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4) Organização de um artigo de pesquisa primária: título, abstract, introdução, métodos, resultados, discussão, agradecimentos e referências.

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1 4) Organização de um artigo de pesquisa primária: título, abstract, introdução, métodos, resultados, discussão, agradecimentos e referências

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3 O que há de errado com minha escrita?
Para um iniciante vc usa muitas sentenças A escolha das palavras é incorreta. E sua pontuação é muito estranha Realmente, o problema começa quando vc pressiona a tecla on! Mais alguma coisa? Suas figuras são horríveis!

4 O´Connor (1991)

5 DICAS IMPORTANTES ACERCA DA REDAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO

6 O artigo científico deve:
- priorizar teorias, conceitos ao invés dos dados e resultados; ser coerente com as ideias gerais, hipóteses e objetivos do trabalho; ou seja, MANTER O FOCO;

7 - o conteúdo abordado no curso é um GUIA (UM INÍCIO), mas não precisa ser seguido rigidamente;
- sua experiência o capacitará a adquirir maior liberdade na elaboração de um texto científico.

8 Aprenda com os artigos publicados em grandes revistas (Ecology, Nature, Science etc.)
Porque o artigo foi publicado nessa revista? Quais métodos empregou? etc...

9 Como escolher um título?
A primeira impressão é a que fica. Faça-a valer de fato!

10 Como escolher um título?
Não se esqueça: o título é a porta de entrada para seu trabalho! Títulos sugestivos levam o leitor para a segunda porta (o Abstract).

11 Como escolher um título?
Mas títulos ruins...

12 - Um exemplo de nossa área: a revista Hydrobiologia publica artigos ano-1 e a revista Freshwater Biology artigos ano-1

13 Como escolher um título?
A primeira impressão é a que fica. Faça-a valer de fato! Duas maneiras de atrair a atenção Ser correto e conciso: “Absence of allelic divergence shows that there is no Meselson effect in an ancient asexual ostracod” Ser atraente “No slave to sex”

14 Absence of allelic divergence in ostracod: no slave to sex
Apesar de ser atraente, esse título não é muito informativo Alguns de seus colegas não vão gostar desse título televisivo (a lá Faustão ou Rede Globo!) Absence of allelic divergence in ostracod: no slave to sex

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16 Como escolher um título?
Pleuston communities are buffered from regional flood pulses: the example of ostracods in the Paraná River floodplain Or A one year analysis of ostracod communities in a backwater of the Paraná River floodplain

17 Como escolher um título?
Título atraente E reflete o conteúdo NUNCA faça do título algo descritivo, sempre alargue sua dimensão em um significado ecológico/evolutivo

18 Como escolher um título?
Poderia ter sido: “Feeding habit of two fish species in the Chacororé Lake, Pantanal, Brazil”

19 Como escolher um título?
As conclusões podem ser colocadas no título (tendência moderna nas grandes revistas)

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21 Como escolher um título?
O problema pode ser colocado no título

22 Como escolher um título?
Evite colocar nomes de espécies e do local de estudos no título Physical complexity provided by macrophytes reduces fish predation on aquatic invertebrates

23 Como escolher um título?
Títulos muito descritivos e pouco atraentes devem ser evitados: “Studies on….” “Characterisation of ….” “Observations on….” “Investigations into….” “Se você não for capaz de pensar de uma questão biológica específica que seu estudo pode começar a endereçar, talvez seja hora de considerar uma carreira alternativa…..” (Martin Welch)

24 Alguns exemplos próprios (que não devem ser seguidos)

25 Como escolher um título? Resumo
Título atraente, mas não televisivo, como em uma propaganda. Não pode ser descritivo, mas relacionado com hipóteses ecológicas/evolutivas gerais KISS: Keep it simple and stupid (or: keep it simple, stupid…)

26 Como escolher um título? Outras considerações
Evite questões no título => não há consenso

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28 Como escolher um título? Outras considerações
Títulos com rejeições de hipóteses podem ser atrativos

29 - Não use abreviações no título (exceto DNA, pH, …)
- Evite termos como ‘novel’, ‘first time’,… => Decida sobre o título final quando o manuscrito estiver escrito!

