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RESILIÊNCIA na Gestão da Saúde

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Apresentação em tema: "RESILIÊNCIA na Gestão da Saúde"— Transcrição da apresentação:

1 RESILIÊNCIA na Gestão da Saúde
Eduardo Carmello A ARTE DE GERENCIAR E SUPERAR DESAFIOS Site:

2 “ Eu não ensino e não mando. Ensinando sai cópia.
Mandando sai escravo. Eu transmito minha energia.” Mestre Zen Saito Estrategista Site:

3 Quem é o Resiliente? "Indivíduos resilientes têm sido descritos como possuindo um locus interno de controle, otimismo, significação, força de ego, auto-eficácia, confiança, perseverança, habilidade para resolver problemas e flexibilidade". (Begun, 1993 e outros). Site:

4 Horácio A adversidade tem o poder de desenvolver capacidades que, em circunstâncias de prosperidade permaneceriam latentes. Site:

5 Estar constantemente atuando como uma empresa referência em treinamento e desenvolvimento estratégico de pessoas Integridade Excelência Respeito ao indivíduo Cooperação Aprendizagem Saúde Criatividade Tornar as pessoas e as organizações aptas a encontrarem o meio de se sentirem mais integradas, confiantes, motivadas, competentes e conscientes no seu campo de atividade ou negócio Soluções em aprendizado comportamental, capacitação de competências e aprimoramento atitudinal Capacidade de influenciar o comportamento da força de trabalho para atingir resultados operacionais, financeiros e sociais Alinha e concebe uma integração e unidade entre as competências essenciais das organizações e as competências referenciais dos colaboradores. Integra saberes, valores e competências desenvolvendo metas de aprendizagem e tarefas Entheusiasmos Consultoria em Talentos Humanos Fone: 011 – / Site:

6 Campo de atuação DESENVOLVIMENTO TALENTOS HUMANOS
Entheusiasmos Consultoria em Talentos Humanos Fone: 011 – / Site:

7 FONTES DE CONHECIMENTO COMPORTAMENTO HUMANO SOBRE O
Neurociência Medicina Administração Psicologia Educação Arte Física Quântica Filosofia Biologia Novas Fusões Site:

8 Desafios Profissionais
Profissionais que têm o triplo desafio de decidir em intervalos de tempos mínimos, correndo altos riscos e com informações incompletas Site:

9 DESEMPENHO Qual sua escolha? Qual o valor/crença que apoia a escolha?
Qual é a visão/propósito do projeto? Site:

10 Como vou me motivar se algo inesperado acontecer?
DESEMPENHO Como vou me motivar se algo inesperado acontecer? Como manter o desempenho com o máximo de inteligência e saúde possível? Site:

11 Estratégia deste workshop
Orientar as pessoas em um processo fundamentado, utilizando ferramental para poder aprimorar as decisões e ações em situações adversas Site:

12 INTEGRANDO 1 - Se pudesse ser vitorioso em outra profissão, o que gostaria de ser? 2 -Se tivesse que viver uma única estação (prim / ver / out / inv), qual seria? 3 –Eu estou com o pode de mandar meu chefe para: espaço, clínica de estresse, líder do ano, seminário de atualização? 4 -Se fosse tocar numa banda de música, que instrumento gostaria de tocar? 5 –Cite um dos seus desafios atuais/futuro? Se pudesse curar qualquer doença, qual seria? 7 –Pelo quê estou encantado/apaixonado ultimamente? (idéia, pessoa, filme, projeto, acontecimento) 8 – Quais minhas expectativas em relação a este workshop? 9 – O que estou querendo ou precisando resolver atualmente? (casa/trabalho/tarefa/relacionamento) 10 -Se tivesse meios de eliminar para sempre da face da Terra um tipo de preconceito, com qual deles acabaria? Site:

13 RESILIÊNCIA GERENCIANDO PRESSÕES ENFRENTANDO ADVERSIDADES
SUPERANDO DESAFIOS RESILIÊNCIA Breve cenário da relação pressão X recursos Definição, fatores de promoção Características da pessoa resiliente Objetivos e Estratégias de aplicação Análise de desenvolvimento Site:

14 O MUNDO ONTEM FÍSICA TRADICIONAL Reducionismo Mecanicismo Materialismo
Entheusiasmos Consultoria em Talentos Humanos Fone: 011 – / Site:

15 administração de ontem
Individua- Foco técnico lismo Convenciona- rigidez lismo poder > controle feitos Entheusiasmos Consultoria em Talentos Humanos Fone: 011 – / Site:

16 O MUNDO HOJE FÍSICA QUÂNTICA Sistêmico Holismo ENERGIAS SUTIS
Entheusiasmos Consultoria em Talentos Humanos Fone: 011 – / Site:

17 administração de hoje confiança feitos > poder coletividade
Foco compor tamental coletividade espontaneidade flexibilidade feitos > confiança poder Entheusiasmos Consultoria em Talentos Humanos Fone: 011 – / Site:

18 A luz que define o novo O emergente sistema de criação de riquezas baseado no conhecimento. Hoje pensamos mais em termos neurobiológicos do que em termos mecânicos. Conhecimento que se manifesta na ação - Capacidade para realizar e entregar o serviço ou produto

19 Brian Tracy O Futuro não pertence aos que são apenas bem intencionados. O Futuro pertence aos competentes. Pertence a aqueles que são muito, muito bons naquilo que fazem. Site:

20 Alguém já disse que nós não somos competentes;
nós estamos competentes... E isto muda numa fração de segundo, num simples movimento corporal.

