A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Na Prática Ética Empresarial.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Na Prática Ética Empresarial."— Transcrição da apresentação:

1 Na Prática Ética Empresarial

2 Introdução Objetivo é o Lucro
Ambiente altamente competitivo – Vale-tudo? Cidadão espera atitudes éticas das empresas

3 Empresa Ética “A empresa é considerada ética se cumprir com todos os compromissos éticos que tiver. Ou seja, agir de forma honesta com todos aqueles que tem algum tipo de relacionamento com ela” (Tansey,1995,p100)

4 Cap 1 - Ética A convivência em sociedade, para que não seja caótica, deve acontecer de forma ordenada. São necessárias REGRAS Cultura é a totalidade dos produtos desenvolvidos pela atividade humana, sejam materiais ou simbólicos Cultura = Ética

5 O que é ética? Todas as pessoas possuem um senso ético e estão constantemente avaliando e julgando suas ações, que quase sempre, não envolvem apenas o indivíduo, mas também as outras pessoas. “Ética é ciência da conduta”

6 Teoria éticas Ética das Virtudes:
Qualidade positiva do indivíduo. Origem: Sócrates 400 a.c Platão e Aristóteles Coragem, justiça, prudência...

7 Ética Religiosa: Ética do Dever:
Delimitada por parâmetros, ou mandamentos Ética do Dever: Imanuel Kant 1800 Centrado na razão humana Racional

8 Ética Finalista: Utilitarismo: Os fins justificam os meios
Maquiavel sec XV Utilitarismo: Objetivo proporcionar o máximo de felicidade ao maior número de pessoas. John Stuart Mill(1806)

9 Ética, moral e direito Moral – Conjunto de hábitos e costumes efetivamente vivenciados por um grupo humano Direito – Acordos de caráter obrigatório, estabelecidos entre pessoas

10 Descartar como não ética
É legal? Tenho certeza de que não estarei violando a lei É imparcial? É justa com todos os interessados a longo e curto prazo? Como me sinto a respeito? Posso me orgulhar da decisão? Sim Sim Sim Vá em Frente

11 Cap 2 – A ética no mundo da empresa
Início: EUA 1960 Inserida nas universidades em 1980 Preocupadas com a sua sobrevivência a longo prazo, conciliar os interesses empresariais com os da sociedade

12 Ética nos negócios Durante anos ética e negócios não andavam juntos
Hoje, falar de ética, valores, integridade e responsabilidade, é uma idéia cada vez mais aceita pela comunidade empresarial Ter padrões éticos significa ter parceiros a longo prazo

13 Ética empresarial Comportamento da empresas entendida como lucrativa quando age de conformidade com os princípios morais e as regras aceitas pela coletividade. Uma empresa dificilmente sobrevive sem ética!

14 Etapas da formação moral de uma empresa
Corporação amoral: Persegue o sucesso a qualquer custo Corporação Legalista Apegada a lei, mas não a seu espírito Posturas éticas apenas para evitar problemas legais

15 Corporação ética que aflora
Corporação Receptiva Interessada em mostrar-se responsável porque é conveniente Corporação ética que aflora Equilibra preocupações éticas e lucratividade Corporação Ética Equilibra lucros e ética completamente

16 Iceberg organizacional
Organogramas Cargos Autoridade Formal Políticas e Objetivos Indicadores Iceberg organizacional Influências Sentimentos Poder Relações Interpessoais Valores Confiança Necessidades Desejos

17 Cap 3- Princípios éticos
Organização Entidades de Crédito Fornecedores Clientes Governos Estrangeiros Atividades Sociais Grupos de Apoio Meios de Comunicação Comunidades Locais Distribuidores Concorrentes Trabalhadores Acionistas

18 Concorrentes A competição faz parte dos negócios Concorrência desleal
Cartéis, monopólios trustes etc... Espionagem industrial Difamação do concorrente

19 Clientes Nenhum cliente cria vínculo com uma empresa que tentou ludibriá-lo Propaganda contra

20 Colaboradores Cumprir a lei Garantir a liberdade
Não permitir assédios, abusos Garantir a saúde e segurança

21 Vendas e Negociações Comissão para o comprador Suborno
Venda paralela – duas empresas participam Toda negociação conduzida sob suspeita e desconfiança é mais lenta e produtiva

22 Relações humanas Viver com os outros nem sempre é coisa fácil
Ampliar conhecimento interno para daí constituir melhores relações com outras pessoas Respeito aos outros

23 Papel do líder O líder determina o tom moral da organização
O líder lida com seres humanos, pessoas que tem desejos e necessidades, sonhos e motivações

24 Pirâmide de maslow

25 Teoria x e y

26 Líder Manipulador – Os fins justificam os meios
Burocrático – comunica e faz cumprir as regras e normas da empresa Administrador – as coisas sejam feitas para atingir os propósitos da organização Transformador – motivador, retira o melhor de cada um

27 10 mandamentos do líder Respeitar o ser humano Confiar no grupo
Evitar críticas a qualquer pessoa em público, procurando elogiar, diante do grupo. Sempre dar o exemplo Evitar dar ordens, procurar a cooperação

28 10 mandamentos do líder Consultar os membros do grupo antes de tomar a decisão Antes de agir, explicar o que vai fazer e porque Evitar tomar parte nas discussões quando presidir uma reunião Dar a cada um seu lugar, levando em consideração seus gostos, interesses, e aptidões

29 Cap 4 – Responsabilidade Social
Forte tendência do consumidor Bem estar de seus colaboradores

30 Pirâmide de Carrol Contribuir para a comunidade e qualidade de vida
Responsabilidade Discricionária Responsabilidade Ética Responsabilidade Legal Responsabilidade Econômica Fazer o que é certo Obedecer a Lei Ser Lucrativa

31 Desenvolvimento sustentável
Visa o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico, o meio ambiente e as questões sociais Responsabilidade Social é um compromisso moral As empresas desempenham um papel árduo e podem influenciar na redução do impacto do uso dos recursos naturais

32

33 Ética e Responsabilidade Social
Semântica Falar sobre ética Responsabilidade Social Prática Atuar eticamente Teoria Pensar sobre ética

34 Normas e Indicadores SA 80000 Trabalho Infantil Trabalho Forçado
Saúde e Segurança

35 Discriminação Práticas Disciplinares Horário de Trabalho Remuneração Sistema de gestão

36 Muito Obrigado! Baseado no Livro Ética Empresarial Na Prática, de Mario Sérgio Cunha Alencastro. Ed. IBPEX, Curitiba 2010.


Carregar ppt "Na Prática Ética Empresarial."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google