A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O TAMANHO DO PROBLEMA. O TAMANHO DO PROBLEMA Quantos hipertensos existem no Brasil? Estimativa de Prevalência de Hipertensão Arterial (1998) 13 milhões.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O TAMANHO DO PROBLEMA. O TAMANHO DO PROBLEMA Quantos hipertensos existem no Brasil? Estimativa de Prevalência de Hipertensão Arterial (1998) 13 milhões."— Transcrição da apresentação:

1

2 O TAMANHO DO PROBLEMA

3 Quantos hipertensos existem no Brasil?
Estimativa de Prevalência de Hipertensão Arterial (1998) 13 milhões se considerar cifras de PA > 160 e/ou 95 mmHg 30 milhões se considerar cifras entre e/ou mmHg 15 milhões nem sabem que são hipertensos UFRGS- A. Achuti.

4 Qual o custo social da hipertensão?
Óbitos: (Brasil- 1998) Doenças Cardiovasculares : (32,43%) Hipertensão: ( 8,14% das DCV) Doença cérebro vascular: (32,56% das DCV) 80% HA: Doença isquêmica do coração: (29,55% das DCV) 40% HA: Hipertensão Arterial: Total (46,01% das DCV) UFRGS- A. Achuti.

5 Qual o custo social da hipertensão?
INTERNAÇÕES (SUS)  07/ / 2001 Todas as causas: Doenças Cardiovasculares : (9,69%) Hipertensão: ( 14,95% das DCV) Doença cérebro vascular: (13,72% das DCV) 80% HA: Doença isquêmica do coração: (13,61% das DCV) 40% HA: Hipertensão Arterial: Total (31,37% das DCV) UFRGS - A. Achuti.

6 HIPERTENSÃO ARTERIAL OU PRESSÃO ALTA?
O QUE É HIPERTENSÃO ARTERIAL OU PRESSÃO ALTA?

7

8

9 O coração trabalha em dois tempos
Quando se dilata Quando se contrai (diástole) (sístole) enche-se de sangue expulsa o sangue DIÁSTOLE SÍSTOLE Graças a esses movimentos de contração e dilatação o sangue circula permanentemente pelos vasos sangüíneos (artérias e veias).

10

11 EXISTE UM NÚMERO MÁGICO?

12 Segundo as V Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial para adultos considera-se pressões normais abaixo de 130 mmHg para pressão máxima e abaixo de 85 mmHg para mínima Os níveis pressóricos considerados ÓTIMOS são 120/80 mmHg

13 HIPERTENSÃO ARTERIAL OU PRESSÃO ALTA?
QUAL A CAUSA DA HIPERTENSÃO ARTERIAL OU PRESSÃO ALTA?

14 Na maioria das vezes não
conseguimos saber com precisão a causa da hipertensão arterial, mas sabemos que muitos fatores tanto os não modificáveis como os modificáveis podem ser igualmente responsáveis.

15 FATORES NÃO MODIFICÁVEIS
HEREDITARIEDADE IDADE RAÇA Algumas pessoas herdam a predisposição O envelhecimento A hipertensão é mais comum em pessoas da raça negra à hipertensão arterial, que pode aumenta o risco da apresentar-se em vários membros hipertensão arterial de uma família. em ambos os sexos.

16 FATORES MODIFICÁVEIS OBESIDADE
É um fator de risco para hipertensão arterial

17 FATORES MODIFICÁVEIS

18 FATORES MODIFICÁVEIS

19 FATORES MODIFICÁVEIS ESTRESSE Excesso de trabalho,
angústia, preocupações e ansiedade, podem ser responsáveis pela elevação da pressão arterial.

20

21

22 Por que é importante fazer o diagnóstico precoce e o tratamento adequado da hipertensão arterial ou pressão alta?

23 CONSEQUÊNCIAS DA PRESSÃO ALTA
Derrame Diminuição Cerebral da visão por lesões na retina Desgaste acelerado no coração por Doenças no Coração (infarto, insuficiência cardíaca e arritmias) Lesão nas Dano sério artérias nos rins

24

25 “Artéria entupida.“ Artéria com Artéria normal aterosclerose
CONSEQUÊNCIA DA PRESSÃO ALTA “Artéria entupida.“ Artéria com Artéria normal aterosclerose

26

27

28

29 Como tratar?

30 Bem, primeiro, para o indivíduo saber se é hipertenso, basta medir sua pressão arterial
Após confirmado o aumento da pressão arterial: você é hipertenso. Vamos ao tratamento!

31 Como pode ser o tratamento?
Não medicamentoso ou mudanças no estilo de vida Medicamentoso

32 Sendo hipertenso, com um tratamento adequado, pode-se controlar a
Esse tratamento poderá Sendo hipertenso, estender-se por com um tratamento toda a vida. adequado, pode-se Nos casos em que o indivíduo não controlar a possa curar-se. pressão arterial levando o paciente a ter uma vida absolutamente normal.

33

34 SEGUNDO: Reduza a ingestão de alimentos com muitas calorias e
PRACOMEÇAR: de alimentos com Fuja do sal. muitas calorias e diminuam os alimentos ricos em gordura animal.

35 QUARTO: TERCEIRO: Relaxe! Prefira alimentos Muitas pessoas frescos. E que conseguem tenham pouco sal. controlar sua pressão apenas com alimentação apropriada.

36 ALIMENTOS Permita-me agora, demonstrar o que
seria uma dieta para hipertensão arterial. ALIMENTOS RECOMENDADOS - Frutas frescas e sucos - Verduras frescas - Aves - Pescados - Carnes magras - Cereais

37

38

39

40

41 PRATIQUE Caminhada pelo bairro

42

43

44 É fundamental no tratamento
seguir todas as orientações médicas e de toda a equipe de saúde envolvida com o tratamento Não perder as consultas agendadas Não interromper o tratamento Considerar sempre o médico e todos os integrantes da equipe de saúde, pessoas amigas e que estão preocupadas com sua saúde e qualidade de vida.

45

46

47

48 LEMBRE-SE: TEM CURA, MAS TEM CONTROLE ! HIPERTENSÃO ARTERIAL NÃO
NÃO ABANDONE O TRATAMENTO !

49 Carlos Alberto Machado
MUITO OBRIGADO ! Carlos Alberto Machado Este material foi idealizado pela Equipe Multiprofissional da Liga de Hipertensão Arterial do Belém -SP e da Associação Paulista de Assistência ao Hipertenso(APAH) com patrocínio dos Laboratórios PFIZER


Carregar ppt "O TAMANHO DO PROBLEMA. O TAMANHO DO PROBLEMA Quantos hipertensos existem no Brasil? Estimativa de Prevalência de Hipertensão Arterial (1998) 13 milhões."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google