30 Como escolher um título? Diferenças (e semelhanças) com a imprensa

31 Lição: O título deve ser atrativo MAS, AO MESMO TEMPO,
fiel aos resultados obtidos

32 Página título: sequência dos autores
Ordem alfabética (raramente utilizada) Ordem de importância da contribuição Mais importante Segundo mais importante Terceiro mais importante …. Mais importante: o primeiro autor, usualmente o aluno que fez o trabalho Último = autor senior = orientador Segundo lugar = o terceiro mais importante Outras posições não são ranqueadas algumas revistas pedem a % de contribuição de cada autor

33 Página do título Título Autor(es)
Afiliação (autor para correspondência) Palavras-chaves Disclaimer: « This manuscript has not been submitted elsewhere, nor will it be within 6 months after submission »

34 Como escolher as palavras chaves?
Não repetir as palavras que já ocorrem no título Utilize palavras que não apareçam no abstract ou até mesmo no texto todo

35 Abstract (extremamente importante)
“Um abstract bem preparado capacita os leitores a identificar o conteúdo básico de um documento rapidamente e acuradamente, determinar sua relevância a seus interesses e, assim, determinar se ele VAI LER O DOCUMENTO INTEIRO OU NÃO.” (Am. Natl. St. Inst. 1979)

36 Abstract Assim como o título, essa é frequentemente a única parte do seu artigo que será lida por um público mais geral. Deixe-o atrativo. Seus leitores começarão quase sempre a iniciar a leitura de seu artigo cheios de boas expectativas. No entanto, se seu abstract for enfadonho, bombástico ou pouco interessante... “A good abstract offers the promise of being followed by a good paper. A bad abstract…...” Martin Welch

37 Curto (c palavras) Geralmente em um único parágrafo (há exceções) Escrito no passado (o trabalho já foi feito) Sem referências Sem abreviações (exceto DNA, pH,…) Quando colocar abreviações, defina-as novamente no texto Sem dados brutos

38 Deve POSSUIR conteúdo: NUNCA “esses resultados serão discutidos”
Abstract Deve POSSUIR conteúdo: NUNCA “esses resultados serão discutidos”

39 Abstract SUGESTÃO: 1. Contexto geral (não necessariamente), pergunta da pesquisa ou hipótese a ser testada 2. Principais métodos 3. Principais resultados (não apresentar dados brutos!) 4. Principal significância dos resultados (por exemplo: a hipótese foi rejeitada ou não) Em algumas revistas, essas sessões são numeradas

40 Contexto geral Pergunta ou hipótese ou objetivo Principais métodos Principais resultados Principal significância dos resultados (por exemplo: a hipótese foi rejeitada ou não)

41 “Aqui você deve validar a proposta de seu trabalho”
Introdução “Aqui você deve validar a proposta de seu trabalho” Volpato (2010 – Dicas para...)

42 Introdução Contexto e “histórico”:
Não utilize literatura excessiva, apenas os artigos principais que ilustram o conflito. Coloque em um contexto amplo (paradigma)

43 Introdução Explore as lacunas (justificativa): porque você fez essa pesquisa? Mostre e valorize a novidade (“novelty”) de sua pesquisa Repetições não são aceitas em revistas internacionais

44 Pense em uma justificativa teórica (quais lacunas serão preenchidas?)
IMPORTANTE: A falta de dados ou de estudos NÃO é jusfiticativa para a realização de um estudo! Pense em uma justificativa teórica (quais lacunas serão preenchidas?)

45 Introdução (mas também válido para a Discussão):
Citar clássicos para introduzir paradigmas/ perguntas – bons trabalhos nunca caem de moda e mesmo que antigos, podem ser inspiradores. Justiça seja feita!

