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PROGRAMA 5S “Sempre é hora de arrumar.”.

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Apresentação em tema: "PROGRAMA 5S “Sempre é hora de arrumar.”."— Transcrição da apresentação:

1 PROGRAMA 5S “Sempre é hora de arrumar.”

2 Definição É um programa participativo que proporciona aumento de produtividade pela melhoria do ambiente de trabalho. “É o ambiente mudando o comportamento”

3 Origem Surgidos no Japão no período pós guerra, para reconstrução do parque industrial. No Brasil o programa teve início oficialmente em 1991.

4 Objetivo Garantir a manutenção e boa utilização dos equipamentos;
Evitar perdas produtivas com paradas desnecessárias; Maior qualidade dos produtos; Ambiente de trabalho mais agradável; Qualidade de vida mais elevada. Estruturar e melhorar a guarda de documentos, objetos. Gerar comprometimento de todos.

5 Os 5 Sensos SEIRI UTILIZAÇÃO SEITON ORGANIZAÇÃO SEISO LIMPEZA
SEIKETSU PADRONIZAÇÃO SHITSUKE DISCIPLINA

6 Seiri – Senso de utilização
Utilizar os recursos disponíveis de acordo com a necessidade e adequação, evitando excessos, desperdícios e má utilização.Identificar o que é realmente útil,descartando o desnecessário. “Manter próximo somente o necessário”.

7 Utilização: O que fazer?
1º Identificar 2º Tomar providências Utilizado toda hora colocar no próprio local de trabalho Utilizado todo dia colocar próximo ao local de trabalho Utilizado semanal colocar no almoxarifado Se não é necessário descarta, vender ou transferir para onde forem úteis

8 Utilização: Como fazer?
Separar todos os itens necessários e desnecessários; Eliminar materiais inúteis; Registrar tudo que será descartado; Definir área de descarte/ reciclagem. Necessário para o meu trabalho Aplicar o senso de organização Separação do material Desnecessário para o meu trabalho Descartar

9 Utilização: Benefícios
Liberar espaço; Economizar tempo na procura de documentos; Aumentar a segurança; Diminuir os desperdícios; Reaproveitar recursos, e material Eliminação de papéis em desuso.

10 “Ou seja, um lugar para cada coisa e cada coisa no seu lugar.”
Seiton – Senso de organização Determinar o local e a forma de encontrar com facilidade documentos, materiais, equipamentos e ferramentas, através de identificação “Ou seja, um lugar para cada coisa e cada coisa no seu lugar.”

11 Organização: O que fazer?
Cada item deve estar no seu lugar conforme identificação. Manter as coisas em ordem; Identificar todo material utilizado; Delegar responsabilidades para cada colaborador.

12 Organização: Como fazer?
Definir local dos objetos, em consenso; Padronizar a nomenclatura dos objetos, utilizar cores vivas; Após o expediente, nunca deixar nada fora do lugar; Atualizar dados, controles e informações; Expor visualmente os pontos críticos;

13 Organização: Benefícios
Rapidez e facilidade na busca de objetos ou documentos; Utilização racional dos espaços; Melhor aparência do ambiente de trabalho; Redução de custos e de tempo; Facilidade na comunicação entre todos os colaboradores. Redução de acidentes

14 Seiso – Senso de limpeza
É deixar tudo limpo de maneira habitual, nas melhores condições de uso, desde o chão até os equipamentos utilizados. A limpeza é essencial seja em casa ou no trabalho. “Ambiente Limpo, não é aquele que mais se limpa, mas aquele que menos se suja”

15 Limpeza: O que fazer? Retirar qualquer tipo de pó ou sujeira dos equipamentos, ferramentas, ambiente de trabalho, etc; Deixar ferramentas e utensílios limpos após o uso; Deixar equipamentos em condições de uso;

16 Limpeza: Como fazer? Varrer, lavar, espanar, etc.;
Providenciar lixeiras para classificação do lixo. Educar para não sujar. Não jogar nada no chão; Identificar e eliminar as causas da sujeira; Definir responsáveis pela inspeção e rotina de limpeza nos locais de trabalho.

