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Recife Convention & Visitors Bureau

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Apresentação em tema: "Recife Convention & Visitors Bureau"— Transcrição da apresentação:

1 Recife Convention & Visitors Bureau
Workshop de Planejamento Estratégico Gravatá Agosto / 2009

2 Planejamento Estratégico
Pesquisa Análise de Macro e Micro Ambientes Shareholders e Stakeholders Posicionamento Interno Negócio, Missão e Visão Valores e Objetivos Estratégia Estratégias Estruturais Estratégias Mercadológicas Implantação Controle Plano de Ação Orçamento

3 Que tópicos devem ser analisados ?
Relacionamento do Recife CVB com as esferas de governo: municipal, estadual e federal; Perspectiva de crescimento do turismo em PE: lazer, negócios e incentivo Comportamento do mercado de eventos no Brasil e no Mundo; Comportamento dos principais destinos concorrentes no Brasil; Disponibilização de verbas públicas e privadas para ações de promoção turística em PE;

4 Que tópicos devem ser analisados ?
Perspectivas de investimentos públicos e privados no setor de turismo em PE; Comportamento da imprensa em relação ao turismo de PE; Identificação de segmentos econômicos alinhados com as estratégias de promoção turística de PE; Perfil atual e futuro das empresas dos segmentos turísticos em PE.

5 CENÁRIO – CONVENTION/INCENTIVE
A relação atual com as esferas federal, estadual e municipal (Recife e Olinda) é positiva, e as perspectivas indicam manutenção e melhoria nesse relacionamento, pois todas entendem o papel e a importância do Recife CVB. A maturidade do setor minimizará o impacto de eventuais mudanças das políticas públicas para o turismo; Grande perspectiva de crescimento do turismo de negócios, haja vista os seguintes investimentos: SUAPE PÓLOS FARMACÊUTICO, TECNOLOGIA, SAÚDE, TÊXTIL, PETROQUÍMICO E AGROPECUÁRIA CONSTRUÇÃO CIVIL Crescimento do turismo de lazer O mercado de turismo de incentivo nacional e internacional tem apresentado crescimento, e o estado de PE ainda não formatou políticas voltadas para o segmento Existência de verbas estaduais e municipais para financiar ações de qualificação e promoção turística em PE;

6 CENÁRIO – CONVENTION/INCENTIVE
As proibições da ANVISA influenciarão negativamente a organização de eventos médicos, restringindo a receita dos eventos e a quantidade de participantes; Impactos da COPA 2014 no estado de PE: A construção e/ou qualificação de estádios oferecerá estruturas para grandes eventos Aumento na quantidade e qualidade dos leitos disponíveis Infra-estrutura urbana: sinalização, transporte público, saneamento básico, pavimentação, segurança pública Demanda por treinamento e qualificação de mão de obra Grande exposição de mídia nacional e internacional dos destinos de PE O perfil das empresas do trade turístico será modificado, deixando de ser quase que exclusivamente formado por grupos locais e passando a contar com grupos nacionais e internacionais Crescente demanda por profissionalização das empresas do trade turístico, qualificando seus recursos e produtos para um mercado mais competitivo e com maior grau de exigência Grandes feiras de negócios nacionais estão organizando versões regionais, e PE se consolidará como sede desses eventos, pois possui pólos econômicos aderentes a esta tendência; A dinâmica da economia pernambucana permite a criação e a consolidação de um calendário anual de feiras e eventos de negócios

7 CENÁRIO – CONVENTION/INCENTIVE
A liberalização no valor das tarifas aéreas aumentará a atratividade dos eventos internacionais realizados no Brasil; Aumento da malha aérea voltada para os destinos turísticos do nordeste; Outros estados do nordeste estão investindo na qualificação dos seus espaços e equipamentos para grandes eventos; As empresas do trade turístico são pouco envolvidas nas decisões relacionadas a reformas ou investimentos nos equipamentos turísticos existentes; A melhoria do posicionamento da cidade do Recife no ranking ICCA aumenta sua visibilidade como destino turístico para grandes eventos internacionais.