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47 Thomaz et al. (2010 – Hydrobiologia)
“On bird species diversity” – MacArthur & MacArthur “Homage to Santa Rosalia” – G. E. Hutchinson Thomaz et al. (2010 – Hydrobiologia) Cunha et al. (2012 – Hydrobiologia)

48 Introdução (mas tb válido para discussão)
Use também artigos recentes – demonstre que você fez uma boa revisão bibliográfica! É desejável que ocorra um balanço entre clássicos e artigos mais recentes (que sejam os mais importantes de seu campo).

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50 Introdução (mas tb válido para discussão)
Valorize a ciência nacional e latino-americana!

51 Introdução De um artigo submetido para publicação em 2009!
NUNCA colocar informações do tipo: “Species traits of aquatic macrophytes have barely been studied, partly due to infrequent flowering and the difficulty in studying aquatic plants in situ (Bornette et al. 1994)” De um artigo submetido para publicação em 2009!

52 Introdução Que hipótese você testou? Quais são as predições de sua hipótese?

53 Our overall hypothesis was that the retention coefficient of stem fragments increases, and thus the dispersal distance decreases, with higher relative contact between the flowing water and the stream bed, the banks and the vegetation. This hypothesis implies that small, shallow streams and high vegetation cover should result in high retention coefficients of drifting plants. HIPÓTESE Nossa principal hipótese foi de que os coeficientes de retenção de fragmentos de caules aumentam, e assim a distância de dispersão diminui com maior contato relativo entre a água fluindo e o fundo do riacho, os bancos e a vegetação. Essa hipótese implica que riachos pequenos e rasos, e elevada cobertura vegetal devem resultar em elevados coeficientes de retenção de plantas que se encontram a deriva. IMPLICAÇÃO ou PREDIÇÃO Em geral, a hipótese e suas implicações são apresentadas no final da Introdução.

54 A LÓGICA (premissas) de suas hipóteses
Em geral, incluidas ao longo da Introdução, mas pode ser resumida após a apresentação das hipóteses e predições

55 A LÓGICA (pressuposições) de suas hipóteses e predições devem tambérm ser incluidas

56 Hipótese Predições Premissas (ou “rationale”) de cada predição (i.e., porque você pressupõem essas, e não outras, predições)

57 Nesse estudo nós testamos a hipótese de que limitações das sementes versus microhabitat podem ser contrastadas para espécies invasoras utilizando apropriadamente o bancos de sementes estruturados e análises espaço-temporais através de amostragem de gradientes de bancos de sementes de invasão transitórios versus persistentes. Para explorar essa hipótese, as seguintes predições são testadas utilizando a espécie altamente invasora C. solstitialis. (1) Densidade de sementes: a limitação por sementes prediz que a densidade de sementes de C. solsititalis decresce com o decréscimo da densidade de plantas maduras (i.e., a extensão da invasão); limitação por micro-hatibats prediz não haver relação entre a densidade de sementes e a densidade das plantas mães. A lógica da primeira predição é que a disponibilidade de sementes está associada com a densidade de plantas que depositam sementes em um sistema, visto que mais plantas levam à presença de mais sementes…

58 Introduction Pode-se ajudar o leitor a compreender desde a Introdução COMO suas predições foram testadas.

59 O que foi feito Que hipóteses foram testadas Como as hipóteses foram testadas Lógica do teste

60 Introduction Você pode apresentar sua principal conclusão na Introdução: Após a justificativa da proposta de estudo, ao invés de escrever “Assim, o objetivo deste estudo foi…” ou “Portanto, neste trabalho avaliamos…”, escreva: “Aqui, mostramos que…” Volpato (2010, Dicas para…)

61 Introduction Quantos detalhes devemos passar?
A Introdução deve fornecer informação suficiente para permitir ao leitor entender e avaliar o presente estudo SEM se referir a publicações prévias sobre o tópico. (Instructions to authors, J. Bacteriol, 2001)

