A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

mídia e violência à pessoa idosa Beltrina Côrte – PUC/SP

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "mídia e violência à pessoa idosa Beltrina Côrte – PUC/SP"— Transcrição da apresentação:

1 mídia e violência à pessoa idosa Beltrina Côrte – PUC/SP
Violência contra a Pessoa Idosa, Saúde e Direitos Humanos Secretaria Municipal da Saúde da Cidade de São Paulo – 30/11/2006

2 Quais são as informações que consumimos sobre a velhice e o envelhecimento no jornalismo?
Quais são as tendências das notícias veiculadas? De que modo o envelhecimento é dado a conhecer? Que informações são consumidas? A mídia está preparando a sociedade para a longevidade? Como é a cobertura da violência? Perguntas feitas pelo grupo de Pesquisa LONGEVIDADE, ENVELHECIMENTO e COMUNICAÇÃO (LEC) da PUC/SP, durante os meses junho, julho e agosto de 2004 e 2005.

3 LEC - Resultados de 2004 e 2005

4

5 A categoria “Violência” ANÁLISE DE 2004
Total de 994 Notícias Jornal O Estado de S. Paulo (463) – 42 V Jornal da Tarde (362) – 134 V Total de notícias de violência contra o idoso 176 75 Decorrentes de crime (Código Penal/Estatuto) 101 Não decorrentes de crime (estruturais)

6 Abertas relacionadas à categoria violência
A PENSIONISTA EVA NAZARIO VIANA, 68, TEVE PRISAO DOMICILIAR DECRETADA NO MUNICIPIO DE MONTENEGRO, RS, EM RAZAO DO NÃO PAGAMENTO DE PENSOES A NETA DE 15 ANOS POR PARTE DE SEU FILHO, O MARINHEIRO LUIS CARLOS VIANA. O RISCO DE MORTE DE IDOSOS POR ATROPELAMENTO AUMENTOU NA CIDADE DE SÃO PAULO, MOSTRA ANALISE DO PRO-AIM. O APOSENTADO PEDRO KUCHKARIAN, 69, TOMOU UM SUSTO AO RECEBER UMA CARTA DA BRADESCO SAUDE RECENTEMENTE. OS ESPANHOIS VICTOR GONZALES CABALERO, 69, E SUA MULHER, PURA CONCEPCION ESTEVES RODRIGUES, 67, FORAM TORTURADOS E ASSASSINADOS E SEUS CORPOS ENCONTRADOS NA MANHA DE ONTEM NO BAR E RESTAURANTE DO CASAL. O CORPO DA APOSENTADA ANTONIA LIMA MOREIRA , SETENTA E DOIS, QUE TINHA SIDO SEQUESTRADA HAVIA SETENTA E UM DIAS, FOI ENCONTRADO ANTEONTEM NA RODOVIA D. PEDRO PRIMEIRO. APOS UMA SEMANA EM UM CATIVEIRO, O APOSENTADO JERTE ANTONIELLI, SETENTA E SEIS, FOI LIBERTADO PELOS SEQUESTRADORES. ACREDITO QUE O PRECONCEITO COM A IDADE JA CHEGOU AI. POR NÃO ENCONTRAR DOLARES NEM COFRE NA CASA, UM GRUPO DE ASSALTANTES DISPAROU UM TIRO NO CORACAO DO EMPRESARIO SAMUEL COACHMAN RUSSEL, SESSENTA E OITO, QUE MORREU A CAMINHO DO HOSPITAL. TRES HOMENS INVADIRAM A FAZENDA DO EMPRESARIO NELSON CIAFLONE, SESSENTA E TRES, EM SANTA ISABEL (GRANDE SP) NA MADRUGADA DE ONTEM, E O BALEARAM DURANTE UMA SUPOSTA TENTATIVA DE ROUBO.

7 Categorização por TIPOLOGIAS DE VIOLÊNCIA (Minayo)
Abuso físico, maus tratos ou violência física Uso de força física para compelir os idosos a fazerem o que não desejam, para feri-los, provocar-lhes dor, incapacidade ou morte Abuso psicológico, violência psicológica e maus tratos psicológicos Agressões verbais ou gestuais com o objetivo de aterrorizar, humilhar, restringir a liberdade ou isolar do convívio social. Abuso sexual, violência sexual Ato ou jogo sexual de caráter homo ou hetero-relacional, utilizando pessoas idosas, com a intenção de obter excitação, relação sexual ou práticas eróticas por meio de aliciamento, violência física ou ameaças Abandono Ausência ou deserção dos responsáveis governamentais, institucionais ou familiares de prestarem socorro a uma pessoa idosa que necessite de proteção Negligência Recusa ou à omissão de cuidados devidos e necessários aos idosos, por parte dos responsáveis familiares ou institucionais.

8 Abuso financeiro e econômico
Consiste na exploração imprópria ou ilegal dos idosos ou ao uso não consentido por eles de seus recursos financeiros e patrimoniais. Auto-Negligência Conduta da pessoa idosa que ameaça sua própria saúde ou segurança, pela recusa de prover cuidados necessários a si mesma Exploração na relação de consumo Consiste na exploração do idoso pelo prestador de serviço Impedimento a acessibilidade Refere-se a criar obstáculos ao livre trânsito, ao acesso e a permanência dos idosos. .

9 NOTÍCIA DECORRENTE DE CRIME

10 NOTÍCIAS DE VIOLÊNCIA FÍSICA

11 NOTÍCIAS DE VIOLÊNCIA FÍSICA

12 FONTE DE NOTÍCIAS DECORRENTE DE CRIME

13 22 notícias de homicídios
8 NOTÍCIAS RELAÇÃO DE CONSUMO 14 NOTÍCIAS DE SEQÜESTRO 1 NOTÍCIA DE VIOLÊNCIA SEXUAL 22 notícias de homicídios 1 NOTÍCIA DE VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA 10 notícias de latrocínio 14 NOTÍCIAS DE ROUBOS 2 NOTÍCIAS DE ABUSO FINANCEIRO 2 NOTÍCIAS DE IMPEDIMENTO À ACESSIBILIDADE 7 NOTÍCIAS DE RECADASTRAMENTO

14 NOTÍCIAS NÃO DECORRENTE DE CRIME

15

16 7 NOTÍCIAS DE RECADASTRAMENTO
26 NOTÍCIAS DE APOSENTADORIA 12 NOTÍCIAS DE TRANSPORTE 9 NOTÍCIAS “estrutural” 7 NOTÍCIAS DE RECADASTRAMENTO 47 NOTÍCIAS DE ACORDOS E AÇÕES JUDICIAIS

17 Imagine como é para um idoso enfrentar uma fila em busca de senha e depois esperar em média quatro horas sentado – caso arrume lugar – para conseguir remédio.

18 ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
Não é freqüente a adjetivação dos idosos na mídia jornalística impressa Ocorre um alto índice de notícias de homicídio A fonte de notícias decorrente de crime mais utilizada é a polícia Os jornais impressos cobriram o recadastramento e os assuntos da aposentadoria Proposta para a contínua construção das categorias de violência contra o idoso


Carregar ppt "mídia e violência à pessoa idosa Beltrina Côrte – PUC/SP"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google