8 CENÁRIO – VISITORS O aumento da renda e da disponibilidade de crédito tem possibilitado um maior número na quantidade de viagens a lazer; O crescimento do turismo de negócios influencia positivamente o turismo de lazer; As ações promocionais que estão sendo desenvolvidas com parceria entre os setores público e privado têm alcançado resultados positivos; Crescimento da oferta de equipamentos turísticos públicos e privados; Crescimento econômico do estado de PE; Valorização e crescimento da interiorização do turismo no estado de PE; Aumento no fluxo de cruzeiros marítimos; Ampliação do portfólio dos produtos turísticos do estado de PE permite que múltiplos públicos possam ser atendidos simultaneamente; A imagem do destino Fernando de Noronha ainda não está totalmente vinculada ao estado de PE;

9 CENÁRIO – VISITORS O estado de PE mantem um forte trabalho de combate ao turismo sexual e à exploração sexual de menores e adolescentes; A liberalização no valor das tarifas aéreas aumentará a atratividade das viagens internacionais realizadas pelo público nacional, mas também aumentará a atratividade do Brasil para os turistas estrangeiros; Aumento da malha aérea voltada para os destinos turísticos do nordeste. A malha aérea interna do nordeste ainda é insuficiente; Incremento das ferramentas de e-commerce para a atividade turística.

10 Análise Interna Matriz S.W.O.T - P.F.O.A
Pontos Fracos: Interno Impacto Negativo Controlável ... da Empresa Oportunidades: Externo Impacto Positivo Incontrolável ... para a Empresa Ameaças: Pontos Fortes:

11 Pontos Fortes Credibilidade local e nacional;
Bom relacionamento institucional com as esferas de governo: federal, estadual e municipal; Sustentabilidade financeira garantida pelas receitas próprias; Existência e cumprimento de um planejamento estratégico; Capacidade de inovação e ousadia na criação e realização de novos projetos e produtos; Representatividade gerada pela quantidade de associados e pela variadade de segmentos empresariais; Equipe capacitada, motivada e profissional; Alta qualidade dos materiais, ações e eventos promocionais; Ser associado à ICCA; Bom relacioanamento com e entre os associados; Abrangência estadual da sua área de atuação; Boa qualidade das suas instalações fisicas.

12 Pontos Fracos Inexistência de recursos financeiros próprios para realizar projetos e ações de grande porte; Alta rotatividade de profissionais; Insuficiente comunicação das ações do RCVB junto aos associados; Baixa participação e mobilização dos associados nas assembléias; Falta de política de captação e apoio, de acordo com o porte dos eventos

13 Oportunidades Crescimento econômico de PE acima da média nacional:
SUAPE PÓLOS FARMACÊUTICO, TECNOLOGIA, SAÚDE, TÊXTIL, PETROQUÍMICO E AGROPECUÁRIA CONSTRUÇÃO CIVIL Alinhamento político entre os governos municipal, estadual e federal; Os negócios gerados pela organização da copa 2014; Melhoria na qualificação dos produtos e serviços turísticos de PE; Aumento no acesso dos turistas ao estado de PE; Existência de recursos financeiros públicos destinados ao turismo; Surgimento e crescimento de novos segmentos: LGBT Turismo de saúde Incentivo

14 Oportunidades Crescimento da infra-estrutura turística:
Aumento no número de leitos Ampliação e qualificação do centro de convenções Equipamentos e espaços para eventos (litoral sul e interior) Novos equipamentos de lazer Grande diversidade de produtos turísticos no estado de PE: Shows e eventos culturais, sol e mar, gastronomia, turismo rural, enoturismo, compras, feiras e eventos técnico-científicos, turismo histórico-cultural, aventura, turismo esportivo

15 Ameaças Violência e insegurança pública;
As proibições da ANVISA quanto ao patrocínio de laboratórios para eventos médicos; Surgimento de outros equipamentos turísticos em outras cidades do nordeste; Eventuais mudanças nas políticas públicas trazidas pelas próximas eleições entre 2010 e 2012; Migração dos turistas dos hotéis para os cruzeiros marítimos; Tendência das grandes empresas e agências de viagens de não permitirem mais o pagamento da Room Tax; Pandemia da Influenza A (H1N1); Mão de obra e produtos turísticos ainda desqualificados para o mercado internacional; Desatualização da infra-estrutura turística; Principais mercados internacionais emissores afetados pela atual crise econômica mundial

16 Planejamento Estratégico
Pesquisa Análise de Macro e Micro Ambientes Shareholders e Stakeholders Posicionamento Interno Negócio, Missão e Visão Valores e Objetivos Estratégia Estratégias Estruturais Estratégias Mercadológicas Implantação Controle Balanced Score Card

17 Qual é o Nosso Negócio 2006 Fomentar o desenvolvimento sustentável dos destinos turísticos de Pernambuco

18 Qual é o Nosso Negócio 2009 ? Fomentar o desenvolvimento sustentável dos destinos turísticos de Pernambuco

19 PARA QUEM a organização faz ? POR QUE a organização faz ?
Definindo a missão Razão de existir da empresa no seu negócio (VASCONCELLOS FILHO 2001, p. 85) O QUE a organização faz ? COMO a organização faz ? PARA QUEM a organização faz ? POR QUE a organização faz ?

