A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Da Guerra Fria à Ordem Multipolar

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Da Guerra Fria à Ordem Multipolar"— Transcrição da apresentação:

1 Da Guerra Fria à Ordem Multipolar
Não é lamentável que só possamos obter a paz preparando-nos para a guerra? (John Kennedy)

2 EUA assumem o papel de “salvador” da humanidade depois do seu empenho e do reconhecimento global pelo seu esforço contra – nazi-facismo. URSS: mérito depois da tomada de Berlim, na II Guerra. Ordem Mundial da Guerra fria: Inglaterra destruída pela guerra abre espaço para a ascensão dos EUA e da URSS que apresentam duas concepções de sociedade econômica (capitalismo e socialismo), condições favoráveis para a Guerra Fria.

3 Guerra Fria: sem embate direto entre EUA e URSS, mas ambos patrocinaram golpes de estado, guerras, guerrilhas, etc. em todos os continentes do mundo. A disputa também se deu no campo desportivo (especialmente nas Olimpíadas), tecnológico (corrida espacial)

4 O mundo foi dividido entre capitalismo e socialismo
O mundo foi dividido entre capitalismo e socialismo. As divergências presentes nas discussões entre EUA e URSS quanto a partilha da Alemanha foram “resolvidas” pela demonstração de força dada pelos EUA no Japão (Hiroshima e Nagasaki). A Alemanha dividida e Berlim fica pertencendo as duas potências. Os EUA investiram maciçamente no lado ocidental, através do plano Marshall, apresentando aspectos econômicos positivos para a renda e emprego que, aliados à propaganda capitalista provocou a fuga em massa do berlinenses. Para conter a fuga de alemães orientais, o governo socialista constrói em 1961, o Muro de Berlim.

5

6 Plano Marshall: com o objetivo de ampliar seu mercado consumidor e impedir a implementação do socialismo na Europa, os EUA investem maciçamente na infra-estrutura, saúde, educação, remuneração e previdência social do continente criando o Estado do Bem-estar social ou Welfare State. Em contraponto a URSS cria com seus aliados europeus o COMECOM EUA difundem a idéia de luta do bem (capitalismo) contra o mal (socialismo); do mundo livre (capitalismo) contra a cortina de ferro (socialismo). São resultados dessa disputa: Os golpes de estado da América Latina. A independência de Angola e Moçambique, na África, apoiadas pela URSS As ditaduras asiáticas das Filipinas e da Indonésia. Implementação da OTAN e do Pacto de Varsóvia.

7 Bloco socialista: URSS, China, Mongólia, Vietnã, Angola, Moçambique, Europa Oriental e Cuba

8 Corrida espacial: os EUA se beneficiaram da tecnologia alemã para a construção de foguetes. Os EUA ganham a corrida espacial com a chegada do homem à lua. Em 1957 a União Soviética surpreendeu o mundo ao lançar o primeiro satélite artificial de nosso planeta, o Sputnik 1, uma esfera de alumínio com menos de 50 cm de diâmetro e quatro antenas que transmitiam ininterruptamente sinais de rádio para a Terra. Foi também a União Soviética que colocou o primeiro homem no espaço: Yury Gagarin, em 12 de abril de 1961, a bordo da nave Vostok 1. Mas em 20 de julho de 1969, cerca de um bilhão de pessoas assistiram pela televisão ao pouso do módulo lunar da Apollo 11, batizado de "eagle", no solo de nosso satélite. Duas horas após o pouso, Neil Armstrong saiu da nave e entrou para a história como o primeiro homem a pisar na Lua, sendo logo seguido por seu companheiro Edwin Aldrin. Os dois passaram 22 horas na Lua, sendo que dessas, 2 horas e 40 minutos fora da nave.

9

10 Corrida armamentista: se baseou na construção de armas de destruição do inimigo que se denominou “equilíbrio do terror”, definido pelos estrategistas americanos como “destruição mútua assegurada” (Mutual assured destruction – MAD). Nesse período o grande medo era de que houvesse um alarme falso que provocasse o confronto final e o extermínio da humanidade. Desenvolvimento tecnológico: devemos em muito o desenvolvimento tecnológico de que dispomos hoje ao período da Guerra Fria e à corrida espacial, alguns dos bens que temos hoje só foram possíveis de serem criados a partir dos satélites, sondas etc.

11 São conseqüências da Guerra Fria para o mundo capitalista rico:
Grande expansão econômica dos países do Primeiro mundo. Grande desenvolvimento das comunicações de das telecomunicações, que suscitaram a criação de uma industria cultural (cinematográfica, fonográfica, etc) que criasse produtos para os novos protagonistas da história: os jovens. Os negros americanos conquistam os mesmos direitos que os brancos. Expansão demográfica dos EUA (baby-boom) Surgimento do movimento hippie, que contesta a sociedade, a guerra e o consumismo. Ocorre a revolução sexual. Valorização do individualismo

12 São conseqüências da Guerra Fria para o Terceiro Mundo:
Golpes de estado patrocinados tanto pelos EUA quanto pela URSS. Progresso tecnológico não acompanhado da modernização das estruturas sociais criando grandes focos de pobreza. Aumento da dependência econômica Êxodo rural. Criação do movimento dos países não-alinhados a nenhum dos blocos (Marechal Tito, da Iugoslávia) Revolução cubana: Cuba vira vitrine da propaganda socialista..

