A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“Duas cabeças pensam mais do que uma”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“Duas cabeças pensam mais do que uma”"— Transcrição da apresentação:

1 “Duas cabeças pensam mais do que uma”
GRUPO: “duas ou mais pessoas, interdependentes e interativos, que se juntam visando à realização de objetivos específicos.” (1) (1) ROBBINS, 2004:89

2 “Duas cabeças pensam mais do que uma”
Grupos formais: são definidos pela estrutura da organização, com atribuições de trabalho que estabelecem tarefas; Grupos informais: são alianças que não são estruturadas nem formalmente nem determinadas pela organização; surgem em resposta às necessidades de contato social. (1) ROBBINS, 2004:89

3 Por que as pessoas se reúnem em grupos?
•Segurança •Associação •Status •Poder • Auto-estima •Realização de Metas

4 Por que as pessoas se reúnem em grupos?
Segurança: As pessoas podem diminuir a insegurança decorrente da sensação de que 'estão sós’; sentem-se mais fortes, têm menos dúvidas e se tornam mais resistentes às ameaças.

5 Por que as pessoas se reúnem em grupos?
Status: A inclusão em um grupo considerado importante proporciona reconhecimento e status para seus membros pelos outros.

6 Por que as pessoas se reúnem em grupos?
Auto-estima: Os grupos podem conferir a sensação de valor próprio. Ou seja, além de demonstrar status para as pessoas que não pertencem ao grupo, a filiação faz com que seus membros se valorizem perante os demais.

7 Por que as pessoas se reúnem em grupos?
Associação: Satisfação de necessidades sociais. As pessoas apreciam a interação constante pelo fato de pertencerem a um grupo; essas interações no trabalho são a principal fonte de atendimento das necessidades de associação.

8 Por que as pessoas se reúnem em grupos?
Poder: Aquilo que não pode ser obtido individualmente quase sempre se torna possível por meio da ação grupal.

9 Por que as pessoas se reúnem em grupos?
Realização de metas: Há tarefas que demandam mais de uma pessoa; elas requerem a combinação de diferentes talentos, conhecimentos ou poderes para a realização de uma meta.

10 Qual grupo Grupos menores são mais rápidos no cumprimento das tarefas;
Grupos maiores são mais eficazes na resolução de um problema; Grupos heterogêneos apresentam maior desempenho que os homogêneos pois a diversidade promove o conflito, estimula a criatividade e a melhoria do processo de decisão.

11 E NA HORA DE TOMAR DECISÕES
Decisão Individual ·Rapidez - não são necessárias reuniões ou discutir alternativas; ·Responsabilidade final - sabe-se quem tomou a decisão e quem se responderá pelos resultados; ·Consistência de valores – as pessoas são mais coerentes que os grupos.

12 E NA HORA DE TOMAR DECISÕES
Em grupo ·Gera informações e conhecimentos mais completos; ·Maior diversidade de pontos de vista; ·Decisões de qualidade mais elevada - o desempenho de grupo quase sempre supera o do mais competente indivíduo; ·Aumenta a aceitação de uma decisão.

13 E O QUE É MELHOR? TOMAR DECISÕES INDIVIDUALMENTE OU EM GRUPO? DEPENDE
Decisões em grupo são mais eficazes pois geram mais alternativas, criatividade e qualidade elevada. Decisões individuais são mais eficientes, gastam menos tempo e recursos.

14 Grupos ou Equipes? Qual a diferença?
“Grupo é um conjunto de pessoas com objetivos comuns, em geral se reúnem por afinidades. O respeito e os benefícios psicológicos que os membros encontram, em geral, produzem resultados de aceitáveis a bons. No entanto este grupo não é uma EQUIPE.” “Equipe é um conjunto de pessoas com objetivos comuns atuando no cumprimento de metas específicas. A formação da equipe deve considerar as competências individuais necessárias para o desenvolvimento das atividades e atingimento das metas.” (2) (2)

15 Por que o trabalho em equipe tem sido adotado pelas empresas?
•São capazes de melhorar o desempenho quando a tarefa requer habilidade, julgamento e experiências múltiplos; •Facilitam a participação do trabalhador nas decisões operacionais; •Democratizam as organizações e aumentam a motivação dos funcionários.

16 Grupos ou Equipes? •No grupo, a realização do trabalho depende essencialmente do indivíduo responsável por ele. Cada qual desempenha seu papel em função do resultado final. Apesar do resultado ser comum a todos, a avaliação do desempenho é individual.

17 Grupos ou Equipes? Uma parcela do todo, mas a responsabilidade pelos resultados e pelo atingimento das metas é de todos os componentes. Quando um falta, encontra dificuldades, outro assume o seu lugar. Há uma interdependência entre os membros da equipe. (3) Equipes são inovadoras e competitivas. Na equipe, também há a distribuição de tarefas e cada indivíduo deve ter responsabilidades diante de uma parcela do todo, mas a responsabilidade pelos resultados e pelo atingimento das metas é de todos os componentes. Quando um falta, encontra dificuldades, outro assume o seu lugar. Há uma interdependência entre os membros da equipe. (3) (3) REIS, 2005:

18 Equipes O nível de comprometimento com a tarefa e com os objetivos tende a ser maior nas equipes, dada a maior oportunidade oferecida aos elementos da equipe de participarem da definição das tarefas e responsabilidades que deverão assumir, o que eleva a realização pessoal no trabalho. A equipe apresenta características que exigem esforço e persistência para serem conquistadas e desenvolvidas.

19 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ROBBINS, Stephen P. Fundamentos do Comportamento Organizacional. Pearson: São Paulo, 2004. REIS, Ana Maria Viegas; TONET, Helena Corrêa; BERCKER, Luiz Carlos, Jr.; COSTA, Maria Eugênia Belczar. Desenvolvimento de equipes. Rio de Janeiro: FGV, 2005.


Carregar ppt "“Duas cabeças pensam mais do que uma”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google