A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Elaborado por: Carmi Wildner e Adauri Xavier..

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Elaborado por: Carmi Wildner e Adauri Xavier.."— Transcrição da apresentação:

1 Elaborado por: Carmi Wildner e Adauri Xavier.

2 Espiritismo: Religião, Espiritualismo e Espiritualidade

3 Espiritismo é Religião?

4 Alan Kardec – O que é o Espiritismo.
Espiritualista - aquele ou aquela pessoa cuja doutrina é oposta ao materialismo. Alan Kardec – O que é o Espiritismo.

5 Espiritualismo – É uma doutrina filosófica que afirma a existência de uma alma imortal no homem, isto é, de um princípio substancial distinto da matéria e do corpo, razão absoluta de ser da vida e do pensamento. Crença na existência de uma alma espiritual, imaterial, que conserva sua individualidade após a morte (...); é o oposto de materialismo. Allan Kardec. Instrução Prática sobre as Manifestações Espíritas. P 30-31

6 Espiritualidade – prática da crença, viver de acordo com a fé.

7 TRÍPLICE ASPECTO DA DOUTRINA ESPÍRITA
(sublima) Religião MORAL Diante de um objeto, a ciência pergunta: (a) o que é e como é feito A filosofia indaga: por que existe e para que existe. (estuda) Ciência (esclarece) Filosofia CONHECIMENTO 7

8 “260 – Em face da Ciência e da Filosofia como interpretar a Religião nas atividades da vida?
- Religião é o sentimento Divino, cujas exteriorizações são sempre o Amor, nas expressões mais sublimes. Enquanto a Ciência e a Filosofia operam o trabalho da experimentação e do raciocínio, a Religião edifica e ilumina os sentimentos...

9 Francisco C. Xavier – O Consolador, pelo Espírito Emmanuel.
... As primeiras se irmanam na Sabedoria, a segunda personifica o Amor, as duas asas divinas com que a alma humana penetrará, um dia, nos pórticos sagrados da espiritualidade.” Francisco C. Xavier – O Consolador, pelo Espírito Emmanuel.

10 “292 - Em que sentido deveremos tomar o conceito de religiões?
- Religião, para todos os homens, deveria compreender-se como sentimento divino que clarifica o caminho das almas e que cada Espírito apreenderá na pauta do seu nível evolutivo...” Francisco C. Xavier – O Consolador, pelo Espírito Emmanuel.

11 “ O Espírito, antes de reencarnar, escolhe também as crenças ou cultos a que se deverá submeter nas experiências da vida? - Todos os Espíritos, reencarnando no planeta, trazem consigo a idéia de Deus, identificando-se de modo geral nesse sagrado princípio....

12 Francisco C. Xavier – O Consolador, pelo Espírito Emmanuel.
... Os cultos terrestres, porém, são exteriorizações desse princípio divino, dentro do mundo convencional, depreendendo-se daí que a verdade é uma só, e que as seitas terrestres são materiais de experiência e de evolução, dependendo a preferência de cada um do estado evolutivo em que se encontre no aprendizado da existência humana e, salientando-se que a escolha está sempre de pleno acordo com o seu estado íntimo seja na viciosa tendência de repousar nas ilusões do culto externo, seja, pelo esforço sincero de evolutir, na pesquisa incessante da edificação divina.” Francisco C. Xavier – O Consolador, pelo Espírito Emmanuel.

13 Doutrina Espírita ou Espiritismo
Tem por princípio as relações do mundo material com os Espíritos ou seres do mundo invisível. Os adeptos do Espiritismo serão os espíritas, ou, se quiserem, os espiritistas. O Livro dos Espíritos, Introdução, FEB.

14 É uma Doutrina revelada por Espíritos Superiores, através de médiuns, codificada por Allan Kardec, educador francês, em Paris, em 18 de abril de 1857.

15 Emmanuel – A caminho da Luz.
“Competia ao Codificador reorganizar o edifício desmoronado da crença, reconduzindo a civilização às suas profundas bases religiosas” Emmanuel – A caminho da Luz.

16 3ª Revelação, que nos mostra a existência de outro mundo, mais real que o nosso (mundo espiritual), explicando a origem e a natureza dos seres que o habitam (quem somos, de onde viemos, que estamos fazendo aqui, para onde iremos?).

