A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS Aula 03

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS Aula 03"— Transcrição da apresentação:

1 ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS Aula 03

2 Benchmarking Ser o melhor entre os melhores

3 O que é benchmarking?

4 Benchmarking ÁREAS DE ATUAÇÃO
É uma estratégia de gestão voltada para o aprendizado. Através do benchmarking, uma organização procura identificar as melhores práticas empresariais para aplicá-las a sua realidade. O resultado é o aperfeiçoamento da organização que se propõe a elaborar o estudo de benchmarking.

5 Benchmarking ÁREAS DE ATUAÇÃO
Modalidade especial de aprendizado direcionada à revelação das melhores práticas de uma organização plenamente reconhecida como a número um de seu ramo, país, ou mesmo do mundo, no intuito de propiciar a quem inicia este tipo de estudo um quadro das possibilidades de melhoria.

6 Parcerias em Busca da Excelência Empresarial
ÁREAS DE ATUAÇÃO Benchmarking Parcerias em Busca da Excelência Empresarial

7 O que é e o que não é Benchmarking
Um programa; Um livro de receitas; Um modismo; Ser um evento único; Ser um processo de investigação que fornece respostas simples; Cópia; Ser fácil ou rápido.

8 Etapas de um Estudo de Benchmarking (1)
Segundo Robert Camp: Planejamento; Análise; Integração; Ação; Maturidade.

9 Etapas de um Estudo de Benchmarking (2)
Segundo Spendolini: Objeto; Formação de equipes; Identificação de parceiros Coleta de dados; Ação

10 ÁREAS DE ATUAÇÃO Tipos de benchmarking Benchmarking interno
Benchmarking externo O benchmarking externo divide-se em benchmarking funcional ou genérico ou benchmarking competitivo.

11 Parcerias em Benchmarking
ÁREAS DE ATUAÇÃO Parcerias em Benchmarking Questões fundamentais: 1) Divisão dos investimentos; 2) Espírito de troca; 3) Recursos requeridos; 4) Responder algumas perguntas-chave, como: - O que o Benchmarking representa para nós/eles (parceiros)? - Por que nós/eles (parceiros) deveríamos/deveriam cooperar neste projeto? - Nós/eles (parceiros) temos/têm algo para oferecer em retorno?

12 Regras de abordagem entre os parceiros
ÁREAS DE ATUAÇÃO Regras de abordagem entre os parceiros Cortesia; Foco nas questões acertadas com as equipes; Pontualidade; Apresentação dos membros das equipes; Profissionalismo; Cumprimento das agendas acordadas; Utilizar linguagem conhecida por todos; Evitar discussões; Trocar agradecimentos.

13 Características do benchmarking
ÁREAS DE ATUAÇÃO Características do benchmarking É um evento contínuo, ou seja, a organização que o faz não pode acreditar que benchmarking é um evento único no tempo, que dispensa modificações e reavaliações; É um processo de coleta de informações valiosas; É um aprendizado; Requer disciplina; Implica em permanência, ou seja, as organizações precisam reconhecer a sua importância e viabilidade como ferramenta de auxílio, devendo promover estudos de benchmarking sempre.

14 Mitos do benchmarking ÁREAS DE ATUAÇÃO 1) É caro demais;
2) A gerência não entende, não oferece o suporte necessário; 3) Você só pode fazer benchmarking com o melhor; 4) Não há processo análogo para estudar em minha empresa; 5) É algo apenas para empresas grandes.

15 Os princípios do benchmarking
ÁREAS DE ATUAÇÃO Os princípios do benchmarking Reciprocidade; Analogia; Medição; Validade.

16 O “Código de Ética” do benchmarking
ÁREAS DE ATUAÇÃO O “Código de Ética” do benchmarking Legalidade; Troca; Confidencialidade; Uso; Primeiro contato; Terceira parte; Preparação; Conclusão; Compreensão e ação


Carregar ppt "ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS Aula 03"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google