21 Não existem grandes prêmios para resultados médios.
Lembre-se: Não existem grandes prêmios para resultados médios. Site:

22 Cada vez mais as instituições precisam de trabalhadores e gerentes que possam responder de forma rápida e eficiente às mudanças a serem enfrentadas. VISÃO DE SOLUÇÃO MENTE RESOLUTIVA Entheusiasmos Consultoria em Talentos Humanos Fone: 011 – / Site:

23 “Na nova economia do conhecimento, é o domínio das estratégias de comportamento no trabalho agregado ao domínio da mais recente e complexa tecnologia que determina o valor para a empresa.” Robert Kelley

24 Apenas 5% das mudanças programadas nas Organizações foram implementadas. 87% dos fracassos profissionais são por falta de habilidade em relacionar-se e trabalhar em conjunto (FORTUNE) Entheusiasmos Consultoria

25 MARIO QUINTANA Não O melhor é não falares!
Não explicares coisa alguma! Tudo agora está suspenso. Nada aguenta mais nada. E sabe Deus o que desencadeia as catástrofes, o que é que derruba um castelo de cartas. Não se sabe. Uma vez desaba uma avalanche e não morre um mosca, outra vez senta uma mosca e desaba uma cidade! MARIO QUINTANA Site:

26 A CONSTATAÇÃO Site: www.entheusiasmos.com.br
Saiba o que normalmente acontece com 80% da população frente à uma adversidade. A eficácia de nossas competências diminuem ou praticamente desaparecem quando passamos por situações que são interpretadas como imprevisíveis, adversas, turbulentas ou ameaçadoras. A CONSTATAÇÃO Site:

27 A MOTIVAÇÃO Os outros 20% da população conseguem manter-se competentes em ambientes de pressão e utilizam de suas características afetivas, comportamentais e cognitivas para enfrentar e ter sucesso diante da situação exigente. Site:

28 3 – MUITO BEM 2 – MODERADAMENTE 1 – UM POUCO 0 – DE MODO ALGUM
0 a 10 – Rapáz, faça alguma côisa... 11 a 13 – Xii, não sei não... 14 a 16 – êta cabra bom da péste... 17 a 21 – Víiche, que o mininú é arretado de bom 3 – MUITO BEM 2 – MODERADAMENTE 1 – UM POUCO 0 – DE MODO ALGUM REFLEXÃO Consigo recuperar-me depois de um desapontamento, ou frustração Relaxo quando surge uma tensão Sou paciente e consigo ver o lado cômico das situações Posso facilmente afastar distrações quando preciso concentrar-me Consigo identificar meus sentimentos e emoções em ambientes imprevisíveis ou emergenciais Quando tenho um problema, sei e tenho a quem recorrer e o faço o mais breve possível Visualizo o futuro para poder reconhecer meu caminho e saber por onde e como vou andar Site:

29 Daryl R. Conner “Executivos que com sucesso implementam mudanças, independente de sua localização, demonstram muito das mesmas emoções básicas, comportamentos e abordagens” Site:

30 “a capacidade de um material voltar ao seu estado normal depois de ter sofrido uma pressão”
FÍSICA RESILIÊNCIA CIÊNCIAS HUMANAS “a capacidade de um indivíduo em possuir uma conduta sã num ambiente insano, ou seja, a capacidade do indivíduo sobrepor-se e construir-se positivamente frente as adversidades” Site:

31 “A capacidade de responder de forma mais consistente aos desafios e dificuldades;
de reagir com flexibilidade e capacidade de recuperação diante de desafios e circunstâncias desfavoráveis; ter uma atitude otimista, positiva e perseverante e mantendo um equilíbrio dinâmico durante e após os embates” José Tavares Site:

32 Noções conceituais de mecanismos de coping
Como lidar com adversidades? Conhecimento de padrões de comportamento resiliente e fatores de promoção da resiliência Noções conceituais de mecanismos de coping Disposição para aprender e aplicar métodos Site:

33 Padrões de comportamento resiliente
Auto-confiantes: acreditam em si e naquilo de que são capazes de fazer Gostam e aceitam mudanças, encaram as situações de estresse como desafios Baixa ansiedade, alta extroversão e aberto à experiência Auto-conceito e auto-estima positiva Emocionalmente inteligente Criativos, capacidade de reação Site:

