A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Governo do Estado do Espírito Santo 27 de fevereiro de 2008

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Governo do Estado do Espírito Santo 27 de fevereiro de 2008"— Transcrição da apresentação:

1 Governo do Estado do Espírito Santo 27 de fevereiro de 2008

2 O que é “ética”? A ética define o que deve ser valorizado e o que não deve ser valorizado A ética define o que é certo e o que é errado O que existe: éticas diferentes – só isso

3 Nós conhecemos o Brasil?
Nós realmente conhecemos o Brasil? O Brasil que achamos que ele é versus O que o Brasil realmente é

4 Nós conhecemos o Brasil?
Classe AB: somente 14% do Brasil Classe C: 37% Classe DE: 49% do Brasil – a grande maioria de nosso país Analfabetos: 9% Até 4ª série: 25% De 5ª a 8ª: 23% Ensino médio: 31% Superior ou mais: 12% 57%

5 Uma pessoa conhece bem o Brasil
Roberto Da Matta (ou o Alexis de Tocqueville brasileiro)

6 (ou o Alexis de Tocqueville
O que é original Números, estatísticas, métodos quantitativos ... A antropologia de Roberto Da Matta (ou o Alexis de Tocqueville brasileiro) +

7 Alguns temas damattianos
Jeitinho (Lívia Barbosa) Você sabe com quem está falando? Hierarquia Espaço público Fatalismo Familismo Punições ilegais (Roberto Kant de Lima) Sexualidade Paternalismo estatal Cor e raça (única exceção no que tange à educação) O que une todos estes temas é a ética e a educação formal

8 Os resultados Nota metodológica: A pesquisa representa o Brasil adulto
2.363 entrevistas amostra probabilística

9 A ética familista Desembargadores empregam parentes
Políticos empregam parentes Empresas familiares entram em crise, mas continuam familiares Quem fica rico, acaba melhorando toda a família – vejam-se os jogadores de futebol TODOS TEMOS MUITOS EXEMPLOS DISSO

10 Familista; muito, muito
C, D e E

11 Nada é problema, o destino existe e depende de Deus
Em algumas coisas a mentalidade é da Idade Média Qual o seu destino? A cigana leu o seu destino?

12 Fatalista: o destino nas mãos de Deus
C, D e E

13 Sexualidade: na teoria, a prática é outra
O brasileiro é aparentemente liberal Página 154 do livro: “beijo gay gera confusão em shopping”

14 Sexualmente conservador

15 Sexualmente conservador

16 A ética da violência Treinamento da polícia versus
Comportamento real da polícia Sabem por que a diferença? A polícia faz o que a população aprova E o seu treinamento foi elaborado por pessoas com superior completo

17 Olho por olho, dente por dente

18 Olho por olho, dente por dente

19 Os políticos representam o Brasil
Os brasileiros têm os governantes que merecem? Muitas vezes a classe AB acha que não tem os governantes que merece Mas AB é minoria

20 Jeitinho: ante-sala da corrupção

21 Jeitinho: ante-sala da corrupção
C, D e E

22 Olha o patrimonialismo aí gente

23 Nem tão cedo serão privatizadas: Caixa Econômica Federal
A privatização Nem tão cedo serão privatizadas: Petrobras Banco do Brasil Caixa Econômica Federal Saibam por quê

24 O Brasil é estatizante

25 De onde vem o Brasil estatizante
C, D e E

26 Contra o mercado

27 A classe baixa é anti-liberal

28 O trem bala do Rio “Governador afirma que será enérgico”
Motivo: havia autoridades no trem bala Polícia afirma que bandidos só atiraram porque não sabiam que havia autoridades no trem E a chegada da seleção brasileira ao Brasil após a conquista da copa de 1994? Vocês se lembram?

29 Você sabe com quem está falando?

30 Você sabe com quem está falando?

31 Dois tipos de preconceito
O preconceito estatístico

32 Preconceito de cor

33 Preconceito de cor

34 Preconceito de cor

35 Preconceito de cor

36 Dois tipos de preconceito
O preconceito normativo

37 Preconceito de cor

38 Mas como a cor não pega mulata, mulata quero teu amor

39 Os mais preconceituosos: os brancos se misturam menos

40 Os mais preconceituosos: há politicamente correto?

41 !?!? Isso tudo junto ... Familista Estatista A favor do jetinho
Hierárquica Patrimonialista

42 Alguns capítulos à parte: mulheres e homens; gerações; regiões do Brasil

43 A guerra dos sexos Mulheres e homens

44 Sexo: as mulheres são mais conservadoras

45 Algumas diferenças entre gerações
Os jovens são mais liberais

46 Algumas diferenças entre gerações: os jovens são mais liberais

47 As regiões do Brasil O Nordeste em um extremo: a região mais pré-moderna – mais ou menos 27% da população Brasileira O Sudeste: tem de tudo, uma enorme massa de classe baixa Sul: a região menos atrasada, porém, com apenas 16% da população brasileira – “menos atrasada” não é um grande elogio

