A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é? O PET (Programa de Educação Tutorial, antes chamado de Programa Especial de Treinamento) é um programa acadêmico integrado por grupos tutoriais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é? O PET (Programa de Educação Tutorial, antes chamado de Programa Especial de Treinamento) é um programa acadêmico integrado por grupos tutoriais."— Transcrição da apresentação:

1

2 O que é? O PET (Programa de Educação Tutorial, antes chamado de Programa Especial de Treinamento) é um programa acadêmico integrado por grupos tutoriais de aprendizagem, que desenvolve atividades baseadas em um tripé: Ensino, Pesquisa e Extensão. Nessas atividades, os integrantes dos diversos grupos PET espalhados pelo Brasil têm a oportunidade de desenvolver o espírito crítico, de ampliar a visão da atividade profissional e de ter um contato mais intenso com o processo de formação do acadêmico. O programa foi criado em 1979, e aperfeiçoado e ampliado durante 20 anos sob o acompanhamento e avaliação da Capes. A partir do ano 2000, o Programa passou a ser vinculado à Secretaria de Ensino Superior- SESu/MEC, sob a tutela do Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior – DEPEM.

3 Quais são seus objetivos?
Promover a formação ampla e de qualidade acadêmica dos alunos de graduação envolvidos direta ou indiretamente com o programa; Estimular a melhoria do ensino de graduação; Oferecer uma formação acadêmica de excelente nível, visando a formação de um profissional crítico e atuante Quantos grupos existem? Atualmente, existem no Brasil, aproximadamente 330 grupos PET espalhados em IES de 24 estados e do Distrito Federal.

4 O primeiro grupo PET na UFRGS iniciou suas atividades no ano de 1988
O primeiro grupo PET na UFRGS iniciou suas atividades no ano de Atualmente, a instituição conta com sete grupos em atuação: PET Computação – 1988 PET Psicologia – 1989 PET Educação Física – 1991 PET Engenharia Civil – 1992 PET Geografia – 1992 PET Odontologia – 1992 PET Ciências Sociais

5 Bolsistas: 76; Interlocutor do PET na UFRGS: Professora Susana Werner Samuel. Eventos de participação conjunta entre os grupos: Interpet SulPET ENAPET Presença de CLA – Comitê Local de Acompanhamento.

6 Periodicidade: mensal;
Quem participa: petianos e tutores dos grupos da UFRGS. Nestes encontros, são debatidos os mais variados temas pertinentes ao programa, além de ser um momento de grande importância pela troca de experiências e fortalecimento dos laços que unem os grupos da instituição.

7 Periodicidade: anual;
Quem participa: petianos e tutores dos grupos PET do sul do Brasil. O Sulpet é o encontro regional dos grupos PET, englobando os estados da região Sul (RS, SC e PR). Troca de experiências e discussão de diretrizes do programa são o foco do evento. Costuma ocorrer no primeiro semestre e os temas discutidos nesse evento poderão ser debatidos posteriormente no ENAPET que ocorre no meio do ano. SulPET 2006: Londrina - PR SulPET 2007: Santa Maria - RS

8 Delegação PET – UFRGS presente no SulPET 2006 e Assembléia Final – SulPET 2006

9 Periodicidade: anual;
Quem participa: petianos e tutores dos grupos PET de todo o Brasil. Considerado o encontro máximo do programa, o ENAPET permite nacionalizar os debates resultantes dos encontros regionais, propicia uma importante troca de experiências entre petianos de todo o país, além de ser palco para excelentes reflexões sobre o PET e a Educação Superior como um todo. ENAPET 2006: Florianópolis - SC ENAPET 2007: Belém - PA

10 Assembléia Final do ENAPET - 2006

11 Petianos da UFRGS no ENAPET 2006 e Atividade do ENAPET 2006

12 O Comitê Local de Acompanhamento (CLA) é formado por 2/3 dos membros indicados pelos integrantes do Programa e 1/3 indicados pela Pró-Reitoria de Graduação, a qual é responsável pelo Programa.

13 Atividades desenvolvidas pelo CLA:
Acompanhamento e orientação dos grupos da UFRGS nos mais variados aspectos das áreas de conhecimento e do PET; Coordena e participa ativamente do processo de acompanhamento dos grupos; Elabora o relatório consolidado da instituição e encaminha-o para a SESu com a aprovação da PROGRAD; Assesora os grupos sob sua coordenação visando uma melhoria qualitativa em suas atividades. O CLA- UFRGS caracteriza-se por sua eficiência, reconhecida por todos os grupos da instituição.

14 A participação dos graduandos no programa PET significa um inevitável aprimoramento de suas respectivas carreiras acadêmicas, fato que se reflete no grande número de petianos que ingressam nos programas de pós-graduação. Tambem revela-se um caminho adequado de utilização do conhecimento adquirido na universidade para o bem da sociedade, refletido na idéia da extensão. Complementando o “tripé” no qual o PET sustenta-se, a produção científica verificada nos grupos – especificamente na UFRGS – revela a importância designada a pesquisa nas mais vastas áreas do conhecimento. O PET consolida-se a cada dia como uma referência no âmbito da graduação, reflexo da seriedade e da relevância do trabalho desenvolvido em conjunto pelos tutores e bolsistas, bem como do respaldo concedido pela Universidade e pelo MEC.

15 Comissão dos grupos PET para o Salão de Graduação:
Felipe Flores – PET Computação Luciano D’Auria – PET Ciências Sociais Júlia Oliveira – PET Educação Física Daniel Haddad – PET Odontologia Samuel Artus – PET Psicologia Daniel Vallerius – PET Geografia Paula Silveira – PET Odontologia Marina Teixeira – PET Engenharia Civil Raquel Reck – PET Engenharia Civil

16 MUITO OBRIGADO!!


Carregar ppt "O que é? O PET (Programa de Educação Tutorial, antes chamado de Programa Especial de Treinamento) é um programa acadêmico integrado por grupos tutoriais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google