A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Preparo do Educador Mas professor é profissão?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Preparo do Educador Mas professor é profissão?"— Transcrição da apresentação:

1 O Preparo do Educador Mas professor é profissão?
Infelizmente o educador, foi transformado em um operário de segunda classe ; De educadores para professores realizamos o salto de pessoa para funções. - quando alguém pergunta o que somos, respondemos sem inevitavelmente dizemos o que fazemos, a pessoa passou a ser definida pela sua produção. O educador – as pessoas o definem por suas visões paixões, esperanças e horizontes utópicos. O professor – é o funcionário , dominado pelo Estado e empresas. Ah! Descobriu –se que a educação, como tudo o mais, tem a ver com instituições, classes, grandes unidades estruturais, que funcionam como sujeitos envolvidos. E daí chegamos a esta posição paradoxal de que, para conhecer o mundo humano, é necessário silenciar sobre os homens. Por que nos tornamos animais domésticos? Por que nos esquecemos dos nossos sonhos? Que ato de feitiço fez adormecer o educador que vivia em nós? – aqui é fácil encontrar respostas, apontamos para os donos do poder. A formação do professor? Antes de mais nada: É necessário reaprender a falar. ... “o fato é que todos aqueles que ainda têm a ousadia de falar e escrever, acreditam, ainda que de forma tênua, que o seu falar faz uma diferença. ” ao as palavras que orientam as mãos e os olhos. Concluindo, professor especialista em reprodução um funcionário, peça num aparelho ideológico de Estado ou empresas. Um educador, ao contrário, é um fundador de mundos, mediador de esperanças, pastor de projetos. Faz necessário acordar o educador, por um ato de amor e coragem - para um milagre de uma

2 Escola pública (responsável pela grande maioria das crianças) de qualidade para todos, exige do professor uma reflexão, sobre o significado da educação na sociedade contemporânea; A educação é um processo de humanização, ou seja, garantir que crianças e jovens, possam se apropriar do instrumental cientifica, técnico, tecnológico, de pensamento, da análise, da reflexão, da compreensão, da contextualização, do desenvolvimento de habilidades e atitudes, gerando assim, projetos e soluções de uma sociedade que se quer; Formar monitor, é bem mais simples e econômico, transmissor de conhecimentos (valorizado pelo nosso sistema educacional); Conhecer é mais do que obter as informações, ou seja, analisar, organizar, identificar suas fontes, estabelecer diferenças...e a matemática, não é disciplina que dá conta de todo o raciocínio lógico matemático, então, por que os professores de matemática são resistentes, ao facilitar ao aluno a visão de mundo? ( Macetes)

3 Didática do Ensino Superior
A DIDÁTICA EM QUESTÃO : Rousseau- revolucionou a didática no séc. XVIII; Qual a finalidade de ensinar? Ensinar para quê? Ensinar para quem?Ensinar o quê?Ensinar como?; A tarefa da didática é a de compreender o funcionamento do ensino em situação, suas funções sociais, sua implicações estruturais; realizar uma ação-reflexiva; pôr-se em relação e dialogo com outros campos de conhecimentos construídos e em construção, numa perspectiva múlti e interdisciplinar, o ensino não resolve com único olhar; O objeto do ensino da didática é o processo de ensino e aprendizagem e o sujeito é o aluno; Trata-se de pessoas concretas que tem posição de classe definida na organização social em que vivem; Atualmente o discurso dos professores é afetado, mas a prática pedagógica permanece intocada Há diferença entre o professor e o educador? O educador é um ser humano, é um profissional que se dedica e se compromete com o desenvolvimento de outros sujeitos, que vence no final de alguns anos, currículos e programas, e como tal, ora sujeito ou objeto da história; como objeto, sofre a ação do tempo e dos movimentos sociais. Como sujeito, um ser humano que constrói, pedra sobre pedra, um ser ,junto com outros, conscientemente engajado no “fazer” a história. O educador terá que fazer suas opções teóricas : filosófica-política pela opressão ou pela libertação; A prática educacional tem que estar sustentada pela paixão do educador e não por uma prática burocrática; O educador nunca estará pronto, formado, mas, sim preparado no seu dia-a-dia, na meditação teórica sobre a sua prática. Qual o papel que a didática exerce na formação do educador? Será que a didática, conforme vem sendo ensinada e executada, auxilia o educando a se habilitar para as suas atividades como educador? - O ensino da didática passou a ser um ensino voltado para facilitar o “saber fazer”, ou seja, como chega a um determinado fim. Mas, não poderá seguir este rumo, mecânicas e tecnológicas, faz necessário uma reflexão entre os sujeitos envolvidos no processo educacional, educador, educando, pais e comunidade,um elo tradutor de posicionamentos teóricos em práticas educacionais.

