A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Nova Ordem Mundial O fim da Guerra Fria, a crise dos “estatismos” e crise do modo capitalista.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Nova Ordem Mundial O fim da Guerra Fria, a crise dos “estatismos” e crise do modo capitalista."— Transcrição da apresentação:

1 Nova Ordem Mundial O fim da Guerra Fria, a crise dos “estatismos” e crise do modo capitalista

2 Crise... Transformação de Bipolaridade para multipolaridade:
- Megablocos Discurso de unidade Estados com “e” maiúsculo? Integração Aproximação cultural Agilidade, informação, tecnologia, qualificação

3 Globalização: para quem?
Discurso sutil e ao mesmo tempo agressivo de um capitalismo que integra alguns, mas que acentua os abismos sociais e culturais Aumento dos conflitos étnicos Aumento das desigualdades sociais Parâmetros de tecnologia e informação que devem atender a TODOS. Como?

4 Os Neossocialismos e os Neopopulismos
Casos: Venezuela, Bolívia, Equador Caso: China Brasil Argentina? Caso Repsol: Argentina x Espanha

5 Linguagem simbólica: rompimentos e continuidades
Liderança, Linguagem, Discursos e práticas neoliberais

6 Neopopulismo e Populismos
Neopopulismos Fenômenos da América Latina Direita, conservadorismo, Líderes advém de uma burguesia conservadora Manipulação das massas Medidas assistencialistas (superficiais) Voto e apoio pelo mínimo que esses governos fazem Fenômenos da América Latina Oposição ao conserv. (esquerda?) Alianças para “garantir governabilidade” ( discurso) Identificação do líder que vem de “baixo” Políticas afirmativas ( reafirmar grupos historicamente esquecidos)

7 O que é popular e o que é populista?
Por definição: Prioridades do popular: Minorias sociais, Diminuir desigualdade social não nos índices, mas de fato ( gerar independência) Discurso de identificação, linguagem fácil, acessível, carisma com as minorias . Mesmo que isso determine inimigos sociais

8 O que é popular e o que é populista?
Prioridades do populista: -Ser acessível a TODOS ( direita, esquerda, oposição e situação), Políticas de governo e não de Estado. Alianças; não “se comprometer” - O “mínimo é muito”

9 O Neoliberalismo e o Neopopulismo
A reafirmação do capital estrangeiro e privado; A continuidade das privatizações O Estado Mínimo O desgaste do social: O Social é visto como responsabilidade de todos. O discurso que vem de uma “esquerda”, que faz alianças com a direita para promover um crescimento de TODOS?

10 O Neoliberalismo e suas incoerências, segundo os Neossocialistas
Neossocialismo: -Rompimento com o capital estrangeiro, os oligopólios, Priorizar as minorias sociais Uso do capital que advém das riquezas nacionais para reformas de “base”: saúde, educação... Censura, Estado e líder, Discurso de identificação pessoal , panamericanismo ( megabloco no estilo neossocialista???)

11


Carregar ppt "Nova Ordem Mundial O fim da Guerra Fria, a crise dos “estatismos” e crise do modo capitalista."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google