13 Socialismo: o sonho foi apagado pela corrupção e pela ditadura
Terceiro Mundo se for Piada no exterior (Renato Russo)

14 O fim da Guerra Fria e a Nova Ordem Mundial

15 A Guerra Fria acabou devido:
À ascensão de Mikhail Sergeyevich Gorbatchev a conseqüente implementação da Perestroika e da Glasnost, que levaram ao colapso do regime soviético. Às dificuldades econômico-financeiras e políticas da URSS, (burocracia excessiva, desabastecimento, má qualidade dos produtos). A decisão unilateral do líder soviético de suspender os testes nucleares

16 Gorbatchev e o presidente Ronald Reagan dos EUA, em 1989, na
Gorbatchev escreveu o livro: Perestroika, novas idéias para o meu país e para o mundo.

17 Esfacelamento do país e a criação da CEI.
São conseqüências das reformas na URSS e do fim da Guerra Fria, a) para a ex: URSS Esfacelamento do país e a criação da CEI. Conflitos étnicos reivindicando independência, como o da Chechênia. Recrudescimento dos problemas econômicos.

18 A Russia virou alvo do terrorismo checheno que se fez presente no teatro de Moscou e na escola de Beslan, na Ossétia do Norte.

19 b) para o mundo: Queda do Muro de Berlim. Reunificação da Alemanha.
Guerra e fragmentação da Iugoslávia. EUA se estabelecem como superpotência hegemônica do mundo atual. Ascensão das ideologias neoliberais e o agravamento da concentração da riqueza mundial. Incerteza em relação as armas produzidas pela URSS durante a corrida armamentista

20 Para que os EUA precisaram assumir a liderança político-militar do mundo?
Controlar a produção e o fluxo de matérias-primas estratégicas para o país. Controlar para seu próprio uso os recursos financeiros do mundo e assim manter o controle de sua enorme dívida externa. Sustentar seu complexo industrial-militar.

21 É importante lembrar que para demonstrar a sua hegemonia para o mundo os EUA precisavam encontrar um novo inimigo para justificar os elevados gastos que o país faz com suas forças armadas.

22 George Bush (pai) escolhe o narcotráfico internacional e invade o Panamá – em dezembro de 1989 (país onde fica o canal controlado pelos EUA, que deveria ser entregue em 1999 ao país) e prende o presidente Manoel Noriega, acusado de narcotráfico. Elaborou o Plano Colômbia, em 1991, para tentar erradicar o narcotráfico, a partir de maciços investimentos em serviços de inteligência, treinamento, equipamentos e armas para eliminar o tráfico a partir de sua origem: a América Latina. Interveio na crise Iraque X Kuwait em 1990.

23 AINDA EXISTEM PAÍSES SOCIALISTAS?

24 Socialismo: Faliu o sistema? O que levou o sistema a decadência?
Por que a ex - URSS perde op status de potência e passa a ser considerado um país emergente? Por que o país “emergente” faz parte do G7 + 1? ainda existem vestígios de socialismo na Rússia?

25 A URSS no mundo

26 RÚSSIA NO MUNDO (EM 1991) Fonte: Veja, 17 de julho de 1991.

27 CATÓLICO ORTODOXO ARMENIO
POVO UZBEK RUSSO DA SIBÉRIA CATÓLICO ORTODOXO ARMENIO LITUANOS

28 Segundo uma anedota que circulou na União soviética nos tempos de Leonid Brejnev, líder do país entre 1964 e 1982, certa vez reuniram-se num mesmo trem os três dirigentes que sucederam ao pioneiro Vladimir Lênin no comando da nação – Josef Stalin, Nikita Kruchev e o próprio Brejnev. A certa altura o trem parou porque faltaram trilhos à sua frente. Stalin, o primeiro a dar as ordens, mandou fuzilar metade dos funcionários da ferrovia, enquanto recrutava os camponeses da região para o trabalho forçado de construir novos trilhos.

29 Mais adiante o trem parou de novo, pelo mesmo motivo, e desta vez coube a Kruchev assumir a situação. Sua estratégia foi reabilitar os funcionários postos em desgraça por Stalin e ordenar-lhes que retirassem os trilhos atrás do trem e os colocassem na frente. Enfim na parada seguinte, foi a vez de Brejnev que ordenou aos passageiros: “fechem todas as cortinas e balancem os corpos para frente e para trás”. O trem continuava parado, mas pelo menos dentro dele tinha-se a impressão de movimento.

