Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Neurociência e Leitura Elvira Souza Lima
Profª Dayse Bonifácio
2
Ler é compreender... Decodificar não é leitura, mas faz parte do ato de ler; Se não houver compreensão do significado do que estiver escrito, não há leitura; Se não houver a possibilidade de se apropriar do significado a partir do trabalho com um texto, não há leitura.
3
Quem lê: o olho ou o cérebro? As mãos ou o cérebro?
NÃO IPOMTRA EM QAUL ODREM AS LRTEAS DE UMA PLARAVAA ETÃSO, A ÚNCIA CSIOA IPROTMATNE É QUE A PIREMRIA E ÚLTMLIA LRTEAS ETEJASM NO LGAUR CRTEO. O RSETO PDOE SER UMA TTOAL BÇGUANA QUE VCOÊ PDOE ANIDA LER SEM POBRLMEA. ITSO É POQRUE NÓS NÃO LMEOS CDAA LRTEA ISLADOA, MAS A PLRAVAA CMOO UM TDOO.
4
Como é possível? Um leitor fluente é capaz de ler sem problemas o texto anterior, porque ler é entender o sentido; Ler é compreender e quem compreende é o cérebro, através dos órgãos do sentido (visão ou tato), que enviam informações para o cérebro e o mesmo processa a leitura.
5
Ensino de Leitura O que o aluno precisa aprender para saber ler?
O que o professor deve ensinar? Ler é uma atividade cultural; Os comportamentos da leitura são apreendidos e dependem do ensino; Acompanhar a leitura com o dedo ajuda a percepção, esse comportamento de leitura promove familiaridade com o objeto texto.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.