A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é a Dengue ? É uma doença causada por um vírus. Este vírus é transmitido de uma pessoa doente para uma pessoa sadia pela picada do mosquito Aedes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é a Dengue ? É uma doença causada por um vírus. Este vírus é transmitido de uma pessoa doente para uma pessoa sadia pela picada do mosquito Aedes."— Transcrição da apresentação:

1 O que é a Dengue ? É uma doença causada por um vírus. Este vírus é transmitido de uma pessoa doente para uma pessoa sadia pela picada do mosquito Aedes aegypti. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é uma doença sem importância : em alguns casos pode levar à morte.

2 Como é o mosquito Aedes aegypti ?
O mosquito Aedes é pequeno, pica as pessoas durante o dia e não faz zumbido como o pernilongo.

3 Como o mosquito Aedes aegypti se cria ?
Começa com o ovo, deste ovo sai a larva, esta larva vira pupa e essa pupa vira o mosquito Aedes aegypti. O mosquito se reproduz em água limpa, acumulada em nossa casa e no quintal. Sem água acumulada as larvas não conseguem se transformar em mosquito. Não havendo mosquito não haverá transmissão do virus para outras pessoas.

4 Como fazer para evitar que o mosquito se crie ?
Se o seu vaso de planta está no quintal, não precisa pratinho, que acumula água e pode ser criadouro do mosquito. Não mantenha plantas aquáticas. Dentro de casa, coloque areia no pratinho que fica embaixo do vaso, enchendo-o cuidadosamente até à borda. A água colocada vai para o fundo, mas a raiz consegue absorvê-la.

5 Como fazer para evitar que o mosquito se crie ?
Latas, garrafas e potes podem acumular água. Jogue no lixo ou guarde-os sem água em local coberto. Mantenha as latas de lixo bem fechadas e os sacos bem amarrados.

6 Como fazer para evitar que o mosquito se crie ?
Tampe bem os potes e as caixas d´agua e mantenha as calhas limpas.

7 Como fazer para evitar que o mosquito se crie ?
Guarde as garrafas e outros vasilhames de boca para baixo e em lugar coberto. Jogue fora a água acumulada em pneus. Guarde os pneus e outros objetos que podem acumular água bem secos,em lugar coberto.

8 Quais são os sintomas da Dengue ?
Leva de 3 a 15 dias para que a pessoa picada por um mosquito possa apresentar sintomas. Os mais frequentes são : febre alta dores de cabeça dor nos olhos dores nas juntas e nos músculos manchas vermelhas pelo corpo falta de apetite e em algumas vezes há sangramento na gengiva e no nariz

9 O que fazer ? Beba muito líquido, repouse e procure imediatamente o serviço médico mais próximo de sua casa. Além disso, não tome nenhum remédio sem orientação médica, prinicipalmente remédios que possuam Ácido acetilsalicílico.

10 VOCÊ PRECISA PARTICIPAR Evitar que a Dengue se transforme em grande epidemia é tarefa de todos. As autoridades de Saúde vêm atuando no combate e no tratamento da doença Mas sozinhas, não conseguirão evitar a epidemia. A NOSSA CHANCE DE VENCER A EPIDEMIA É A UNIÃO PORTANTO : - ELIMINE CRIADOUROS. - AOS PRIMEIROS SINTOMAS, PROCURE O SERVIÇO MÉDICO MAIS PRÓXIMO À SUA CASA. - AVISE SEUS AMIGOS E FAMILIARES.

11


Carregar ppt "O que é a Dengue ? É uma doença causada por um vírus. Este vírus é transmitido de uma pessoa doente para uma pessoa sadia pela picada do mosquito Aedes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google