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LOGÍSTICA ENXUTA Em busca da Excelência. MARCILIO CUNHA.

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1 LOGÍSTICA ENXUTA Em busca da Excelência. MARCILIO CUNHA

2 O que significa Sistema Enxuto ?

3 SISTEMA ENXUTO O termo enxuto , como tradução “ LEAN “, surgiu
para adjetivar o Sistema Toyota de Produção.

4 é o aumento do lucro através da redução dos custos.
SISTEMA DE PRODUÇÃO ENXUTA É o gerenciamento da produção cujo objetivo é o aumento do lucro através da redução dos custos. Este objetivo, somente poderá ser atingido através da identificação e eliminação das perdas, isto é, atividades que não agregam valor ao produto.

5 chegar o produto certo, na quantidade
Logística é o gerenciamento de se fazer chegar o produto certo, na quantidade certa, no lugar certo, no tempo certo, nas condições estabelecidas e com o mínimo de custo.

6 a cadeia de abastecimento e aumentar a eficiência de todos
A missão da logística é integrar a cadeia de abastecimento e aumentar a eficiência de todos os processos.

7 o fluxo de produtos e de informações. Toda vez que envolver atividades
Para isso a empresa precisa otimizar o fluxo de produtos e de informações. Toda vez que envolver atividades de transporte, armazenagem e distribuição física, estaremos no campo da logística.

8 Importante é ter os processos certos,
A logística é para todos. Importante é ter os processos certos, seguir a padronização e ser rigoroso nos procedimentos.

9 com os nossos parceiros, e esse tipo de
É ótimo que o processo seja desenvolvido com os nossos parceiros, e esse tipo de iniciativa está se tornando a melhor forma de conseguir uma boa execução. É preciso reunir as pessoas em torno de uma boa idéia em comum.

10 parece ser a única característica capaz
A capacidade de inovar e diferenciar-se parece ser a única característica capaz de gerar desempenho superior para as empresas.

11 e a criatividade das pessoas, para que as empresas possam gerar as
Estimular o conhecimento,o talento e a criatividade das pessoas, para que as empresas possam gerar as inovações e diferenciações em serviço.

12 O que significa Logística Enxuta ?

13 de valor para os clientes mediante um
Logística Enxuta Envolve iniciativas que visam a criação de valor para os clientes mediante um serviço logístico realizado com o menor custo total para os integrantes da cadeia de suprimentos.

14 com todos os seus clientes? Os mais lucrativos são os que
Sua empresa ganha dinheiro com todos os seus clientes? Os mais lucrativos são os que compram os maiores volumes? Muitos responderiam “ sim” ou “provavelmente”. Quando a melhor resposta talvez fosse “nem sempre”.

15 o quanto se vende e para que se vende.
Atualmente não basta apenas saber o quanto se vende e para que se vende. É fundamental identificar também o quanto se ganha efetivamente com cada cliente. Conseguir identificá-los significa saber em que se deve alocar esforços de venda e logística.

16 Identificar quanto custa servir
cada cliente da empresa: identifique todas as atividades necessárias para conquistar, atender e manter um cliente. calcule o custo de cada uma dessas atividades. identifique o quanto cada cliente consome dessas atividades.

17 política de preços diferenciados por tipo de cliente.
O Custo de Servir pode embasar algumas decisões estratégicas: política de preços diferenciados por tipo de cliente. em quais clientes deve-se investir. quanto e como investir em cada cliente. definição de mix de produtos e serviços por tipo de cliente. promoções e ações de marketing diferenciadas.

18 Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos

19 Compras. Empresa Os domínios da Logística Fornecedores
Troca de informações Vinculos operacionais Serviço logístico ao consumidor Fornecedores Compras. Movimentação de materiais. Contabilidade. Processamento de pedidos Previsão de vendas. Gerenciamento de transporte. Vendas. Revendedores ou clientes Armazenagem. Finanças. Produção. Programação. Gerenciamento de estoques. Embalagem. Encomenda. Nota Fiscal. Empresa Vinculos legais Alianças estratégicas Cooperações

20 Logística Enxuta James Womack e Daniel Jones Lean Solution – Soluções Enxutas (2005) Introduziram o conceito de “Consumo Enxuto.” a idéia não é que os clientes comprem menos e sim que tenham menos dificuldades. menos aborrecimentos no momento de usar, de consumir os produtos e serviços que adquirem.

21 Logística Enxuta Assim como as empresas adotaram práticas
com objetivo de eliminar ineficiências em seus processos de produção. Seria o momento, de se pensar em tomar iniciativas que permitam aos clientes uma experiência de compra e/ou consumo mais eficiente e com menos sacrifício.

22 Princípios do Consumo Enxuto :
Logística Enxuta Princípios do Consumo Enxuto : solucionar totalmente o problema do cliente. assegurar que todos os produtos e serviços funcionem juntos. não desperdiçar o tempo do cliente. oferecer exatamente o que o cliente deseja. FONTE : Womack and Jones, Lean Solutions-2005

23 Princípios do Consumo Enxuto: oferecer o que o cliente quer exatamente
Logística Enxuta Princípios do Consumo Enxuto: oferecer o que o cliente quer exatamente onde ele deseja. oferecer o que o cliente quer, onde ele quer e exatamente quando é desejado. agregar continuamente soluções para reduzir tempo e aborrecimentos do cliente. FONTE : Womack and Jones, Lean Solutions-2005

24 Embora os Princípios do Consumo Enxuto
tenham sido enunciados pensando no consumidor final, eles são também adaptáveis para todo tipo de cliente. Portanto, podem ser incluídos como alvo das iniciativas enxutas: fornecedores de insumos para a industria. transportadores de cargas. intermediários no canal de comercialização. e tantos outros.

