A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FÓRUM ANUAL DE DOCENTES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FÓRUM ANUAL DE DOCENTES"— Transcrição da apresentação:

1 FÓRUM ANUAL DE DOCENTES
ESTÁCIO Grupo de Trabalho AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS Profª. Lucia Sasse Julho, 2010

2 AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIA
O QUE SIGNIFICA?

3 as coisas dignas das coisas indignas
AVALIAÇÃO do verbo “VALERE” que significa “SER DIGNO” AVALIAÇÃO passa a ser um processo de separar as coisas dignas das coisas indignas

4 (É baseado na QUALIDADE)
AVALIAÇÃO tem por base VALORES DE TROCA (É baseado na MEDIDA) JUIZ é o MERCADO (Juízo de Quantidade) Ex.: 20Kg de feijão = 12 bananas = 01 CD VALORES DE USO (É baseado na QUALIDADE) JUIZ é o CORPO (Juízo de Qualidade) Ex.: Isso é bom! Isto é bonito!

5   VALORES DE TROCA VALORES DE USO
O quanto o aluno aprendeu do que foi ensinado Os limites são: o conhecimento do professor o conteúdo transmitido ENSINA A REPRODUZIR VALORES DE USO O que o aluno aprendeu é importante, é interes-sante, é significativo? Os limites se ampliam e o fazer pedagógico se transforma em um processo interativo de professores e alunos na tarefa de construir conhecimento. ENSINA A PENSAR

6  POR QUÊ? ASSIM  AVALIAÇÃO significa:
um juízo de valor sobre uma ação; um processo contínuo de aprendizagem no qual deve-se manter a interação entre professor e aluno; o melhor instrumento para favorecer a aprendizagem. POR QUÊ?

7 O CICLO  O QUE AVALIAMOS? AÇÃO  AVALIAÇÃO  (IN)SATISFAÇÃO
A APRENDIZAGEM depende do conhecimento de que existe uma AVALIAÇÃO feita por ALGUÉM  DE ALGUM MODO  EM ALGUM MOMENTO O CICLO AÇÃO  AVALIAÇÃO  (IN)SATISFAÇÃO CONDUZ ÀS APRENDIZAGENS O QUE AVALIAMOS?

8 O QUE SIGNIFICA COMPETÊNCIA?
Temos condições de AVALIAR todas as ações de nosso ALUNO? Com registros adequados é possível AVALIAR: a confiança; responsabilidade a participação o raciocínio a comunicação a aquisição de conceitos a compreensão de conceitos a aplicação de conceitos a analise de conteúdos a resolução de problemas Esse conjunto de saberes pode ser traduzido por COMPETÊNCIA O QUE SIGNIFICA COMPETÊNCIA?

9 Então: QUAL O PAPEL DO EDUCADOR?
COMPETÊNCIA Para Phillippe PERRENOUD  “Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recur-sos cognitivos, atitudinais e procedimentais (saberes, capacidades, informações, etc.) para solucionar com pertinência e eficácia uma série de situações”. CONCEITO BÁSICO  “Competência é a capaci-dade de mobilizar conhecimentos, valores, decisões para agir de modo pertinente em uma determinada situação”. Então: QUAL O PAPEL DO EDUCADOR?

10 QUE COMPETÊNCIAS DEVEM SER DESENVOLVIDAS?
“O Educador é aquele que prepara as melhores con-dições para o desenvolvimento de competências. É aquele que, em sua atividade, não apenas transmite informações isoladas, mas apresenta conhecimentos contextualizados, usa estraté-gias para o desenvolvimento de habilidades específicas, utiliza linguagem adequada e contextualizada, respeita valores culturais e ajuda a administrar o emocional do educando”. QUE COMPETÊNCIAS DEVEM SER DESENVOLVIDAS?

11 VASCO MORETTO aponta cinco recursos para solução de situações complexas (competência)
o conhecimento de conteúdos relacionados à situação a ser resolvida; as habilidades (saber fazer) para resolver a situação; o domínio das linguagens específicas relacionadas ao contexto; a compreensão dos valores culturais que dão sentido à linguagem e que torna a situação relevante ao contexto; a capacidade de administração emocional diante do problema.

12 COMO AVALIAR COM VISTAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS?
AS DIRETRIZES DO MEC explicitam cinco competências Domínio de linguagens; Compreensão de fenômenos; Construção de argumentações; Solução de problemas; Elaboração de propostas. COMO AVALIAR COM VISTAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS?


Carregar ppt "FÓRUM ANUAL DE DOCENTES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google