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´Metodologia de Produção e Mídias Interativas

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Apresentação em tema: "´Metodologia de Produção e Mídias Interativas"— Transcrição da apresentação:

1 ´Metodologia de Produção e Mídias Interativas
Aula 3 Como Projetar Mylene Melly ´Metodologia de Produção e Mídias Interativas

2 As Quatro Regras do Método Cartesiano (René Descartes, 1637)
A primeira consistia em nunca aceitar algo como verdadeiro sem conhecê-lo evidentemente como tal: isto é evitar cuidadosamente a precipitação e a prevenção; não incluir nos meus juízos nada que não se apresente tão clara e distintamente à minha inteligência a ponto de excluir qualquer possibilidade de dúvida A segunda era dividir o problema em tantas partes quantas fossem necessárias para melhor poder resolvê-lo. A terceira, conduzir por ordem os meus pensamentos, começando pelos objetos mais simples e mais fáceis de conhecer, para subir pouco-a-pouco, gradualmente, até o conhecimentos dos mais complexos; e admitindo uma ordem mesmo entre aqueles que não apresentam nenhuma ligação natural entre sí. Por último, sempre fazer enumerações completas e revisões tão gerais, que tivesse a certeza de nada ter omitido. Aula 2 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

3 Por que precisamos de método?
Nosso objetivo é construir sistemas interativos hipermídia Objetivam formas mais eficientes de recuperar informação Devem permitir um papel mais pró ativo do leitor (leitor também é autor) Podem ser difíceis de se usar Construir sistema interativo é uma tarefa complexa Necessita de método De projeto: para lidar com as várias frentes De metodologia específicas para se criar um produto editorial Aula 2 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

4 Design também precisa de método
Projetar não é mais que uma série de operações necessárias dispostas em ordem lógica (ditada pela experiência) Também no campo do design não se pode projetar sem método, pensar de forma artística procurando logo a solução, sem antes fazer uma pesquisa sobre o que já foi feito de semelhante 10% inspiração, 90% transpiração Aula 2 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

5 Metodologia de Produção de Mídias Interativas
Projetar Projetar é fácil quando sabemos exatamente como proceder para alcançar a solução de um problema Deve-se sempre quebrar um problema em problemas menores Forma de projetar não muda muito Sozinho x envolvimento de vários especialistas Uso na procura de soluções para os problemas menores de metodologias e técnicas específicas Cozinhar arroz verde x Construir uma aeronave Aula 2 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

6 Projetos resolvem necessidades
Necessidade – Problema a ser resolvido Resolução de problemas – implica numa solução Um problema não se resolve por sí só; no entanto contém todos os elementos para sua solução. É necessário conhecê-los e utilizá-los no projeto de solução Para se resolver um problema é sempre bom dividi-lo em sub-problemas Para se ter certeza que a solução a ser dada será útil é preciso compreender o problema / qual necessidade o iniciou, que público irá usá-lo Aula 2 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

7 Por que projetos falham?
Tempo, dinheiro ou recursos insuficiente Objetivos e expectativas não claras Divergências não resolvidas entre os membros da equipe Audiência pobremente definida – tentando agradar a todos Bom gerenciamento de projeto aumenta a chance do projeto dar certo Aula 2 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

8 Gerenciamento de Projeto
As 5 fases de um projeto Inicio: Articular a visão do projeto, estabelecer metas, reunir time, definir expectativas e escopo do projeto Planejamento Refinar o escopo, identificando tarefas e atividades a serem finalizadas, desenvolvimento de cronograma e budget (qdo for o caso) Execução Liderar o time para que todos atinjam suas metas, resolvendo problemas e construindo o projeto Controle Monitorar mudanças no projeto, fazer correções , ajustar cronograma ou as expectativas Fechamento Entregar o projeto, verificação dos resultados e medição do sucesso.Escrever uma avaliação do projeto e do esforço de desenvolvimento enumerando também todas as lições aprendidas Aula 2 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

9 Metodologia de Produção de Mídias Interativas
Início do Projeto Baseado no trabalho já realizado: Escrever o máximo possível sobre as metas do site, de forma que faça sentido para todos os envolvidos. Considere para isso os seguintes critérios: Todos os envolvidos concordam Realísticas Específicas Mensuráveis (podem ser colocados num cronograma) Tem um fim Seja possível definir um responsável pela execução Não confundir metas com funcionalidades. Corte tudo que não esteja diretamente ligado ao projeto. Considere o fim e não os passos para conseguir chegar a ele Toda a equipe deve possuir uma cópia deste documento. Aula 2 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