25 Por exemplo, se determinada empresa
examinasse seu processo de recepção de mercadorias nas docas: não desperdiçar o tempo de motoristas e veículos dos fornecedores. no tempo de carga e descarga dos veículos. na burocracia empregada na liberação dos trabalhos.

26 Logística Empresarial
Estratégias vencedoras: medidas que algumas grandes e médias empresas tomaram para melhorar a Cadeia de Suprimentos.

27 MBB FOOD SERVICE Problema: entregas urbanas de produtos secos, resfriados e congelados. Solução : unir experiência de profissionais da Bunge Alimentos e Martin-Brower. utilizar a estrutura da Martin-Brower nas áreas financeira, de recursos humanos e de tecnologia da informação.

28 MBB FOOD SERVICE veículos utilitários adaptados com divisórias móveis e prateleiras. todos os veículos adaptados com 3 temperaturas. um mix de cerca de 1800 itens.

29 MBB FOOD SERVICE cadastro com clientes. prazo de entrega 24 horas. os pedidos são recebidos até às 17 horas. começam a ser separadas a partir das 20 horas. saem às 6 horas da manhã . média de entrega 18 visitas por rota. atua num raio de 150 km da capital.

30 Problema: reduzir em 30% nas despesas de
armazenagem, separação e entrega de seus produtos, na Grande Curitiba, terceirizando sem prejuízos para a qualidade dos serviços.

31 Solução: contrato com a TNT logistics transferindo as operações do Centro Integrado de Distribuição . 4 mil pontos-de-venda, correspondendo a 15 mil entregas/mês e a 29 mil km de percurso. transferência de 15 veículos e seus respectivos motoristas.

32 entrega compartilhada de produtos Souza Cruz com fabricantes de balas,
Solução : outra fonte de redução de custos é a entrega compartilhada de produtos Souza Cruz com fabricantes de balas, chicletes, salgadinhos, canetas, aparelhos de barbear e tudo que possa ser distribuído no mesmo ponto de vendas.

33 Lider no mercado nacional de cigarros,
a Souza Cruz atende a 200 mil dos 350 mil pontos-de-vendas no País. Movimenta 85 bilhões de unidades de Cigarros por ano. Chega a realizar 80 entregas/dia, efetuando entregas de cerca de 70% dos pedidos num prazo de 24 horas.

34 Problema : com seus mais de 70.000
fornecedores e lojas, manter as gondôlas bem abastecidas é um tremendo desafio de logística. Solução: foi pioneira em organizar toda essa estrutura.

35 Para conseguir organizar toda essa estrutura:
pioneira no uso de ferramentas de controle de carga. uso de etiquetas de identificação por radiofrequência (RFID). proporciona uma quantidade de informações armazenadas por esse sistema. sistema desenvolvido pela matriz e aplicado nos outros 15 países.

36 No Brasil, algumas das inovações da
mexeram com o mercado: introdução do agendamento para a entrega de cargas. definir horário no qual o fornecedor tem preferência para descarregar. trouxe agilidade de armazenamento e o caminhão menos tempo parado. essa tática tem impacto direto no custo frete.

37 Um caminhão que não pega fila para
descarregar tem um custo por tonelada de R$ 75,00 para um frete de 300 km. Quando o tempo de espera é de um dia e meio, o valor chega a R$ 250,00.

38 Problema: atender à clientes que procuram
pela empresa para compras emergenciais no balcão. Solução : implantação da primeira loja de food service do Nordeste e da Central de Distribuição.

39 de auto-serviço de food service .
Ações tomadas pelo Grupo RM : criação da primeira loja do Nordeste de auto-serviço de food service . instalação da Central de Distribuição de m com estocagem vertical. continuar focada na distribuição de alimentos.

40 frota própria com 20 veículos. televendas e consultores externos.
prazos de atendimento de entregas no máximo de 24 horas. frota própria com 20 veículos. televendas e consultores externos. assistência técnica aos clientes. Centro de Treinamento Profissional.

41 ENTREGA NOTURNA DE MERCADORIAS
Problema: dificuldades de distribuição física de mercadorias nos centros urbanos. em horário comercial. Solução : utilizar a entrega noturna. instalar mini depósito. integração logística e operacional

42 Vantagens para o fornecedor:
diminuição dos picos de abastecimento. otimização da quantidade e do perfil da frota. utilização do veículo dia e noite. programação dos horários (22:00 até 6:00 ).

43 Vantagens para o fornecedor : diminuição do desgaste de equipamentos
em congestionamentos. diminuição de devolução de mercadorias. menor perda de produto.

44 Vantagens para o varejista:
programação de horários. aumento da área disponível para venda. eliminação dos picos de recebimento. atendimento rápido e ágil.

45 Vantagens para o varejista :
menos docas e câmaras utilizadas para o estoque. redução dos níveis de estoque de segurança. abastecimento antes da abertura da loja. melhor qualidade do produto ( perecíveis ).

46 redução de 5,5 % da frota de entrega. redução de 28,8 % da frota de transporte.

47 redução em 90 % o tempo de espera no recebimento. redução em 60 % o tempo de descarga. estoque nas lojas de 2 dias.

48 de 40 % à 70 % da frota reduzida e de ganhos financeiros.
Operam 24 horas por dia e obtiveram de 40 % à 70 % da frota reduzida e de ganhos financeiros.

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