4 - PRÁTICA NA SALA DE AULA
Todo o professor, no inicio da sua carreira, vai fazer como aquele professor que o impressionou, fazendo , ou deixar de fazer algo que não aprovou. O elo entre a teoria e prática é o que chamamos pesquisa; O fato que a pesquisa é inerente à própria vida; As inovações – o mais resistente tem sido a matemática; Tem professores que estão repetindo a maneira de ensinar, por mais de 30 ou 40 anos seguidos, repetindo os mesmos erros....o prejuízo social é enorme. O professor que não quer ser obsoleto , faz necessário cuidar da sua própria atualização; Tudo que se passa na sala de aula vai depender dos alunos e do professor, de seus conhecimentos matemáticos e , principalmente do interesse do grupo; Quem de vocês sabe trabalhar ou já trabalham com a pedagogia de projetos? ; Lição para ser aplicada, pesquisada, avaliada e refletida entre vocês: 1. demonstrar a fórmula da soma dos quadrados dos inteiros; 2. demonstrar a fórmula de Euler;3. Efetuar, com todas as explicações e todos os “porquês”, as duas contas 12/ /33 e x ; Dizer que não dá para fazer isso ou aquilo é desculpa?; O professor ainda continua quadrado, não basta mudar o visual das carteiras, faz que sabe quando não sabe – e insensível ao alunos. Faz necessário mudar a atitude do professor. Um bom professor: visão do que vem a ser a matemática; 2.Visão do que constitui a atividade matemática; 3. visão do que constitui um ambiente propicio à aprendizagem da matemática, 4. visão do que constitui a atividade matemática. A formação de professores de matemática é, um dos grandes desafios para o futuro; Dicas de estratégias para uma boa aula: comentários de relatórios da aula anterior/exposição formal ou com recursos/ diálogo- trocas em grupo/ questões/ exposição final/ avaliação por relatório;

5 O professor que acredita em testes, ou das provas formais, dou um desafio, aplica uma avaliação, após três meses, sem avisar seus alunos, aplique a mesma avaliação, você irá comprovar que grande maioria da classe não assimilou nem 10% dos conteúdos, esta e o sistema de avaliação que ainda continua em nosso sistema educacional....o que você esta esperando para ousar? Currículo – deve refletir aquilo que a comunidade deseja, aquilo que é necessário, de acordo com o possível, respondendo as características locais; assim, definimos currículo, como estratégia para ação educativa. Absurdo e absoleto pensar em testes padronizados e nacionais- vai contra as novas conceituações de educação, tanto do ponto social quanto cognitivo; Mediocridade a situação ideal- de quem? Discriminatória e racista; Taylor- Educação de massa, como a montagem de um carro, por série, por partes,, ou seja: objetivos, conteúdos e métodos-(componentes do currículo) uma educação nesse modelo não merece ser chamada como tal. Nada mais é que um treinamento de indivíduos para executar tarefas específicas. Selecionar ou filtrar cidadãos para tarefas específicas não é educação; Ao conceituar educação como uma estratégia da sociedade para facilitar que cada indivíduo atinja a seu potencial e para estimular cada indivíduo a colaborar com outros em ações comuns na busca do bem comum, estamos reconhecendo que a missão de educadores é levar essa estratégia ao máximo.

6 Afinal, o que é pesquisa?

7 Para haver aprendizagem é necessário que o educador tenha vontade que aquele aluno, socialmente carente, negro, índio, mulher, ou seja, o excluídos, possam aprender , para ensiná-los é necessário:metodologia adequada/ pesquisa/ criatividade/ humor/ ética/ risco/ respeito/ aceitação/ reflexão sobre a prática/ autonomia / apreensão da realidade/ alegria/ segurança/ liberdade/ decisões/ ouvir/ escutar/ diálogo/ comprometimento/ disponibilidade e querer. formar um cidadão, principalmente o professor exige muita responsabilidade.


Carregar ppt "O Preparo do Educador Mas professor é profissão?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google