A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é Construtivismo ? Fernando Becker

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é Construtivismo ? Fernando Becker"— Transcrição da apresentação:

1 O que é Construtivismo ? Fernando Becker
Professor de Psicologia da Educação e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação da UFRGS, Doutor em Psicologia Escolar pela USP.

2 Contexto Histórico Desmoranamento de crenças em várias áreas do conhecimento; Universo em expansão a velocidades espantosas; No plano da vida da espécie humana

3 Contexto Histórico Essas concepções refletem-se na Filosofia e na Sociologia: Hegel e Marx expressam este movimento pela dialética: o princípio da transformação está na essência do próprio ser; Piaget: já sob influência da física relativista e da mecânica quântica, faz refletir essas ideias na Psicologia na Filosofia e mais especificamente na Epistemologia, ele constrói uma nova ciência que chamou de Epistemologia Genética.

4 Fatores do desenvolvimento
Na teoria psicogenética há fatores internos do sujeito e fatores de interação do sujeito com a realidade. Existem fatores que são influenciadores do desenvolvimento e um fator que Piaget considera como dominante. Os fatores influenciadores são: hereditariedade (maturação biológica), experiência física, transmissão social. O fator determinante é o processo de equilibração.

5 Fatores do desenvolvimento
ASSIMILAÇÃO: o sujeito age e se apropria do objeto de conhecimento, atribuindo-lhe significado próprio, já que é integrado às possibilidades de entendimento (inteligência) até então construída pelo sujeito. ACOMODAÇÃO: quando o objeto que se pretende assimilar impõe resistências e não é possível a sua apreensão o sujeito faz um esforço em sentido contrário ao da assimilação, isto é, se lança em movimento de acomodação.

6 Empirismo Na epistemologia empirista, a única fonte de conhecimento humano é a experiência adquirida em função do meio físico mediada pelos sentidos. O sujeito encontra-se, por sua própria natureza, vazio, como uma "tábua rasa", uma folha de papel em branco.

7 O indivíduo de modo geral, o sujeito não tem mérito nisso, é passivo.
Empirismo Conhecimento é algo que entra pelos sentidos, algo que vem de fora da pessoa, portanto se instala no indivíduo, independentemente de sua vontade, e é sentido por esse indivíduo como uma vivência. O indivíduo de modo geral, o sujeito não tem mérito nisso, é passivo. O objeto, isto é, o conjunto de tudo o que não é não-sujeito, pouco ou nada tem a ver com isso. Podemos dizer que os empiristas são aqueles que pensam que o conhecimento acontece porque nós vemos, ouvimos, tateamos etc.., e não porque agimos. O conhecimento será, então, sensível no começo, abstrato depois. Na Psicologia, é a teoria da associação entre estímulo resposta que constitui a explicação própria do empirismo

8 Apriorismo A epistemologia apriorista opõe-se ao empirismo por considerar que o indivíduo, ao nascer, traz consigo, já determinadas, as condições do conhecimento e da aprendizagem que se manifestarão ou imediatamente (inatismo) ou progressivamente pelo processo geral de maturação. Toda a atividade de conhecimento é exclusiva do sujeito, o meio não participa dela.

9 Falas de professores aprioristas:
“Ninguém pode transmitir. É o aluno que aprende.” “Ah! Isso é difícil, porque ninguém pode ensinar ninguém, pode tentar mostrar... Acho que a pessoa apreende praticamente por si...” “O conhecimento para criança é intuitivo,não se ensina, não se transmite.” “O conhecimento para criança é alguma coisa que a gente tenta despertar no aluno. Ele tem aquela ânsia de conhecer...”

10 Construtivismo Teoria Concepção/Método Modo de ser
Podemos definir o que é construtivismo com algumas palavras: Teoria Concepção/Método Modo de ser Interpretação das ações Construção do conhecimento Processo Para Todos

11 Construtivismo De acordo com o autor:
“ Construtivismo, segundo pensamos, é esta forma de conceber o conhecimento: sua gênese e seu desenvolvimento – e, por consequencia, um novo modo de ver o universo, a vida e o mundo das relações sociais”

12 Escola Construtivista
Construtivimo Especial Escolas: Escola Construtivista

13 Pós-Graduação Psicopedagogia UMC
Adriana Elisangela Flávia Lilian


Carregar ppt "O que é Construtivismo ? Fernando Becker"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google