A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ead, Design Instrucional e Criação de Materiais Educacionais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ead, Design Instrucional e Criação de Materiais Educacionais"— Transcrição da apresentação:

1 Ead, Design Instrucional e Criação de Materiais Educacionais
Vani Moreira Kenski USP/SITE Educacional

2 1. O contexto educacional e as mudanças sociotecnologicas

3 As mídias e as gerações - Baby boomers (50’s) Televisão aberta, rádio portátil, o cinema. Geração X (70’s) Televisão a cabo, videogames, controle remoto, computador, cd, dvds, vídeos... Geração Y (90’s) - Internet , celular, smartphone, tablets, redes sociais... Geração N (2000’s) - participação, equipes, colaboração, “convergência de mídias”

4 Múltiplas tecnologias interativas Redes - convergência- comunidades
Romero Tori/ Curso Design Instrucional/SENACSP

5 Mudanças no acesso e produção de informações
O acesso à informação era raro, caro, difícil e distante; O acesso à informação ocorria quase que exclusivamente no processo de escolarização. O professor e a escola forneciam a “bagagem intelectual” do aluno; Predominância da ação do docente; Passividade do aluno; Ênfase no conteúdo e nas tecnologias; Educação massiva e indiferenciada; O professor atuava em “broadcasting”; O foco estava na “performance” do professor e nos seus conhecimentos .

6 Mudanças no acesso e produção de informações
Informação disponível em rádios, jornais, celulares, TVs, internet ... Facilidade de produção de novos conteúdos e informações. Produção coletiva, cooperativa e aberta; Redefinição do conceito de autoria; Necessidade de triagem crítica das informações. Uma nova forma de ensinar

7 Práticas tradicionais de ensino mediadas
Avanço tecnológico Alunos passivos; assistentes; Retrocesso pedagógico

8 Realidades Virtuais “Imitadas”

9 O ensino superior mediado
Uso de diferentes meios para ensinar: material manuscrito: papiros, cartas, cadernos; material impresso: livros, textos e apostilas; programas em diversos tipos de mídias: rádio, televisão, vídeo, CD, DVD. computadores e softwares especiais; teles e vídeos conferências; internet s; MSN (Messenger), Skipe, etc. ambientes virtuais (LMS) open source (Moodle, TelEduc, Tidia) ambientes virtuais tridimensionais (mundos virtuais) outras TIC: celulares, mp3, mp4, tablets, etc..

10 Mídias e os Desafios para a educação
Atualização constante das informações; Inovações e mudanças rápidas; Complexidade de formação profissional; Formação continuada: Trilhas de aprendizagem Educação formal – não formal – informal; Necessidade de flexibilidade; Mobilidade; Certificação globalizada; Necessidade de democratização do acesso à informação.

11 O fluxo tecnológico não para...
DESAFIO: Como adequar a ação pedagógica com as possibilidades cada vez mais amplas das TIC e as restrições das realidades educacionais brasileiras?

12 2. EDUCAÇÃO A DISTANCIA

13 Educação a distância “... forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados e veiculados por diversos meios de comunicação”. DOU, decreto 2494, de 10 de fevereiro de 1998.

14 TIPOS DE CURSOS A DISTÂNCIA
Assíncronos: impressos, rádio, televisão, satélite, vídeo-aula, CD e DVD, telefonia móvel, computador, internet. Síncronos: videoconferências, telefonia convencional, telefonia móvel, internet. Diferentes níveis de incorporação das tecnologias. Características técnicas e pedagógicas distintas.

15 Ênfase na participação Evolução da educação online
Ênfase na colaboração Evolução da educação online (E-learning) Ênfase no conteúdo Auto-instrucional Cursos colaborativos Cursos interativos

16 Vantagens da Ead Flexibilidade e Conveniência;
Eliminação das distancias; Interação entre os alunos; Economia de tempos e espaços; Educação continuada para todos; Participação de alunos com necessidades especiais; Ecológico – não poluente; Circulação – trânsito; Acesso a diferenciados acervos de conhecimento na mesma base.

17 Desafios para a EAD Concepção de educação e currículo no processo de ensino e aprendizagem; Sistemas de comunicação; Produção de material didático; Avaliação; Equipe multidisciplinar; Infraestrutura de apoio; Gestão acadêmico-administrativa; Sustentabilidade financeira.

