Carregar apresentação
1
DIDÁTICA DA ED. FÍSICA Ementa
Discussão/reflexão sobre os recursos didáticos e as práticas de ensino na Educação Física Escolar. Bibliografia de referência: FREIRE, João Batista. Educação de Corpo Inteiro. Scipione, São Paulo, 1990. LIBÂNEO, José Carlos. Didática. Cortez, São Paulo, 1996. PILETTI, Claudino. Didática geral. Editora Ática. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais – Educação Física. DP&A, Rio de Janeiro, 2001. NEIRA, Marcos Garcia. Desenvolvendo Competências em Educação Física. Guarulhos: Phorte, 2001. ________. Educação Física para o Ensino Médio. Guarulhos: Phorte, 2003
2
AFINAL, O QUE É ...? O que é didática? Para que serve a didática?
Quando o professor tem didática? Existe professor sem didática? Quais os elementos centrais da didática? A Ed. Física exige uma didática específica? Por quê? Quais os recursos didáticos mais utilizados na Ed. Física Escolar? Qual sua opinião sobre esses recursos/estratégias didáticas?
3
TRABALHO 1 REALIZAR PESQUISA SOBRE AS QUESTÕES ANTERIORMENTE APRESENTADAS E ELABORAR UM TEXTO CRÍTICO COM AS SEGUINTES CARACTERISTICAS: Mínimo 10 pags. Digitado em PC, espaço 1,5 times new roman Capa + sumário + introdução, desenvolvimento (pesquisa) e conclusões + bibliografia Prazo de entrega: 11/04/2009 Obs.: pesquisa pode ser apresentada na forma de artigo ou pôster no III CNEF
4
A didática do professor de Ed. Física
A teoria do professor democrático A teoria do professor conservador A teoria do professor Capitão Nascimento A teoria do professor Revolucionário A teoria do professor “cansado” A teoria do professor amigão A didática do PROFESSOR PESQUISADOR A didática do PROFESSOR COM COMPROMISSO SOCIAL
5
DISCUSSÃO: Qual o objeto de estudo da EDUCAÇÃO FÍSICA ?
6
Qual objeto de estudo da Educação Física Escolar?
Problemas: Não há consenso sobre objeto de estudo. Escassez de pesquisas aprofundadas na área. Programas de pós-graduação são poucos. a política educacional e a cultura nacional vê a Ed. Física como disciplina de menor valor na formação dos alunos.
7
Preparação Física? Desenvolver fisicamente e socialmente nossas crianças, assim se faz uma nação melhor!
8
Iniciação esportiva? Nossa escola se prepara para jogos estudantis...
9
Recreação? O lúdico deve ser o aspecto mais valorizado no desenvolvimento infantil.
10
Esporte de alto nível? O Brasil precisa de mais e melhores atletas!
11
Lazer? A recuperação do stress gerado pelo trabalho/estudo é fundamental para aliviar tensões sociais
12
CULTURA REGIONAL?
13
PROMOÇÃO DA SAÚDE ? 1º PROBLEMA: O QUE É SAÚDE?
2º: É possível ser completamente saudável? 3º: atividade física por si só não promove saúde.
14
Anatomia, fisiologia, cinesiologia?
15
DANÇA ? Licenciatura em dança: reserva de mercado?
16
Aula no CAP Experiência Prática:Grupos de 04 pessoas:
Na quadra do CAP, cada grupo deverá desenvolver 02 atividades práticas com bolas, tendo como referência o método didático do professor Tradicional/Conservador.
17
Trabalho 2 Realizar uma pesquisa e produzir um texto crítico sobre os recursos didáticos e as metodologias de ensino mais empregadas na Educação Física Escolar. 1ª fonte de pesquisa: alunos do curso de especialização em Ed. Física escolar da UFPE Prazo de entrega: 06/06/2009 Obs.: pesquisa pode ser apresentada na forma de artigo ou pôster no III CNEF
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.