48 As regiões do Brasil

49 Algumas conclusões

50 A desigualdade de mentalidade

51 190 milhões em ação Família: Sistema escolar: Religião:
Força conservadora Sistema escolar: Também atinge a todos Religião: Força conservadora Mercado de trabalho

52 A escolarização no Brasil e no mundo
A Grã-Bretanha em 1876: 19% da população adulta não conseguia assinar o nome Taxa de alfabetização: Londres em 1600: 78% NY em 1700: 84% 1700: EU continental protest: 40-45% EU continental católica: 20-30% Holanda em 1800: 70% Castilha em 1800: 15%

53 Um exemplo histórico: o censo de 1871 na Prússia
Was Weber wrong? Sascha O. Becker e Ludger Wossmann

54 A escolaridade hoje

55 A escolaridade hoje

56 Aristóteles, um gênio à frente de seu tempo
classe média pobres Escolarização Muda a forma de as pessoas verem o mundo

57 O Governo Estadual em ação
Compreender o outro: São visões de mundo diferentes Não é uma doutrina arraigada Depende da escolaridade (A força da diferença) A mudança: É social É lenta É um novo acordo básico Todos ganhariam Uma população mais educada facilita a ação coletiva

58 Obrigado

59 Governo do Estado do Espírito Santo 27 de fevereiro de 2008

60 Respostas politicamente corretas?
Efeito de desejabilidade social (social desirability effect) O respondente quer agradar à sociedade O entrevistador representa a sociedade Então o respondente tende a dar as respostas de acordo com o que ele acha que agrada ao entrevistador

61 Porque isto não aconteceu
Outros estudos indicam a mesma coisa A metodologia de fazer várias perguntas O resultado quanto ao racismo, aborto, drogas ... As perguntas são específicas ao Brasil Existem outras variáveis influenciadas pela escolaridade Evidências comportamentais de massas O efeito da educação Mesmo assim ...

62 Outros estudos indicam a mesma coisa
Theodore Adorno: personalidade autoritária, escala F; Seymour Martin Lipset, Political Man Gino Germani sobre a Argentina Gabriel Almond e Sidney Verba, Civic Culture Alex Inkeles e David Horton Smith, Becoming Modern Transparência Internacional

63 Outros estudos indicam a mesma coisa

64 Outros estudos indicam a mesma coisa

65 Outros estudos indicam a mesma coisa
Transparência Internacional

66 Várias perguntas que medem o mesmo conceito
A pesquisa tem muitas perguntas para poucas conclusões É a maneira mais correta de se fazer pesquisas Há inúmeras perguntas que mensuram o mesmo conceito ou conceitos correlacionados Se em algumas perguntas o respondente agir de acordo com a desejabilidade social É improvável que faça o mesmo em todas as perguntas No caso de A Cabeça do Brasileiro, todas as variações foram na mesma direção

67 Outros resultados da mesma pesquisa
O resultado sobre o preconceito de cor Defender o aborto é politicamente correto? Defender a liberação das drogas é politicamente correto?

68 Perguntas específicas ao Brasil
Você é contra ou a favor de seguir a lei? – Isso não foi perguntado O que é politicamente correto? Afirmar que furar a fila é favor, jeitinho ou corrupção? Afirmar que se deve chamar o patrão por senhor ou por você? Afirmar que o destino está nas mãos de Deus ou que não há destino? Afirmar que as calçadas devem ser ocupadas pelos camelôs ou o inverso disso? O exemplo do pré-teste da pesquisa

69 A escolariade está correlacionada com várias coisas
Quanto maior a escolaridade, maior a renda: Carlos Langoni, Ricardo Paes e Barros, Marcelo Neri e outros Quanto maior a escolaridade, maior a produtividade no trabalho: qualquer escola de administração no Brasil e no mundo Quanto maior a escolaridade, mais conhecimentos específicos a pessoa tem (geografia, história, língua materna, etc.) Por que não haveria então correlação entre escolariade e valores sociais? E ética?

70 Evidências comportamentais de massas
Eu conheço uma pessoa que ... Trata-se de estatística! Vote and Equality de Sidney Verba e outros mostra que a participação cívica e política está correlacionada com a escolaridade Grandes movimentos políticos no Brasil: Anistia Diretas já Impeachment E as greves do ABC: Lênin responde

71 O efeito da educação A educação não teria efeito sobre os valores?
Mundo mítico X mundo histórico Soluções mágicas X soluções metódicas Religiosidade X secularismo Visão coletivista X visão individualista

72 Mesmo assim ... Depois de tudo isso, vamos aceitar – mesmo assim – que os respondentes de escolaridade mais alta se comportaram de forma politicamente correta O que isto significa?

73 Obrigado


Carregar ppt "Governo do Estado do Espírito Santo 27 de fevereiro de 2008"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google