A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Informações para o Sistema Público de Emprego e Renda

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Informações para o Sistema Público de Emprego e Renda"— Transcrição da apresentação:

1 Informações para o Sistema Público de Emprego e Renda
Programa de Disseminação de Estatísticas do Trabalho Informações para o Sistema Público de Emprego e Renda - ISPER - 31/05/2010

2 O que é o ISPER? Trata-se de um banco de dados que reúne em um só site informações dos registros administrativos RAIS/CAGED, do sistema público de emprego e renda, censo, pesquisas domiciliares, dentre outras fontes. Além de permitir o acesso fácil e ágil a diversas fontes, o ISPER também permite ao usuário o conhecimento dos programas do MTE, programas do governo, além de permitir a interação com outros sites de características similares.

3 Estrutura do ISPER O ISPER permite consultas de fácil manuseio, em nível de município, estado e país. Em cada acesso, é possível uma nova consulta em qualquer nível, geográfico (município, UF e país), inclusive com a apresentação de mapas geográficos. Sua apresentação é baseada, portanto, por uma tela inicial – onde é disponibilizado o mapa do Brasil -, que nos permite a escolha de uma Unidade da Federação. Em seguida, cabe ao usuário a definição de um município, por fim, são apresentados os quadros que compõem o seu acervo.

4 Como acessar o ISPER? Acesse o site do MTE - www.mte.gov.br
No lado esquerdo da página, clique em “Dados e Estatísticas” e depois em “Programa de Disseminação de Estatísticas do Trabalho – PDET”

5 Como acessar o ISPER? Em seguida, acesse no menu esquerdo “CONSULTAS” e “ISPER”, ou, se preferir, pelo menu de “ACESSO RÁPIDO ÀS CONSULTAS”

6 Página inicial do ISPER
Escolha a sua UF pela lista ou mapa, ou clique em “Consultar Dados do Brasil”

7 Exemplo de utilização Como exemplo, optou-se pela UF Minas Gerais
Em seguida, escolha o seu município para ter acesso as informações estatísticas. Após a definição do município, clique em “dados do município” A seleção do município poderá ser feita pela lista ou clicando no mapa Como exemplo, definimos o município de Belo Horizonte.

8 Os dados são da RAIS – Relação Anual de Informações Sociais.
Exemplo de utilização No quadro ao lado, temos: Os dados são da RAIS – Relação Anual de Informações Sociais. Número de empregos formais, por gênero e setor de atividade. Ocupações com maiores estoques, segundo o gênero. Para acessar o Perfil do Município, clique em

9 Exemplo de utilização Os dados são da RAIS – Relação Anual de Informações Sociais. Remuneração Média dos empregos, por setor de atividade e ocupações.

10 Os dados são do CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados.
Exemplo de utilização Os dados são do CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. Flutuação do emprego formal, por setor de atividade e ocupações com maiores saldos.

11 Exemplo de utilização Os dados são do CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. Salário Médio das admissões, por setor de atividade e ocupações.

12 Exemplo de utilização Dados extraídos do Programa Seguro-Desemprego, do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE. Dados do Seguro-Desemprego (Formal, Empregado Doméstico* e Pescador Artesanal*) * Somente para UF e Brasil

13 Exemplo de utilização Dados da Intermediação da Mão-de-Obra
Dados das Operações Financeiras por Programas do FAT

14 Exemplo de utilização Dados do IDH e do Censo 2000
Para nova consulta, basta clicar em “Nova Consulta” Imprimir Resultado Dados do IDH e do Censo 2000 Salvar Resultado Para as UF e Brasil ainda existem outras informações: PNAD Taxa de Desemprego da PME Taxa de Desemprego da PED (algumas UF) Taxa de Desemprego da PDS (somente no CE) Censo Sindical

15 Apoio aos usuários do PDET
Rio de Janeiro e Espírito Santo (21) (fone) (21) (fone) (21) (fax) São Paulo (11) /1646 (fone) (11) (fax) Minas Gerais (31) (fone) (31) (fax) Distrito Federal e Região Centro-Oeste (61) (fone) (61) (fax)    Paraná e Santa Catarina (41) (fone) (41) (fax) Regiões Norte e Nordeste (71) (fone) (71) (fax) Rio Grande do Sul (51) (fone) (51) (fax)

16 MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO
Departamento de Emprego e Salário - DES Coordenação Geral de Estatísticas do Trabalho - CGET Esplanada dos Ministérios - Bloco F - Edifício anexo, ala B, sala 211 Brasília / DF Tel: (61) / Fax: (61) Web Site:


Carregar ppt "Informações para o Sistema Público de Emprego e Renda"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google