62 Introduction Sequência da Introdução:
Uma boa dica é seguir do GERAL (contexto amplo) para o ESPECÍFICO (o que seu trabalho vai testar)

63 Exemplo: trabalho sobre efeito de uma espécie exótica sobre a biodiversidade aquática
Introduções de espécies podem afetar as comunidades Ambientes aquáticos sofrem danos mais severos de introduções e têm maiores taxas de extinção Plantas aquáticas são importantes para a manutenção da diversidade aquática Várias espécies de plantas aquáticas são invasoras e têm comprometido a diversidade Um exemplo é XXX (estudada nesse trabalho) HIPÓTESE PREDIÇÃO CONCLUSÃO

64 RESUMINDO: Embora essas dicas possam ajudar, a Introdução pode ser redigida com relativa liberdade, desde que capacite o leitor a compreender o histórico, as lacunas, a novidade de seu trabalho, os pressupostos, e o que você estudou (a hipótese/predição que você testou).

65 Materiais e Métodos Local de estudos: posição geográfica e uma curta descrição Material: número de amostras, organismos, deposição de material referência ou número de entrada em bancos de dados públicos (ex. Genbank) Protocolo das amostras e experimental: tipo de amostragem, tipo de equipamentos utilizados, réplicas, frequência amostral ou de controles... Forneça detalhes suficientes para permitir a reprodutibilidade do estudo Análises estatísticas: quais tipos de análise, quais softwares, versões do software...

66 Importante: descreva o objetivo de cada análise estatística

67 ANÁLISE OBJETIVO Exemplo: “A detrended correspondence analysis (DCA) was performed to summarize fish assemblage structure (composition and abundance). Then, sample scores of the ordination were generated and analyzed through a two-way ANOVA (time of the day and position as factors). We assumed that samples apart in the ordination presented distinct fish assemblage structure.” Agostinho et al. (2007) OBJETIVO ANÁLISE

68 Materiais e Métodos Como descrever as metodologias?
Métodos ESTABELECIDOS: forneça o método e a referência pertinente “The cells were broken by ultrasound treatment as previously described (ref)” Métodos MODIFICADOS: forneça a referência e as modificações empregadas “TCA precipitation was performed as described (ref) except that we used a final concentration of 10% (w/v) TCA and we incubated the tubes at 4ºC for 60 minutes before centrifugation.” Métodos novos: descreva em detalhes

69 Materiais e Métodos Watch how you write things…
“After standing in boiling water for an hour, I loaded the sample on a gel…..” Hum….. “The sample was kept at room temperature…” In Palotina, Londres ou Uppsala???? “Blood samples were taken from 48 informed and consenting patients….. the subjects ranged in age from 6 months to 22 years.” (Pediatr. Res. 6:26 (1972)) Crianças espertas essas! Use unidades padrão Evite indicar o nome do laboratório onde as análises foram realizadas

70 Materiais e Métodos Dica importante: Descreva detalhadamente todos os métodos; boas revistas exigem detalhes. Melhor receber um parecer pedindo para resumir os métodos, do que ter o trabalho rejeitado por falta de detalhes.

71 A regra mais rígida de todas…
Não inclua resultados em “Métodos” Não inclua resultados na “Discussão” Não descreva métodos nos “Resultados” Não descreva métodos na “Discussão” Não discuta resultados em “Métodos” Não discuta resultados nos “Resultados”

72 Dica importante: Siga sempre que possível, a mesma sequência, desde o início dos Métodos, passando pelos Resultados e finalmente na Discussão. Isso é fundamental para que o leitor acompanhe de forma lógica seu raciocínio!

73 Exemplo Introdução: “Testamos os efeitos de X sobre a riqueza, diversidade e composição da assembléia Y” Métodos: A riqueza foi estimada como..., a diversidade... Para a composição, foi empregada uma DCA... Resultados: A riqueza variou... A diversidade de Shannon... A DCA evidenciou...

