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(Project Management) (Metodologia/P.M.I.)

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Apresentação em tema: "(Project Management) (Metodologia/P.M.I.)"— Transcrição da apresentação:

1 (Project Management) (Metodologia/P.M.I.)
INTRODUÇÃO AO GERENCIAMENTO DE PROJETO (Project Management) (Metodologia/P.M.I.)

2 O Programa: Objetivo Capacitá-los com metodologia segundo manual Gerenciamento de Projetos (PMBOK/ em conformidade com o conteúdo do programa do curso à utilizarem na pratica na elaboração de projetos de diversas naturezas.

3 Programa: Metodologia
O curso será dividido em aulas expositivas e demandará atividades práticas onde o aluno aplicará os conceitos preparando simultaneamente ao curso o projeto que será o trabalho final.

4 Bibliografia O Guia de Gerenciamento de Projeto PMBOK (Project Management Body of Knowledge) 4a. Edição – PMI-US Como se Tornar um Profissional em Gerenciamento de Projetos 2a. Edição ed. Quality Mark Gestão de Projetos – autor: João Alberto so Amaral e Ricardo Sbragio serie MBA – ed. Tecci Sugestão para aprofundamento – Project Management 2nd. Edition Author Clifford F. Gray and Erik W. Larson Artigos Avulsos ocasionais para aprofundamentos Gestão de Projetos Jack Gido e james P. Clements Ed. Thomson 3rd ed.

5 Programa - Avaliação O Aluno será avaliado segundo duas notas:
A) Presença nas aulas. B) Participação Ativa nas aulas e Trabalhos. C) Avaliação do Trabalho + (prova) final onde serão considerados a aplicação de todas as ferramentas discutidas ao longo do curso na aplicação de um projeto/case. D) Simulados Relâmpagos

6 Nomenclaturas P.M.O. = Project Management Office – Escritório de gerenciamento de projeto PMBOK = Project Management Book of Knowledge – Guia da metodologia P.M.P. = Project Manager Professional – Certificação internacional Stakeholder = Pessoa a qual o resultado do projeto deve atender as expectativas. W.B.S.= Work Break Down Structure ou E.A.P (Estrutura Analitica do Projeto) Task = Tarefas Project Charter = Carta do Projeto ou Termo de Abertura Milestones= Grupo de tarefas que terminam um todo Fast Track =Fazer a tarefa andar mais rápido Deliverable = Entregável Critical Path =Caminho Critico

7 Principais Documentos
Carta do Projeto ou Termo de Abertura Declaração de Escopo Mapa do Projeto E.A.P. (Estrutura Analitica do Projeto) Planos das areas de conhecimento (9)

8 C o n t e x t u a l i z a ç ã o

9 Porque Falar de Projetos ficou tão Importante?
Hoje as empresas estão passando por um novo momento aonde as exigências de acerto são muito mais rigorosas do que antigamente. O tempo diminuiu… Isto significa que aumentou a necessidade de respostas mais eficazes! A concorrência está cada vez mais global. O mercado mudou, o consumidor está mais exigente; o concorrente com outras armas disponíveis para conquistar seu cliente (web) As margens estão precionadas. Ex. Produtos carros chefes de market share hoje estão com concorrentes açoitando sua margem de contribuição

10 Porque Falar de Projetos ficou tão Importante?
Exigências Econômicas; Socio Ambientais; Sociais. Todas tanto no âmbito individual (pessoal, país) como Global.

11 Então Falar de Projetos Significa:
ASSERTIVIDADE Errar é Proibitivo Retrabalho é desperdício O tempo possue outra conotação. O R$ passa a ter outros concorrentes

12 O r i g em

13 Origem de um Projeto: A) Uma Necessidade. B) Uma Oportunidade.
C) Obrigação.

14 C a r a c t e r i z a ç ã o

15 O que é um Projeto? É um esforço temporário para criar um único produto ou serviço ou mesmo atingir um resultado`,mediante um determinado orçamento dentro de um espaço de tempo. ”Não existe rotina”!!! “Projetos podem criar processos, estes não são projetos”. Exs. Borracharia x troca de pneus.

16 O que os Projetos tem em comum?
Existem dentro de um espaço de tempo. São Realizados por Pessoas. Precisam de Recursos Financeiros e Materiais específicos à sua conclusão. Possuem Limites: de Tempo; Escopo e R$. Possuem um Objetivo como Conclusão para atender uma demanda ou necessidade

17 Quais São as fases de um Projeto?
Inicial Planejamento Execução Monitoramento Fechamento O que se está Planejado!

18 O que é Gerenciamento de Projeto (Project Management)?
É a aplicação de uma metodologia que visa assegurar que o resultado do projeto permanecerá assegurado durante toda a sua execução superando as interferências externas e internas que induzirão à mudar o resultado esperado e o planejado no ínicio.

19 Fase - Inical Identificação da necessidade, oportunidade ou obrigação do projeto Preparação da Carta do Projeto. Obtenção da Autorização formal para o Planejamento

20 O QUE DEVEMOS SABER SOBRE O PROJETO QUE IRÁ SER INICIADO?
Porque precisa do projeto, qual sua origem? Quais áreas da Metodologia Projeto que serão utilizadas? Como Começar, Como Organizá-lo, Como Escolhê-lo? Quais são suas Restrições de Recursos (R$;RH;Tempo)? Qual é o seu Escopo e, o seu detalhamento? Oque está incluído e excluído no projeto? Qual é o objetivo final ?

21 Porque se Precisa de Uma Metodologia?

22 Os 3 tipos de Restrições?

23 1-1 Project Life Cycle

24 A que um Projeto Deve Estar Ligado?
Toda empresa possui Estratégias que devem ser atingidas através da alocação de recursos em projetos. Estes contemplarão os resultados esperados na(s) Estratégia(s).

25 Toda Empresa Tem ou Deveria Ter:
Missão Visão Valores Objetivos Análise de Ambiente Análise SWOT Fatores Chaves Definição dos Planos

26 A partir do Planejamento Estratégico:
Proporciona à empresa uma evidência das definições de pontos que deverão ser atendidos por planos e projetos. Então podemos dizer que apartir da Estratégia da empresa partem-se muitos dos projetos que atenderão objetivos específicos integrados com o negócio como um todo.

27 Qualquer dúvida me acionem segue meus contatos:
Final da 1a. Aula Qualquer dúvida me acionem segue meus contatos: cel (011) Muito Grato!


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