A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Síndrome dos edifícios doentes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Síndrome dos edifícios doentes"— Transcrição da apresentação:

1 Síndrome dos edifícios doentes
Franciéle de Moraes Angélica de Moraes Marcio

2 O que é?

3 Essa síndrome está relacionada a avanços tecnológicos nos últimos anos, principalmente edifícios projetados com muito vidro, todos fechados.

4

5 Causas principais limpeza interna inadequada
falta de manutenção dos equipamentos de ar, má conservação dos dutos,

6 Caracteriza-se quando mais de 20% dos ocupantes de um edifício são afetados por:

7 astenia/fadiga cefaleias dificuldade de concentração hipersensibilidade a odores irritação ocular, nasal e/ou faríngea náuseas e tonturas/vertigens prurido cutâneo e/ou pele seca tosse seca

8 Tipos de contaminação

9 Biológica : como fungos, algas, protozoários, bactérias e ácaros, cuja proliferação é favorecida pela limpeza inadequada de carpetes, tapetes e cortinas,

10 Química: como o monóxido e o dióxido de carbono (CO e CO2), amônia, dióxido de enxofre e formaldeído, produzidos no interior dos estabelecimentos a partir de materiais de construção, materiais de limpeza, fumaça de cigarro, fotocopiadoras e pelo próprio metabolismo humano.

11 Histórico Em 1982, a Organização Mundial de Saúde – OMS reconheceu a existência da Síndrome do Edifício Doente quando comprovou-se que a contaminação do ar interno de um hotel na Filadélfia foi responsável por 182 casos de pneumonia e pela morte de 29 pessoas.

12 No Brasil, a necessidade de se combater a SED tornou-se evidente quando, em abril de 1998, o então Ministro das Comunicações, Sérgio Motta, faleceu após ter seu quadro clínico agravado em função de fungos alojados em dutos do sistema de climatização.

13 Em agosto de 1998, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, publica a Portaria nº 3.523, estabelecendo, para todos os ambientes climatizados artificialmente de uso público e coletivo, a obrigatoriedade de elaborar e manter um plano de manutenção, operação e controle dos sistemas de condicionamento de ar.

14 Fatores que afetam o meio ambiente
Ar Condicionado por si só já gasta muita energia. Nesses prédios eles são o único meio de climatização , já que não existem janelas, ou seja ,são usados diariamente durante varias horas gerando um consumo excessivo de energia .

15 Vale a pena lembrar que uma árvore isolada pode transpirar, em média, 400 litros de água por dia, produzindo um efeito refrescante equivalente a 5 condicionadores de ar com capacidade de kcal cada e funcionando 20 horas por dia

16 Portanto, é de extrema importância avaliar muito bem quais são as vantagens de se viver em um ambiente “fresquinho” porém, artificial.


Carregar ppt "Síndrome dos edifícios doentes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google