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Aspectos Sociais da IHM: projetando para a comunicação e a colaboração

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Apresentação em tema: "Aspectos Sociais da IHM: projetando para a comunicação e a colaboração"— Transcrição da apresentação:

1 Aspectos Sociais da IHM: projetando para a comunicação e a colaboração

2 Overview Conversação com os outros Percepção dos outros
Como dar suporte as pessoas para: conversar e socializar trabalharem juntas conviver e aprenderem juntas

3 Conversação com os outros
Existem vários mecanismos e regras em uma conversação Rádio PX: Somente comece a falar depois de apertar o PTT (o famoso “Mike”). Mesmo operadores mais experientes, por distração, cometem esse erro e quem está ouvindo não entende nada. Você deve apertar o PTT, esperar 1 segundo e começar a falar; Fale devagar e calmo, caso contrário ninguém vai entender você; Se você quiser participar de uma conversa, aguarde o intervalo entre as transmissões, fale “break”, “oportunidade”, ou simplesmente “bom dia”, “boa tarde” ou “boa noite” e aguarde, logo te chamarão para participar da conversa

4 Regras de conversação Feedback: Rituais de cumprimento:
Hum, certo, como? Rituais de cumprimento: Alô, até logo, até mais, até breve, tchau, etc. Sugestionamento implícito e explícito: olhar o relógio seguidamente comentar: “preciso ir, estou atrasado!”

5 E as conversações através de dispositivos tecnológicos?
As mesmas regras se aplicam? Acontecem mais interrupções? Com as pessoas realizam suas conversas? por telefone? por ? através do Messenger ou outro aplicativo semelhante? mensagens no celular?

6 Impliações no design Como suportar uma conversação entre pessoas geograficamente distantes? Muitas aplicações foram desenvolvidas: , videoconferência, videofones, conferência por computador, instant messaging, chat, ambientes colaborativos virtuais, espaços de mídia Quão efetivo eles são? Eles imitam ou extendem os modos existentes de conversação?

7 Comunicação síncrona através do computador
Conversações podem ser realizadas por voz ou digitação em tempo real Exermplos incluem vídeo conferência e chat Benefícios: Pode-se manter mais informado do que está acontecendo Vídeo conferência permite as pessoas se verem mutuamente, dando suporte a conversação não verbal Salas de chat estimulam pessoas retraidas a serem mais expontâneas e participarem mais Problemas: Vídeos consomem muita largura de banda e eventualmente enfrentam problemas de sincronismo Existe uma dificuldade de avaliar as expressões corporais de outras pessoas As pessoas podem ter um comportamento muito diferente do que teriam em uma conversa não virtual; podem se esconder sob a “máscara de um avatar”

8 O vídeo será um sucesso com celulares G3?
• As falhas e cortes na comunicação vão desaparecer? • Será possível o sincronismo da voz com a imagem? • Será socialmente aceitável?

9 Comunicação assíncrona através do computador
A comunicação acontece remotamente e em tempos diferentes , newsgroups, conferência por computador Os benefícios incluem: Ler a qualquer tempo e em qualquer lugar É flexível É poderosa - pode ser enviada para várias pessoas simultaneamente Permite dizer as coisas mais facilmente Problemas incluem: FLAMING!!! Spamming Sobrecarga de mensagens Falsa expectativa de que as pessoas leram e vão responder o seu

10 O susto de achar seus dados pessoais na Internet
Problema!!! O susto de achar seus dados pessoais na Internet (Reportagem do jornal Gazeta do Povo do dia 02/03/2009) Foi em uma busca rotineira no Google que o administrador Edmar Gervásio descobriu que todos os seus dados cadastrais estavam disponíveis na internet – inclusive CPF, RG, endereço e até o número do seu telefone celular... A divulgação dos dados cadastrais, de acordo com a advogada e mestre em direito do consumidor Ana Cláudia Loyola da Rocha, vai contra o Código de Defesa do Consumidor, que prevê em seu artigo 43 que a abertura de cadastro tem de ser comunicada por escrito ao cliente. “Se tem que autorizar para abrir, tem que autorizar para divulgar”. Ana Cláudia lembra ainda que a própria Constituição Federal estabelece, em seu artigo 5, que são invioláveis a vida privada e a intimidade das pessoas, e assegura indenização por danos morais em casos como esse. “Se o consumidor não foi consultado sobre a divulgação de seus dados, cabe uma medida judicial para suspender a exibição e até mesmo uma indenização por qualquer dano que possa ter sido causado”. “Vou entrar com um processo contra eles, porque acho que é uma tremenda irresponsabilidade”, disse Edmar Gervásio.

