A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Facilitador: Davidson Ramirez Iahnn

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Facilitador: Davidson Ramirez Iahnn"— Transcrição da apresentação:

1 Facilitador: Davidson Ramirez Iahnn
PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS Facilitador: Davidson Ramirez Iahnn Web-Site:

2 PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS
Conteúdos Fundamentação teórica da administração Conceitos de Administração. Concepções em Administração. As empresas Conceituação. Classificação. Empresa como um sistema aberto. Objetivos, missão e políticas da organização. O ambiente em que as empresas trabalham As empresas e seus recursos. As empresas e suas áreas. As empresas e seus ambientes (interno e externo). Facilitador: Davidson R. Iahnn Web-site:

3 PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS
... continuação O processo administrativo Planejamento: estratégico, tático e operacional. Organização: informal e formal. Direção: estilo, liderança, comunicação, motivação e supervisão. Controle e avaliação: fases, padrões, resultados e ação corretiva. Teoria das Relações Humanas A Civilização Industrializada e o Homem Análise do trabalho e Estudo dos Tempos e Movimentos Relações humanas no trabalho Estudo da Fadiga Humana Divisão do trabalho e Especialização do Operário Facilitador: Davidson R. Iahnn Web-site:

4 PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS
... continuação Rotinas Administrativas Departamento Administrativo Departamento Contábil Departamento Pessoal Departamento Fiscal Departamento Legal Departamento de Tecnologias Facilitador: Davidson R. Iahnn Web-site:

5 PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS
Avaliação Avaliação escrita 50 % da nota 10 (dez) Avaliação participativa 10 % da nota 10 (dez) Avaliação de apresentações de trabalhos em grupo 40 % da nota 10 (dez) Facilitador: Davidson R. Iahnn Web-site:

6 PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS
Referências CHIAVENATO, Idalberto. Administração: Teoria, processo e prática. São Paulo, McGraw-Hill do Brasil, 1985. KWASNICKA, Eunice L. Introdução à Administração. 4. Ed. São Paulo, Atlas, 1990. ROBBINS, Stephen P. Administração: Mudanças e perspectivas. S. Paulo, Saraiva, 2000. COPER, Robert. Inteligência emocional na empresa. Rio de Janeiro: Campus, 1997. DRUCKER, Peter. O líder do futuro. São Paulo: Futura, 1996. GAJ, Luiz. Administração Estratégica. São Paulo: Ática, 1995. MINICUCCI, Agostinho. Relações Humanas: Psicologia das relações interpessoais. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. Facilitador: Davidson R. Iahnn Web-site:

7 Momento motivacional

8 Administrar é preciso! Você é o que você faz !
Cada vez mais as empresas possuem uma grande dependência das informações que cercam as estruturas do negócio, havendo a necessidade de uma “Administração eficaz de seus dados”. Facilitador: Davidson R. Iahnn Web-site:

9 Se não te esforças ao máximo, como saberás onde está o teu limite?
O mundo atual é uma sociedade institucionalizada e composta de organizações. Todas as atividades voltadas para a produção de bens (produtos) ou para a prestação de serviços (atividades especializadas) são planejadas, coordenadas, dirigidas e controladas dentro de organizações. Todas as organizações são constituídas de pessoas e de recursos não-humanos (como recursos físicos e materiais, financeiros, tecnológicos, mercadológicos etc.). A vida das pessoas depende das organizações e estas dependem do trabalho daquelas. As pessoas nascem, crescem, aprendem, vivem, trabalham, se divertem, são tratadas e morrem dentro de organizações. GLOSSÁRIO institucionalizar - Dar a qualquer coisa o caráter de instituição. organização s. f. :1. Ato ou efeito de organizar. 2. Organismo. 3. Estrutura. 4. Fundação, estabelecimento. 5. Composição.

10 Você é o que você faz ! A responsabilidade por garantir a integridade da informação e a consonância com as regras de negócios da empresa é atribuída para os Administradores de Dados (AD),do qual estabelecem métricas, controles, padrões e conhecimento, subsidiando a corporação com informações para a tomada de decisões consistentes. GLOSSÁRIO Glossário: Vocabulário que explica termos obscuros por meio de outros conhecidos. Vocabulário dos termos técnicos de uma arte ou ciência. Consonância: Concordância; acordo, harmonia. Métricas: Arte de medir versos; metrificação.