10 Metodologia de Produção de Mídias Interativas
Planejamento Transcrever metas em tarefas específicas (quebrar o problema em tantos pedaços quantos forem necessários) Criar um plano para completar cada uma das tarefas. Diferentemente de metas, tarefas são passos a serem seguidos em um cronograma que devem ser atribuídos a uma dada pessoa. Tarefas devem ser Não ambiguas (devem ser descritas em uma ou duas sentenças) Devem ser executadas sem interrupções (sem outras tarefas no meio) Associadas a uma pessoa ou a um grupo Uma única pessoa deve ser responsável por dizer que a tarefa está finalizada Num primeiro momento não se preocupe em listar as tarefas em seqüência, e sim no que precisa ser feito (ex: gravar trilhas de música, digitalizar vídeo ou áudio, otimizar imagens, etc) Aula 2 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

11 Metodologia de Produção de Mídias Interativas
Planejamento Uma vez que se tenha a lista de tarefas deve-se iniciar um plano para completá-las. Algumas tarefas são independentes, outras possuem dependência cronológica. Organize as tarefas em seqüências lógicas. Identifique quem deve ser responsável por cada uma delas, e quais recursos serão necessários (ferramentas, parcerias, espaço em disco, etc). Atente para as tarefas que dependam de outras. Uma vez que se tenha uma seqüência deve-se colocar as mesmas em um cronograma. Tente listar pontos de controle, conjunto de tarefas que representem resultados importantes.Exemplo: todas as mídias digitalizadas, todos os textos escritos, todas as telas-tipo finalizadas, etc. Especifique bem as data em que estes pontos de controle acontecerão. Durante o projeto, o cronograma deve ser sempre atualizado e comunicado a todos os envolvidos Tenha uma lista de como contactar todas as pessoas envolvidas Aula 2 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

12 Metodologia de Produção de Mídias Interativas
Execução Inicie o projeto com uma reunião formal para discussão do plano do projeto. Planeje reuniões regulares durante o projeto para sincronizar a equipe e discutir problemas. Lider de projeto deve manter contato constante com a equipe. Utilizar as ferramentas de comunicação escolhidas diariamente. Lider deve pedir para a equipe enviar constantemente status do projeto, e comunicar o status global para todos. Aula 2 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

13 Metodologia de Produção de Mídias Interativas
Controle Não importa quanto planejamento se faça, mudanças sempre ocorrem. Cronograma e planejamento precisarão de constante atualização Nunca perca contato com a equipe e com o andamento do projeto. Se re-planejamentos são necessários, é melhor revisar o escopo que comprometer o projeto inteiro. Lembre-se que os 10% finais são os intermináveis. Identifique todas as tarefas faltantes e faça um plano detalhado para cada uma delas. Se não for possível fazer tudo, revise o escopo e expectativas Aula 2 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

14 Metodologia de Produção de Mídias Interativas
Fechamento Escreva detalhadamente o que ocorreu no projeto: Quais metas foram alcançada e quais não foram? Lider manteve comunicação com o time durante todo o projeto? Os problemas técnicos foram resolvidos? Houve problemas com o time ou com outros recursos? Para quem se pediu aconselhamento? Foi útil? Que conselhos você daria para outros que serão responsáveis por projetos semelhantes? Liste as lições aprendidas Incluir cópia das metas originais, lista de tarefas, e cronograma. O antes e o depois são importantes para análise do projeto. Aula 2 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

15 Metodologia de Produção de Mídias Interativas
Metas Exemplos de metas a serem detalhadas: Ser um site de crítica musical de rock britânico (passado e presente) Exemplo de tarefas seqüenciais Listar álbuns que serão criticados (responsável: XX) Critica dos álbuns (responsável: XX) Exemplo de pontos de controles Todas as críticas de álbuns finalizadas (isto é texto final das críticas prontos) – Data: 09/09 Aula 2 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

16 Metodologia de Produção de Mídias Interativas
Cronograma – Exemplo Aula 2 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

17 Projeto de Sistemas Centrados no Usuário
´Metodologia de Produção e Mídias Interativas

18 Design centrado em sistemas
Aula 2 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

19 Aonde os sistemas falham? Síndrome do umbigo – sintomas crônicos
É normal nos concentrarmos no mundinho nosso e esquecermos o mundinho lá fora Todos os usuários são iguais a mim Aula 2 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