11 Novas tecnologias de comunicação
Vai além da tentativa de comunicação com voz e imagens Pretende estabelecer uma comunicação onde é possível falar e interagir Examplos incluem: SMS em celulares Chats Ambientes virtuais colaborativos Espaços de mídia

12 Ambientes virtuais colaborativos
O jardim em BowieWorld, um ambiente virtual colaborativo, suportado por Worlds.com. Os usuários participam “vestindo roupas” em seu avatar. Há mais de 100 avatars a escolher, desde pinguins a pessoas reais. Uma vez que o seu avatar entrou no mundo virtual, é possível explorá-lo e conversar a outros avatars. Source:

13 VideoWindow (Bellcore, 1989)
Um espaço compartilhado que permite que pessoas separadas por mais de 150 km mantenham uma conversação em um mesmo ambiente como se estivessem “tomando café juntos” telas de 100 mm x 160 mm foram utilizadas Pessoas interagiram entre si, mas houveram estranhos acontecimentos (Kraut, 1990) Two lounge areas, that were 50 miles apart, were connected with high bandwidth video channels and full duplex four channel audio. Connecting them was a 3 by 8 foot wide ‘picture-window’, onto which video images were projected. The large size was meant to allow those viewing it to see a room of people roughly the same size as them. The system was designed to be active 24 hours a day, whereby anyone entering one room could speak to whoever happened to be in the other room. A study by Kraut et al (1990) of how effective the system was, showed that in general, many of the interactions that took place between the co-located conversants were indeed indistinguishable from similar face-to-face interactions – with the exception that they spoke a bit louder and constantly talked about the video system. However, they also found that people who were in the same room tended to talk more with each other than with those in the video-linked room. Various usability problems were identified as contributing to this reluctance to talk with video-images of other people. One of these was the tendency for people to move closer to the picture-window to strike up a conversation with someone (which is what one would normally do in a face-to-face setting), but which had the opposite effect of what the person intended, as it moved their head out of the picture (since they were no longer under the camera) and also out of microphone range, meaning they could not be seen or heard. Thus rather than getting nearer to the other person they wanted to talk to, their behavior had the counter-intuitive effect of removing them from the ‘picture’. Moreover, there was no way of each participant knowing whether they were being seen and heard by the others in the other room. This inability to monitor how the other person is or not ‘receiving’ you caused numerous problems. Another problem that became apparent was that the system only allowed public conversations, meaning that they could be heard by everyone in the rooms. Such public broadcasting contrasts with how people normally engage in informal face-to-face conversations, where they will often whisper and conspire with each other when a topic becomes more private or secret. Such private conversations were clearly not able to be supported by the VideoWindow system.

14 Resultado da utilização do VideoWindow
Foi falado constantemente sobre o sistema Conversou-se mais entre as pessoas da mesma sala do que entre pessoas em salas diferentes A tentativa de chegar mais perto de uma pessoa que estava em sala diferente teve efeito contrário: a pessoa que se deslocou ficou fora do alcance da câmera e do microfone Não há forma de monitorar o posicionamento ideal das pessoas

15 Hypermirror (Morikawa e Maesako, 1998)
Permite que as pessoas sintam-se compartilhando o mesmo espaço, mesmo que fisicamente estejam em locais totalmente diferentes (a mulher de blusa branca está em outra sala) O sistema sobrepõe as imagens fazendo com que pareça que as pessoas estão todas juntas

16 Criando um espaço pessoal no Hypermirror
A pessoa na outra sala “invade” o espaço virtual da outras pessoas repentinamente As pessoas criam um espaço para “acomodar” a outra pessoa recém-chegada

17 Todos felizes!!!

18 Percepção dos outros Envolve o conhecimento de quem está no ambiente (ou ao redor), o que está acontecendo, e quem está se comunicando com quem Percepção periférica Captam os eventos que acontecem na periferia da visão Permite acompanhar o que as outras pessoas estão fazendo sem a necessidade de serem explícitas

19 Projetando tecnologias para suportar percepção periférica
Permitir a percepção de outras pessoas que estão em ambientes diferentes Espaços de mídia - “extendendo o seu mundo com cadeiras, mesas, paredes, etc” (Harrison et al, 1997) Examplos: Clearboard, Portholes and Cruiser

20 Clearboard (Ishii et al, 1993)
ClearBoard - quadro transparente que mostra a expressão facial da outra pessoa equanto a primeira desenha

21 Portholes (Xerox Parc)
As imagens dos colegas de trabalho são constantemente atualizadas e exibidas no desktop de cada um dia e noite

22 Sistemas de notificação
Os usuários notificam os seus colegas quando estão “on line” mas não são constantemente monitorados (Messenger) Possiblitam o compartilhamento de arquivos e informações e o acompanhamento do progresso em tarefas colaborativas Examplos: Tickertape, Babble

23 Tickertape (Segall and Arnold, 1997)
Tickertape é uma janela do tipo scroolling Aparece o nome do grupo de trabalho e de quem enviou a mensagem

24 Babble (IBM, Erickson et al, 1999)
As pessoas dentro do círculo estão participando do chat. As pessoas mais ao centro do círculo são as mais participativas. A pessoa que está fora do círculo não está conversando com as demais mas está “escutando” as conversas.

25 Pontos-chave Os mecanismos sociais e as regras de conversação permitem-nos coordenar as nossas atividades Mantendo-se informado do que os outros estão fazendo e também mantendo as outras pessoas informadas do que você está fazendo permite desenvolver a atividade colaborativa e a socialização Muitas tecnologias colaborativas permitem uma ampla comunicação entre as pessoas e uma boa percepção periférica


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