11 Se não te esforças ao máximo, como saberás onde está o teu limite?
As organizações são extremamente heterogêneas e diversificadas, de tamanhos diferentes, de características diferentes, de estruturas diferentes, de objetivos, visões e metas diferentes. Existem organizações lucrativas (chamadas empresas) e organizações não-lucrativas (como o Exército, Igreja, serviços púbicos, entidades filantrópicas, organizações não-governamentais etc.). A Teoria das Organizações (TO) é o campo do conhecimento humano que se ocupa do estudo das organizações em geral. Por seu tamanho e pela complexidade de suas operações, as organizações, ao atingirem um certo porte, precisam ser administradas e a sua administração requer todo um aparato de pessoas estratificadas em diversos níveis hierárquicos que se ocupam de incumbência diferentes. GLOSSÁRIO Incumbência - encargos, missão. heterogênea - Que se compõe de partes de natureza ou de espécie diferente. Entidade Filantrópica é uma pessoa jurídica que presta serviços à sociedade, principalmente às pessoas mais carentes, e que não possui como finalidade a obtenção de lucro

12 Você é o que você faz ! A administração nada mais é do que a condução racional das atividades de uma organização, seja ela lucrativa ou não-lucrativa. A administração trata do planejamento, da organização (estruturação), da direção e do controle de todas as atividades diferenciadas pela divisão de trabalho que ocorram dentro de uma organização. Assim, A administração é imprescindível para a existência, sobrevivência e sucesso das organizações. Sem a Administração, as organizações jamais teriam condições de existir e cresce. A Teoria Geral da Administração (TGA) é o campo do conhecimento humano que se ocupa do estudo da administração em geral, não se preocupando onde ela seja aplicada, se nas organizações lucrativas (empresas) ou se na organização não-lucrativas. GLOSSÁRIO TGA - Teoria Geral da Administração.

13 Você é o que você faz ! A administração revela-se nos dias de hoje como uma área do conhecimento humano impregnada de complexidades e de desafios. O profissional que utiliza a administração como meio de vida pode trabalhar nos mais variados níveis de uma organização: desde o nível hierárquico de supervisão elementar até o nível de dirigente máximo da organização. Podendo o profissional da administração trabalhar nas diversas especializações como: a Administração da Produção (dos bens ou dos serviços prestados pela organização), ou a Administração Financeira, ou a Administração de Recursos Humanos, ou a Administração Mercadológica, ou ainda Administração Geral. Em cada nível e em cada especialização da administração, as situações são muito diversificadas.

14 Se não sonhar, nunca encontrará o que existe além dos seus sonhos
Habilidade Técnica: Consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para o desempenho de tarefas específicas, por meio da experiência e educação. É muito importante para o nível operacional. Habilidade humana: consiste na capacidade e facilidade para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivação liderar grupos de pessoas. Habilidade Conceitual: Consiste na capacidade de compreender a complexidade da organização como um todo e o ajustamento do comportamento de suas partes essa habilidade permite que a pessoa se compromete de acordo com os objetivos da organização total e não apenas de acordo com os objetivos e as necessidades de seu departamento ou grupo imediato. É muito importante para o nível institucional.

15 Institucional Conceituais Humanas Intermediário Técnicas Operacional
Níveis Administrativos Habilidades necessárias Alta Direção Institucional Conceituais Intermediário Gerencia Humanas Técnicas Operacional Supervisão

16 Exercício Descrevam a sequência da seguinte ocasião uma família viaja sentido ao litoral pela rodovia e no meio do caminho o pneu fura. Qual a sequência para realiza a troca de um pneu furado de um carro? 1º - Para o carro no acostamento 2º - Desligar o carro 3º - Descer do carro 4º - Abrir o porta malas 5º - Retirar o estepe do porta malas 6º - Retirar o macaco do porta malas 7º - Retirar a chave de roda 8º - Verificar qual pneu está furado 9º - Afrouxar um pouco os parafusos da roda com o pneu furado 10º - Erguer o carro com o macaco 11º - Terminar de retirar os parafusos da roda 12º - Retirar a roda com o pneu furado 13º - Colocar o estepe no lugar do pneu furado 14º - Aparafusar bem os parafusos da roda 15º - Abaixar o carro com o macaco 16º - Verificar se os parafusos da roda estão bem apertados 17º - Guardar o estepe, o macaco e a chave de roda no porta malas 18º - Fechar o porta malas 19º - Entrar no carro 20º - Dar a partida e seguir viagem.