20 Aonde os sistemas falham? Síndrome do umbigo – sintomas agudos
É importante não assumir postura arrogante Se eles não são iguais a mim, não deveriam ser usuários Pensa-se no sistema, e não nos usuários Aula 2 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

21 Design centrado em usuários
Design é baseado em: Habilidades e necessidades reais do usuário Contexto Tarefas Regra de ouro: Conheça seu usuário Desafio: atenda aos objetivos do que se constrói atendendo seus usuários. Aula 2 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

22 Design centrado em usuários
Resultado: satisfação do usuário Envolve um processo de colaboração entre designers e usuários Processo de trabalho em grupo multidisciplinar Aula 2 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

23 Abordagem Participativa
Vantagens: Apresentando-se coisas concretas: usuários reagem de forma excelente Usuários trazem conhecimentos que designers não teriam acesso Produto final gerando satisfação para o usuário Desvantagens Difícil selecionar usuários reais: caro Usuários detectam problema, não solucionam Nem sempre sabem tudo o que querem Aula 2 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

24 Abordagem Participativa
Usuários participam de todas as etapas do projeto Colaboradores ativos ao invés de participantes passivos Usuários considerados como experts Processo interativo Revisão da cada estágio do projeto Aula 2 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

25 Metodologia de Produção de Mídias Interativas
Teoria e Prática Teoria Novos produtos deveriam surgir de necessidades reais de públicos Entendimento das necessidades, gaps, contextos, etc.. Prática Muitas vezes é difícil, caro saber as reais necessidades do público Tem-se uma idéia, e tenta-se moldar a idéia as necessidades do público Risco: idealizar produtos não necessários Inovação: idealizar produtos que revolucionam Aula 2 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

26 Metodologia de Produção de Mídias Interativas
Teoria e Prática In 1950, Tokyo Telecommunications Engineering Corp. faced a dilemma. It had developed Japan's first tape recorder, making a tape by grinding up magnets and sticking the powder to strips of paper with rice paste. Now it had a product, but hardly anyone had a use for it - until a number of educators thought this new-fangled and little-understood gadget had possibilities in the classroom. The company responded enthusiastically, putting educational radio programs on tape to suit teaching curriculums. It visited schools to lecture on how to use the new audio aids. Sales began to take off. Tokyo Telecom had learned its first valuable lesson in commercial life - don't just create a product to fill a market need; create the market with the product. It was an insight that co-founder Morita Akio would apply over the years as the tiny company grew to become the world giant Sony. Ver Aula 2 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

27 Visão Geral da Metodologia para Construção de Mídias Interativas
´Metodologia de Produção e Mídias Interativas

28 Metodologia de Produção de Mídias Interativas
Exercício 20 minutos + 10 discussão Escrevam as etapas da construção de um livro. Aula 2 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

29 Metodologia de Produção de Mídias Interativas
Visão Geral Regras básicas de desenvolvimento de projetos se aplicam. Similaridade com a produção de qualquer outro produto editorial A mídia no entanto é diferente e suas particularidades devem ser respeitadas Maior enfoque na usabilidade Aula 2 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

30 Metodologia de Produção de Mídias Interativas
Visão Geral Entender a Mídia em que se trabalha é fundamental (20 minutos + 10 discussão) Exercício: Comparar caracterísiticas da mídia impressa e eletrônica Espaço para as informações Custo de produção e reprodução Formas de acesso Capacidade de atualização Resolução x Facilidade de leitura Competências envolvidas Maturidade da mídia Etc... Aula 2 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

31 Metodologia de Produção de Mídias Interativas
Visão Geral A construção de um sistema virtual está ligado a um empreendimento: Deve, portanto seguir regras e modelos de criação e de negócios. A origem das idéias pode vir de diferentes pontos na organização, empresa, etc. Para o sucesso, como em todo empreendimento, envolvera um time multidisciplinar Aula 2 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

32 Metodologia de Produção de Mídias Interativas
Visão Geral Metodologia de Desenvolvimento Porque há muito mais projetos de sistemas virtuais que falham? Falta de conhecimento do usuário Falta de know-how sobre as tecnologias Conceito de rápido vence o lento Omissão de conceituações Omissão das boas práticas de desenvolvimento Omissão de controle de qualidade Parcerias complexas Falta de gerenciamento adequado Mau uso da mídia Aula 2 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

