A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Didática e Metodologia no Ensino Superior Profª. Lucy Almeida

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Didática e Metodologia no Ensino Superior Profª. Lucy Almeida"— Transcrição da apresentação:

1 Didática e Metodologia no Ensino Superior Profª. Lucy Almeida
Aula 2 Didática e Metodologia no Ensino Superior Métodos e técnicas de ensino e A estruturação e preparação de aulas Profª. Lucy Almeida

2 Introdução: Vamos trabalhar Métodos e Técnicas
O preparo e organização das aulas é próprio do professor e não podemos abrir mão: É uma necessidade e responsabilidade do professor, não podemos delegar a ninguém, pois na educação não podemos trabalhar com “achismos” : Como vou ministrar a minha aula? Nos remete para didática e o metodo .

3 Métodos e técnicas de ensino
Quando no preparo de aula eu faço a pergunta: COMO EU VOU MINISTRAR A MINHA AULA? Estou pensando, NESTE MOMENTO, na metodologia a ser utilizada. Precisamos portanto entender o significado da palavra: MÉTODO

4 Métodos e técnicas de ensino
Método SIGNIFCA CAMINHO Etimológico grego: indicar caminhos Conceito: Ações do professor no sentido de organizar as atividades de ensino, para atingir os objetivos em relação ao conteúdo específico, resultando na assimilação de conhecimentos e desenvolvimento das capacidades cognitivas e operativa dos alunos

5 Técnica Método e Técnica são a mesma coisa?
Alguns autores consideram como sinônimo, outros acreditam que TÉCNICA seria a operacionalização do método Então método seria o sentido mais amplo mais geral e a técnica seria a forma como eu desenvolvo, operacionalizo o meu método. Técnica: Estratégias de ensino; Utilizadas para atingir objetivos propostos.

6 Repensar métodos e técnicas
UM PROFESSOR QUE PLANEJA TEM QUE TER CONHECIMENTO DA METODOLOGIA Comenius- Didactica Magna; Epistemologização da didática; Foi na Didática Magna de COMENIUS que começou todo trabalho de construção do conhecimento cientifico da Didática: Método na pesquisa: buscar explicações; Método no ensino: busca,orienta sobre relações aluno, conteúdo, professor e circunstâncias .

7 Qual a finalidade e o que os métodos ensinam?
O MÉTODO ensina. Ensinam formas de agir, pensar, estar: frente aos conteúdos, frente à realidade, frente ao mundo Métodos opção do professor! Responsabilidade!!!! Não são neutros.

8 Qual a finalidade e o que os métodos ensinam?
Quando o professor seleciona os métodos está indiretamente gerando algum tipo de profissional de resposta no meu aluno: Se possibilito uma aula expositiva: - profissionais críticos ou submissos, - Seguros ou inseguros.

9 Qual a finalidade e o que os métodos ensinam?
Quando o professor seleciona os métodos está indiretamente gerando algum tipo de profissional de resposta no meu aluno: Se possibilita o método enquanto uma pesquisa, uma resolução de problemas: -Competitivos ou cooperativos. Do método depende aquele aluno que vou ter em sala de aula, ou aquela pessoa que estarei lançando no mercado de trabalho futuramente.

10 Como escolher métodos e técnicas adequadamente
O professor precisa se conhecer e conhecer as concepções de ensino aprendizagem que acredita. Examinar as próprias concepções de ensino – aprendizagem Considere os enfoques: Transmissão cultural ambientalismo; Romanticismo  maturacionismo; Progressivismo  interacionismo.

11 Concepções e atuação do professor
Cada um poderá se identificar com qualquer uma das correntes. A - Transmissão cultural/ambientalismo - professor crê na recepção passiva do aluno ênfase nos materiais - Utiliza aulas expositivas e instrução programada. B – Romanticismo/maturacionismo - professor é um facilitador - utiliza estratégias não diretivas: dinâmicas de grupo, grupos de encontro,etc. C - Progressivista/interacionismo - cria situações problemáticas, permite interação indivíduo-meio.Utiliza estudo dirigido, estudo do meio, solução de problemas.

12 Considerar na escolha do método:
Alguns teóricos da Educação, como Haydt, consideram que na escolha do método, o professor precisa pensar, além dessa relação dele com a concepção : Os objetivos estabelecidos para o ensino- aprendizagem; A natureza do conteúdo a ser ensinado; As características dos alunos; As condições físicas; O tempo disponível.

13 Classificação dos métodos de ensino
E os métodos também passam por classificações, escolhi aqui a de Piaget; Verbais tradicionais - epistemologia associacionista; Ativos - psicologia do desenvolvimento, e do construtivismo; Intuitivos-audiovisuais - psicologia da forma – Gestalt; Ensino programado - psicologia comportamental – behaviorismo. A Psicologia sendo usada como respaldo para Didática.