18 EDUCAÇÃO ON-LINE

19 Continuum da Educação on-line
(FILATRO,A. 2003)

20 Continuum da Educação on-line
(FILATRO,A. 2003)

21 Continuum da Educação on-line
(FILATRO,A. 2003)

22 Tempo –Planejamento – AVA
EAD Tempo –Planejamento – AVA

23 Tempos de planejamento
Estabelecer cronograma e prazos para planejar o curso; Pesquisar recursos adequados: textos, imagens, vídeos,... Produzir ações (textos, atividades, etc.) focadas na comunicação e interação didática entre todos; Validar as ações antes de encaminhá-las para a produção.

24 Tempos de produção Atuação em equipe. Considerar os tempos de:
- Revisão gramatical; Produção de vídeos; - Edição de textos, imagens e fotos; - Edição de atividades, gabaritos e feedbacks; - Disponibilização e Validação no ambiente virtual.

25 Tempos de oferecimento
Promover a participação online; Criar oportunidades de comunicação e interação; Estimular a colaboração; Orientar os processos e procedimentos; Apresentar complementações; Oferecer feedbacks frequentes; Avaliar permanentemente todo o processo; Sugerir complementações e ajustes para novo oferecimento.

26 3. Design instrucional

27 O que é Design Instrucional/Educacional ?
Processo de desenvolvimento de ações educacionais (cursos, módulos, aulas, atividades...) de acordo com os objetivos de aprendizagem previstos. Ciclo de atividades que envolve planejamento, desenvolvimento e avaliação de processos de ensino-aprendizagem. “Processo de identificar uma necessidade de aprendizagem e projetar, desenvolver, implementar e avaliar uma solução para essa necessidade (Filatro, 2008).

28 A Profissão de Designer Instrucional/Educacional
Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas. (MET/CBO, 2009)

29 Formação de um Design Instrucional Área acadêmica e interdisciplinar de formação
CIÊNCIAS HUMANAS Educação Comunicação Psicologia Direito Design e Arte Produção textual CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO Gestão de Projetos Abordagem Sistêmica Gestão de pessoas CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO Gestão da Informação Informática Audiovisual Mídias

30 Relações e Mediações Docentes Design Instrucional Equipe de Produção
Processo Ensino-aprendizagem Docentes Design Instrucional Equipe de Produção Contexto sócio-técnico- educacional

31 0 foco central da atuação do Designer Instrucional está na aprendizagem das pessoas e não no conteúdo e nem nas tecnologias.

32 PROCESSO DE PRODUÇÃO DI Produção AVA FINAL VALIDAÇÃO AVA TESTE

33 Criatividade e originalidade do DI
Cada curso é único e necessita de um enfoque diferenciado para cada contexto de ensino; Um modelo de DI não cabe para todo o tipo de curso e contexto; Não se trata de criar modelos preformatados e que serão preenchidos com conteúdos. “Nós damos forma às nossas ferramentas e, depois, elas nos formatam  ...” (McLuhan).

34 Colaboração e Imersão Novas tendências na EAD online

35 Realidades Dispositivos de Realidade Aumentada Simulações e Ambientes
Imersivos

36 Possibilidades de Experimentação
Usos de diferentes sentidos

37 Designer Instrucional para diversas realidades e tecnologias
Jogos Desafios Projetos Atividades Celulares Smartphones Tablets GPS Ações individuais e coletivas

38 Processo pleno de aprendizagem
FUNÇÕES APRENDIZAGENS Sensação Aprender a Fazer Sentimento Aprender a Conviver Pensamento Aprender a Conhecer Intuição Aprender a Ser Criação Aprender a Inovar

39 Design Instrucional e intervenção no Espaço Físico

40 Designer Instrucional em Rede

41 Designer Instrucional em jogo
Designer Instrucional + Designer de game Experiência Ambientação Contextualização Narrativa Jogabilidade Imaginação Ativa Colaboração

42 O que virá?

43 Vani Moreira Kenski vani@siteeducacional.com.br
Obrigada! Vani Moreira Kenski


Carregar ppt "Ead, Design Instrucional e Criação de Materiais Educacionais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google