30 Por: Roberto Pompeu de Toledo
A mesma anedota sofreu um adendo depois da espetacular ascensão de Mikhail Sergeievitch Gorbachev, de 56 anos, o homem que, com uma mancha na testa e cheio de autoconfiança, assombrou o mundo com o ímpeto de um furacão com que assumiu o poder, em março de Quando chegou a vez de Gorbachev haver-se com o problema do trem, primeiro ele entregou-se a uma frenética doutrinação dos passageiros. Depois convidou-os a descer e a gritar alto, em coro: “Faltam trilhos! Faltam trilhos! Por: Roberto Pompeu de Toledo Veja, 29/07/1987

31 Líderes soviéticos Stálin Nikita Kruchev Lênin Mikhail Gorbatchev Leonid Brejnev

32 Desabastecimento: prateleiras vazias no “supermercado” soviético
Cenas de “Na levo”: anúncios de apartamentos do governo para sublocação de aluguel Desabastecimento: prateleiras vazias no “supermercado” soviético

33 Um dos mais desastrosos efeitos da burocracia soviética, o acidente de Chernobil ( ), é considerado por muitos analistas, um dos fatores que apressaram queda do governo comunista russo.

34 O mal pago exército russo freqüentemente acusado de corrupção
A “nova” Rússia e a CEI

35 Federação Russa– Mapa político

36 Federação Russa – Regiões autônomas

37 A bandeira da CEI O país ainda é o maior do mundo e tem 9 fusos horários.

38 A Federação Russa tem pela frente alguns desafios a enfrentar:
Conter o ânimo dos separatistas chechenos Conter a inflação – que nos 2 primeiros meses de 2006 foi de 4,1% (contra os 5% previstos para o Brasil em 2006), sem que o governo volte a tabelar preços. Conter a atuação da máfia. Manter o crescimento do PIB e do superávit, mesmo após a queda dos preços do petróleo no mercado internacional

39 Moscou continua linda, mas o atual presidente Vladimir Putin ainda não sabe governar democraticamente e, vez por outra toma atitudes desastradas como no caso do acidente com o submarino nuclear Kursk

40 CUBA: Por que o país se tornou socialista? O que foi a Revolução cubana? O que foi a crise dos mísseis? A Revolução foi benéfica para o povo cubano? Qual o papel de Cuba na América Latina durante a Guerra Fria? Qual a situação do país depois do colapso da ex-URSS? Qual a situação atual de Fidel Castro? Qual o futuro de Cuba após a morte de Fidel?

41

42 CORÉIA DO NORTE país localizado na península coreana, foi dividido pelas potências hegemônicas da Guerra Fria. Com a divisão instalou-se uma fortíssima e violenta ditadura, liderada por Kim Jong II, filho do ex ditador Kim Il sung . A Coréia do Norte vive um socialismo fechado e uma ditadura violenta que fez morrer de fome mais de 1 milhão de pessoas para canalizar os parcos recursos do país para a construção de armas e para equipar o exercito. Atualmente, o governo da Coréia do Norte está ameaçando o mundo com armas nucleares e tenta chantagear os EUA a fim de conseguir recursos para investir no país e tentar se igualar à vizinha Coréia do Sul.

43 Kim Il sung Kim Jong II

44 CHINA Depois de viver anos fechada, a China passa por grandes transformações através da implementação do socialismo de mercado, que mistura socialismo (forte presença e controle do governo na economia) e capitalismo (bolsa de valores, privatizações, etc). O país se transformou num grande canteiro de obras e vem crescendo mais que qualquer outro. Entretanto, a ditadura e a corrupção governamental estão presentes em todas as relações. Os obstáculos ao crescimento chinês: É muito difícil que a população chinesa, como um todo, venha a atingir bons indicadores sociais devido:  Ao tamanho da população chinesa (maior do mundo) e as dificuldades de se encontrar soluções para um volume tão grande de problemas.  A ausência de sindicatos fortes que possam reivindicar cumprimento de direitos em relação aos trabalhadores.  O governo ditatorial que sempre fará uso da força para impedir qualquer forma de reivindicação

45

46 Países emergentes: os Tigres e os Tigrinhos asiáticos
Quem são os Tigres? Quem são os tigrinhos? Malásia Indonésia Tailândia Filipinas Vietnã Coréia do Sul Hong Kong Taiwan Cingapura

47 Condições para o surgimento dos Tigres e Tigrinhos:
Expansão do capital financeiro japonês. Bom nível educacional dos países, se comparados com o nosso. População disciplinada e trabalhadora. Ausência de liberdades políticas na maioria dos países. Apoio do capital internacional às ditaduras aí estabelecidas, que impedem greves, manifestações contrárias a poluição, etc.

48 Características comuns aos países emergentes:
Pequeno mercado consumidor. Estado pouco intervencionista (exceto a Coréia do Sul e China) Governos ditatoriais. Economia voltada para a exportação. Crescimento econômico acelerado. Mão-de-obra disciplinada, instruída e barata.


Carregar ppt "Da Guerra Fria à Ordem Multipolar"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google