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Escrever é fazer sexo.

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Apresentação em tema: "Escrever é fazer sexo."— Transcrição da apresentação:

1 Escrever é fazer sexo

2 Webwriting Logo, quando você criar
qualquer coisa para o meio digital – seja um site, um CD-Rom, uma campanha de banners, etc –, tenha sempre em mente que, de uma forma ou de outra, deverá proporcionar algum tipo de prazer para seu público-alvo “Orgasmos e escovas de dentes: o povo quer prazer” – Eco Moliterno – Webinsider

3 Webwriting Definições 3

4 “Redação online criativa”
Webwriting “Redação online criativa” Bruno Rodrigues 1ª edição do livro 4

5 Webwriting É um conjunto de técnicas que auxiliam na criação e distribuição de conteúdo em ambientes digitais Bruno Rodrigues atualmente 5

6 Webwriting Ambientes digitais? INTERNET, INTRANET, EXTRANET,
CD/DVD-ROM, DISPOSITIVOS MÓVEIS (IPHONE, SMARTPHONES, PALM, PSP), TV DIGITAL, PEN DRIVE, ETC, ETC, ETC. 6

7 Dicionário do Trabalho Vivo/USP
Webwriting “Profissional que atua em mídias digitais, tendo como objeto de trabalho não só o texto propriamente dito, mas também toda e qualquer informação textual ou visual que seja veiculada. Sua preocupação não deve estar restrita à qualidade e criatividade do texto mas também a questões ligadas à organização e a facilidade de acesso à informação.” Dicionário do Trabalho Vivo/USP 7

8 Webwriting Quem “criou”? 8

9 Webwriting Crawford Kiliam, Nick Usborne David Mill Bruno Rodrigues
Ana Erthal Quem são “os caras”? 9

10 Mas então o que é Webwriting? 10

11 Não é uma escrita jornalística Não é uma redação publicitária
Webwriting Não é uma escrita jornalística Não é uma redação publicitária 11

12 Webwriting É uma mistura das duas. Não é uma escrita jornalística
Não é uma redação publicitária É uma mistura das duas. 12

13 ALGUMAS CARACTERÍSTICAS Texto informativo/persuasivo
Webwriting ALGUMAS CARACTERÍSTICAS Texto informativo/persuasivo Para convencer o usuário a prosseguir na leitura Vocação para ser “vendedor” – no sentido de incitar à ação Uso do imperativo: “Preencha o cadastro” “Veja outros exemplos” 13

14 ALGUMAS CARACTERÍSTICAS
Webwriting ALGUMAS CARACTERÍSTICAS - Deve ser atraente (“escrever é fazer sexo”, lembra?) 14

15 ALGUMAS CARACTERÍSTICAS - Se concentrar no essencial da informação
Webwriting ALGUMAS CARACTERÍSTICAS - Se concentrar no essencial da informação (“snack culture”) 15

16 Webwriting “O leitor não lê. Escaneia.” 16

17 Estudo de Jackob Nielsen com 232 usuários visitando centenas de sites
Webwriting Padrão de leitura em F Estudo de Jackob Nielsen com 232 usuários visitando centenas de sites 17

18 Webwriting Eye-tracking

19 Webwriting Textos “escaneáveis” Títulos Sub-títulos Links
Palavras-chave Listas, bullets, ícones

20 Ao escrever texto para mídias digitais:
Webwriting Ao escrever texto para mídias digitais: O OBJETIVO É CATIVAR O LEITOR, GANHAR SUA ATENÇÃO 20

21 Ao escrever texto para mídias digitais:
Webwriting Ao escrever texto para mídias digitais: PENSE O CONTEÚDO PENSE NO TODO PENSE NAS PESSOAS 21

22 com quem você está falando.”
Webwriting “Você precisa saber com quem você está falando.” Bob Levinson 22

23 Somos caçadores de informações
Webwriting Somos caçadores de informações

24 o tempo que o usuário utiliza para procurar algo numa página
Webwriting Segundo Nielsen, o tempo que o usuário utiliza para procurar algo numa página é 26 segundos

25 O tempo e o espaço são reduzidos
Webwriting Em ambientes digitais O tempo e o espaço são reduzidos

26 Tem pouco tempo e espaço?
Webwriting O que você faz quando Tem pouco tempo e espaço?

27 tem pouco tempo e espaço?
Webwriting O que você faz quando tem pouco tempo e espaço?

