A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Revolução Francesa Copie esse esquema...No caderno!!! Agora...

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Revolução Francesa Copie esse esquema...No caderno!!! Agora..."— Transcrição da apresentação:

1 Revolução Francesa Copie esse esquema...No caderno!!! Agora...
Tem umas pesquisas no meio dessa apresentação...encare isso como lição de casa...obrigatória...que cai na prova!!!

2 Iluminismo Este movimento surgiu na França do século XVII e defendia o domínio da razão sobre a visão teocêntrica que dominava a Europa desde a Idade Média. Segundo os filósofos iluministas, esta forma de pensamento tinha o propósito de iluminar as trevas em que se encontrava a sociedade.

3 Os ideais iluministas Os pensadores que defendiam estes ideais acreditavam que o pensamento racional deveria ser levado adiante substituindo as crenças religiosas e o misticismo, que, segundo eles, bloqueavam a evolução do homem. O homem deveria ser o centro e passar a buscar respostas para as questões que, até então, eram justificadas somente pela fé. 

4 Século das Luzes A apogeu deste movimento foi atingido no século XVIII, e, este, passou a ser conhecido como o Século das Luzes. Revolução Francesa através de seu lema: Liberdade, igualdade e fraternidade. independência das colônias inglesas na América do Norte Inconfidência Mineira, ocorrida no Brasil. 

5 Pensavam... Eles acreditavam que se todos fizessem parte de uma sociedade justa, com direitos iguais a todos, a felicidade comum seria alcançada. Por esta razão, eles eram contra as imposições de caráter religioso, contra as práticas mercantilistas, contrários ao absolutismo do rei, além dos privilégios dados a nobreza e ao clero. 

6 Principais filósofos iluministas
John Locke: Direitos Naturais do Cidadão: Vida, liberdade e propriedade privada – bens sagrados e inalienáveis Voltaire : defendia a liberdade de pensamento e não poupava crítica a intolerância religiosa Jean-Jacques Rousseau : defendia a idéia de um estado democrático que garanta igualdade para todos

7 Principais filósofos iluministas
Montesquieu : defendeu a divisão do poder político em Legislativo, Executivo e Judiciário Denis Diderot e Jean Le Rond d´Alembert : juntos organizaram uma enciclopédia que reunia conhecimentos e pensamentos filosóficos da época.

8 Liberalismo Definição: Liberalismo pode ser definido como um conjunto de princípios e teorias políticas, que apresenta como ponto principal a defesa da liberdade política e econômica. Neste sentido, os liberais são contrários ao forte controle do Estado na economia e na vida das pessoas.

9 Podemos citar como princípios básicos do liberalismo:
- Defesa da propriedade privada; - Liberdade econômica (livre mercado); - Mínima participação do Estado nos assuntos econômicos da nação (governo limitado); - Igualdade perante a lei (estado de direito);

10 Pesquisa Laissez faire, Laissez passer. O que é livre concorrência?
O que pensava Adam Smith. Teoria de Robert Malthus. O que pensava David Ricardo.

11 Guarde isso!!! Absolutismo – Rei = poderes absolutos e sem leis. ANTIGO REGIME . Rei + Nobreza + Clero = privilégios Iluminismo – Idéias da BURGUESIA –poder NOVO REGIME = burguesia manda!!! Burguesia = leis (legislativo) e comanda o restante...seja Rei, Presidente...

12 Despotismo Esclarecido
O despotismo esclarecido é um conceito político que está dentro do contexto das monarquias absolutistas e que pertence aos sistemas de governo do Antigo regime europeu (séculos XVI ao XVIII).  Alguns monarcas seguidores desta doutrina continuaram a governar suas nações de forma absolutista, concentrando poder, porém, adotaram algumas idéias do iluminismo (ilustração). Desta forma, passaram a ser chamados de déspotas esclarecidos. Os déspotas esclarecidos contribuíram para o desenvolvimento cultural de suas nações e adotaram um discurso paternalista.

13 Isso significa... Absolutismo – Rei Iluminismo – Leis
Reis que seguem leis escritas e são aliados da burguesia

14 Revolução Francesa Contexto Histórico:
A situação da França no século XVIII era de extrema injustiça social na época do Antigo Regime. O Terceiro Estado era formado pelos trabalhadores urbanos, camponeses e a pequena burguesia comercial. Os impostos eram pagos somente por este segmento social com o objetivo de manter os luxos da nobreza.

15 contexto A França era um país absolutista nesta época. O rei governava com poderes absolutos, controlando a economia, a justiça, a política e até mesmo a religião dos súditos. Havia a falta de democracia, pois os trabalhadores não podiam votar, nem mesmo dar opiniões na forma de governo. Os oposicionistas eram presos na Bastilha (prisão política da monarquia) ou condenados à guilhotina.