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75 Resultados Apresente apenas os resultados de sua pesquisa Não inclua todos os experimentos que você fez, apenas aqueles relevantes para a questão biológica (ex., o teste de suas hipóteses) Enfatize somente os resultados que o leitor deve olhar (aqueles necessários para suas conclusões)

76 Resultados Cite as tabelas e figuras, numere as tabelas e figuras na sequência da citação Escreva no passado

77 Resultados Os resultados devem aparecer em uma tabela ou figura, nunca em ambos Indique no seu manuscrito onde as tabelas e figuras devem ser posicionadas Não discuta os resultados, mas algumas frases sucintas podem fazer seu manuscrito fluir melhor

78 Exemplo: “Species distribution patterns among positions (middle, border and open area) were strongly influenced by time of the day (6 h, 12 h and 18 h) (Fig. 2b), suggesting an intense fish movement in the area.” Agostinho et al. (2007)

79 Nunca use uma sentença para dizer que:
“Os resultados estão expressos na Fig. (ou Tab.) X. Essa figura demonstra que houve elevação da densidade...” Cite os resultados no final da sentença: “Houve uma elevação da densidade de.... (Fig. X).”

80 Discussão A técnica da lula – o autor, em dúvida sobre seus fatos ou razões, protege-se por trás de uma nuvem de tinta! Provavelmente é a sessão mais fácil de escrever, mas a sessão mais difícil de acertar...

81 O FOCO, NOVAMENTE O FOCO! Cuidado com a “negligência benigna”:
Perigo que existe de as boas intenções serem anuladas pela ausência de foco. Raymond Aron (cientista político) O FOCO, NOVAMENTE O FOCO! Pode ocorrer quando se tem um excesso de prioridades – deve-se focar em algumas (as principais)

82 Tente começar a discussão com os resultados mais bombásticos do seu trabalho. Apresente a principal conclusão sem detalhá-la. Depois discuta-os com mais detalhes.

83 “Veja o concreto e fale do invisível.”
A DISCUSSÃO e as CONCLUSÕES visam a teoria, mas devem se embasar nos dados “Veja o concreto e fale do invisível.” Volpato 2010 (Dicas para... Pag )

84 A discussão ilustra o significado dos resultados em um contexto mais amplo introduzido no início do artigo (na Introdução). A discussão inicia com a interpretação dos resultados à luz dos objetivos e alarga esse contexto colocando o presente estudo dentro da teoria colocada na Introdução.

85 Discussão Não reitere todos os seus resultados,
embora você possa lembrar o leitor em poucas sentenças quais foram os principais resultados

86 The high proportion of nonsignificant relationships indicates that peaked species diversity–disturbance relationships are actually not as prevalent as commonly believed. For two reasons, our data set probably underestimates the proportion of… A alta proporção de relações não significantes indica que as relações entre diversidade de espécies e distúrbio não são realmente tão prevalentes quanto comumente se acreditava. Por duas razões, nossos dados provavelmente subestimaram a proporção de…

87 Discuta TODOS os resultados que vc apresentou
- Para isso, você deve ter apresentado somente os resultados necessários para sustentar suas conclusões.

88 O FOCO, NOVAMENTE O FOCO! Discussão
Discuta a relevância de seus resultados considerando as hipóteses citadas na Introdução Não é incomum encontrarmos discussões que ignoram os objetivos/hipóteses/perguntas colocadas na Introdução! O FOCO, NOVAMENTE O FOCO! Especulações/implicações/inferências: alguma especulação/implicaçao é desejável mas devem ser baseadas nos resultados...

