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Planejamento Estratégico AULA 2 Janeiro/2011

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Apresentação em tema: "Planejamento Estratégico AULA 2 Janeiro/2011"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento Estratégico AULA 2 Janeiro/2011

2 Características das escolas de pensamento estratégico segundo Mintzberg e Lampel, cita Chiavenato e Sapiro (2009)

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4 Características da Gestão Estratégica Competitiva
Atuação global Proatividade e foco participativo Incentivo e criatividade Controle pelo BSC Organização em UEN Ênfase em alianças Responsabilidade Social Aprendizagem continua

5 Planejamento Estratégico do Negócio Kotler (1999)

6 Enfoque da Visão

7 Enfoque da Visão Atividade em grupo
Identificar 6 empresas ou entidades desenvolvendo uma análise sobre a visão restrita e a visão limitada sobre seus negócios. Apresentar e discutir com a turma de sala.

8 Peter Drucker

9 Cadeia de Valor Cadeia de valor de qualquer empresa, de qualquer setor, é o conjunto de atividades criadoras de valor, desde as fontes de matérias-primas básicas, passando por fornecedores de componentes até o produto ou serviço final ser entregue nas mãos do consumidor. Considerando que uma das principais metas de qualquer empresa é o crescimento da rentabilidade de seus produtos, ela pode aumentar sua lucratividade não apenas compreendendo sua própria cadeia de valor do projeto à distribuição, mas também compreendendo como suas atividades de valor encaixam-se nas cadeias de valor dos fornecedores e dos clientes. Pinho (2005)

10 Exemplo

11 Cadeia de Valor Atividade em grupo
Construir o fluxo da cadeia de valor para os processos de negócio de uma empresa. Apresentar e discutir com a turma de sala.

12 Fatores Críticos de Sucesso
FCS – Medir quantitativamente e qualitativamente

13 Fatores Críticos de Sucesso
Atividade em grupo Identificar 3 FCS (fatores críticos de sucesso) de negócio para 3 áreas funcionais de uma empresa. Apresentar e discutir com a turma de sala.

14 Fatores Críticos de Sucesso
(Prioriza as atividades chaves) orientadas Capacidades

15 Coml Mkt Prod./ Oper. Core Business Finan. Desenv. Pessoas TI Comum.

16 Questionamento Porquê nossos clientes fazem negócio com nossa empresa?
Porquê nossos clientes compraram nossos serviços e produtos pela primeira vez? Quais vantagens temos contra nossos concorrentes? Quais são as atividades que nossos competidores não nos copiaria?

17 Visão, Missão e Valores Visão é o cenário ideal visualizado pela empresa e é a situação que a empresa busca, e para onde ela dirige sua criatividade e recursos. Missão é o motivo pelo qual a empresa existe e o que ela se propõe a realizar. Também pode ser conceituada como a razão de ser e a definição do negócio. Valores são os princípios que regem as ações e decisões da empresa. Harazim (2005)

18 Exemplos Valores Competência: buscando níveis de conhecimento cada vez maiores; Satisfação: trabalhando com orgulho e prazer; Desempenho: promovendo resultados que atendam e superem as expectativas de nossos empregados, clientes e acionistas; Cidadania: contribuindo para o desenvolvimento auto-sustentável da sociedade; Participação e cooperação: cultivando um ambiente onde prevalecem o trabalho em equipe e o respeito às opiniões, favorecendo a criatividade e a iniciativa; Disciplina: cumprindo normas e padrões que garantam a estabilidade dos processos, a segurança do homem e o respeito ao meio ambiente; Comprometimento: cultivando a lealdade e integrando as ações que priorizem os objetivos globais da empresa; Ética: atitude e conduta com honestidade, integridade promovendo respeito, credibilidade e transparência administrativa; Eficiência: busca da excelência de seus produtos com qualidade superior; Adição de valor: Foco na cadeia de valor de seus processos levando a diferenciação ao cliente; Desafio: os obstáculos são oportunidades e metas para serem identificadas e alcançadas; Diversidade: entender a necessidade e tendência do mercado para busca de soluções; Segurança: cada colaborador é um agente que monitora e zela pelo ambiente seguro e adequado as condições de trabalho; Proximidade ao cliente: relacionamento promove o conhecimento e necessidades do mercado; Pessoas em primeiro lugar: os colaboradores são a base da empresa. Estes devem ser respeitados, ouvidas e tratadas com dignidade e respeito; Liderança de Mercado: um motivador para busca de maior participação do mercado; Entusiasmo: transmitir aos clientes e parceiros otimismo e a energia motivadora para os negócios

19 Visão, Missão e Valores Atividade em grupo
Cada grupo deverá analisar a visão, missão e valores de uma empresa verificando clareza, alinhamento e coerência. Apresentar e discutir com a turma de sala.

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