16 contexto A sociedade francesa do século XVIII era estratificada e hierarquizada. No topo da pirâmide social, estava o clero que também tinha o privilégio de não pagar impostos. Abaixo do clero, estava a nobreza formada pelo rei, sua família, condes, duques, marqueses e outros nobres que viviam de banquetes e muito luxo na corte. A base da sociedade era formada pelo terceiro estado (trabalhadores, camponeses e burguesia) que, como já dissemos, sustentava toda a sociedade com seu trabalho e com o pagamento de altos impostos. Pior era a condição de vida dos desempregados que aumentavam em larga escala nas cidades francesas.

17 contexto A vida dos trabalhadores e camponeses era de extrema miséria, portanto, desejavam melhorias na qualidade de vida e de trabalho. A burguesia, mesmo tendo uma condição social melhor, desejava uma participação política maior e mais liberdade econômica em seu trabalho.

18 A Revolução Francesa (14/07/1789)
A situação social era tão grave e o nível de insatisfação popular tão grande que o povo foi às ruas com o objetivo de tomar o poder e arrancar do governo a monarquia comandada pelo rei Luis XVI. O primeiro alvo dos revolucionários foi a Bastilha. A Queda da Bastilha em 14/07/1789 marca o início do processo revolucionário, pois a prisão política era o símbolo da monarquia francesa.

19 Revolução... O lema dos revolucionários era " Liberdade, Igualdade e Fraternidade ", pois ele resumia muito bem os desejos do terceiro estado francês. Durante o processo revolucionário, grande parte da nobreza deixou a França, porém a família real foi capturada enquanto tentava fugir do país. Presos, os integrantes da monarquia, entre eles o rei Luis XVI e sua esposa Maria Antonieta foram guilhotinados em 1793.O clero também não saiu impune, pois os bens da Igreja foram confiscados durante a revolução.

20 Revolução No mês de  agosto de 1789, a Assembléia Constituinte cancelou todos os direitos feudais que existiam e promulgou a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Este importante documento trazia significativos avanços sociais, garantindo direitos iguais aos cidadãos, além de maior participação política para o povo.

21 Pesquisa Fale sobre as novas mudanças das fases:
Da Assembléia Nacional Constituinte. Da Assembléia Legislativa Da Convenção Nacional O que foi e o que fazia: Comitê de Salvação Pública. Comitê de Segurança Geral Tribunal Revolucionário

22 Girondinos e Jacobinos
Após a revolução, o terceiro estado começa a se transformar e partidos começam a surgir com opiniões diversificadas. Os girondinos, por exemplo, representavam a alta burguesia e queriam evitar uma participação maior dos trabalhadores urbanos e rurais na política. Por outro lado, os jacobinos representavam a baixa burguesia e defendiam uma maior participação popular no governo. Liderados por Robespierre e Saint-Just, os jacobinos eram radicais e defendiam também profundas mudanças na sociedade que beneficiassem os mais pobres.

23 A Fase do Terror  Em 1792, os radicais liderados por Robespierre, Danton e Marat assumem o poder e organização as guardas nacionais. Estas, recebem ordens dos líderes para matar qualquer oposicionista do novo governo. Muitos integrantes da nobreza e outros franceses de oposição foram condenados a morte neste período. A violência e a radicalização política são as marcas desta época.

24 A burguesia no poder Em 1795, os girondinos assumem o poder e começam a instalar um governo burguês na França. Uma nova Constituição é aprovada, garantindo o poder da burguesia e ampliando seus direitos políticos e econômico. O general francês Napoleão Bonaparte é colocado no poder com o objetivo de controlar a instabilidade social e implantar um governo burguês.

25 Conclusão A Revolução Francesa foi um importante marco na História Moderna da nossa civilização. Significou o fim do sistema absolutista e dos privilégios da nobreza. O povo ganhou mais autonomia e seus direitos sociais passaram a ser respeitados. A vida dos trabalhadores urbanos e rurais melhorou significativamente. Por outro lado, a burguesia conduziu o processo de forma a garantir seu domínio social. As bases de uma sociedade burguesa e capitalista foram estabelecidas durante a revolução. A Revolução Francesa também influenciou, com seus ideais iluministas, a independência  de alguns países da América Espanhola e o movimento de Inconfidência Mineira no Brasil.

26 Pesquisa. Quem eram e o que pensavam os: Jacobinos Girondinos Planície

27 O Diretório Após a morte de Robbespierre, a Convenção passou a ser controlada pelos representantes da alta burguesia que, por sua vez, elaboraram uma nova Constituição. Essa constituição ficou pronta em 1795, estabelecendo a continuidade do regime republicano. Ele seria controlado pelo Diretório, composto por cinco membros eleitos pelo Legislativo. O diretório durou de 1795 a Foi um período de governo conturbado, em função do desemprego, a falta de abastecimento das cidades e a corrupção. O Estado tentava conter o descontentamento popular e reafirmar o poder político da burguesia sobre o país, mas a situação era preocupante.

