A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Por que se mobilizar? “movimento é, literalmente, mudança de lugar e, assim, todo movimento social é, de alguma forma, em maior ou menor grau, portador.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Por que se mobilizar? “movimento é, literalmente, mudança de lugar e, assim, todo movimento social é, de alguma forma, em maior ou menor grau, portador."— Transcrição da apresentação:

1

2 Por que se mobilizar? “movimento é, literalmente, mudança de lugar e, assim, todo movimento social é, de alguma forma, em maior ou menor grau, portador de uma outra configuração social possível" (Carlos Walter Porto-Gonçalves, 2003)

3 Por que se mobilizar? Os movimentos sociais falam de algo que não tem lugar na sociedade ... Os movimentos sociais falam sobre a ausência de algo desejável ... cuja consecução se busca e conquista no movimento e na reforma dos espaços políticos existentes !!!

4 Por que se mobilizar? Os movimentos sociais são a forma da política excedente em um país, quase sempre gerada a partir da experiência e politização de algum tipo de escassez ou pauperização causadas pelos princípios de distribuição existentes. Os movimentos sociais costumam constituir-se em torno a questionamentos e demandas sobre a ordem distributiva vigente ou, menos frequentemente, como projetos políticos de questionamento e reforma da ordem política em seu conjunto.

5 CAPITALISMO Por que se mobilizar?
Os movimentos sociais são a forma da política excedente em um país, quase sempre gerada a partir da experiência e politização de algum tipo de escassez ou pauperização causadas pelos princípios de distribuição existentes. CAPITALISMO Os movimentos sociais costumam constituir-se em torno a questionamentos e demandas sobre a ordem distributiva vigente ou, menos frequentemente, como projetos políticos de questionamento e reforma da ordem política em seu conjunto.

6 Por que se mobilizar na América Latina?
* CAPITALISMO * COLONIALISMO * COLONIALIDADE * ORDENAMENTO POLÍTICO

7 Quem são os sujeitos da política?
* GOVERNANTES Produtores/Reprodutores da ordem social vigente * GOVERNADOS Reprodutores passivos Questionadores da ordem social vigente/Produtores de uma nova ordem social

8 Núcleos de constituição de SUJEITOS
Quem são os sujeitos da política? Núcleos de constituição de SUJEITOS

9 Núcleos de constituição de SUJEITOS
Quem são os sujeitos da política? Núcleos de constituição de SUJEITOS

10 *PARTIDOS *AUTÔNOMOS Quem são os sujeitos da política?
* Trabalhadores Urbanos * Trabalhadores Rurais * Estudantes *PARTIDOS *AUTÔNOMOS

11 *PARTIDOS *AUTÔNOMOS Quem são os sujeitos da política? Objetivo/Meta:
Chegar ao Estado, seja pela via eleitoral, seja pela via armada, e implantar um regime de cunho socialista ou nacionalista/populista *PARTIDOS *AUTÔNOMOS

12

13

14 Nova Ordem Internacional

15 EZLN (México)

16 Movimento Piquero (Argentina)

17 Guerra da Água (Bolívia)

18 Movimento Estudantil (Chile)

19 Mapuches (Chile)

20 A política está em todas as partes ...

21 ... o poder está em ti !!!

22 Gracias !!!


Carregar ppt "Por que se mobilizar? “movimento é, literalmente, mudança de lugar e, assim, todo movimento social é, de alguma forma, em maior ou menor grau, portador."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google