17 Paracleto (Consolador Prometido)
“E eu rogarei ao Pai e Ele vos dará outro Consolador (...) “a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito”. João 14:16-26

18 Não estaria representado num corpo material.
Seria eterno e com alicerces pousados na espiritualidade.

19 O Espiritismo, proclamando altamente que Deus é liberdade com responsabilidade, vem no tempo marcado cumprir a promessa do Cristo. O seu advento (aparecimento) é obra de uma plêiade (reunião) de Espíritos Superiores presidida pelo Espírito da Verdade.

20 Conclama os homens à observância da Lei, fala-lhes sem figuras nem alegorias, levantando o véu propositadamente deixado sobre certos mistérios, e os concita à prática do bem e à consolação pela fé e esperança.

21 Fora da Caridade não há salvação!
É a síntese dos ensinamentos metodicamente organizados que compõem a Doutrina Espírita. Prometendo a consolação pela fé, ensina-nos que esta é a Divina inspiração de Deus que desperta as virtudes e conduz o homem ao bem: é a base da regeneração.

22 Princípios Fundamentais
Deus, como causa primária de todas as coisas e Jesus como modelo e guia para a humanidade; A existência do Espírito e sua sobrevivência após o desencarne; As reencarnações sucessivas; A comunicabilidade e relacionamento entre Espíritos encarnados e desencarnados; A lei de causa e efeito; Pluralidade dos mundos habitados; Lei da evolução. O Livro dos Espíritos

23 “Trouxe provas e alargou os conhecimentos.
O que o Espiritismo trouxe de novo? “Trouxe provas e alargou os conhecimentos. Se todos falam de imortalidade, se muitos pregam a reencarnação e as vidas sucessivas nos diferentes mundos do Universo, entretanto, somente o Espiritismo trouxe as provas desses fatos e os detalhou de forma objetiva; Somente ele estabeleceu bases seguras e indiscutíveis do intercâmbio entre seres habitantes de mundos e esferas diferentes; Colocou a mediunidade como fundamento desse intercâmbio e estabeleceu as regras para sua realização;

24 Edgard Armond – Religiões e Filosofias
Desvendou novos campos no conhecimento da vida além-túmulo e nas relações dos seres habitantes dos diferentes mundos e esferas; Mas, sobretudo, desenterrou o Evangelho da mistificadora capa das interpretações literais (rigorosas, restritas), fazendo-o ressurgir no seu verdadeiro aspecto e significado; Com tudo isso deu novo alento à alma humana, novas seguranças aos corações descrentes e novos rumos aos Espíritos imersos em perturbação religiosa. Trouxe as novas esperanças do Paracleto. Por isso é que ele se chama o Consolador, a Terceira Revelação, o Cristianismo Redivivo.” Edgard Armond – Religiões e Filosofias

25 ESDE, Fundamental I - Modulo I, FEB.
Como Religião, o Espiritismo se preocupa com as consequencias morais do ensino científico-filosófico, buscando, na ética pregada por Jesus, os elementos que deverão nortear a conduta do Homem rumo ao Criador. ESDE, Fundamental I - Modulo I, FEB.

26 ESDE, Fundamental I - Modulo I, FEB.
No entanto, o Espiritismo não se trata de uma Religião constituída, tradicional, estruturada com base em rituais, sacramentos, dogmas e classes sacerdotais. Mas uma religião como atitude de vida, como modo de proceder, buscando uma identificação com Deus, por meio de uma vida reta, digna e fraterna e não através de atitudes exteriores, artificiais, mecanizadas... ESDE, Fundamental I - Modulo I, FEB.

27 Os espíritos do senhor, que são as virtudes dos Céus, qual imenso exército que se movimenta ao receber as ordens do seu comando, espalham-se por toda a superfície da Terra e, semelhantes a estrelas cadentes vem iluminar os caminhos e abrir os olhos aos cegos. Eu vos digo, em verdade, que são chegados os tempos em que todas as coisas hão de ser restabelecidas no seu verdadeiro sentido, para dissipar as trevas, confundir os orgulhosos e glorificar os justos. As grandes vozes do Céu ressoam como sons de trombeta, e os cânticos dos anjos se lhes associam. Nós vos convidamos, a vós homens, para o divino concerto. Tomai da lira, fazei uníssonas vossas vozes, e que, num hino sagrado, elas se estendam e repercutam de um extremo a outro do Universo. Homens, irmãos a quem amamos, aqui estamos junto de vós. Amai-vos, também, uns aos outros e dizei do fundo do coração, fazendo as vontades do Pai, que está no Céu: Senhor! Senhor!... e poderei entrar no reino dos Céus O Espírito de Verdade - O Evangelho Segundo o Espiritismo, Prefácio.

28


Carregar ppt "Elaborado por: Carmi Wildner e Adauri Xavier.."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google