A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Luciana de Paiva Luquez

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Luciana de Paiva Luquez"— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO BIOMAS Proteção e uso sustentável de paisagens dos biomas brasileiros
Luciana de Paiva Luquez Assessora Técnica da Comissão Nacional do Meio Ambiente

2 JUSTIFICATIVA Legislação Ambiental Base Científica Meio Ambiente
Não tem sintonia com a realidade brasileira Sem “achismos” Recuperação e conservação das áreas ambientalmente frágeis

3 Florestas no Brasil

4 O QUE É UM BIOMA? Bioma é o conjunto de fatores climáticos e edáficos, geomorfológicos, fitofisionômicos, faunísticos, representando um gradiente complexo de formações em um ambiente ecologicamente uniforme.

5 O Projeto Biomas O Brasil encontra-se diante de um grande desafio: preservar o seu enorme patrimônio ambiental e continuar produzindo alimento barato e de qualidade.

6 Objetivos Específicos
NAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE NAS RESERVAS LEGAIS E ÁREAS DE USO ALTERNATIVO DO SOLO Pesquisar definição da largura Pesquisar formas de uso Capacitar multiplicadores Pesquisar aplicações sociais, econômicas e ambientais Capacitar multiplicadores

7 Definição de APPs Declive do solo = acentuado / moderado
< DECLIVIDADE > DECLIVIDADE CÔNCAVA-RETILÍNEA maior largura lâmina d´água sistemas de produção

8 Definição de APPs Textura do solo = argiloso / arenoso
CONVEXA-RETÍLÍNEA TEXTURA ARGILOSA TEXTURA ARENOSA lâmina d´água floresta fluvial maior largura sistemas de produção

9 Definição de APPs ESPESSURA DE SOLO ESPESSURA DE SOLO sistemas de
produção sistemas de produção maior largura menor largura lâmina d´água lâmina d´água MAIOR ESPESSURA MENOR ESPESSURA

10 Planos de Ação 1. Gestão; 2. Seleção, caracterização e interpretação de potencialidades e fragilidades das paisagens rurais (áreas experimentais) dos diferentes biomas brasileiros; 3. Proteção e uso sustentável de APPs e entornos nos biomas brasileiros (Rede de experimentação Nacional); 4. Rede de experimentação extensiva para proteção e uso sustentável de APPs e entornos nos biomas brasileiros; 5. Transferência de tecnologia - Capacitação de multiplicadores e agentes locais.

11 S AUA RL AUA RL Zona frágil por recarga de aquífero e trânsito de fauna e flora Zona frágil por erosão e trânsito de fauna e flora Zona com potencial de uso agroflorestal Zona com potencial para povoamentos florestais Zona com potencial para usos diversos

12

13 O Projeto Biomas As áreas de experimentação selecionadas em cada bioma serão compostas de paisagens rurais associadas às Áreas de Preservação Permanente (APP) fluviais e outras áreas frágeis de Reserva Legal (RL) ou de uso alternativo do solo (AUA), com representatividade geoambiental. Além de estabelecer parâmetros a serem repassados aos produtores rurais, o Projeto Biomas avaliará o plantio de florestas como alternativa para diversificação dos sistemas produtivos, com ganhos ambientais, gerando renda e fixando mão-de-obra no campo. O projeto será operacionalizado em cinco planos de ação compostos por várias atividades. O plano de ação 4 apresenta forte direcionamento para ações de desenvolvimento.

14 Planos de Ação 1. Gestão; 2. Seleção, caracterização e interpretação de potencialidades e fragilidades das paisagens rurais (áreas experimentais) dos diferentes biomas brasileiros; 3. Proteção e uso sustentável de APPs e entornos nos biomas brasileiros (Rede de experimentação Nacional); 4. Rede de experimentação extensiva para proteção e uso sustentável de APPs e entornos nos biomas brasileiros; 5. Transferência de tecnologia - Capacitação de multiplicadores e agentes locais.

15 Objetivo geral Viabilizar soluções técnico-científicas para a proteção e o uso sustentável de paisagens rurais nos diferentes biomas brasileiros, por meio da implantação de uma rede nacional de unidades demonstrativas, com ênfase no uso do componente arbóreo. Trata-se de estabelecer padrões para a produção sustentável.

16 Resultados esperados Rede nacional de manejo de APPs e entornos – subdividida por biomas, por tipo de paisagem e por tipo de intervenção (restauração, enriquecimento, sistemas agroflorestais, povoamentos florestais etc.); Parâmetros para estabelecer a largura de APPs, principalmente fluviais, considerando as particularidades ambientais locais (solos, clima, flora e fauna); Avaliação inicial de sistemas de manejo de APPs e entornos (AUAs e RLs), com foco nas funções ambiental e econômica da propriedade rural; Capacitação de multiplicadores (por bioma) na percepção de informações ambientais, em sistemas úteis ao manejo de APPs e entornos (restauração, enriquecimento, SAFs, povoamentos etc.).

17 Palavra da Presidente As unidades demonstrativas do Projeto Biomas serão verdadeiros “showrooms” de técnicas de produção sustentável. O produtor vai poder escolher o melhor para sua propriedade a partir de exemplos reais.

18 Definição de Serviços Ambientais
Visão do Produtor Fonte adicional de renda para ressarcir os custos (de oportunidade e de manutenção) encarados pelas práticas conservacionistas do solo que permitem o fornecimento de serviços ecossistêmicos.


Carregar ppt "Luciana de Paiva Luquez"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google