17 Limpeza: Benefícios Local de trabalho limpo e agradável;
Eliminação de desperdícios; Boa imagem da empresa(visual) Redução de custos; Empresa limpa gera uma melhor produtividade. Maior controle sobre o estado de conservação do patrimônio.

18 “Sua saúde é sempre mais importante.”
Seiketsu – Senso de Padronização É manter as condições de trabalho, físicas e mentais, favoráveis para o bom desempenho profissional. O melhor caminho para a saúde é a prevenção. É manter e melhorar o ambiente. “Sua saúde é sempre mais importante.”

19 Padronização: O que fazer?
Usar roupas, uniformes e equipamentos limpos; Manter em boas condições sanitárias as instalações comuns; Manter o ambiente de trabalho limpo, seguro, agradável e arrumado; Identificar de maneira padrão todos os materiais.

20 Padronização: O que fazer?
Cuidar da saúde e higiene pessoal; Organizar e manter os produtos de 1º socorros em condições de uso; Verificar iluminação, ventilação, ruídos, piso escorregadiço, fiação, etc.; Respeitar os colegas. Procurar produzir sem gerar tanto lixo.

21 Padronização: Como fazer?
Usar EPI’s; Eliminar todas as fontes de risco; Conservar pisos, torneiras, encanamentos; Obedecer as regras de segurança do trabalho; Manter o refeitório, vestiários e banheiros sempre limpos.

22 Padronização: Benefícios
Crescimento da auto-estima e cuidados com a saúde; Equilíbrio físico e mental dos colaboradores, com maior harmonia; Ambiente agradável e saudável. Diminuição de desperdícios, evita perdas e danos materiais. Maior produtividade das pessoas

23 “Autodisciplina é mudar e manter a mudança.”
Shitsuke – Senso de disciplina É ter os colaboradores habituados a cumprir os procedimentos operacionais, éticos e padrões estabelecidos. Buscar a integração e conscientização dos colaboradores ao processo de gestão participativa da empresa. “Autodisciplina é mudar e manter a mudança.”

24 Disciplina: O que fazer?
Elogiar a tarefas bem executadas; Corrigir as tarefas ensinando como fazer, ao invés de mandar executar; Conservar e zelar pelos bens da empresa; Desenvolver a capacidade de pensar, sentir e agir dos colaboradores.

25 Disciplina: Como fazer?
Manter os padrões da qualidade; Incentivar e analisar sugestões; Melhorar a comunicação entre colegas, clientes, fornecedores. Respeitar os horários; Motivar a aprender novas tarefas; Conhecer e obedecer os regulamentos; Cumprir os 5S’s todos os dias.

26 Disciplina: Benefícios
Incentivo a capacidade criativa dos colaboradores; Cumprimento dos procedimentos operacionais; Constante auto análise e busca de aperfeiçoamento; Manter a qualidade e busca por melhoria. Melhoria Contínua Disciplina, moral e ética.

27 Dia “D” É um conjunto de ações que se criam para praticar o sistema 5S’s

28 Objetivos do Dia “D” Iniciar, na prática a mudança
Executar o planejamento do Dia “D” Criar o comprometimento de todos ao sistema

29 Ações do Dia “D” Mapear áreas Levantar necessidades
Preparar as equipes Fotografar Praticar Dia “D” Avaliar Dia “D”

30 Avaliar Dia “D” e Auditar mensalmente
Verificar se a prática das ações está sendo seguida, através da auditoria Propor sugestões Estabelecer parâmetros de destaque Promover melhorias contínuas.

31 Registro da Auditoria Criar um check list(perguntas), para
auditar cada setor Desenvolver método de análise, pontuação e conformidades

32 Benefícios do Programa
Economia de tempo; Facilidade na procura de materiais; Bem estar comum entre todos; Prevenção

33 Benefícios do Programa
Estimular a criatividade, a participação e o comprometimento dos colaboradores; Motivar para o trabalho, tornando o ambiente mais agradável; Educar e desenvolver as pessoas através da mudanças de atitude; Facilitar o desenvolvimento do trabalho

34 Programa de 5S’s para sistema de Qualidade de uma Empresa
CEDENI GRANDI (54)


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