bem 1 – Dominar linguagens: língua portuguesa, fazer uso das linguagens matemática, artística e científica 2 – Compreender fenômenos: construir e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento ( fenômenos naturais, tecnológicos, etc) 3 – Enfrentar situações – problema: selecionar, organizar e interpretar dados 4 – Construir argumentação: relacionar informações, representadas em diferentes formas 5 – Elaborar proposta: recorrer aos conhecimentos obtidos para elaboração de proposta

24 Os 3 passos na agenda do aluno
Preparação para o Ensino Superior Primeiro passo: ter os 3 “Es” Segundo passo: possuir muita Informação O aluno possuir o hábito da leitura de jornais, revistas e livros Terceiro passo: exercitar a Cidadania e fazer Cursos extras Participar de: Palestras, Seminários, Cursos extras e atividades de Responsabilidade Social (ONGs ou na Escola)

25 Habilidades indispensáveis
COMPETÊNCIAS Habilidades indispensáveis Para o primeiro estágio ou emprego

26 Criatividade, Inovação, Ousadia & Mudança
Criatividade é a palavra de ordem hoje do mercado. A criatividade na Educação gera Professores mais estimulados e alunos mais competentes. Professores mais estimulados e alunos mais competentes geram projetos de qualidade. Projetos de qualidade geram mais alunos na Escola. Mais alunos na Escola geram mais receita para novos projetos.

27 Agilidade, Produtividade & Planejamento
O foco da educação no século XX era o de preparar a maioria das pessoas para um emprego só, com garantias e segurança até que a aposentadoria chegasse. Hoje, tudo mudou.

28 Agilidade, Produtividade & Planejamento
Pare para pensar. O que você faz na sua carreira ou na sua Escola que está aliada ao futuro? O que você pode fazer para pensar digitalmente diante deste cenário? Estamos sendo analógicos ou digitais?

29 Desafios do mundo contemporâneo
A força de uma escola Desafios de um Projeto Pedagógico competente: Produzir alunos mais capazes para o mundo. Cidadãos comprometidos com a ética e a responsabilidade social. Alunos com mais habilidades e motivados com a Educação. Atender aos desejos dos pais e dos alunos. Atender às necessidades do Brasil, nesta década.

30 Quem vai garantir o futuro do Brasil?

31 Quem vai garantir o futuro do Brasil?
“Se você deseja 1 ano de prosperidade, cultive grãos. Se você quer 10 anos de prosperidade, cultive árvores. Se você deseja 100 anos de prosperidade, cultive gente” Ditado Chinês

32 MUITO OBRIGADO A TODOS www.ricardoorsini.com

33


Carregar ppt "“Quem vai garantir o futuro?”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google