28 tem pouco tempo e espaço?
Webwriting O que você faz quando tem pouco tempo e espaço?

29 tem pouco tempo e espaço?
Webwriting O que você faz quando tem pouco tempo e espaço?

30 Segundo Nielsen, o texto deve ser
Webwriting Segundo Nielsen, o texto deve ser OBJETIVO CONCISO ESCANEÁVEL

31 Webwriting Escreve de modo objetivo,
O que você faz quando tem pouco tempo e espaço? Escreve de modo objetivo, tentando ser criativo e persuasivo, destacando os pontos principais e conduzindo o leitor

32 Webwriting Os três princípios: OBJETIVIDADE VISIBILIDADE
NAVEGABILIDADE

33 Preferencialmente textos curtos
Webwriting OBJETIVIDADE Ir direto ao ponto Preferencialmente textos curtos

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35 http://www2. petrobras. com. br/portal/frame_ri. asp

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41 http://www. portalccaa. com. br/main. asp

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45 Se a informação pedir, use outros recursos:
Webwriting OBJETIVIDADE Não reprima seu texto Se a informação pedir, use outros recursos: Links TabContainer Accordion Tooltip Flash

46 Webwriting Links

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49 Webwriting Tabcontainer

50 Webwriting Tootip

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52 Webwriting Accordion

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55 Webwriting Flash

56 Webwriting Flash

57 Webwriting Pense o conteúdo em camadas OBJETIVIDADE
Trabalhe uma idéia a cada parágrafo (se o raciocínio for longo, desdobre em mais de um parágrafo) Planeje, fragmente, fracione, divida o conteúdo em páginas, links, áreas e seções

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65 Webwriting Objetividade é dar a informação completa OBJETIVIDADE
- Como fazer isso depende do seu planejamento e da sua criatividade

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68 http://www. usiminas. com/irj/servlet/prt/portal/prtroot/pcd

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70 Webwriting VISIBILIDADE Dê destaque às informações mais importantes
Em mídias digitais, o texto também tem uma função visual

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75 Webwriting VISIBILIDADE Uso de listas, bullets, ícones
Informações em série, dados numéricos, Tópicos de um mesmo assunto, Itens que merecem destaque

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82 Webwriting VISIBILIDADE - Se precisar, seja “redundante”
(com as buscas orgânicas, o usuário entra por todo lado)

83 Webwriting NAVEGABILIDADE Imagine-se como um guia turístico
Primeiro, capture a atenção e o interesse do usuário Depois, dê a ele opções de saber mais

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85 Evite links para sites externos
utilizar textos que sejam auto-explicativos, com informações suficientes sobre o conteúdo do endereço apontado. não usar expressões como “Clique aqui”. utilizar textos que sejam auto-explicativos, com informações suficientes sobre o conteúdo do endereço apontado. não usar expressões como “Clique aqui”. Webwriting NAVEGABILIDADE Evite excesso de links Evite links para sites externos

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89 Webwriting NAVEGABILIDADE
utilizar textos que sejam auto-explicativos, com informações suficientes sobre o conteúdo do endereço apontado. não usar expressões como “Clique aqui”. utilizar textos que sejam auto-explicativos, com informações suficientes sobre o conteúdo do endereço apontado. não usar expressões como “Clique aqui”. Webwriting NAVEGABILIDADE Utilizar títulos de links que sejam auto-explicativos, com informações suficientes sobre o conteúdo apontado. Apontar exatamente para o conteúdo descrito no link. Não usar expressões como “Clique aqui”. Usar o atributo ALT (do código HTML) com o significado das imagens

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91 Atividade para próxima aula: com os princípios apresentados
Webwriting Atividade para próxima aula: Encontrar na web uma página que não se encontra nos padrões de Webwriting e reescrever o texto de acordo com os princípios apresentados


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