20 Qual é a Nossa Missão 2006 Fomentar o desenvolvimento sustentável de Pernambuco, através da promoção nacional e internacional dos seus destinos turísticos, gerando oportunidades de negócios para seus associados.

21 Qual é a Nossa Missão 2009 ? Fomentar o desenvolvimento sustentável dos destinos turísticos de Pernambuco, através de promoção nacional e internacional, gerando oportunidades de negócios para seus associados.

22 Definindo a visão Estado futuro desejado pela organização
O QUE a organização quer ser ? COMO a organização quer ser ? PARA QUEM a organização quer ser ? POR QUE a organização quer ser ?

23 Qual é a Nossa Visão 2006 Ser nacional e internacionalmente reconhecida como uma entidade competitiva na geração de negócios e atração de pessoas, posicionando os destinos turísticos de Pernambuco no mercado mundial

24 Qual é a Nossa Visão 2009 ? Ser nacional e internacionalmente reconhecida como entidade competitiva na geração de negócios e atração de pessoas, posicionando mundialmente os destinos turísticos de Pernambuco como referência do Brasil.

25 Definindo os princípios e valores
São virtudes desejáveis ou características básicas positivas que a organização quer adquirir, preservar e incentivar , representando tudo aquilo que ela não está disposta a negociar Valores, credos, políticas ou filosofias que orientam o comportamento da empresa no cumprimento da sua missão

26 Quais são os Nossos Valores 2006
Ética Comprometimento Transparência Credibilidade Autonomia Cooperação Alegria

27 Quais são os Nossos Valores 2009 ?
Ética Foco nos Associados Comprometimento Transparência Credibilidade Autonomia Cooperação Dinamismo Alegria

28 Recife CVB – Nossos Objetivos 2009
INSTITUCIONAIS (Imagem) Consolidar a imagem do Recife CVB como referência no Brasil

29 Recife CVB – Nossos Objetivos 2009
MERCADOLÓGICOS (Negócio) Captar 20 novos associados (novas atividades econômicas) até 2012; Associar (no mínimo) 90% dos novos hotéis que se instalarem nos destinos atendidos pelo RCVB; Elevação do índice de satisfação dos associados; Captar e apoiar 60 eventos nacionais e 12 internacionais por ano

30 Recife CVB – Nossos Objetivos 2009
FINANCEIROS (Caixa) Aumentar em até 30% o valor da mensalidade até 2012; Aumentar o valor da Room Tax para R$ 3,00 (hotéis) e R$ 2,00 (pousadas) até 2012; Arrecadação anual mínima (privada) de R$ ,00 até 2012; Assegurar no poder público a contrapartida de 50% dos recursos necessários para a execução das ações previstas no PE do RCVB.

31 Planejamento Estratégico
Pesquisa Análise de Macro e Micro Ambientes Shareholders e Stakeholders Posicionamento Interno Negócio, Missão e Visão Valores e Objetivos Estratégia Estratégias Estruturais Estratégias Mercadológicas Implantação Controle Balanced Score Card

32 1. Informação e Qualificação Turística 5. Gestão e Sustentabilidade
Eixos Estratégicos 2009 Recife CVB 1. Informação e Qualificação Turística 2. Convention / Incentive 3. Visitors 4. Relacionamento 5. Gestão e Sustentabilidade Financeira

33 1. Informação e Qualificação Turística
Identificar as categorias e perfis profissionais que a cadeia produtiva do turismo necessita; Identificar as habilidades que necessitam ser aperfeiçoadas nos diversos segmentos de seus associados; Buscar apoio das entidades/órgãos responsáveis por qualificação (SEBRAE, SENAC, GOVERNO DE PE, CEFET, ...) com o objetivo de elaborar um programa de qualificação; Articular com as instituições públicas e privadas na identificação de instituição certificadora; Disponibilizar os dados dos profissionais egressos dos cursos de qualificação, criando um banco de dados para acesso a seus associados; Provocar as entidades responsáveis pelas pesquisas oficiais de turismo (ABIH, EMPETUR, INFRAERO, CTI-NE) para geração de informações buscando realizar pesquisas que possam subsidiar os empresários na elaboração de estratégias mercadológicas.