34 SENTIDO DE PROPÓSITO E FUTURO
FATORES QUE PROMOVEM A RESILIÊNCIA MODELO DO DESAFIO VÍNCULOS AFETIVOS SENTIDO DE PROPÓSITO E FUTURO Site:

35 Modelo do desafio: a capacidade de reconhecimento da verdadeira dimensão do problema; o reconhecimento das possibilidades de enfrentamento; o estabelecimento de metas para sua resolução. t Site:

36 2. Vínculos Afetivos: A aceitação incondicional do indivíduo enquanto pessoa, principalmente pela família colegas de trabalho, assim como a presença de redes sociais de apoio permitem o desenvolvimento de condutas resilientes. Site:

37 Dr. FREDERIC FLACH “Aqueles que melhor se compõem emocionalmente depois da tragédia são os que habitualmente partilham suas experiências de forma verbal uns com outros e com terapeutas compreensivos” Site:

38 A importância das emoções
Todos percebemos a extrema importância das emoções dentro das empresas, pois a maior parte dos conflitos interpessoais resulta de tensões emocionais (raiva, ciúme, frustração, insegurança, desmotivação, etc) e a maioria dos encontros pessoais são resultados de algum tipo de comunhão emocional (empatia, respeito, afeição, harmonia eficiência e satisfação). Site:

39 A DIFICULDADE DE SE ADAPTAR A ESSAS PEQUENAS PRESSÕES...
EXAUSTÃO EMOCIONAL DESGASTE FÍSICO Site:

40 Quando a fadiga e a tensão aumentam, muitos ficam de mau humor e perdem o ânimo e a flexibilidade
Um atraso de um minuto parece uma hora Um comentário descuidado fere como repreensão Um silêncio é interpretado como uma ação de ignorar Site:

41 “Nenhum de nós pode fazer as coisas mais importantes sozinho
“Nenhum de nós pode fazer as coisas mais importantes sozinho. A parceria, a colaboração e a aliança são as chaves para enfrentar desafios” Tom Morris Site:

42 Esteja cooperativo Se nós buscamos organizações com maior capacidade de adaptação e evolução, isto acontecerá devido às capacidades das pessoas de refletir, pensar e agir conjuntamente “. Peter Senge

43 Gestão de Pessoas Entende-se por modelo de gestão de pessoas a maneira pela qual uma empresa se organiza para gerenciar e orientar o comportamento humano no trabalho. André Luiz Fischer

44 Escopo de Competências Paul C. Green
Crenças, cultura, visão e normas. Participação humana na melhoria de desempenho. Como se faz o trabalho Conjunto peculiar de know-how técnico Suportam competências essenciais. Fornece uma maneira lógica para Organização manter e ampliar competências e habilidades. Inteligência, atributos e personalidade. Incluem ht, estilo de comunicação, liderança, equipe Entheusiasmos Consultoria

45 HABILIDADES - saber fazer Dedicação, disposição, confiança
Desempenho INCENTIVO Solicitar opiniões Expressar e demonstrar empatia Confiança e respeito ORIENTAÇÃO Informar Expectativas específicas Explicar Instruir HABILIDADES - saber fazer EMPENHO - querer fazer Dedicação, disposição, confiança

46 Como transformar estratégias em ações práticas?
A melhor maneira de se transformar competências em palavras é através de linguagem comportamental que descreve as coisas que você pode ver ou ouvir que estão sendo feitas. Green

47 CONSTRUÇÃO CONJUNTA A – executor B – orientador C - informante Executa a tarefa de olhos fechados e com a mão não dominante Orienta verbalmente Sem ajuda manual A B C Informa claramente a tarefa

48 CONSTRUÇÃO CONJUNTA operação micro
Orientou a tarefa a partir de que referência? Observou grau de tensão do executor? Orientador optou pela conquista da tarefa + bem-estar do executor + qualidade do trabalho feito em relação a solicitação? Utilizou comunicação clara e objetiva? Criou clima favorável (incentivo, reconhecimento das pequenas vitórias) ou desfavorável (pouco incentivo, demonstrando desânimo, quebra de fluência)?

49 Gestão de Pessoas Foco constante
Seu núcleo de atuação é o Comportamento Humano Alinhar este comportamento às estratégias da organização Lidar com um ambiente de permanente transformação Capacidade para gerar, por meio das pessoas, vantagem competitiva para a Organização Site:

50 É o Estado de Espírito, a Energia Emocional e o Foco no Propósito que nos leva aos resultados desejados Site:

51 SINALIZANDO O CAMINHO PARA O SEU DESENVOLVIMENTO
R. República do Iraque, 1745 Casa 05 Campo Belo - São Paulo - SP - CEP: FONE/FAX: Entheusiasmos Consultoria


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