17 O Administrador de dados
É duro fracassar, mas é muito pior não haver tentado A figura do Administrador de Dados dentro das empresas já é conhecida há alguns anos, onde tudo passava pelo crivo destes profissionais. Com o surgimento e a expansão dos SGBDs esta função foi deixada de lado, caindo no esquecimento e sendo canibalizada pelos Administradores de Banco de Dados, tendo por finalidade somente garantir as disponibilidade das informações no banco de dados, e não havendo preocupação com a integridade destes dados. Esta decisão gerou um ônus na gestão da informação dentro das empresas, promovendo sistemas que não se adequavam às necessidades do negócio e que não geram informações claras e concisas para a tomada de decisão. Este cenário fez com que as empresas repensassem a forma de administrar os seus dados, chegando a conclusão que a melhor forma de gerir a informação de suas empresas, era integrar os AD’s e DBA’s para garantir a integridade e relação dos dados com as regras de negócio, aliando a visão de armazenamento e performance, na qual garantida pelo DBA. GLOSSÁRIO SGBDs - Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados. AD’s – Administração de Dados DBA´s - O termo DBA - Administrador de banco de dados: O termo "DBA" significa "DATABASE ADMINISTRATOR", em inglês

18 Você é o que você faz ! Esta estrutura é a mais utilizada pelas empresas atualmente, promovendo sinergia entre estas duas frentes que promovem a integridade de informação, disponibilizando dados precisos e reais, além de administrar o bem mais valiosos de cada empresa, os seus DADOS.

19 A importância dos dados
Cada vez mais as organizações estão focadas nos seus modelos de negócios onde são fortemente suportadas por TI. Como suporte as necessidades dos negócios. A TI disponibiliza soluções informacionais e analíticas para subsidiar as áreas de negócios na tomada de decisão como Data Warehouse, ERP, CRM permitindo as empresas analisar de uma forma integrada e concisa os dados que compõem a estrutura de uma empresa. GLOSSÁRIO TI - Tecnologia da Informação. Subsidiar – fornecer, contribuir. DATA WAREHOUSE – Um data warehouse ou armazém de dados, ou ainda depósito de dados, é um sistema de computação utilizado para armazenar informações relativas às atividades de uma organização em bancos de dados, de forma consolidada. O desenho da base de dados favorece os relatórios, a análise de grandes volumes de dados e a obtenção de informações estratégicas que podem facilitar a tomada de decisão. ERP – ERP (Enterprise Resource Planning) ou SIGE (Sistemas Integrados de Gestão Empresarial, no Brasil) são sistemas de informação que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. A integração pode ser vista sob a perspectiva funcional (sistemas de: finanças, contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas, compras, etc) e sob a perspectiva sistêmica (sistema de processamento de transações, sistemas de informações gerenciais, sistemas de apoio a decisão, etc). CRM - Customer Relationship Management (CRM) é uma expressão em inglês que pode ser traduzida para a língua portuguesa como Gestão de Relacionamento com o Cliente (Gestão de Relação com o Cliente, em Portugal). Foi criada para definir toda uma classe de ferramentas que automatizam as funções de contacto com o cliente, essas ferramentas compreendem sistemas informatizados e fundamentalmente uma mudança de atitude corporativa, que objetiva ajudar as companhias a criar e manter um bom relacionamento com seus clientes armazenando e inter-relacionando de forma inteligente, informações sobre suas atividades e interacções com a empresa.

20 Atualmente as empresas estão reconhecendo o valor dos dados para a sobrevivência de seus negócios, onde através de formas analíticas se dá valor ao dado armazenado e assim o transformando em informação. Estamos em um momento em que a disponibilização de informações precisas e em tempo real, podem promover o sucesso de uma empresa. Recorrendo a informação para a localização de seus clientes, produtos e concorrência, pode-se efetuar análises mais consistentes e exigentes, para se antecipar as necessidades de seus clientes. Para isto são necessários sistemas que apóiem as empresas no sentido de melhorar a tomada de decisões, criar novos serviços e fidelizar seus clientes devido a qualidade no atendimento às suas necessidades. Cada vez mais as empresas procuram extrair dos seus dados, de uma forma rápida, analises mais complexas, que permite diferenciar-se da concorrência. A integração destes dados nos sistemas tem como objetivo melhorar a tomada de decisão através de relatórios, visualização on-line e análises estatísticas. Uma empresa bem estruturada, que possui a documentação de seus dados, padrões estabelecido, e o conhecimento dos dados armazenados, possui grande vantagem competitiva com relação as demais, com isto garantindo a sua sobrevivência.

21 Aplicando Há dois anos, Márcia trabalha na Intertech, empresa que sempre oferece oportunidades de desenvolvimento para os seus funcionários. Em uma reunião da diretoria, Márcia ficou sabendo de sua futura promoção para o cargo de gerente do departamento financeiro da companhia. A primeira preocupação de Márcia foi: Estou realmente preparada para assumir o novo cargo? Quais as habilidades que deverei possuir para enfrentar os novos desafios da função? Como deverei ser uma administradora competente?

22 Para a próxima aula Tema inicial: Fundamentação Teórica
Conceitos de Administração. Concepções em Administração. Facilitador: Davidson R. Iahnn Web-site:

23 Vídeo


Carregar ppt "Facilitador: Davidson Ramirez Iahnn"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google