A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BEM-VINDO À DISCIPLINA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BEM-VINDO À DISCIPLINA"— Transcrição da apresentação:

1 BEM-VINDO À DISCIPLINA
FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS – AULA 3 Prof. Mauro Leão

2 A análise antropológica da cultura
AULA 3

3 O conceito antropológico de cultura
Edward Tylor foi um dos primeiros antropólogos a sistematizar o conceito de cultura. Segundo este autor, em seu trabalho intitulado Primitive Culture, de 1871, a cultura poderia ser definida como todo aquele conjunto de conhecimentos, que inclui crenças, arte, moral, lei, costumes e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro de um grupo ou sociedade.

4 A origem da cultura Segundo o antropólogo norte-americano, Leslie White, a capacidade de produzir cultura se dá quando o cérebro do homo-sapiens foi capaz de gerar símbolos, com significados próprios.

5 A abordagem antropológica e as práticas etnográficas
A abordagem antropológica é caracterizada pela observação direta, por impregnação lenta e contínua dos grupos sociais estudados, com os quais são mantidas relações pessoais. A experiência da alteridade trouxe como consequência uma modificação a imagem que se tinha sobre si memo. (Laplantine, François. Aprender Antropologia)

6 A cultura condiciona a visão de mundo do homem
Segundo Ruth Benedict, a cultura é como a lente, através da qual o homem vê o mundo.

7 A diversidade cultural
Indivíduos de culturas diferentes podem ser facilmente identificados. Isto se dá pelo seu modo de agir, suas roupas (ou pela ausência delas), os alimentos selecionados e, de um modo mais evidente, a partir das próprias diferenças linguísticas.

8 O RELATIVISMO CULTURAL
“A coerência de um hábito cultural somente pode ser analisada a partir do sistema a que pertence (Laraia: 2005; pg. 87.)”

9 Etnocentrismo O etnocentrismo é um fenômeno universal. Os indivíduos vêem o mundo através de sua cultura e têm a propensão em considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural.

10 O equívoco das visões deterministas sobre a cultura
AULA 3

11 O determinismo biológico
Muitos ainda acreditam nas velhas, persistentes e incorretas teorias que atribuem capacidades inatas e específicas a determinadas raças. Atualmente os antropólogos estão totalmente convencidos de que as diferenças genéticas não são determinantes das diferenças culturais (Laraia: 2005; pg.17).

12 O determinismo geográfico
Pela lógica do determinismo geográfico as forças do mundo natural agiriam de modo mecânico e determinante sobre as sociedades humanas. Na verdade esta visão é equivocada, na medida em que as diferentes culturas humanas são influenciadas, mas não determinadas de modo absoluto pelo meio físico.

13 As relações entre educação e cultura
A transmissão da cultura, das gerações mais velhas para as mais novas, se dá por meio da educação. Neste caso por meio de práticas de educação que nem sempre acontecem no espaço da escola.

14 ACESSEM: Da Matta, Roberto. Você tem cultura? disponível em:
ACESSEM:


Carregar ppt "BEM-VINDO À DISCIPLINA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google