89 If the impoverishment of tropical fish communities through overfishing does reduce nutrient recycling rates and the recycled N:P ratio, as suggested by our results, the high primary productivity that supports tropical freshwater fisheries could be compromised. RESULTADOS Se o empobrecimento das comunidades de peixes tropicais através da sobrepesca de fato reduz as taxas de ciclagem de nutrientes e a proporção de N:P reciclada, conforme sugerem nossos resultados, a alta produtividade primária que suporta a pesca de águas continentais tropicais pode ser comprometida. ESPECULAÇÕES

90 Ver San-Jensen (2007, Oikos)
“Esta figura é puramente diagramática. As duas cintas simbolizam as duas cadeias fosfato-açúcar e as hastes horizontais, os pares de bases que mantêm as cintas juntas.” Ver San-Jensen (2007, Oikos)

91 “Não nos escapou o fato de que o pareamento específico que postulamos sugere um possível mecanismo de cópia para o material genético.”

92 A importância das especulações – algumas podem ser revolucionárias!
“Não nos escapou o fato de que o pareamento específico que postulamos sugere um possível mecanismo de cópia para o material genético.” “Esta figura é puramente diagramática. As duas cintas simbolizam as duas cadeias fosfato-açúcar e as hastes horizontais, os pares de bases que mantêm as cintas juntas.”

93 Nunca empregue a “discussão fofoca”
“Neste estudo o peso médio foi de 53,7 kg. Fulano encontrou valores médios de 62,0 kg, Sicrano de 50,2 kg e beltrano de 56,6 kg. O ganho médio de peso foi de 1,2% ao dia. Fulano relata ganho de 2%, sicrano de 1,0% e sicrano de 1,8%.” Volpato (2010, Dicas para...)

94 Conclusões “Many a paper loses much of its effect because the clear stream of the discussion ends in a swampy delta.” Anderson and Thistle (1947)

95 Conclusões Devem ser breves; Sem citações (as conclusões são suas);
NÃO COLOCAR RESULTADOS – conclusão é algo que você CONCLUI! Exceção: quando seu objetivo é medir a intensidade de algum processo, tamanho de organismos, tamanho de algum efeito etc. (comum nas ciências agrárias)

96 Conclusões Principalmente, devem ser coerentes com a hipótese colocada na Introdução e com os elementos discutidos ao longo da Discussão.

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98 Conclusões Um exemplo comum em ecologia:
Os autores propõem um estudo sobre ESTRUTURA de comunidades ou populações e concluem que os resultados demonstram a importância da comunidade X ou população Y para o FUNCIONAMENTO do ecossistema!

99 Conclusões Quais questões novas se apresentam como resultado do trabalho? Como você ou seu grupo seguirão essas questões? O que é necessário para resolver essas questões?

100 Although we do not know how the stability of other ecosystems depends on biodiversity, these results lend further urgency to pleas for conservation of the biodiversity. Embora não saibamos de que forma a estabilidade de outros ecossistemas depende da biodiversidade, esses resultados apontam para a urgência de se fundamentar a conservação da biodiversidade.

101 Conclusões Como as conclusões são o mais importante do seu trabalho, não tenha medo em repetí-las: No título; No abstract; No início da Discussão; No final de Discussão.

102 Último parágrafo da Discussão:
Abstract

103 Como ler, como escrever: válido para todas as sessões
Os leitores não lêem simplesmente, eles interpretam; Informação é interpretada mais facilmente e mais uniformemente se for colocada onde a maioria dos leitores espera encontrar.

104 Substância e estrutura
Macrophyte communities, and this is true for lakes, rivers and ponds, are strong structuring elements in ecosystems or Macrophyte communities are strong structuring elements in ecosystems. This is true for lakes, rivers and ponds.

105 Substância e estrutura
PRINCIPAL, SEGUNDO, TERCEIRO Macrophyte communities, and this is true for lakes, rivers and ponds, are strong structuring elements in ecosystems Macrophyte communities are strong structuring elements in ecosystems. This is true for lakes, rivers and ponds.

106 Quando você escrever, pense no leitor…
Substância e estrutura Quando você escrever, pense no leitor…


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