34 2. Convention / Incentive
Atuar como facilitador junto ao governo para financiar eventos a serem acrescidos no calendário anual do Estado de PE; Construção de calendário anual de eventos por segmento e descentralizado; Programar famtour para organizadores e promotores (nacionais e internacionais) de eventos, tais como: Esportivos Agronegócio Feiras de negócios Eventos técnicos e científicos (nacionais e internacionais) incentivos

35 2. Convention / Incentive
Ampliar a exploração de eventos fora do eixo técnico-científico; Criar política de apoio e captação para eventos, de acordo com o porte do evento; Assegurar no orçamento recursos específicos para a captação de eventos; Realizar eventos no eixo Rio - São Paulo para apresentar a estrutura (produtos e serviços) de PE para eventos e feiras; Articular junto ao poder público a atualização e profissionalização da infra-estrutura e serviços para eventos; Programar visitas a grandes operadoras de incentive; Criar condições especiais para fomentar a captação de eventos para o 1º semestre;

36 2. Convention / Incentive
Apoiar a realização de primeiras edições de feiras comerciais e eventos em setores econômicos em desenvolvimento no estado; Desenvolver programa de premiação para organizadores e promotores, semelhante ao programa de bonificação dos agentes de viagens (Ex: Game Show).

37 3. Visitors Participar com o poder público do planejamento para segurança pública nas áreas e corredores turísticos; Buscar formas de apoio aos eventos médicos; Desenvolver um material específico dos atrativos a ser entregue aos visitantes (congressistas); Apoiar o desenvolvimento de novos segmentos no mercado de turismo (ex: turismo religioso); Manter o atual padrão de relacionamento político-institucional; Continuar com as ações de sensibilização do incremento de room tax;

38 3. Visitors Permanecer apoiando as ações de capacitação de agentes, operadores, empresas receptivas e taxistas; Disponibilizar um profissional voltado exclusivamente para o desenvolvimento e o acompanhamento das ações voltadas para a Copa 2014; Manter a promoção nos mercados consolidados em parceria com o poder público e a iniciativa privada.

39 4. Relacionamento Associados
Alocar funcionário destinado exclusivamente para relacionamento (captação e manutenção); Envio de newsletter por mês, pessoal e nominal, compilando com SMS, Twitter e Linked In (o assunto deve ser o item mais chamativo – ex: X eventos captados pelo RCVB); Visitas para os associados ou reuniões de segmento: Gerente de captação: 01 reunião bimestral com organizadores, receptivos, prestadores de serviços para eventos e espaços para eventos Gerente de visitors: hotéis, atrativos turísticos, restaurantes e bares e agências de viagens aniversário Organizar o workshop clientes RCVB (1º semestre) Realizar evento motivacional para executivos e proprietários (2º semestre)

40 4. Relacionamento Imprensa
Desenvolver material diferenciado para Press Kits; Midia training para a diretoria, conselho e gerência (Mônica Silveira); Distribuir presentes de aniversário para os jornalistas; Manter um funcionário interno especializado nesse relacionamento; Organizar jantares/almoços com jornalistas estratégicos; Calendário de ações: Imprensa nacional: mais anúncios nos principais veículos, com apoio dos associados; Fampress com apoio da Secretaria de Turismo e dos associados

41 4. Relacionamento Captação de eventos, operadoras e agências
Manter atual estratégia de relacionamento Governo e outras entidades Garantir participação nos principais eventos e encontros Sociedade Manutenção do projeto da Charque Amiga

42 5. Gestão e Sustentabilidade Financeira
Aumentar o valor da room tax até 2012 para R$ 2,00 em pousadas e R$ 3,00 em hotéis; Aumentar em 30% as mensalidades do RCVB até 2012; Contratar um executivo no mercado de SP que realize visitas para comercializar o destino PE e os associados do RCVB para os mercados de visitors e eventos; Definir estratégias de abordagem ao governo (estadual e prefeituras) na obtenção da contrapartida aos valores em prol do turismo e dos seus associados (garantir repasse ao RCVB); Disponibilizar relatórios semestrais na área restrita do site.


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