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Competências de um ScrumMaster

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Apresentação em tema: "Competências de um ScrumMaster"— Transcrição da apresentação:

1 Competências de um ScrumMaster
Fabiano Milani, CSP 1

2 Sobre mim @fabianomilani
Fabiano Milani, CSP, é consultor, instrutor e coach em liderança e gerenciamento de projetos de software onde utiliza metodologias e processos ágeis. Co-fundador da AdaptIdeas que faz parte do grupo AdaptCo, é dirertor executivo da AdaptIdeas e membro do time da AdaptWorks atuando como trainer e scrum coach,. É Certified ScrumMaster e Certified Scrum Professional pela Scrum Alliance e Certified Personal and Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching. Formado em Matemática Licenciatura Plena com Bacharel em Informática Atua na área de software há 17 anos, participando de projetos de variadas dimensões de lead time, escopo e investimento. Atuou como desenvolvedor e coordenador de desenvolvimento de vários segmentos de empresa; Atuou como professor de matemática, física e linguagens de programação.

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6 Qual o seu conceito sobre liderança ?
A verdade Qual o seu conceito sobre liderança ?

7 Pessoa responsável por um grupo de pessoas, coisas ou atividades
Líder : Tipo representativo de um grupo Pessoa responsável por um grupo de pessoas, coisas ou atividades

8 Waldez Ludwig

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16 Líderes : Conheça os seus liderados Descubra quais são os seus sonhos
De a eles a oportunidade de trabalhar com prazer

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21 O Líder Servidor é primeiramente um servidor.- Greenleaf
Robert K. Greenleaf emergiu como uma das figuras do premier na liderança, educação, gestão, organização sem fins lucrativos e os círculos religiosos. Greenleaf escreveu o livro Servant Leadership (Paulist Press, 1977), no qual propôs que um verdadeiro líder para ter a confiança dos seguidores ele primeiro tem que ser um servo

22 Colaboração Empatia Verdade Ético uso do poder

23 Jim Collins em “Good to Great”
Liderança Nível 5 Jim Collins em “Good to Great”

24 "Sócrates era o homem que fazia perguntas”
Ronald Gross em “À maneira de Sócrates” Conhece-te a ti mesmo

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26 O que não é coaching ? Não é aconselhamento : Tanto como a consultoria tendem a fornecer conselhos falando o que deve ou não ser feito. Não é terapia : Tende a tratar e focar nas experiências e nos sentimentos relacionados a eventos passados Não é mentoring : Profissionais que adquiriram uma certa senioridade, reconhecimento profissional e liderança em sua área de atuação e com isso pode transcorrer toda a sua experiência a um jovem profissional de sua área orientando sua carreira, ensinando tudo que sabe na sua área, conselheiro e até mesmo passa a defender a ascensão desse profissional dentro da empresa. Não é consultoria : Tanto como a aconselhamento tendem a fornecer conselhos falando o que deve ou não ser feito. Não é psicologia :  é a ciência que estuda o comportamento e os processos mentais dos indivíduos (psiquismo).

27 Âncoras

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30 Ganhos e Perdas GANHOS E PERDAS
Quais são os seus propósitos (Motivadores e Sabotadores; Ganhos e Perdas)? O que você ganha se obtiver isso? O que você perde se obtiver isso? (Motivadores - Prazer) (Sabotadores - Dor) - SECUNDÁRIO O que você ganha se não obtiver isso? O que você perde se não obtiver isso? (Sabotadores - Prazer) - SECUNDÁRIO (Motivadores - Dor)

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33 SWOT SWOT (PESSOAL) Quais são seus pontos fortes e pontos a serem melhorados? Pode sugerir trazer uma lista mais completa para a próxima sessão STRENGTHS (Forças Internas) WEAKNESS (Fraqueza Internas) Quais são seus pontos fortes, principais forças, qualidades, virtudes ou talentos? Quais são seus pontos a serem melhorados, principais fraquezas, defeitos ou dificuldades? OPPORTUNITIES (Oportunidades Externas) THREATS (Ameaças Externas) Que oportunidades existem para você aproveitar estas forças e alcançar seus objetivos? Que ameaças existem pelas suas fraquezas que podem impedir de você atingir seus objetivos?

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35 Roda Liderança TOMADA DE DECISÃO COMUNICAÇÃO TOMADA DE RISCO
REALIZAÇÃO DE RESULTADOS GERENCIAMENTO DE MUDANÇA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SERVIÇO AO CLIENTE DESENVOLVIMENTO DE EQUIPE TOMADA DE RISCO TOMADA DE DECISÃO 2 4 6 7 9 10 1 3 5 8

36 1) IDENTIFYING (identificando o problema)
I.D.E.A.L 1) IDENTIFYING (identificando o problema) -       Qual é o problema? O que vc acha? -       O que está causando a dificuldade? Quais os elementos que o mantem nesse problema? -       O que está mantendo o problema? Qual a zona de conforto? -       Que habilidade está faltando? Quais os elementos internos que motiva o problema? 2) DEFINING (Definindo o problema) -       Quais são as principais características do problema? -       Qual o núcleo do problema? -       Como nós podemos definir melhor o problema? 3) EXPLORING (Explorando o problema) -       Que aspectos do problema podem ser trabalhados? -       Que novas habilidades são necessárias? -       Que habilidades específicas precisam ser melhoradas? 4) ACTING (Definindo ações) -       Que ações precisam ser tomadas? -       Qual a melhor forma de aprender as habilidades? -       Qual a melhor forma de transferir esta habilidade ao contexto específico? Arrumar outra pessoa ou recurso 5) LOOKING BACK (Avaliando os resultados) -       Como esta seu desempenho? -       Como você esta agindo diferente? -       De que forma as novas habilidades impactaram positivamente o contexto específico?

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38 Valores

39 Crença Limitante

40 Coaching

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42 Obrigado! fabiano.milani@adaptworks.com.br fabianomilani fabianomilani
/user/adaptworks

43 Obrigado! fmilani@adaptideas.com.br fabianomilani /in/fabianomilani
fabianomilani


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