33 Metodologia para Construção de Sites
Conceituação Modelo Conceitual Concepção Arquitetura de Informação Desenvolvimento da linha gráfica e telas tipo Desenvolvimento do estilo editorial – tom de voz Implementação Desenvolvimento de Conteúdo Diagramação + HTML Projeto de TI Integração e aceite Publicação Monitoração e-performance Aula 2 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

34 Metodologia de Produção de Mídias Interativas
Exercício Imagine que você fosse construir uma casa Abstraia quais seriam as ações a serem realizadas nas etapas de: Conceituação Concepção Implementação Teste Aula 2 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

35 Metodologia de Produção de Mídias Interativas
Exercício Conceituação (objetivos, necessidades, restrições) Que tipo de moradia desejo (prédio, casa) Qual a distância que estou disposto a morar do centro de São Paulo Quantas pessoas irão morar na casa Existem restrições (crianças, idosos, deficientes) Qual o meu orçamento Vou construir (quanto tempo tenho) ou comprar pronta Quais as referências que tenho (revistas, moradias de amigos, etc) Aula 2 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

36 Metodologia de Produção de Mídias Interativas
Exercício Concepção (mapeamento dos conceitos em modelos palpáveis) Que espaços gostaria de ter Amplitude de cada um deles Proximidade de espaços Privacidade Qual o estilo que desejo Acabamentos / decoração / iluminação / pintura Aula 2 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

37 Metodologia de Produção de Mídias Interativas
Exercício Implementação (tornar o modelo concebido realidade) Obra propriamente dita Implementação não é possível sem concepção Concepção sem conceituação pode levar a espaços inabitáveis Percebam: profissionais envolvidos não podem construir a casa sem obter informações dos donos a cada etapa (abordagem participativa) Aula 2 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

38 Abordagem Participativa
Estratégia Visão – Missão - Objetivos Modelagem Conceitual Modelo de negócios Implementação Integração Testes Aceite Piloto Publicação Operação e Manutenção Arquitetura de Informação Conteúdo Look & Feel Arquitetura + Projeto de IT Back office infra-estrutura, parcerias,etc Gerenciamento de Projetos Aula 2 Metodologia de Produção de Mídias Interativas Boas Práticas / Guideline

39 Gaps mesmo com abordagem participativa
Expectativa Usuários Modelagem Conceitual (sistema) Interface Modelo Mental (usuário) Usuário não sabe verbalizar suas necessidades Usuário não foi compreendido Custo, legado, políticas Tarefas/ contexto do usuário não forma entendidas Falhas de consistências (AI + L&F) Custo, legado,políticas Exercicio: quais os tipos de testes podem ser aplicados em cada uma das fases para Que se mantenham / diminuam os gaps acima. Proponha realimentações para Diminuição de gaps. Aula 2 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

40 Metodologia de Produção de Mídias Interativas
Conceituação Visão Missão Objetivos Público Alvo e suas Necessidades Levantamento de Requisitos, Escopo, Limitações Modelo de Negócios (viabilidade) Análise da Concorrência Metáforas Parcerias Planejamento Necessidaes Opercionais Aula 2 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

41 Metodologia de Produção de Mídias Interativas
Concepção Transformação de conceitos em modelos funcionais Simplificação do complexo Uso de wireframes e maquetes Envolve as etapas de: Arquitetura de Informação Projeto Gráfico – Identidade Visual Estilo Editorial – Tom de voz Aula 2 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

42 Metodologia de Produção de Mídias Interativas
Implementação Usando os modelos concebidos implementar as várias páginas Envolve Editoria de todos os conteúdos Diagramação em HTML Projeto de TI Aula 2 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

43 Metodologia de Produção de Mídias Interativas
Integração Unir todas as partes Testes e Aceite Publicação Monitoramento Aula 2 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

44 Metodologia de Produção de Mídias Interativas
Comunicações Ler para próxima aula: Cognitive Engineering – Donald Norma (xerox) A user based design process for web sites – E. G. Abels, M.D. White, K. Hahn Aula 2 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

45 Leituras Complementares
- capítulo 1 Aula 2 Metodologia de Produção de Mídias Interativas

46 Metodologia de Produção de Mídias Interativas
Maus exemplos (MENU) (hall of shame e hall of fame) Aula 2 Metodologia de Produção de Mídias Interativas


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