14 Classificação Irene de Carvalho já nos diz dentro de uma visão mais social que o ensino pode ser classificado em: Individualizados de ensino - diferenças individuais – Exemplo: EAD; Socializados - interação social. - Ex: Trabalho em grupo, dramatização; Sócio-individualizados – combinação anteriores: método dos problemas, unidades de trabalho,em menor escala na EAD.

15 Classificação Libâneo:
“Métodos e técnicas de ensino instrumentos fundamentais na prática pedagógica, pois articulam os objetivos e os conteúdos, provocando a atividade mental e prática dos alunos”. Métodos e técnicas dão vida aos objetivos e conteúdos!

16 Retomando o caminho No século XVII, onde Comenius propôs que todos deveriam e poderiam aprender. HOJE: Século XXI Encontramos um desafio muito grande, o professor vai além de levar o conhecimento para o aluno temos que ensinar ao aluno: “aprender a aprender“ Como? Planejando ....

17 Objetivos: O início ONDE COMEÇO A PLANEJAR?
Com o objetivo do professor. Tendo objetivos muito claro para o que é proposto. Explicitando intenções e metas- atuação professor e alunos. Ensino intencional, não podemos ser “Alices “.

18 Tipos de objetivos educacionais:
Objetivos Gerais ou Educacionais: referem-se a educação em geral, expressos em termos não observáveis, propostos para longo prazo, ou seja, final de curso, de semestre. Quando eu utilizo os objetivos gerais ou Educacionais? - Quando eu vou fazer o Planejamento de Curso ou Área de estudo.

19 Tipos de objetivos educacionais
Objetivos Específicos ou Instrucionais ou Comportamentais Esses objetivos seriam aqueles onde temos a resposta imediata do que esperamos Definidos especificamente para uma disciplina, unidade de ensino ou aula; Representam a operacionalização dos objetivos gerais; São expressos em termos de comportamentos observáveis, para médio e curto prazo.

20 Correntes: As correntes teóricas na área da Educação são muitas e cada uma delas propõem uma forma diferente para que esses objetivos sejam construídos. Vamos usar agora a teoria de: Benjamin Bloom - Taxionomia dos Objetivos Educacionais; Essa obra foi extremamente importante na década de 70 – foi escrita no auge do tecnicismo, o ensino passou por uma sistematização, sendo assim avaliado em termos de comportamentos observaveis. Objetivos domínios: cognitivo, afetivo e psicomotor.

21 Níveis cognitivos Se temos os objetivos cognitivos, afetivos e psicomotores, também temos dentro das estruturas mentais o nível de complexidade que passa por determinada etapas ou estágios. Bloom refere que essa complexidade vai do: Conhecimento; Compreensão; Aplicação; Aluno Análise; Síntese; Avaliação.

22 Aproveitando Bloom Críticas são muitas em relação a Bloom, mas podemos utilizar aquilo que ele nos oferece de bom para fundamentação de nosso trabalho. Haydt  Auxiliam o professor em: Escolher atividades adequadas e relevantes; Selecionar e instrumentos de avaliação relacionados a propósitos estabelecidos; Fixar padrões e critérios para avaliação do próprio trabalho docente. Professor REFLEXIVO

23 Seqüências didáticas, seleção de procedimentos para construção do conhecimento
Depois dos objetivos vamos para Seqüência Didática. Seleção de conteúdos. Cuidado! Não simples listagem de conteúdos – não programa linear. Relacionam conteúdos, apresentando-os de forma dinâmica e orgânica.

24 Como selecionar conteúdos
O conhecimento já existe antes de prepararmos a nossa aula. Conteúdos, estruturados, ordem lógica. Auxiliar alunos a selecionar, associar as idéias, organizar seus esquemas mentais, encontrar sentido e significado.

25 Professor considerar:
Ao selecionar os meus conteúdos tenho que pensar: Condições,recursos, tempo, número de alunos; Relacionar com interesses necessidades, sem pragmatismo; Seqüência lógica e psicológica; Possibilitar domínio do conteúdo de forma gradual, encadeada, relacional.

26 Retomando: Ensinar a “aprender a aprender”, como estratégia de aprendizagem envolve tomada de decisões conscientes e intencionais, mediadas socialmente, permitindo ao aluno aquisição de competências e habilidades, para resolver problemas, acadêmicos ou da própria vida; Aluno sujeito aprendizagem, professor mediador do processo e didática facilitadora do processo.

27 Fim!


Carregar ppt "Didática e Metodologia no Ensino Superior Profª. Lucy Almeida"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google