A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pontuação professorafabianajulia@yahoo.com.br.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pontuação professorafabianajulia@yahoo.com.br."— Transcrição da apresentação:

1 Pontuação

2 Uso da Vírgula No interior das orações:
Termos da mesma função sintática “Tivera pai, mãe, marido, dois filhos. Todos aos poucos tinham morrido.” Atenção para conectivos E / NEM

3 “Tenho muita inveja dos meus livros e dos meus CD’s.”
“Nem os meus amigos, nem minhas irmãs, nem meus cunhados gostaram do espetáculo.” “Saímos e fechamos a faculdade.” “Saímos, e a faculdade fechou.”

4 2. Indicar que uma palavra foi suprimida.
“Maria deu um presente aos seus irmãos; ao namorado, dois.”

5 3. Isolar vocativo “Pois, Seu Pedrinho, saci é uma coisa que eu juro que existe.” 4. Isolar aposto “Vitória, capital do Espírito Santo, é uma ilha que tem belas praias.”

6 5. Adjuntos adverbiais ou complementos verbais e nominais deslocados:
“No Brasil, os corruptos ficam soltos.” “De sua terra natal, ele sente saudades. “Uma dor pavorosa, o jogador sentiu quando quebrou a perna.”

7 6. Indicar conjunções intercaladas:
“A ferida já foi tratada. É preciso, porém, cuidar para que não piore.” 7. Em datas, separar nome de lugares: “Arcoverde, 23 de março de 2009.”

8 8. Intercalar expressões: ou seja, isto é, em suma, por exemplo, além de outras.

9 Atenção! “A velhice ridícula (sujeito e predicado) é, porventura, a mais triste e derradeira surpresa da natureza humana.” “O médico estressado (sujeito e predicado) não aceita opinião.” “O médico, assustado, não aceita opinião."

10 Entre as orações: Adverbiais antecedentes da principal: “Logo que soube do nascimento, correu para maternidade.” “Correu para maternidade, logo que soube do nascimento.” Facultativa

11 2. Adjetivas explicativas:
“As frutas, que estavam maduras, caíram no chão.” 3. Coordenadas assindéticas: “Cheguei, peguei o livro, voltei correndo para o colégio.”

12 4. Coordenadas sindéticas:
Estudamos, mas não passamos. Exceto as aditivas. Cuidado com as exceções anteriores.

13 5. Intercaladas: E o ladrão, perguntei eu, foi condenado? Atenção! “A casa, em que predominava a pesada alvenaria daquele tempo, estremeceu.”

14 “A Organização das Nações Unidas (ONU) prevê que, se não forem adotadas medidas para conter o consumo, dentro de 25 anos 4 bilhões de pessoas não terão água em quantidade suficiente para as necessidades básicas.” Estima-se que a indústria encarregada de captar água das fontes, entregá-la na torneira do consumidor e tratá-la antes que volte para a natureza, movimente 400 bilhões de dólares, entre empresas públicas e privadas

15 Uso de ponto e vírgula a) separar itens enumerados: A Matemática se divide em: - geometria; - álgebra; - trigonometria; - financeira.

16 b) separar um período que já se encontra dividido por vírgulas: Ele não disse nada, apenas olhou ao longe, sentou por cima da grama; queria ficar sozinho com seu cão.

17 Uso de dois pontos a) se vai fazer uma citação ou introduzir uma fala: Ele respondeu: não, muito obrigado! b) se quer indicar uma enumeração: Quero lhe dizer algumas coisas: não converse com pessoas estranhas, não brigue com seus colegas, não responda a professora.

18 c) Introduzir um esclarecimento ou explicação a respeito de algo previamente mencionado:
Foram acrescidas facilidades irresistíveis para os investidores: além de portos e aeroportos modernos, o Nordeste fica muito mais perto dos mercados da Europa e da América do Norte.

19 Uso de aspas a) citação de alguém: “A ordem para fechar a prisão de Guantánamo mostra um início firme. Ainda na edição, os 25 anos do MST e o bloqueio de 2 bilhões de dólares do Oportunity no exterior” (Carta Capital on-line, 30/01/09) b) expressões estrangeiras, neologismos, gírias: Nada pode com a propaganda de “outdoor”.

20 c) Indicar ironia: André, o “gênio”, chegou.

21 Uso de Reticências Indicar suspensão de pensamento: “Essa incapacidade de atingir, de entender, é que faz com que eu, por instinto de...” Indicar dúvida ou surpresa: “E as obras? A igreja...já haverá Igreja nova?” Indicar ironia: “O Torres virá mesmo dessa vez? Até parece...”

22 Uso de Parênteses Intercalar uma ideia ou uma oração acessória ao texto: Macabeia começou (explosão) a tremelicar toda por causa do lado penoso que há na excessiva felicidade. Referências bibliográficas: Mas quando olhar a mancha viva na minha camisa faça uma careta e me deixa passar. (Chico Buarque de Holanda)

23 c) Nas indicações cênicas das peças de teatro (rubricas):
Sampaio – Pois não é, não senhor...(agarram ambos no leitão e puxam cada um para seu lado)

24 Uso do Travessão Indicar a fala: Você não precisa de remédios?
Que remédios? b) Enfatizar frases ou expressões: Impossível escrever o poema – uma linha que seja – de verdadeira poesia.

25 Questão de Pontuação Todo mundo aceita que ao homem cabe pontuar a própria vida: que viva em ponto de exclamação (dizem: tem alma dionisíaca); viva em ponto de interrogação (foi filosofia, ora é poesia); viva equilibrando-se entre vírgulas e sem pontuação (na política): o homem só não aceita do homem que use a só pontuação fatal: que use, na frase que ele vive o inevitável ponto final. João Cabral de Melo Neto


Carregar ppt "Pontuação professorafabianajulia@yahoo.com.br."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google