A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PESQUISA DE CUNHO ETNOGRÁFICO (Por: Cláudio Obayashi e Eduardo Moura)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PESQUISA DE CUNHO ETNOGRÁFICO (Por: Cláudio Obayashi e Eduardo Moura)"— Transcrição da apresentação:

1 PESQUISA DE CUNHO ETNOGRÁFICO (Por: Cláudio Obayashi e Eduardo Moura)

2 HOMOSSEXUALIDADE E ENSINO DE LÍNGUAS

3 O presente trabalho intenciona pesquisar da perspectiva etnográfica o grupo de professores de línguas estrangeiras que sejam homossexuais, especificamente o porquê do grande número de professores homossexuais e a forma que a sociedade enxerga estes profissionais.

4 Abordagem indireta com nossos informantes
Abordagem indireta com nossos informantes. A mídia utilizada foi a Internet, especificamente enviando mensagens através do Orkut.

5 DEFINIÇÃO DE ETNOGRAFIA
Etnografia é o método de estudo e aprendizado sobre uma pessoa ou grupo de pessoas. Tipicamente, etnografia envolve o estudo de um pequeno grupo de indivíduos em seu próprio ambiente. Ao invés de observar uma pequena gama de variáveis e um grande número de indivíduos ("o grande retrato"), o etnógrafo procura obter uma compreensão detalhada das circunstâncias dos poucos indivíduos que estão sendo estudados. Dados etnográficos, então, são tanto descritivos quanto interpretativos; descritivos, pois o detalhe é crucial, e interpretativo, pois o etnógrafo deve determinar a significância do que ele observa sem coletar ampla informação estatística. acesso 29/09

6 HIPÓTESES O convívio com as profissionais do sexo feminino interferiu de alguma forma na opção sexual? De que forma a sociedade enxerga os homossexuais relacionados ao ensino de LEM? Confirma-se o supramencionado ponto de vista da sociedade, ou seja, os homossexuais são mais perceptíveis? A discriminação sofrida pelos homossexuais faz com que eles procurem se destacar de alguma forma, por exemplo, aprendendo outras línguas e tendo maior conhecimento cultural? e. Nenhuma das hipóteses se confirma e na verdade a proporção grande de homossexuais não passa de uma coincidência?

7 HIPÓTESE A O convívio com as profissionais do sexo feminino interferiu
de alguma forma na opção sexual?

8 .

9

10 HIPÓTESE B De que forma a sociedade enxerga os homossexuais relacionados ao ensino de LEM?

11 “Vocês já tiveram aulas com professores homossexuais?
Se sim, qual disciplina?”

12

13 “Vocês perceberam algum grau de
preconceito de alguns de seus colegas?”

14

15 “Qual das atividades profissionais abaixo você acredita sofrer maior
preconceito em função do profissional ser homossexual? Por quê?

16

17 HIPÓTESES C e D: Confirma-se o supramencionado ponto de vista da sociedade, ou seja, os homossexuais são mais perceptíveis? A discriminação sofrida pelos homossexuais faz com que eles procurem se destacar de alguma forma, por exemplo, aprendendo outras línguas e tendo maior conhecimento cultural?

18

19

20

21

22

23

24 CONCLUSÕES: Infelizmente os dados mostram que o preconceito ainda existe, porém em maior proporção em outras áreas que não humanas. Isso pode, de certa forma, justificar o grande número de professores homossexuais. 2. Os dados coletados não mostraram nenhuma relação entre o grande número de acadêmicas do sexo feminino e a homossexualidade.

25 3. Duas de nossas hipóteses iniciais eram verificar se há realmente uma
relação entre homossexualidade e maior percepção em nível cultural e também constatar se há uma conexão entre a discriminação sofrida pelos homossexuais e a busca de novas culturas. Acreditamos que as respostas de dois de nossos informantes da segunda pesquisa sintetizam o pensamento da maioria: “Os homossexuais, geralmente banidos dos programas culturais comuns, buscam refúgios em outras coisas, como arte, cinema, etc. Sempre buscando referências.” “Homossexuais sempre foram conhecidos e reconhecidos na área dos bens culturais, artísticos e da literatura. Era um espaço tolerado, um "nicho" para viver a sexualidade de forma mais aberta, mas também serviu como sua prisão. É uma grande referência tanto para "heteros" quanto "gays" como um espaço mais tolerante à homossexualidade.” Ou seja, podemos, de certa forma, concluir que a arte (i.e. cultura) é uma das únicas formas que o homossexual encontra para interagir com o restante da sociedade, havendo obviamente exceções.


Carregar ppt "PESQUISA DE CUNHO ETNOGRÁFICO (Por: Cláudio Obayashi e Eduardo Moura)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google