28 O 18 Brumário Durante o período de embate contra as tropas estrangeiras, o grande destaque foi o jovem general Napoleão Bonaparte. O jovem general, recém-chegado do Egito e com papel de destaque na campanha da Itália, foi o homem escolhido pela burguesia para pôr fim à instabilidade política e derrubar o Diretório. Apoiado pela burguesia e pelo exército, Napoleão deflagrou o Golpe do 18 Brumário, em 10 de novembro de Com esse golpe, foi consolidado o poder da burguesia.

29 Napoleão Em defesa de seus interesses mais profundos, a burguesia sacrificava a liberdade política por uma "mão forte" que lhe garantisse uma ordem econômica favorável. Encerrava-se o período de maturação interna da revolução e iniciava-se a fase de sua consolidação e expansão para o restante da Europa, por meio das baionetas dos exércitos de Napoleão.

30 Pra lembrar...tudo certinho...
Revolta dos Notáveis: Assembléia dos Estados-Gerais Tomada da Bastilha: Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. A Monarquia Constitucional - O rei não aceitou a Constituição - exército austro-prussiano invadiu a França, com a ajuda secreta da família real que passava os segredos militares para as tropas invasoras. 

31 e... forças francesas, formada pelos sans-culottes venceram os invasores em Valmy, expulsando-os da França no dia 20 de setembro de 1792.  A Convenção a República da França foi proclamada, sendo governada por uma nova Assembléia Nacional: a Convenção. Partido Girondino - representavam a alta burguesia. - Partido Jacobino – representavam a pequena burguesia.

32 e... Em 1793, o rei Luís XVI foi julgado na Convenção e condenado à morte como traidor. O rei foi executado na guilhotina em 21 de janeiro de 1793.  O Período do Terror e o Governo Jacobino liderados por Robespierre - medidas radicais - implantou o Terror, executando todos os suspeitos de discordarem de suas práticas. 

33 e... Em 1794, Robespierre foi deposto da Convenção. O Governo Jacobino foi debilitado.  Os girondinos assumem o poder, e as medidas jacobinas são abolidas. Robespierre e outros jacobinos foram executados na guilhotina. Convenção começa a elaborar uma nova Constituição... surgia uma contra-revolução realista que pretendia tomar o poder em Paris, mas foi repreendida por Napoleão.

34 e... O Diretório - A nova Constituição ficou pronta em A Constituição estabelecia a continuidade do regime republicano que seria controlado pelo Diretório, formado por 5 membros eleitos pelo Legislativo. E era duvidosa a possibilidade da consolidação da burguesia através desse regime.  O 18 Brumário - apoiado pela burguesia e pelo exército, aplicou o Golpe do 18 Brumário que derrubou o Diretório e o Conselho Legislativo, consolidando o poder da burguesia. 

35 Fim da Revolução Francesa
Napoleão implantou o Consulado pondo fim na Revolução Francesa. Começa e era Napolêonica A Revolução Francesa (de 1789 a 1799), foi a oportunidade perfeita para Bonaparte alcançar seu objetivo maior. Tornou-se general aos 27 anos, saindo-se vitorioso em várias batalhas na Itália e Áustria. Sua estratégia era fazer com que seus soldados se considerassem invencíveis. No ano de 1798 ele seguiu em embarcação para o Egito, com o propósito de tirar os britânicos do percurso às Índias.

36 e... Ele foi muito bem quisto por seus soldados e por grande parte do povo francês. Seu poder foi absoluto após ter sido nomeado cônsul. No ano de 1804, Napoleão finalmente tornou-se imperador. Com total poder nas mãos, ele formulou uma nova forma de governo e também novas leis. Visando atingir e derrotar os ingleses, Bonaparte ordenou um Bloqueio Continental que tinha por objetivo proibir o comércio com a Grã-Bretanha.

37 e... No ano de 1812, o general francês atacou à Rússia, porém, ao contrário de seus outros confrontos, este foi um completo fracasso. Após sair de Moscou, o povo alemão decidiu lutar para reconquistar sua liberdade.  Após ser derrotado, Napoleão foi obrigado a buscar exílio na ilha de Elba; contudo, fugiu desta região, em 1815, retornando à França com seu exército e iniciando seu governo de Cem Dias na França. Após ser derrotado novamente pelos ingleses na Batalha de Waterloo é enviado para o exílio na ilha de Santa Helena, local de seu falecimento em 5 de maio de 1821.

38 Pesquisa Fale TUDO sobre: Bloqueio Continental e Bloqueio Marítimo
Explique a formação do Império Napoleônico

39 Filmes...pipoca...hum!!! DANTON - O PROCESSO DA REVOLUÇÃO    Ano: 1982    Direção: Andrzej Wajda    Gênero: Drama CASANOVA E A REVOLUÇÃO    Ano: 1982    Direção: Ettore Scola    Gênero: Drama MARIA ANTONIETA    Ano: 2006    Direção: Sofia Coppola    Gênero: Drama

40 Obrigada pela atenção! Faça as tarefas propostas, pois ajudarão você a entender melhor o assunto. Espero que vocês tenham gostado...


Carregar ppt "Revolução Francesa Copie esse esquema...No caderno!!! Agora..."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google